Buscar

Deficiência Auditiva

Prévia do material em texto

Deficiência Auditiva 
Classificação: Deficiência auditiva é a perda parcial da audição, já a perda total é denominada como surdez.	
·	O ouvido possui três partes: ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno. O ouvido externo tem a função de captar os sons do ambiente. Ele é composto pela orelha (pavilhão auricular) que é o único órgão vísivel, pelo canal auditivo, pelas glândulas secretoras de cerume (produção de cera)e pelo tímpano que possui a função de transformar o som em vibrações.
·	Já o ouvido médio possui a função de amplificar as vibrações vindas do tímpano. Para a realização dessa função, o ouvido médio possui ossículos: martelo, bigorna, estribo e a janela oval.
·	O ouvido interno é composto por três semicírculos, denominados de aparelho vestibular, responsável pelo equilíbrio (líquido cefalorraquidiano), além disso, nós temos a aclóclea responsável pela sensação da audição. A responsabilidade do ouvido interno é transformar as vibrações vindas do ouvido médio em impulsos elétricos, que são transmitidos pelo nervoauditivo ao córtex auditivo, onde organizamos no sistema nervoso central, armazenamos na memória e reagimos ao sistema neuromuscular. 
O que é o ouvido? É um órgão sensorial que tem como função captar, transmitir e conduzir o som existente no meio ambiente ao córtex auditivo.
O que é o som? É o movimento de partículas existentes no meio ambiente em forma de gases líquidos e sólidos. 
O que é a deficiência auditiva? É a perda em decibéis (dB). Ela é medida por um aparelho chamado audiometro, ele capta a perda até 120 dB.
				Perda em decibéis (dB)
·	Perda leve - 0,1 à 30 dB
·	Perda moderada - 31 à 60 dB
·	Perda severa - 61 à 90 dB
·	Perda grave - acima de 91 dB
				Momentos de perda
1.	Pré lingual: É quando a pessoa nasce sem audição, tem a audição diminuída ou perde antes de aprender a falar. Nesse caso, o indivíduo fala alto e arranhadamente, por conta disso, não falam em público, apenas se estiverem com surdos. Surdos só gostam de estarem com surdos.
2.	Pós lingual: É quando a pessoa perde a audição ou tem a audição diminuída depois que já adquiriu a fala e a linguagem.
Quanto a localização da lesão, existem dois momentos:
1.	Condutiva: Essa lesão ocorre entre o ouvido externo e o ouvido médio. Essa lesão é reversível, pode ser tratada com terapia, medicamentos e cirurgia. 
2.	Neurosensorial: É quando a lesão ocorre no ouvido interno. É uma lesão irreversível, porque os nervos não se regeneram, ou seja, os impulsos elétricos não chegam no sistema nervoso central (SNC).
					Causas
·	Meningite
·	Hereditariedade
·	Diabetes
·	Sarampo
·	Cachumba
·	Tumor
·	Traumas
				Nas aulas de educação física:
·	Se o aluno usar um amplificador é melhor pedir para ele tirar, para não ocorrer lesões ou prejuízos.
·	O maior défit psicomotor desses alunos é o desequilíbrio.
·	O surdo é dependente das libras e a pessoa com deficiência auditiva é dependente da leitura labial, por isso, nunca dê as costas ou fale rápido demais. É necessário fazer e utilizar linguagens corporais e falar pausadamente. Deve haver expressão além da oralidade em ambos os casos.
				Dança Educacional
Nessa atividade é necessário utilizar um tablado de madeira, se possível. A caixa de som deve ficar solo e o som deve ser grave. A pessoa com surdez deve ficar sobre o tablado de madeira e perceber os vários ritmos de vibração.
				O processo da dança:
1.	Percepção vibrotátil;
2.	Percepção vibrotátil em movimento desprovido de regras;
3.	Percepção vibrotátil em movimento coreográfico.
					Futebol
É adequado utilizar 4 bandeirinhas, no lugar do apito. 
					Natação
A adaptação nessa modalidade é a utilização de um reflexo de luz, desta forma, substituindo o tiro na hora da saída.
Qual é o papel e o objetivo da educação física na vida de pessoas com deficiência auditiva e surdez?
A educação física possui um papel muito importante para as pessoas com deficiência auditiva e surdez, para sua integração na sociedade. Essas pessoas precisam da energia do professor de educação física para se integrarem no mundo dos ouvintes, sendo esse o maior objetivo do profissional de educação física.

Continue navegando