Buscar

Prévia do material em texto

Monielle Naiara de Sousa Lima
 PRINCIPAIS NEUROTRANSMISSORES
Trabalho apresentado à UNIRB Faculdade Regional de Alagoinhas, enquanto avaliação parcial da disciplina NEUROCIÊNCIAS do10º semestre, turno noturno, sob a orientação do docente LAURA PENALVA.
 
 ALAGOINHAS
Neurotransmissores
Os neurotransmissores são pequenas moléculas responsáveis pela comunicação das células no Sistema Nervoso, na sua maioria são provenientes de precursores de proteínas, e são normalmente encontradas nos terminais sinápticos dos neurônios. Essas moléculas são liberadas na fenda sináptica e agem em receptores pós-sinápticos localizados no neurônio pós-sináptico, fazendo com que esses receptores se abram dando liberação na maioria das vezes à íons, dando origem ao que chamamos de transmissão sináptica, onde um impulso nervoso é passado para outra célula. As respostas dadas pelos neurônios à um estímulo vai depender da característica do neurotransmissor e do receptor, essas respostas podem ser excitatórias ou inibitórias. 
Acetilcolina (ach)
Este neurotransmissor está envolvido em muitos comportamentos dentre eles o aprendizado, a memória, e a atenção. Testes feitos em animais revelaram que o bloqueio da liberação desse neurotransmissor é responsável pelo déficit desses aspectos cognitivos.
 É o neurotransmissor do sistema nervoso autônomo parassimpático e sua sinalização neste sistema dá origem a constrição dos brônquios, vasos sanguíneos, e pupilas, reduz batimentos cardíacos, produz ereção entre outros. Esse transmissor é importante para a movimentação do nosso corpo pois sua liberação em músculos promove a contração das fibras musculares
Serotonina (5HT)
Envolvido nas desordens do humor, seu entendimento é importante para o tratamento da desordem obsessiva compulsiva, latência do sono, ansiedade, depressão e outros transtornos do humor. Fármacos que atuam no bloqueio de sua degradação ou receptação podem elevar os níveis deste neurotransmissor reduzindo os sintomas destas patologias. O leite é um alimento rico em triptofano, aminoácido necessário para a síntese de 5HT, sua ingestão antes de dormir pode elevar níveis de 5HT facilitando o sono
Noradrenalina (NA)
Neurotransmissor envolvido em diversos aspectos como humor, atenção, alerta, aprendizado , memória e excitação mental e física. Também está relacionado com a transmissão do sistema nervoso autônomo simpático e sua sinalização neste sistema dá origem a dilatação dos brônquios , vasos sanguíneos, e pupilas, aumento dos batimentos cardíacos entre outros. 
Dopamina (DA)
Responsável por controlar o nível de estimulação no sistema motor, sua diminuição leva a tremores e até a impossibilidade de locomoção voluntária. Na doença de Parkinson há morte de neurônios que liberam dopamina na via nigroestriatal, essa é importante para o controle do movimento refinado, sua destruição pode levar a tremores, até mesmo a incapacidade de se mover de forma voluntária.
Este transmissor também é responsável pelo estímulo prazeroso. A ingestão de alimentos, prática de sexo e algumas drogas de abuso são estimulantes da liberação de dopamina em regiões como o núcleo accumbens e córtex pré-frontal.
 ATP
Atua como neurotransmissor rápido e excitatório quando associado a receptor tipo I. Atua como neuromodulador local quando associado a receptor tipo II. Depois de formado, o ATP é armazenado em vesículas e em seguida liberado em sinapses do SNC e SNP por exocitose de vesículas. Quando liberado em grandes quantidades pode causar lesão tecidual, e por ser tóxico em concentrações elevadas, pode causar lesão neuronal e morte. Por isso a conversão do ATP em adenosina, nesse caso de toxicidade, protegeria o sistema neural. A degradação do ATP ocorre por conversão em adenosina, gerando efeito protetor efeito contrário. O ATP pode ainda, ser armazenado em vesículas de outros neurotransmissores, por exemplo vesículas noradrenérgicas. 
REFERÊNCIAS:
https://psicoativo.com/2016/06/neurotransmissores-tipos-funcoes.html
GOODMAN, L.S; GILMAN, A. (eds.). As Bases Farmacológicas da Terapêutica. 12. Ed. Porto Alegre: Editora McGraw Hill, 2012. 
Cem bilhões de neurônios. Conceitos fundamentais de neurociência. Editora Atheneu. Lent R.
http://www.cerebromente.org.br/n12/fundamentos/neurotransmissores/nerves_p.html