Buscar

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A terapia com PEEP (Pressão Positiva Expiratória Final) é um dos recursos utilizados pela fisioterapia respiratória para tratamento de hipoxemia e para recrutamento alveolar. Apesar dos seus benefícios, sabe-se que a utilização da PEEP pode trazer vários efeitos colaterais. Não é efeito colateral da terapia com PEEP:
		
	
	Hipotensão arterial;
	
	Barotrauma;
	
	Aumento da pressão intracraniana;
	 
	Aumento do volume urinário;
	
	Diminuição do débito cardíaco.
	Respondido em 26/05/2019 19:18:55
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201510132406)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), responda a alternativa incorreta:
		
	 
	O teste de 6 minutos é considerado um teste de avaliação do esforço máximo, de baixo custo e que reflete as atividades diárias desenvolvidas pelos pacientes portadores de DPOC.
	
	A oxigenoterapia tem demonstrado ser a forma principal de melhorar a sobrevida e a qualidade de vida em pacientes hipoxêmicos portadores de DPOC.
	
	A CVF é reduzida porque as vias aéreas fecham-se prematuramente em um volume pulmonar anormalmente alto, dando um volume residual (VR) aumentado.
	
	O paciente portador de DPOC pode ter redução importante da sua capacidade física devido à vários fatores: hiperinsuflação dinâmica e aumento do metabolismo muscular glicolítico, acompanhado de descondicionamento físico progressivo associado à inatividade.
	
	É uma entidade clínica caracterizada pela presença de obstrução ou limitação crônica do fluxo aéreo, apresentando progressão lenta e irreversível.
	Respondido em 26/05/2019 19:13:40
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201510226419)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A inspeção é um procedimento de avaliação no qual o fisioterapeuta utiliza o sentido da visão para avaliação. Na avaliação em fisioterapia respiratória, só não pode ser realizada na inspeção:
		
	
	A avaliação do ritmo respiratório do paciente, que em casos não fisiológicos pode apresentar-se em padrão paradoxal.
	
	A detecção de cicatrizes, abaulamentos e retrações no tórax superior, que compromete a biomecânica respiratória e interfere na expansão pulmonar.
	 
	A cirtometria estática, que possibilita a avaliação de expansibilidade torácica, geralmente diminuída no hemitórax com pneumotórax.
	
	A observação de cianose e tiragens intercostais em casos de hipoxemia e uso exacerbado da musculatura acessória da respiração.
	
	Avaliação do tipo de tórax do paciente, podendo ser em tonel, pectus escavatum, pectus carinatum, plano, assimétrico, cifoescoliótico.
	Respondido em 26/05/2019 19:46:08
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201510445820)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação à avaliação do paciente com alterações respiratórias, marque a alternativa que não condiz à finalidade da técnica descrita.
		
	 
	Na cirtometria dinâmica devemos fazer uma medição com a fita métrica, somente no momento inspiratório máximo e anotar o resultado, que representa o coeficiente respiratório.
	
	A espirometria ou teste de função pulmonar é uma avaliação detalhada que possibilita avaliar todos os volumes, capacidades e fluxos diretamente, com exceção do VR.
	
	Na inspeção estática é importante avaliarmos o tipo de tórax do paciente, que poderá ser normal ou ter alguma alteração, como por exemplo, o pectus excavatum e o carinatum.
	
	Na percussão torácica avaliamos a produção dos sons na parede torácica, nos espaços intercostais, com a mão, ajudando a determinar se os tecidos estão cheios de ar, líquido ou sólido.
	
	O peak flow é um instrumento de plástico, de fácil manuseio, não invasivo, que mensura o pico de fluxo expiratório dos pacientes.
	Respondido em 26/05/2019 19:26:13
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201510372935)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação a anatomia do aparelho respiratório, assinale a alternativa correta:
		
	
	O brônquio principal direito é maior, mais largo e mais verticalizado que o esquerdo.
	 
	O movimento de braço de bomba corresponde ao aumento do diâmetro ântero-posterior do tórax durante a inspiração.
	
	O sistema respiratório pode ser dividido em superior e inferior. O trato respiratório superior compreende cavidade nasal até traqueia e o trato respiratório inferior de brônquio principal até alvéolo.
	
	Nenhuma das alternativas.
	
	A caixa torácica é composta por doze pares de costelas sendo 8 pares verdadeiros, 2 pares falsos e 2 pares flutuantes.

Continue navegando

Outros materiais