Buscar

A água sobre o olhar bioquímico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

água
 substância mais abundante nos seres vivos. tão importante que a vida surgiu em seu meio.
ligações de hidrogênio e as propriedades
A força de interação entre as moléculas de água,vem das ligações de hidrogênio . Que mesmo sendo consideradas fracas,coletivamente possuem força. Essas ligações que são responsáveis pelas propriedades da água .Possui grau de entropia elevado no estado líquido,gerando ligações feitas e desfeitas. Que por conseqüência , dão coesão a água . E favorecem os cristais de gelo.
água forma lh com solutos polares 
LH são formadas sempre entre 3 moléculas: o hidrogênio,um aceptor e um receptor de elétrons. Estes últimos normalmente são O ou N. A água é capaz de interagir com solutos,quando estes substituem suas ligações água- água para água – soluto, pela polaridade da molécula. 
interação com solutos carregados
Os compostos que são dissolvidos pela água, são chamados de HIDROFILICOS (são “amigos” da água ). Já os compostos apolares são HIDROFÓBICOS(são “inimigos”da água) por possuírem, em sua maioria, cadeia de hidrocarbonetos.
SAIS CARREGADOS – A água hidrata e estabiliza os sais,enfraquecendo suas interações e neutralizando sua capacidade de formar rede cristalina.
entropia na dissolução
Quando perde a estrutura de rede cristalina, a liberdade adquirida pelas moléculas gera um aumento de entropia do sistema.
gases e sua capacidade de dissolução
Gases apolares no geral são “insolúveis”, seja por não possuírem pólos ou eles se anularem. Gases polares são solúveis em água. Para dissolver gases apolares, cantamos com a presença de proteínas que os carregam no organismo, ex: HEMOGLOBINA
mudanças energéticas desfavoráveis
Quando a água interage com compostos apolares,há diminuição de entropia. Para minimizar esses efeitos, a molécula apolar se agrupa. Formando um envoltório cercado por água ordenada, gerando menor energia livre, sendo energeticamente desfavorável. 
Em compostos anfipáticos as partes apolares da molécula interagem entre si. Deixando somente a parte hidrofílica em contato com a água, sendo chamadas de micelas.
interações fracas e sua importância
O efeito cumulativo de interações fracas é significativo. Tomando de exemplo enzimas e seus substratos ,é mais difícil romper várias ligações instáveis ao mesmo tempo, do que romper uma covalente ou uma interação iônica. Essa improbabilidade de se romper várias interações fracas,é essencial a algumas biomoléculas do organismo.
solutos afetam soluções aquosas
Solutos quando adicionados a água modificam suas propriedades, pela solução ter concentração menor de água que ela pura.
OSMOSE- A água tem tendência de se mover de um local com maior concentração , para um menor. Essa tendência gera pressão osmótica .Osmose é o nome dado ao movimento da água através de uma membrana semipermeável ocasionado por diferentes pressões osmóticas.
Soluções de osmolaridade igual ao citosol são chamadas de isotônicas ,elas mantêm sua concentração de água .Soluções de osmolaridade menor que o citosol são hipotônicas , e tendem a “ganhar” água . Já as de maior osmolaridade são as hipertônicas , e tem tendência a “perder” água .

Outros materiais