Buscar

Relação entre Ciência, Sociedade e Tecnologia

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial: GST1788_SM_201708215883 V.1 
	Aluno(a): ALEXANDRE VIEIRA BATISTA
	Matrícula: 201708215883
	Acertos: 8,0 de 10,0
	Data: 20/04/2018 22:00:21 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201709443556)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A dinâmica da relação dialética entre CIÊNCIA, SOCIEDADE e TECNOLOGIA acontece, por exemplo, quando a SOCIEDADE demanda o desenvolvimento de novos conhecimentos através da CIÊNCIA que, por sua vez, demanda o desenvolvimento de uma nova TECNOLOGIA. Marque a afirmativa INCORRETA sobre as consequências geradas pela relação dialética entre sociedade, ciência e tecnologia:
		
	 
	Uma vez que a sociedade demanda uma necessidade, e esta é sanada pela ciência e a tecnologia, a relação dialética não precisa mais ser contínua.
	
	Para agilizar as comunicações, a convergência tecnológica tem possibilitado: acessar a Internet, fotografar, enviar mensagens, ouvir e fazer download de músicas, enviar e fazer download de imagens, etc.
	
	Esta relação dialética ocasiona impactos na evolução da humanidade com o desenvolvimento de produtos e serviços que revolucionam o dia a dia das pessoas e organizações.
	
	Com o uso intensivo do aparelho celular, a tecnologia agregou novas funções a esse artefato, possibilitando a convergência tecnológica.
	
	O aparelho celular, ao ser usado pela sociedade, determinou novas formas de comportamento e de comunicação.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709443553)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A SOCIEDADE necessitava se comunicar com mobilidade, de forma que o aparelho telefônico estivesse junto com o homem para essa comunicação. Através da CIÊNCIA, foram desenvolvidos os conhecimentos que suportassem a telefonia móvel e, por meio da TECNOLOGIA, foi desenvolvido o artefato do aparelho celular. Sem dúvida, esta invenção é consequência da relação dialética entre sociedade, ciência e tecnologia, revolucionou a história da humanidade. Marque a afirmativa INCORRETA sobre os impactos com a popularização do celular:
		
	 
	Com a popularização do celular, os adolescentes passaram a ter acesso fácil a esse aparelho e, ao invés de falar ao telefone, começaram a utilizá-lo com mais frequência somente para o envio de mensagens.
	
	Determinou novas formas de comportamento e de comunicação.
	 
	Com o uso intensivo da telefonia móvel, a sociedade continuou demandando novidades, as quais foram estudadas e desenvolvidas pela ciência e tecnologia, gerando múltiplas funções que foram agregadas aos novos aparelhos celulares.
	
	Agilizou a comunicação entre as pessoas e as organizações, uma vez que o aparelho telefônico passou a ficar junto do homem.
	
	Demandou novas funções agregadas ao aparelho celular, possibilitando a convergência tecnológica.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709442792)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Dentre os principais objetivos organizacionais dos sistemas de informação, destacam-se:
		
	
	Melhor tomada de decisões, gerenciamento do conhecimento e excelência operacional.
	
	Lógica reversa, sobrevivência e melhor tomada de decisão.
	
	Vantagem competitiva, gerenciamento da cadeia de suprimento e sobrevivência.
	 
	Sobrevivência, vantagem competitiva e excelência operacional.
	
	Melhor tomada de decisões, integração dos processos e vantagem competitiva.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201709443074)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Dá apoio à análise de problemas semiestruturados e não estruturado. Sua capacidade de análise baseia-se em uma teoria ou modelo bem fundamentado, combinado com uma boa interface de usuário, que torna fácil de usar. Estamos falando do:
		
	
	SPT
	 
	SAD
	
	SIG
	
	SADG
	
	SAE
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201709443151)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na gestão efetiva das informações, os gestores precisam coletar, processar e disseminar as informações rápida e corretamente para ajudar suas organizações a competir efetivamente no mercado global. Com base nesses objetivos, conclui-se que os gestores devem enfrentar o desafio de:
		
	
	Dar suporte a uma força de trabalho móvel.
	
	Formular o rumo geral da organização.
	 
	Lidar com a falta, com o excesso ou com o conflito de informações.
	
	Implantar Sistemas de Informações.
	
	Instituir controle dos padrões estabelecidos.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201709443740)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	De acordo com Castells (1999), a Sociedade em Rede pode ser definida como "Uma sociedade em que as estruturas sociais e as atividades principais estão organizadas em torno das redes de informação eletronicamente processadas."
Nesse sentido, pode-se afirmar que não é considerado uma desvantagem da sociedade em rede:
		
	 
	Nenhuma das alternativas anteriores pode ser considerado uma desvantagem.
	
	Vulnerabilidade de bancos de dados com informações de caráter sigiloso;
	 
	Exposição de trabalho, idéias, dados e conhecimento;
	
	Facilidade de ocorrência de crimes de pedofilia e estelionato;
	
	Exposição demasiada de pessoas (sem autorização), bem como veiculação de suas imagens de forma negativa;
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201709443416)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Através do comportamento do consumidor um crescente acesso à informação e ao conhecimento digitalizado, demanda uma nova forma de configuração dos processos de negócios, passam a ser também digitalizados. Como exemplos desses processos digitalizados, temos: Marque opção NÃO serve como exemplo de processos digitalizados?
		
	
	Customer Relationship Management
	
	business intelligence
	 
	Home office
	
	Knowledge Management
	
	Efficient Consumer Response
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201709443373)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A partir da possibilidade dos negócios eletrônicos, muitas oportunidades foram criadas com base na Internet, subvertendo a lógica de funcionamento dos mercados existentes. Sendo assim marque a opção que sinaliza as oportunidades criadas com o negócio eletrônico: I. Fácil acesso às informações. II. Redução dos custos de transação. III. Surgimento de novos agentes na ponta de cadeia produtiva, substituindo os tradicionais intermediários. IV. Eliminação das distâncias físicas. V. Funcionamento ininterrupto.
		
	 
	Todas as opções estão corretas.
	
	Somente as opções I, II e V estão corretas.
	
	Somente as opções I, III, IV e V estão corretas.
	
	Somente as opções I, II e IV estão corretas.
	
	Todas as opções estão incorretas.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201709443225)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A infraestrutura de tecnologia da informação proporciona a base, ou plataforma que sustenta todos os sistemas de informação da empresa. Quais são os cinco elementos que compõem a infraestrutura de tecnologia da informação?
		
	
	A infraestrutura de uma empresa é composta de: tecnologias de gerenciamento de dados; e serviços de tecnologia.
	 
	A infraestrutura de uma empresa é composta de: hardware; software; tecnologias de gerenciamento de dados; tecnologias de rede e telecomunicações; e serviços de tecnologia.
	
	A infraestrutura de uma empresa é composta de: hardware; software; tecnologias de gerenciamento de dados; e serviços de tecnologia.
	
	A infraestrutura de uma empresa é composta de: hardware; software; tecnologias de gerenciamento de dados; e tecnologias de rede e telecomunicações;
	
	A infraestrutura de uma empresa é composta de: hardware; software; e tecnologias de gerenciamento de dados;
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201709443430)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"O mercado de trabalho na área de TI é carente de profissionais. A indústria de tecnologia da informação opera com 100 mil pessoas a menos do que necessita para realizar projetos e atingir sua meta. Há tempos existe um déficit de mão de obra nesse setor e a lacuna só vem aumentando".(Dicas Info Exame - edição n. 70). Este é um texto que trata das novas tecnologias da informação em seu contexto profissional. Com base nesta informação da Revista Exame, é possível deduzir:
		
	
	O mercado de trabalho na área de TI está carente de profissionais qualificados, uma vez que apesar do déficit de mão-de-obra, a maioria não possui diploma de curso superior.
	 
	O mercado de trabalho na área de TI está bastante aquecido e com déficit de profissionais qualificados, sendo uma área de evolução incessante, com perfil profissional diferenciado de outras áreas.
	
	O mercado de trabalho na área de TI está bastante aquecido, mas as empresas não estão capacitadas para absorver estes profissionais.
	
	O mercado de trabalho na área de TI está equilibrado, uma vez que não existe desemprego neste campo nas empresas brasileiras.
	
	O mercado de trabalho na área de TI está com excesso de oferta de profissionais, sendo necessário dispensar técnicos qualificados que procuram o mercado no exterior.

Continue navegando