Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA GESTAO DA PRODUÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DISCURSIVA
GESTÃO DA PRODUÇÃO
O PPCP tem a finalidade de garantir que a produção ocorra de forma eficaz e eficiente, através dos recursos produtivos na quantidade adequada, no momento adequado e no nível de qualidade adequado (SLACK et al., 2002). Para Correa et al. (2000), o PPCP envolve diversas decisões com o objetivo de responder: o que, quanto e quando produzir e comprar, e quais os recursos a serem utilizados. A previsão da demanda é a base para o planejamento estratégico e de produção, permitindo que os gestores antevejam o futuro e planejem adequadamente suas ações em dois momentos distintos: para planejar o sistema produtivo (longo prazo: produtos/serviços, instalação, equipamentos) e para programar o uso (curto prazo: planos de produção, armazenagem e compras, sequenciamento) deste sistema produtivo. Dentro do contexto de previsão de demanda existem duas subclassificações: demanda independente e demanda dependente. Explique cada uma destas demandas e descreva como é realizada a previsão para cada caso específico. 
A demanda independente está ligada as condições de mercado que não podem ser controladas pela empresa, como os produtos que são vendidos em épocas comemorativas, por exemplo o natal, porém ela pode interferir através de mecanismos monetários como o abatimento de preços. A demanda precisa suprir a necessidades do mercado mesmo sem ideia do quanto será procurado. Produtos prontos, como veículos, ferramentas e
maquinas e suas partes são itens de demanda independente. Podem ser feitas previsões de demanda para esses itens, porém será incerta, com nenhuma informação que indique uma demanda concreta, apenas aproximada, sendo impossível determinar o consumo. Já a demanda dependente é uma demanda com previsões mais concretas devido a dependência de fatores externos. Seu consumo pode ser pré-determinado na própria indústria. Os produtos usados na produção de produtos finais se encaixam nessa categoria. A previsão de demanda desses itens ocorre com base nas previsões com base na previsão de itens de demanda independentes, portanto são dados mais concretos de consumo.

Outros materiais