Buscar

Qualidade e Certificações

Prévia do material em texto

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
CAIO RODRIGUES LEFUNDES
GABRIEL TARRÃO DOS SANTOS
JOÃO VICTOR PEDROZA 
MARCOS PAULO SANCHES
NATALIA SANTANA SANTOS
PALOMA DE OLIVEIRA SILVA
WANESSA LUCAS SANTOS
O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE NA VALORIZAÇÃO DAS EMPRESAS
SALVADOR
2018
CAIO RODRIGUES LEFUNDES
GABRIEL TARRÃO DOS SANTOS
JOÃO VICTOR PEDROZA
MARCOS PAULO SANCHES
NATALIA SANTANA SANTOS
PALOMA DE OLIVEIRA SILVA
WANESSA LUCAS SANTOS
O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE NA VALORIZAÇÃO DAS EMPRESAS
Trabalho de Pesquisa apresentado ao curso de Administração da Universidade Salvador, como requisito para obtenção da nota parcial da av1. 
Orientador(a): Claudia Becker Volta 
SALVADOR
2018
Revisão da literatura
A pesquisa apresentada refere-se ao PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade) na valorização das empresas e foi aplicada de forma a esclarecer o seu funcionamento. O objetivo geral deste trabalho é mostrar como a qualidade passou a ser uma metodologia de grande importância nas empresas e de que maneira o PNQ influencia em toda a estrutura organizacional de uma empresa. A metodologia utilizada no trabalho foi descritiva e explicativa, de forma qualitativa, sendo baseada em uma análise comparativa de desempenho entre empresas ganhadoras do prêmio nacional da qualidade (PNQ) e empresas atuantes no mesmo setor, desenvolvida pela UNESP. No estudo bibliográfico desenvolvido, mostra-se as vantagens de ter uma gestão da qualidade bem definida, pois a partir dos processos desenvolvidos é possível ter uma melhoria entre três pontos principais: melhorias na produtividade, reduções de custos e aumento na satisfação do cliente. Esses três em união acabam trazendo um diferencial competitivo e, como consequência, o aumento nos lucros
	
 
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO									 05
2	DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÕES 06 
3	GESTÃO DA QUALIDADE 07
3.1 CERTIFICAÇÕES E PREMIAÇÕES 07
4	PNQ E A VALORIZAÇÃO DAS EMPRESAS 			 08	
5	CONCLUSÃO 							 09
 REFERÊNCIAS									 10
Introdução
a Revolução Industrial modificou toda a estrutura de uma era de negócios, trazendo consigo o conceito de produção em massa. Foi nesse período que o conceito de qualidade começou a surgir. Logo depois, a Segunda Guerra Mundial fez com que o Mercado Global começasse o seu processo de abertura, trazendo consigo o surgimento dos Inspetores de Qualidade, responsáveis por examinar e eliminar produtos defeituosos. Tomando como base as “técnicas estatísticas de controle da qualidade”, criadas por Walter Andrew Shewhart, os japoneses desenvolveram métodos que, ao invés de focar na eliminação de peças, buscava evitar que os defeitos chegassem a ocorrer.
 A concepção de qualidade antes era vista apenas com o foco no produto ou serviço. A era da Qualidade Total chega para modificar esse conceito, mostrando que a junção de todos os setores faz parte desse processo, ou seja, toda a estrutura organizacional. No sentido direto da palavra, qualidade significa grau negativo ou positivo de excelência, sendo assim variável. Se uma empresa consegue levar essa palavra para o positivo, ela conseguirá êxito em suas metas.
A partir daí, surgem as certificações e premiações que ficam responsáveis por reconhecer o trabalho das organizações que se adequem ao padrão de normas técnicas, trazendo benefícios às organizações em termos de competitividade e processos de melhorias internas. O Prêmio Nacional da Qualidade surgiu em 1992, trazendo à tona a troca de informações entre as empresas sobre como alcançar o sucesso e quais as vantagens da utilização da qualidade como estratégia. Diante disso, surge a necessidade de comparar uma empresa que possui o título e de outra que não tem, além de analisar as vantagens ou malefícios, dando enfoque no motivo pelo qual as empresas buscam seguir as normas para alcançar o Prêmio e como isso pode torná-las empresas mais rentáveis e diferenciadas das outras que não são detentoras do prêmio.
DESCRIÇÃO DAS EMPRESAS
SUZANO PAPEL E CELULOSE: 
Foi a vencedora do Prêmio em 2008, é a segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo e vencedora do Prêmio em 2008. A empresa possui 94 anos de existência, progredindo através do crescimento socioambiental e do processo de modernização, que mantém a organização alinhada à nova era da informação. Atua no segmento da celulose de eucalipto, produção de papel entre outros produtos como: fraldas e absorventes femininos feito a partir de produção sustentável. 
O planejamento estratégico da empresa consiste em três pontos principais: Competitividade Estrutural, negócios adjacentes e redesenho da indústria. Tudo isso é posto em prática no cuidado com as pessoas e o respeito ao meio ambiente e às comunidades.
FIBRIA CELULOSE S.A.:
É uma das maiores produtoras mundiais de celulose de eucalipto e suas atividades florestais são baseadas em plantios renováveis. Investindo em um diálogo aberto, excelência, aliança e no principal segmento que é o de recursos humanos, que visa cultivar a diversidade, valorizar as diferenças e a promoção de oportunidades. A Fibria surgiu da fusão entre Aracruz e VCP em 2009, possui premiações de Líder Empresarial e outros na área de Sustentabilidade. Em seu planejamento estratégico, a produção sustentável é o foco principal, garantindo a proteção de valor e pela geração de valor 
GESTÃO DA QUALIDADE 
Na gestão da qualidade o foco principal é o cliente, a partir do processo de melhoria contínua, que faz os recursos serem otimizados. O controle da qualidade evita que possíveis falhas ou prejuízos aconteçam. A gestão da empresa deve estar ciente da importância desse processo, pois a sua aplicação é crucial para o desenvolvimento da organização. 
O seu enfoque é na qualidade da produção e processos. Com a tarefa de dirigir e controlar uma instituição, trazendo melhorias nos produtos e serviços oferecidos. Através de análises feitas por ferramentas da qualidade é possível medir, definir e propor soluções para os problemas que interferem no desempenho das tarefas, permitindo o maior controle e ajudando na tomada de decisão. Nas explicações sobre A qualidade como estratégia de mercado afirmam ANGELA DA SILVA E ROSA DA SILVA (2017) “A qualidade é a base de sustentação do negócio, pois uma empresa sem qualidade está fadada, mais cedo ou mais tarde, a deixar o mercado.” (PAG 53).
3.1. CERTIFICAÇÕES E PREMIAÇÕES
A certificação da qualidade tem o objetivo de atestar um parecer positivo dado por uma entidade a qual é chamada de Organismo de Certificação. Esta entidade irá aprovar o Sistema de Gestão da Qualidade da empresa alvo avaliando-a segundo as especificações da Norma ISO 9001:2008. (http://knoow.net/cienceconempr/gestao/certificacao-da-qualidade/)
As premiações surgem dentro do mesmo conceito que as certificações, o PNQ (PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE) surge com o intuito de promover o compartilhamento de informações dos modelos de gestão implantados nas empresas ganhadoras do prêmio de forma a mostrar como obtiveram êxito em suas metas, além de aumentar o potencial competitivo das organizações.
PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE E A VALORIZAÇÃO DAS EMPRESAS
O PNQ utiliza o MEG (Modelo de Excelência da Gestão), esse modelo é extenso e considera a organização com os seus ambientes interno e externo, com as mais diversas interações, sempre visando a satisfação de todas as partes interessadas.
Os Fundamentos da Excelência são expressos em características tangíveis, mensuráveis quantitativa ou qualitativamente. Elas, por sua vez, são agrupadas em Itens de Excelência em cada um dos 8 Critérios de Excelência. Oobjetivo dessa distribuição é facilitar o entendimento de conteúdos e reproduzir, de forma lógica, a condução de temas essenciais de uma organização (Fundação Nacional da Qualidade, 2010b)
Tabela 1 – Dados financeiros das empresas pesquisadas
FIBRIA
SUZANO
	 
FONTE: Vagner Cavenaghi e Gustavo Sant'Anna Madeira -UNESP
Por meio dos dados apresentados acima, é visível a diferença no volume de vendas e no lucro. Entre a Suzano e Fibria, o valor econômico adicionado é uma forma de mensurar o desempenho financeiro e é um dos resultados obtidos através da implementação das técnicas e normas. O ganho da Premiação só ressalta esses resultados, trazendo a redução de custos, eliminando o retrabalho, evitando desperdícios, melhorando a qualidade do ambiente profissional, gerando mais dinamização. Tudo isso faz com que o funcionário se sinta motivado e veja sentido no trabalho e essa junção causa a satisfação do cliente, gerando sua fidelização à marca, por conta da confiabilidade adquirida através da certificação.
CONCLUSÃO
O assunto a ser tratado foi “O Prêmio Nacional da Qualidade na Valorização das Empresas”, sendo assim o objetivo é mostrar porque as empresas que possuem o prêmio PNQ consegue maior efetivação de resultados.
Através dos assuntos abordados acima, é notória a grande diferença entre ter uma gestão de qualidade eficiente e não tê-la, pois a partir disso vários pontos são mensurados dentro dos processos organizacionais. Isso envolve desde o planejamento estratégico aos métodos operacionais e incentiva pesquisas, pois o processo de melhoria é constante. Já que o mercado é variável e inconstante, várias mudanças ocorrem diariamente e a velocidade com que as informações são disponibilizadas faz com que as informações sejam modificadas e, com isso, a confiabilidade seja perdida. Seguir normas técnicas é mero detalhe para obter retornos muito maiores, mediante a obtenção de um título de Premiação Nacional de Qualidade, que exalta os resultados e passa confiança aos clientes de que o produto adquirido foi feito sob parâmetros estruturais que potencializam a sua qualidade.
REFERÊNCIAS
Manual de normalização para apresentação de trabalhos acadêmicos / Gismália Marcelino Mendonça. 4.ed. - Salvador: Editora Unifacs, 2015. Disponível em: https://www.unifacs.br/wpcontent/uploads/2015/12/Manual_2015_eletronico.pdf Acesso em: 22 Set. 2018.
O que é o Prêmio Nacional da Qualidade/ PERGUNTAS FREQUENTES Disponível em: http://www.fnq.org.br/perguntas-frequentes/3 Acesso: 23 Set. 2018.
Geração de riqueza em empresas vencedoras do PNQ / Heder Bassana e Roberto Antonio Martins – Fev/Març 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prod/v26n1/0103-6513-prod-0103-6513115413.pdf Acesso: 23 Set. 2018.
QUALIDADE, PADRONIZAÇÃO E CERTIFICAÇÃO / ANGELA DA SILVA E ROSA DA SILVA Ed. Intersaberes 2017
Gestão da Qualidade - O que é e como funciona/ Meusucesso.com 2014. Disponivel em: https://meusucesso.com/artigos/gestao/gestao-da-qualidade-o-que-e-e-como-funciona-22/ Acesso: 24 Set. 2018.
O processo de avaliação do PNQ e a melhoria da gestão das empresas/ PNQ ORG – 2011. Disponivel em: http://www.fnq.org.br/informe-se/artigos-e-entrevistas/artigos/o-processo-de-avaliacao-do-pnq-e-a-melhoria-da-gestao-das-empresas Acesso: 24 Set. 2018.

Continue navegando