Buscar

Inspeção de Carnes

Prévia do material em texto

Tatiana Roncato Ferreira 
Profa. Paula Spinha
7º semestre – UAM
Inspeção de Carnes 
16/04/2019
Inspeção de Carnes 
Inspeção ante-mortem é a inspeção de um animal vivo com base em decidir sobre o abate, é feito por um veterinário (mapa-sif) sem vinculo empregatício com o estabelecimento, é feito um exame visual geral quando animais chegam ainda dentro do caminhão, no desembarque em movimento, animais que apresentam algum problema (magro, salivando, abatido, claudicando, dispneia, alterações de comportamento) é separado e levado ao curral de observação para avaliação individual, é feito também uma avaliação após o repouso/descanso antes do abate, é importante avaliar os documentos dos animais como guia de transito animal(GTA) e boletim sanitário (quantidade de machos e fêmeas, numero de animais transportados, se tem fêmea gestante e idade de gestação, se tem fêmea com pós parto ou aborto recente e qual data, estado vacinal dos animais, horário que suspendeu alimentação dos animais, animais que foram medicados).
Decisões: 
Autorização para o abate, animais aparentemente saudáveis com todos documentos em ordem.
Abate de emergência imediata, animais em sofrimento(animais fraturados).
Abate de emergência mediata ou seja com ressalvas e condições especiais( animal com uma massa ulcerada) esse animal por precisar de mais cuidados fica por ultimo, algumas doenças fazem parte desse grupo. 
Adiamento da autorização para abate (ele fica ali por 1 ou 2 dias).
Reprovação para o abate, animal vai para o departamento de necropsia, se necessário fazer é neste local, dependendo da doença não pode nem mexer no animal e é levado pro forno crematório. 
Inspeção post-mortem é inspecionar carcaças e vísceras para consumo humano, quem faz a inspeção é um veterinário(mapa-sif) que tem ajuda de um agente fiscal que também é do mapa, ele é funcionário público nível médio, basta ter cursado nível médio, não precisa ser formado, ele recebe treinamento e a função dele é olhar um fígado/pulmão/coração e saber se esta normal e anormal, ou seja ele faz uma triagem pro veterinário, nesse caso é feita uma inspeção individual onde todas as carcaças e vísceras são visualizadas uma a uma, carcaças anormais são desviadas para o veterinário. 
Decisões:
Aprovação para consumo.
Aproveitamento condicional, onde podemos aproveitar por exemplo uma coloração diferente mas o produto está bom, por exemplo podendo ser usado para embutidos.
 Podemos utilizar de 3 métodos de aproveitamento condicional: calor(melhor usado para doenças bacterianas) como embutidos ou enlatados, frio ou salga (métodos que usa para doença parasitária).
Reprovação parcial para consumo humano, onde parte da carcaça é aproveitada e outra não, podemos citar um tumor na cabeça sem metástase que não comprometa o resto.
Reprovação total para o consumo humano (ração, adubo e forno crematório como destinos dependendo da gravidade e doença que ele tem).

Continue navegando