Buscar

COACHING APLICADO AO AMBIENTE CORPORATIVO

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Pós-Graduação em Liderança e Coaching
Resenha: COACHING APLICADO AO AMBIENTE CORPORATIVO
Juliana da Veiga
Local: São Paulo
Ano: 2018
Estudo de Caso: COACHING APLICADO AO AMBIENTE CORPORATIVO 
REFERÊNCIA: APRENDER a ser coach. HSM Management, São Paulo. v.5, n.26, p. 124-128, maio/jun. 2001. ARAÚJO, Anne. Coaching: um parceiro para o seu sucesso. 9.ed. São Paulo: Ed. Gente, 1999. ARAÚJO, Luis César G. de. Gestão de pessoas: estratégias e integração organizacional. São Paulo: Ed. Atlas, 2006.
Com a alta competitividade do mercado, as empresas precisam se reinventar a todo instante, e para isso buscam diferentes formas de investir em sua força competitiva com o objetivo de se destacar e se diferenciar. E uma das maneiras mais eficazes e poderosas de fazer isso é investir no capital humano. Os talentos internos são a maior riqueza da organização, e quanto mais se investe no potencial dos colaboradores, maiores são a produtividade e o lucro .
Diante desse cenário, muitas empresas estão investindo na introdução de um coach, profissional capacitado para auxiliar as organizações a despertarem o seu melhor por meio de transformações internas e evolução dos colaboradores.
É o responsável por maximizar resultados que possam transformar a vida pessoal, emocional e profissional de um indivíduo em curto prazo. No caso do ambiente corporativo, o papel é trabalhar em prol do desenvolvimento da empresa e seus gestores e colaboradores através de técnicas e ferramentas. Dessa forma, ele avalia os processos realizados na organização, identifica suas necessidades, seus pontos fortes e os que podem ser melhorados, e assim orienta os colaboradores quanto a possíveis mudanças de comportamento, além de incentivar o desenvolvimento de novas habilidades e alinhar metas e objetivos.
O coaching pode atuar em diversos momentos e com objetivos diferentes dentro da organização, como:
Contratação de novos profissionais.
Acompanhamento na melhoria de desempenho dos colaboradores.
Promoção de cargo.
Gestão de crise e conflito.
Melhoria na comunicação e relacionamento interpessoal dos profissionais.
Um dos maiores benefícios do coaching é aumentar a produtividade, conforme a melhoria do desempenho pessoal se converte em melhor atuação dentro da empresa.
Traz diversos benefícios à empresa, como:
Incentivar o autoconhecimento do profissional.
Aumentar o desempenho dos colaboradores.
Desenvolver capacidades de liderança.
Melhorar o relacionamento interpessoal.
Desenvolver a criatividade dos colaboradores.
Reter talentos.
O processo de coach nas organizações pode ser aplicado para diversos objetivos, em empresas de diversos portes. Cada especialidade de coaching é adequada para atender a diferentes necessidades. O profissional melhora sua performance quando sente que seus interesses e crenças estão em harmonia com a cultura da organização, e o processo de coaching esclarece o interesse das partes, ajudando a alinhar as perspectivas e o desenvolvimento individual. Confira algumas das modalidades mais aplicadas no universo corporativo.
Este trabalho de coaching é voltado para empresários, executivos e gestores que desejam aprimorar suas competências e desenvolver de habilidades necessárias para uma liderança efetiva. Dessa maneira, o coach irá trabalhar aspectos e competências essenciais para líderes, como relações interpessoais, visão sistêmica, decisões estratégicas, gestão de conflitos, entre outras.
Auxilia o profissional a direcionar sua carreira de forma a potencializar suas competências e melhorar crenças limitantes. Em outros casos, pode atuar na reconhecimento de vocação, preparação para entrevistas, recolocação no mercado, transição de carreira e descoberta de novos talentos.
�

Continue navegando