Buscar

PROVA DE INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

"As prioridades dos clientes quase sempre são diferentes daquilo que se espera. Sua decisão de compra(cliente) é influenciada por vários fatores, como família e amigos, e não apenas pelo preço. Cada cliente possui uma necessidade específica e é preciso reconhecer os diferentes tipos de clientes para que se possa oferecer o produto certo". (Gestão Empresarial, 2008). A área da Administração que tem por finalidade resolver tal situação é: 
		
	
	Recursos Humanos 
	
	Operações 
	
	Planejamento
	
	Finanças 
	
	Marketing 
	
	A estrutura da área de administração financeira em uma organização de grande porte geralmente inclui três departamentos subordinados ao administrador financeiro. Um desses, a Controladoria, tem como função:
		
	
	Controlar os outros dois departamentos subordinados;
	
	controlar, com base na sua independência, os aspectos financeiros em geral.
	
	supervisionar as atividades de contabilidade e auditoria da organização;
	
	controlar as atividades estratégicas de uma empresa;
	
	resolver pendências financeiras que outros departamentos não têm autonomia para resolver;
	
	 8a Questão (Ref.: 201407238637)
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	Duas dimensões importantes da função da direção são a motivação e a liderança, que devem ser vistas com as duas faces da mesma moeda. O que busca cada dimensão? 
		
	
Resposta: A direção é a ultimo processo da administração, essa administração tem que ser conduzida por pessoas que tenham muita expirência, porque vai ser através dela que o empresario vai conduzir o seu negócio. Já a pessoa que for liderar a sua equipe tem que ter pulsos firmes, ela tem que saber trabalhar com todo o grupo na sua empresa, as pessoas tem que se espirar nele.
	
Gabarito: A motivação busca compreender fatores internos e externos ao indivíduo que o estimulem ou limitem a trabalhar de forma a alcançar os objetivos organizacionais. A liderança se refere às habilidades peculiares do administrador que o fazem influenciar os funcionários de forma a levá-los a uma mudança de comportamento, geralmente em direção aos objetivos organizacionais.
	
	 6a Questão (Ref.: 201407768981)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A função administrativa que está relacionada com a condução e pela orientação da ação empresarial, está também ligada a motivação e desempenho das pessoas. Nesta função, aparecem também a liderança, que exerce influência interpessoal e a necessidade de uma boa comunicação humana. Podemos afirmar que esta função administrativa é:
		
	
	Organização.
	
	Controle
	
	Direção.
	
	Planejamento.
	
	Todas as funções possuem as mesmas premissas básicas
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407449018)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O componente final do processo de planejamento estratégico, um sistema para apoiar os gestores na avaliação do progresso da organização, se denomina:
		
	
	processo de implementação da estratégia
	
	processo de visionamento
	
	processo de formulação das estratégias
	
	processo de equilíbrio cultural
	
	processo de controle 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407443160)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Para facilitar o trabalho e atingir de forma mais eficiente e eficaz as metas organizacionais, os profissionais de diversas áreas contam com a ajuda de ferramentas específicas. A análise SWOT é uma ferramenta gerencial que tem por objetivo: 
		
	
	Estabelecer padrões de desempenho para os colaboradores.
	
	Reduzir o nível de insatisfação dos colaboradores a níveis gerenciáveis.
	
	Fazer análise interna da organização para orientar os gestores sobre as fraquezas e pontos fortes, bem como analisar as ameaças e oportunidades que veem do ambiente externo. 
	
	Mensurar o grau de satisfação dos clientes externos.
	
	Fornecer aos gestores as cotações das principais moedas estrangeiras, diariamente. 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407778712)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Segundo Sobral e Peci (2008) a função organização da administração se focaliza nas atividades organizacionais e a maneira como estas serão ordenadas para possibilitar o atingimento de seus objetivos estratégicos, especificando papéis, relações e procedimentos que atuam na coordenação dos membros da empresa. Em função do tipo de negócio e clientes a serem alcançados os administradores podem construir e adotar estruturas organizacionais mais adequadas à sua realidade. Segundo os conceitos de administração estudados, há diversos tipos de estruturas organizacionais entre as quais: a matricial, a em rede e a adhocrática. Selecione dentre as opções abaixo a única que se relaciona à estrutura em rede: 
		
	
	Neste tipo de estrutura, o conceito de unidade de comando é rompido. Os colaboradores passam a ter duas gerências (dual), as funcionais e as de produtos.
	
	Representa um novo tipo de estrutura altamente maleável, flexível e mutável, como resposta às rápidas e profundas mudanças que ocorrem no ambiente. 
	
	Constitui um tipo de estrutura com elevada flexibilidade, mobilidade, horizontalidade e conectividade que permite a virtualização do negócio. Normalmente, volta-se para uma representação do essencial, que se desdobra para uso interno, detalhando suas subunidades. 
	
	Este tipo de estrutura se aplica bem, quando as empresas passam a diversificar seus produtos, tecnologias e mercados.
	
	Este tipo de estrutura se refere à agregação de tarefas de acordo com as funções organizacionais.
	
	Recrutamento é a atividade de localizar, identificar e atrair candidatos aptos para ocupar determinados cargos na estrutura organizacional. Cite e explique quais os tipos de recrutamento que os administradores podem utilizar para preencher cargos vagos na organização:
		
	
Resposta: Os administradores podem utilizar processos seletivos.
	
Gabarito: Recrutamento interno e externo. O recrutamento interno preenche as vagas mediante a realocação de funcionários da instituição por meio de promoções ou transferências. A prática mais atualizada e recomendada para recrutamento interno é a abertura de um concurso dando oportunidade igual de participação a todos os colaboradores que tenham o perfil necessário para a vaga. O recrutamento externo acontece quando a empresa busca os candidatos no mercado de trabalho e suas principais fontes são anúncios em jornais, rádios ou revistas; pela internet, por meio de sites especializados em recrutamento on-line ou pelo site da própria empresa; agências de emprego; intercâmbio com outras empresas; escolas técnicas e universidades; indicações ou recomendações dos próprios funcionários; banco de dados de candidatos espontâneos. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407470773)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	João (estudante de gestão) acessou um programa de entrevistas em um canal de televisão a cabo de grande audiência. Esse programa televisível - é sempre exibido no final de cada mês - uma mesa redonda com três empresários. O primeiro gestor é responsável por uma rede de drogarias, o segundo proprietário de um coiffeur e o último dono de um brechó. A pauta de debates consistia na discussão e interpretação dos objetivos propostos da organização e traduzi-los em ação empresarial. Ao longo da discussão todos concordaram que somente com o processo administrativos e suas funções, poderiam obter resultados em suas atividades. Quais seriam essas funções discutidas pelos empresários? 
		
	
	Projeção, objetivos, direção e controle.
	
	Processos,organização, direção e avaliação.
	
	Planejamento, organização, direção e controle.
	
	Procedimentos, direção, controle e avaliação.
	
	Planejamento, desenvolvimento, controle e direção. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407836692)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	As empresas não agem na pura improvisação e nem querem depender da sorte ou do acaso. Tudo nelas é planejado paraque possa ser feito da melhor maneira possível, da primeira vez e sem erro.
Nesse contexto, pode-se afirmar que:
I - O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções (organização, direção e controle).
II - Lida com o futuro. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los de forma eficiente e eficaz.
III - Define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em que sequência.
Considerando os itens acima, assinale a ÚNICA alternativa correta.
		
	
	Somente o item III está correto.
	
	Somente o item I está correto.
	
	Somente os itens I e III estão corretos.
	
	Todos os itens estão corretos.
	
	Nenhum item está correto.

Outros materiais