Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

DISCURSIVA FINAL 1:
QUESTÃO:
O professor, no trabalho educativo, necessita da compreensão sobre a identificação da superdotação e altas habilidades nos alunos, para que consiga orientar a família de forma correta. Existem instrumentos de avaliação que podem ser utilizadas pelos professores para uma pré-identificação nos alunos, mais precisamente das características que envolvem a superdotação. Desta forma, sobre os procedimentos que devem ser tomados, descreva o encaminhamento correto do aluno, assim que identificadas superdotação e altas habilidades.
RESPOSTA ESPERADA:
Assim que identificado no aluno a superdotação e altas habilidades, o professor deve fazer o encaminhamento do aluno para que tenha direito ao atendimento especializado. O professor deve também organizar os objetivos dos conteúdos, a fim de auxiliar no desenvolvimento das habilidades e aptidões do aluno com superdotação e altas habilidades. Deve também reorganizar seu planejamento, oferecendo atividades complementares de acordo com as necessidades e especificidades do aluno.
DISCURSIVA FINAL 2:
QUESTÃO:
Goleman (1995) e Salovey (1999) realizaram estudos voltados para a inteligência emocional, contribuindo com a teoria das inteligências múltiplas de Gardner (1995). Os pesquisadores discorrem sobre a influência positiva das emoções no desenvolvimento e aprendizagem infantil. Gardner (1995) pontuou nove tipos de inteligências. Disserte sobre as características da inteligência inter e intrapessoal.
FONTE:
GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.
SALOVEY, P. (org.). Inteligência emocional da criança: aplicações na educação e no dia a dia. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
RESPOSTA ESPERADA:
Inteligência interpessoal ? capacidade de percepção do outro. Saber identificar as intenções, vontades e desejos do outro. Nas crianças aparece nas que preferem liderar as brincadeiras. Grandes líderes religiosos e políticos apresentam com destaque esse tipo de inteligência.
Inteligência intrapessoal ? capacidade de autopercepção, autoavaliação. O indivíduo consegue notar suas vontades, as emoções, seu próprio comportamento. Para ser evidenciada ao mundo exterior necessita ser expressada por meio da música, linguagem ou outra forma de comunicação.
DISCURSIVA FINAL 3:
QUESTÃO:
A teoria das inteligências múltiplas abriu uma nova perspectiva sobre a inteligência, uma alternativa perante as perspectivas tradicionais deste processo cognitivo básico. Baseado nessa teoria, diversos pesquisadores na área da educação produziram contribuições significativas para o contexto escolar. Disserte sobre as contribuições que a teoria das inteligências múltiplas trouxe para o contexto escolar. 
RESPOSTA ESPERADA: 
A teoria das inteligências múltiplas contribuiu no contexto escolar para uma renovação no olhar do professor em relação ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos, ou seja, o professor oportuniza o desenvolvimento nas atividades das diversas inteligências do aluno, propiciando que demonstre seus conhecimentos de formas diferenciadas. Todos os alunos não aprendem da mesma forma e na teoria de Gardner conseguem demonstrar suas habilidades e potencialidades de acordo com o tipo de inteligência que conseguem expressar o assunto. 
DISCURSIVA FINAL 4:
QUESTÃO:
O atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades e superdotação apresenta como objetivo satisfazer as necessidades educacionais. Atuam com programas que preconizam a oferta de reorganização dos componentes que compõem a estrutura educativa, na intencionalidade de desenvolver as habilidades e aptidões dos alunos. Com relação às modalidades de atendimento especializado, disserte sobre as características do Enriquecimento do Contexto de Aprendizagem. 
RESPOSTA ESPERADA: 
O enriquecimento do contexto de aprendizagem consiste na organização diferenciada dos tempos e espaços de atendimento, na reorganização de forma diversificada do currículo e na possibilidade de organizar agrupamentos de forma diferenciada. Este tipo de atendimento constitui numa alternativa para o atendimento aos alunos, respeitando seus tempos de aprendizagem que podem ser favorecidos em grupos de trabalho.

Mais conteúdos dessa disciplina