Buscar

Resolução de Conflitos: Paradigmas e Métodos

Prévia do material em texto

1.
		As relações sociais são ricas em aspectos emocionais e culturais. Desta forma , os conflitos surgidos a partir delas não podem ser tratados de forma superficial e generalizada. Este fato leva a uma mudança de paradigma que é estabelecida pela mudança :
	
	
	
	do paradigma adversarial em cooperativo
	
	
	do paradigma cooperativo em administrativo
	
	
	do paradigma cooperativo em satisfativo
	
	
	do paradigma cooperativo em adversarial
	
	
	do paradigma adversarial em competitivo
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Assinale a alternativa correta. Diante do litígio, qual a conseqüência da lógica determinista binária em relação às partes ?
	
	
	
	As partes são dominadas pela razão, assumem a responsabilidade pelo litígio e pela manutenção da convivência não pacífica entre os envolvidos.
	
	
	As partes são dominadas pela razão, perdem a noção da responsabilidade e a importância da convivência pacífica entre os envolvidos.
	
	
	As partes são dominadas pela emoção, perdem a noção da responsabilidade, mantendo a importância da convivência pacífica entre os envolvidos.
	
	
	As partes são dominadas pela emoção, perdem a noção da responsabilidade e a importância da convivência pacífica entre os envolvidos.
	
	
	As partes são dominadas pela emoção, restabelecem a noção da responsabilidade e a importância da convivência pacífica entre os envolvidos.
	
Explicação:
Na Aula 01, trabalha-se a perspectiva de que:
¿O paradigma da lógica determinista binária é o paradigma do ganhar/perder, em que a perpetuação do litígio é quase inevitável, podendo chegar a níveis patológicos. Quem é ferido, quer ferir, depois há o revide, e, por causa dessa reação, ocorre outra reação. Essa situação é infinitamente alimentada pelos sentimentos que desperta. As partes são dominadas pela emoção, perdem a noção de responsabilidade pelos seus atos e a importância de uma convivência pacífica com o próximo.¿
Pelo exposto, conclui-se que a alternativa correta é:
As partes são dominadas pela emoção, perdem a noção da responsabilidade e a importância da convivência pacífica entre os envolvidos.
A demais alternativas têm incorreções, ao mesclar emoção, razão, responsabilidade e convivência.
Se as partes estiverem atuando com racionalidade, tenderão a manter noções de responsabilidade, o que influenciará na perspectiva de convivência pacífica.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A principal característica do processo de mediação é a
	
	
	
	linguagem.
	
	
	comunicação.
	
	
	competição.
	
	
	discordância.
	
	
	técnica.
	
Explicação:
 
GABARITO - COMUNICAÇÃO
A mediação possui algumas características e princípios peculiares, entre os quais se destacam:
* Voluntariedade / Liberdade das partes
* Confidencialidade / Privacidade
* Participação de terceiro imparcial
* Economia financeira e de tempo
* Informalidade / Oralidade
* Reaproximação das partes
* Autonomia das decisões / Autocomposição
* Não-competitividade
O mediador facilita a comunicação, estimula o diálogo, auxilia na resolução de conflitos, mas não os decide.
http://www.mediarconflitos.com
	
	
	
	 
		
	
		4.
		As relações sociais são extremamente ricas de detalhes emocionais e culturais, e, ao mesmo tempo (e também por esta razão) demasiadamente frágeis. Diante desta fragilidade e alcance, não podem os conflitos serem tratados de forma superficial e generalizada, sendo necessária e fundamental uma ruptura com o paradigma vigente. A lógica determinista binária, nos meios extrajudiciais de resolução de conflitos , representa:
	
	
	
	ganhar/perder
	
	
	arriscar/perder
	
	
	ganhar/ganhar
	
	
	trabalhar/descansar
	
	
	perder/perder
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Considerando que duas pessoas envolvidas em um acidente de trânsito sem vítimas tenham, em razão do estresse e dos danos causados aos veículos, discutido, assinale a opção correta no que se refere aos métodos extrajudiciais de soluções de conflitos.
	
	
	
	A mediação é o processo mais adequado a esse caso.
	
	
	Nesse caso, é papel do mediador apontar as vantagens de um acordo, mesmo que com concessões mútuas, a fim de evitar prejuízos e desgastes emocionais.
	
	
	A aceitação das diferenças pessoais deve ser prioridade na resolução desse conflito.
	
	
	O conciliador busca a solução para o conflito, mas não pode tomar decisões, que cabem às partes, cooperativamente.
	
	
	O papel do conciliador, que deverá atuar na resolução desse conflito, é questionar os envolvidos na tentativa de investigar aspectos intrínsecos que poderiam interferir no acordo.
	
Explicação:
GABARITO:C - O conciliador busca a solução para o conflito, mas não pode tomar decisões, que cabem às partes, 
A Mediação é uma forma de solução de conflitos na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, facilita o diálogo entre as partes, para que elas construam, com autonomia e solidariedade, a melhor solução para o problema. Em regra, é utilizada em conflitos multidimensionais, ou complexos. A Mediação é um procedimento estruturado, não tem um prazo definido, e pode terminar ou não em acordo, pois as partes têm autonomia para buscar soluções que compatibilizem seus interesses e necessidades. 
 
A conciliação é um método utilizado em conflitos mais simples, ou restritos, no qual o terceiro facilitador pode adotar uma posição mais ativa, porém neutra com relação ao conflito e imparcial. É um processo consensual breve, que busca uma efetiva harmonização social e a restauração, dentro dos limites possíveis, da relação social das partes.
 
As duas técnicas são norteadas por princípios como informalidade, simplicidade, economia processual, celeridade, oralidade e flexibilidade processual.
 
fonte: http://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/conciliacao-mediacao
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Marque a alternativa correta:
Dentre as alternativas abaixo, qual delas  não representaria um problema de acesso à Justiça :
	
	
	
	Inexistência de audiências conciliatórias antes de audiência com juiz detentor de poderes de jurisdição.
	
	
	Burocracia estatal estruturada com ênfase no processualismo.
	
	
	Prestação de jurisdição estatal sem custas judiciais ou advocatícias.
	
	
	A explosão das relações de consumo como consequência das garantias individuais e proteção à propriedade.
	
	
	Supremacia do interesse privado no paradigma jurídico adotado na Constituição de 1988.
	
Explicação:
O enunciado da questão traz o tema do acesso à Justiça, no país. As alternativas abaixo não se coadunam com esse objetivo, quais sejam;
Burocracia estatal estruturada com ênfase no processualismo.
Inexistência de audiências conciliatórias antes de audiência com juiz detentor de poderes de jurisdição.
Supremacia do interesse privado no paradigma jurídico adotado na Constituição de 1988.
A explosão das relações de consumo como consequência das garantias individuais e proteção à propriedade.
A alternativa que está de acordo com o aumento da procura pelo Judiciário, e, assim, pelo acesso à Justiça estatal, no Brasil, posteriormente à promulgação da Carta de 05 de outubro de 1988 é: 
Prestação de jurisdição estatal sem custas judiciais ou advocatícias.
	 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Sobre meios extrajudiciais de solução de conflitos de interesses coletivos, está CORRETO afirmar:
	
	
	
	nenhuma das respostas acima.
	
	
	A negociação se dá se'm a participação de terceiros, sendo as próprias partes interessadas as responsáveis pela resoluçãodo conflito, em autocomposição.
	
	
	A assinatura do termo de ajustamento de conduta, previsto no artigo 5° , §6° da Lei de Ação Civil Pública e no artigo 211 do Estatuto da Criança e Adolescente, é um direito subjetivo do particular.
	
	
	A mediação e a conciliação são a mesma coisa, pois que se utilizam de um terceiro para auxiliar as partes na busca de uma solução satisfatória para ambas, sem, contudo, opinar diretamente sobre a lide em questão, utilizando-se de técnicas que propiciem oportunidades para que elas possam tomar decisões, auxiliando de forma construtiva o restabelecimento da comunicação, aproximando-as de tal modo que a decisão tomada seja do agrado de todos.
	
	
	A arbitragem é um instrumento de solução de conflitos que pode envolver direitos disponíveis e indisponíveis e sempre se dará por equidade.
	
Explicação:
GABARITO: D - A negociação se dá se'm a participação de terceiros, sendo as próprias partes interessadas as responsáveis pela resolução do conflito, em autocomposição.
Na mediação de conflitos, um terceiro, um mediador, atua como facilitador da resolução do problema, contribuindo para o restabelecimento ou manutenção da comunicação entre as partes para que se possam chegar à solução da controvérsia que gerou o conflito. Por sua vez, na conciliação existe um terceiro, conciliador, que conduz e orienta as partes na elaboração do acordo, opinando e propondo soluções" Fonte: Site JusBrasil.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Nas determinações do século XXI, tornam-se fundamentais , para ajudar as dificuldades nos relacionamentos entre as pessoas :
	
	
	
	os métodos que facilitam e favorecem o diálogo
	
	
	os métodos que elegem um terceiro para realizar as escolhas pelas pessoas
	
	
	os métodos que julgam as pessoas com suas dificuldades
	
	
	os métodos que determinam as tarefas de cada um
	
	
	os métodos que favorecem a identificação daquele que tem razão
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
		
	MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
CCJ0057_A1_201401010296_V2 
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: MARCIA AZEREDO DE SALVO
	Matrícula: 201401010296
	Disc.: MEDIAÇÃO DE CONFLITO 
	2019.1 (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Atualmente, buscamos uma mudança de paradigmas para o manejo dos conflitos entre as pessoas. Podemos afirmar que esta mudança pode ser representada pelo (a):
	
	
	
	valorização das decisões de terceiros
	
	
	privilégio dos processos litigiosos
	
	
	aumento dos processos no Judiciário
	
	
	busca do entendimento entre as partes
	
	
	estabelecimento de julgamentos judiciais
	
Explicação:
A alternativa correta complementa a noção trazida no comando da questão. Isto é, a mudança de paradigmas no manejo dos conflitos entre as pessoas conduz à compreensão e à valorização das vantagens da “busca do entendimento entre as partes”. O “privilégio dos processos litigiosos” é justamente uma cultura que se quer mudar, visando a, entre outros efeitos, reduzir a sobrecarga do Poder Judiciário. A mudança de paradigmas implica a valorização das partes e não “as decisões de terceiros”. O novo paradigma se insere numa mudança de cultura, visando a que não haja um exponencial “aumento dos processos no Judiciário”, para que este não venha a eficácia. Ademais, o “ estabelecimento de julgamentos judiciais” implica desdobramentos que podem alongar a obtenção da solução de controvérsias.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		No procedimento processual para a resolução de conflitos nos deparamos com um certo formalismo como garantia de legalidade e imparcialidade no exercício da jurisdição. Quais são as consequências deste formalismo para a solução dos litígios?
	
	
	
	rapidez na resolução de lides
	
	
	aumento do tempo para a solução dos litígios
	
	
	maior autonomia das pessoas envolvidas no conflito
	
	
	necessidade de buscar soluções nas situações antigas
	
	
	diminuição do número de procedimentos legais
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Acerca dos meios extrajudiciais de solução de conflitos, é correto afirmar:
	
	
	
	A atuação da Defensoria Pública restringe-se à orientação e atuação em processo administrativo.
	
	
	Por falta de previsão legal e, portanto, de atribuição institucional, a Defensoria Pública não pode se valer da arbitragem como meio de solução de conflito.
	
	
	Cabe à Defensoria Pública convocar audiências públicas para discutir matérias relacionadas às suas funções institucionai
	
	
	Eventual instrumento de transação ou conciliação referendado por Defensor Público vale como título executivo judicial.
	
	
	A atuação extrajudicial restringe-se à orientação jurídica do assistido, descabendo a participação da Defensoria Pública na elaboração de políticas públicas.
	
Explicação:
GABARITO: E - Cabe à Defensoria Pública convocar audiências públicas para discutir matérias relacionadas às suas funções institucionais.
LEI 80/94
Art. 4º São funções institucionais da Defensoria Pública, dentre outras:
XXII ¿ convocar audiências públicas para discutir matérias relacionadas às suas funções institucionais.     
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Ao invés de privilegiar os processos litigiosos, deve-se buscar o entendimento entre as partes, sempre, visando à manutenção e responsabilização correlatas. Desta maneira, percebe-se claramente a importância desta nova postura a qual privilegia a formação de novos paradigmas em substituição ao do ganhar/perder. Assim, como seria a solução encontrada?
	
	
	
	A solução encontrada para o conflito não considera o entendimento entre as partes, objetiva sempre uma decisão a ser imposta.
	
	
	A solução encontrada quando da utilização dos meios alternativos terá sempre a figura de um ganhador e um perdedor.
	
	
	Haverá sempre um privilégio aos processos litigiosos em detrimento de um entendimento entre as partes.
	
	
	A solução encontrada para o conflito será sempre encontrada na aplicação da lei.
	
	
	A solução encontrada será fruto de entendimento entre as partes, tendo como paradigmas a cooperação e a construção conjunta de soluções.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A mediação de conflitos
	
	
	
	não pode ser usada pelo Poder Judiciário pois não garante o sigilo entre os mediados e nem o manuseio dos conflitos de forma a contribuir para a superação das diferenças
	
	
	poia-se nos paradigmas das ciências contemporâneas e, ao invés de trabalhar com verdades absolutas, tem o objetivo de aceitar a complexidade dos fenômenos interpessoai
	
	
	valoriza aquele que é mais forte e com condições de melhor se impor na lógica adversarial, tendo como objetivo sempre eliminar a presença do Judiciário, já que a homologação dos acordos mediados é dispensáve
	
	
	usca fazer com que as pessoas cumpram as normas impostas, já que as relações se baseiam na desigualdade entre os gêneros, entre pais e filhos e outras
	
	
	é uma técnica extrajudicial para resolver conflitos, excluindo, no entanto, as situações que envolvam família e filhos
	
Explicação:
GABARITO: C - apoia-se nos paradigmas das ciênciascontemporâneas e, ao invés de trabalhar com verdades absolutas, tem o objetivo de aceitar a complexidade dos fenômenos interpessoais
Basicamente, pode-se dizer que a mediação é uma forma de lidar com um conflito (como, por exemplo, em caso de separação, divórcio, brigas entre vizinhos, etc.) através da qual um terceiro (o mediador ou a mediadora) ajuda as pessoas a se comunicarem melhor, a negociarem e, se possível, a chegarem a um acordo.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O diálogo entre as pessoas é uma forma de :
	
	
	
	ordenar a importância de cada um
	
	
	criar uma lógica determinista binária
	
	
	produzir atritos para serem resolvidos
	
	
	buscar a pacificação social
	
	
	estabelecer hierarquia entre as pessoas
	
Explicação:
No contexto da difusão dos novos paradigmas de composição de conflitos, valoriza-se que as partes construam a solução para as suas controvérsias, sem que eles se perpetuem. A perpetuação dos conflitos é algo que tende a estar presente (é um risco) na lógica determinista binária. O diálogo tem que se rvalorizado na busca pela pacificação.
Por isso, a alternativa correta é:  “buscar a pacificação social”.
As demais alternativas estão incorretas, porque o diálogo:
- “não ordena a importância de cada um”. As partes devem ter o mesmo nível de importância.
- vai contra a perspectiva de “criar uma lógica determinista binária”.
- não estabelece hierarquia entre pessoas.
- é meio para se reduzirem atritos e não produzi-los.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		As relações sociais são ricas em detalhes emocionais e sociais e, por esta razão , frágeis. Desta forma não podemos tratar os conflitos de maneira superficial e generalizada. Sendo assim, a mudança de paradigmas para o manejo dos conflitos tem como matriz:
	
	
	
	Respeito mútuo e aplicação da lei.
	
	
	Responsabilidade conjunta e atitude adversarial.
	
	
	Cooperação e construção conjunta de soluções
	
	
	Diálogo e sentença judicial.
	
	
	Confronto e avaliação de soluções.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Em relação aos diversos meios de solução de conflitos com a Administração Pública, é correto afirmar que
	
	
	
	o procedimento de mediação coletiva, para solução negociada de conflitos, no âmbito da Administração Pública estadual, não pode versar sobre conflitos que envolvem prestação de serviços públicos, salvo se esses serviços públicos forem relacionados a transporte urbano.
	
	
	mesmo as controvérsias que somente possam ser resolvidas por atos ou concessão de direitos sujeitos a autorização do Poder Legislativo estão incluídas na competência das câmaras de prevenção e resolução administrativa de conflitos. 
	
	
	é facultado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios suas autarquias e fundações públicas, bem como às empresas públicas e sociedade de economia mista federais, submeter seus litígios com órgãos ou entidades da Administração Pública federal à Advocacia-Geral da União, para fins de composição extrajudicial do conflito.
	
	
	a instauração de procedimento administrativo para resolução consensual de conflito no âmbito da Administração Pública interrompe a prescrição, exceto se se tratar de matéria tributária. 
	
	
	os conflitos que envolvem equilíbrio econômico-financeiro de contratos celebrados pela Administração Pública com particulares não podem ser submetidos às câmaras de prevenção e resolução administrativa de litígios, exceto quando versarem sobre valores inferiores a quinhentos salários-mínimos.
	
Explicação:
GABARITO A - é facultado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios suas autarquias e fundações públicas, bem como às empresas públicas e sociedade de economia mista federais, submeter seus litígios com órgãos ou entidades da Administração Pública federal à Advocacia-Geral da União, para fins de composição extrajudicial do conflito.
Lei 13.140/2015, art. 37.  É facultado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, suas autarquias e fundações públicas, bem como às empresas públicas e sociedades de economia mista federais, submeter seus litígios com órgãos ou entidades da administração pública federal à Advocacia-Geral da União, para fins de composição extrajudicial do conflito.
	
	
	
	
		1.
		É grande a importância dos meios extrajudiciais de resolução de conflitos ao percebermos que a mera aplicação da lei , com frequência, não é suficiente. Com base nisto, veio (e vem) ganhando aderência e consistência a utilização de outros métodos de resolução dos conflitos, que se caracterizaram pelo rompimento com as formas tradicionais do direito processual (formal), passando a se buscar a adoção de procedimentos mais simples e informais. Sendo assim, a mudança de paradigmas para o manejo dos conflitos tem como matriz:
	
	
	
	Diálogo e sentença judicial.
	
	
	Cooperação e construção conjunta de soluções
	
	
	Respeito mútuo e aplicação da lei.
	
	
	Confronto e avaliação de soluções.
	
	
	Responsabilidade conjunta e atitude adversarial.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Não basta para a solução dos conflitos a aplicação da Lei. Estas relações não são matemáticas. Normalmente, para os envolvidos neste tipo de conflito, dois mais dois nunca é quatro. Há sempre este ou aquele detalhe, e que teve conseqüências determinantes e irreparáveis em sua maneira de ver a realidade que se apresenta. Assim, no que consiste a mudança de paradigma adversarial para o paradigma cooperativo:
	
	
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual as partes, por meio do diálogo franco e pacífico têm a possibilidade, elas próprias de solucionarem seu conflito, contando com a figura do mediador, terceiro imparcial que facilitará a conversação entre elas
	
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual as partes, por meio do diálogo franco e pacífico têm a possibilidade, impor uma solução para o conflito, contando com a figura do mediador, terceiro parcial que facilitará a conversação entre elas
	
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual um terceiro, por meio do diálogo franco e pacífico têm a possibilidade, elas próprias de solucionarem seu conflito, contando com a figura do mediador, terceiro parcial que facilitará a conversação entre elas
	
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual uma das partes , por meio do diálogo franco e pacífico, tem a possibilidade de impor a solução para o conflito, com a ajuda do mediador ,que facilitará a compreensão do litígio
	
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual uma das partes, por meio da reflexão, tem a possibilidade, ela própria de solucionar seu conflito, contando com a figura do mediador, terceiro imparcial que facilitará a percepção do litígio
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Os meios extrajudiciais de solução de conflitos apresentam como característica:
	
	
	
	privilegiar e manter o conflito para ser resolvido por terceiros
	
	
	ensinar e orientar as pessoas nas ações judiciais
	
	
	facilitar e favorecer o diálogo na composição das diferenças
	
	
	estabelecer e reforçar as metas de recebimento de processos judiciais
	
	
	criar e reproduzir a ordem estabelecida no Judiciário
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Analise o texto a seguir apresentado e marque a opção correta.Vivemos uma realidade complexa e de transformações sociais cada vez mais aceleradas, em que o operador do direito não deve se restringirao simples enquadramento dos fatos dentro da legislação.O formalismo dos procedimentos processuais jurídicos demandam tempo para solução dos litígios e o tempo pode ser um inimigo da função pacificadora.
	
	
	
	A primeira frase do texto está errada e a segunda frase do texto está correta.
	
	
	A primeira frase do texto está certa e a segunda frase do texto está errada.
	
	
	O texto está integralmente certo
	
	
	O texto está integralmente errado
	
	
	O texto está parcialmente certo.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Os Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos surgem em nossa cultura e tem a função :
	
	
	
	avaliadora
	
	
	intimidadora
	
	
	pacificadora
	
	
	questionadora
	
	
	empreendedora
	
Explicação:
Mediação, conciliação e arbitragem são métodos de solução de conflitos e controvérsias que, nas últimas décadas, vêm sendo cada vez mais assimilados como capazes de pacificar conflitos, sem que seja necessário recorrer ao Poder Judiciário. A função dos métodos extrajudiciais de soluções de conflitos, portanto, é pacificadora. Na visa a empreender, avaliar, questionar tampouco intimidar as partes envolvidas num conflito. A alternativa correta é, deste modo, a função pacificadora.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Sobre o trabalho de mediação de conflitos é correto afirmar que
	
	
	
	b) é um processo de caráter sempre obrigatório no contexto jurídico brasileiro que visa à solução amistosa unicamente dos conflitos que envolvem filhos.
	
	
	a) não é um trabalho sigiloso, uma vez que as partes interessadas no processo, tal como o juiz e o promotor, devem participar ativamente conhecendo os detalhes da tentativa de autocomposição.
	
	
	 
c) a construção da solução é sempre feita apenas pelo mediador, que dará a palavra final no encaminhamento do caso.
	
	
	d) transcende a solução dos conflitos, dispondo-se a transformar o contexto adversarial em colaborativo.
	
	
	e) os mediados não devem manejar o próprio conflito, pois os mediadores, que são escolhidos pelo Poder Judiciário local, fornecerão as questões que deverão ser abordadas e os parâmetros jurídicos para tal.
	
Explicação:
A questão D é a correta pois a mediação possui um caráter colaborativo.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Não basta para a solução dos conflitos a aplicação da Lei. Estas relações não são matemáticas. Normalmente, para os envolvidos neste tipo de conflito, dois mais dois nunca é quatro. Há sempre este ou aquele detalhe, e que teve conseqüências determinantes e irreparáveis em sua maneira de ver a realidade que se apresenta. Assim, assinale a alternativa correta do que consiste a mudança de paradigma adversarial para o paradigma cooperativo:
	
	
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual uma das partes , por meio do diálogo franco e pacífico, tem a possibilidade de impor a solução para o conflito, com a ajuda do mediador ,que facilitará a compreensão do litígio.
	
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual as partes, por meio do diálogo franco e pacífico têm a possibilidade, impor uma solução para o conflito, contando com a figura do mediador, terceiro parcial que facilitará a conversação entre elas.
	
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual uma das partes, por meio da reflexão, tem a possibilidade, ela própria de solucionar seu conflito, contando com a figura do mediador, terceiro imparcial que facilitará a percepção do litígio
	
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual as partes, por meio do diálogo franco e pacífico têm a possibilidade, elas próprias de solucionarem seu conflito, contando com a figura do mediador, terceiro parcial que facilitará a conversação entre elas
	
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual as partes, por meio do diálogo franco e pacífico têm a possibilidade, elas próprias de solucionarem seu conflito, contando com a figura do mediador, terceiro imparcial que facilitará a conversação entre elas
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Percebe-se como urgente e necessária uma mudança de paradigmas para o manejo dos conflitos. Ao invés de privilegiar os processos litigiosos, deve-se buscar o entendimento entre as partes, sempre, visando à manutenção e responsabilização correlatas. Os Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos surgem em nossa cultura e tem a função :
	
	
	
	pacificadora
	
	
	intimidadora
	
	
	empreendedora
	
	
	questionadora
	
	
	avaliadora
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
		1.
		Dentre as necessidades contemporâneas do homem estão o aprendizado e a prática do diálogo produtivo na composição de diferenças. Tornam-se fundamentais, nesse momento, os métodos que facilitam e favorecem esse diálogo e buscam a participação responsável pelo que se vive e se proporciona ao outro viver. Assim, os meios extrajudiciais de solução de conflitos apresentam como característica:
	
	
	
	estabelecer e reforçar as metas de recebimento de processos judiciais
	
	
	criar e reproduzir a ordem estabelecida no Judiciário
	
	
	privilegiar e manter o conflito para ser resolvido por terceiros
	
	
	ensinar e orientar as pessoas nas ações judiciais
	
	
	facilitar e favorecer o diálogo na composição das diferenças
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Os Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos surgem em nossa cultura, como uma forma de resolução de conflitos que irá beneficiar a todos. Apesar disto, pensa-se que há, sem dúvida, a necessidade de observância de um certo formalismo no procedimento processual, por constituir garantia de legalidade e imparcialidade no exercício da jurisdição. Sucede que este formalismo significa:
	
	
	
	diminuição do número de procedimentos legais
	
	
	maior autonomia das pessoas envolvidas no conflito
	
	
	necessidade de buscar soluções nas situações antigas
	
	
	rapidez na resolução de lides
	
	
	aumento do tempo para a solução dos litígios
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Assinale a alternativa correta. Diante do litígio, qual a conseqüência da lógica determinista binária em relação às partes ?
	
	
	
	As partes são dominadas pela razão, perdem a noção da responsabilidade e a importância da convivência pacífica entre os envolvidos.
	
	
	As partes são dominadas pela emoção, perdem a noção da responsabilidade e a importância da convivência pacífica entre os envolvidos.
	
	
	As partes são dominadas pela razão, assumem a responsabilidade pelo litígio e pela manutenção da convivência não pacífica entre os envolvidos.
	
	
	As partes são dominadas pela emoção, restabelecem a noção da responsabilidade e a importância da convivência pacífica entre os envolvidos.
	
	
	As partes são dominadas pela emoção, perdem a noção da responsabilidade, mantendo a importância da convivência pacífica entre os envolvidos.
	
Explicação:
Na Aula 01, trabalha-se a perspectiva de que:
¿O paradigma da lógica determinista binária é o paradigma do ganhar/perder, em que a perpetuação do litígio é quase inevitável, podendo chegar a níveis patológicos. Quem é ferido, quer ferir, depois há o revide, e, por causa dessa reação, ocorre outra reação. Essa situação é infinitamente alimentada pelos sentimentos que desperta. As partes são dominadas pela emoção, perdem a noção de responsabilidade pelos seus atos e a importânciade uma convivência pacífica com o próximo.¿
Pelo exposto, conclui-se que a alternativa correta é:
As partes são dominadas pela emoção, perdem a noção da responsabilidade e a importância da convivência pacífica entre os envolvidos.
A demais alternativas têm incorreções, ao mesclar emoção, razão, responsabilidade e convivência.
Se as partes estiverem atuando com racionalidade, tenderão a manter noções de responsabilidade, o que influenciará na perspectiva de convivência pacífica.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Nas determinações do século XXI, tornam-se fundamentais , para ajudar as dificuldades nos relacionamentos entre as pessoas :
	
	
	
	os métodos que determinam as tarefas de cada um
	
	
	os métodos que elegem um terceiro para realizar as escolhas pelas pessoas
	
	
	os métodos que julgam as pessoas com suas dificuldades
	
	
	os métodos que facilitam e favorecem o diálogo
	
	
	os métodos que favorecem a identificação daquele que tem razão
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A principal característica do processo de mediação é a
	
	
	
	comunicação.
	
	
	discordância.
	
	
	competição.
	
	
	técnica.
	
	
	linguagem.
	
Explicação:
 
GABARITO - COMUNICAÇÃO
A mediação possui algumas características e princípios peculiares, entre os quais se destacam:
* Voluntariedade / Liberdade das partes
* Confidencialidade / Privacidade
* Participação de terceiro imparcial
* Economia financeira e de tempo
* Informalidade / Oralidade
* Reaproximação das partes
* Autonomia das decisões / Autocomposição
* Não-competitividade
O mediador facilita a comunicação, estimula o diálogo, auxilia na resolução de conflitos, mas não os decide.
http://www.mediarconflitos.com
	
	
	
	 
		
	
		6.
		As relações sociais são extremamente ricas de detalhes emocionais e culturais, e, ao mesmo tempo (e também por esta razão) demasiadamente frágeis. Diante desta fragilidade e alcance, não podem os conflitos serem tratados de forma superficial e generalizada, sendo necessária e fundamental uma ruptura com o paradigma vigente. A lógica determinista binária, nos meios extrajudiciais de resolução de conflitos , representa:
	
	
	
	perder/perder
	
	
	ganhar/perder
	
	
	trabalhar/descansar
	
	
	ganhar/ganhar
	
	
	arriscar/perder
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Marque a alternativa correta:
Dentre as alternativas abaixo, qual delas  não representaria um problema de acesso à Justiça :
	
	
	
	Burocracia estatal estruturada com ênfase no processualismo.
	
	
	A explosão das relações de consumo como consequência das garantias individuais e proteção à propriedade.
	
	
	Prestação de jurisdição estatal sem custas judiciais ou advocatícias.
	
	
	Inexistência de audiências conciliatórias antes de audiência com juiz detentor de poderes de jurisdição.
	
	
	Supremacia do interesse privado no paradigma jurídico adotado na Constituição de 1988.
	
Explicação:
O enunciado da questão traz o tema do acesso à Justiça, no país. As alternativas abaixo não se coadunam com esse objetivo, quais sejam;
Burocracia estatal estruturada com ênfase no processualismo.
Inexistência de audiências conciliatórias antes de audiência com juiz detentor de poderes de jurisdição.
Supremacia do interesse privado no paradigma jurídico adotado na Constituição de 1988.
A explosão das relações de consumo como consequência das garantias individuais e proteção à propriedade.
A alternativa que está de acordo com o aumento da procura pelo Judiciário, e, assim, pelo acesso à Justiça estatal, no Brasil, posteriormente à promulgação da Carta de 05 de outubro de 1988 é: 
Prestação de jurisdição estatal sem custas judiciais ou advocatícias.
	 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		As relações sociais são ricas em aspectos emocionais e culturais. Desta forma , os conflitos surgidos a partir delas não podem ser tratados de forma superficial e generalizada. Este fato leva a uma mudança de paradigma que é estabelecida pela mudança :
	
	
	
	do paradigma cooperativo em satisfativo
	
	
	do paradigma adversarial em cooperativo
	
	
	do paradigma cooperativo em adversarial
	
	
	do paradigma cooperativo em administrativo
	
	
	do paradigma adversarial em competitivo
	
	Gabarito
Coment.
	
	
		1.
		Na mediação:
	
	
	
	as partes têm controle do procedimento
	
	
	há a avaliação e sugestão de soluções para o problema
	
	
	o juiz estabelece a melhor decisão para as partes
	
	
	é obrigatório o comparecimento das pessoas
	
	
	os advogados apresentam suas propostas para serem avaliadas
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A mediação e a conciliação tem o intuito de solucionar conflitos, todavia são métodos distintos consensuais. 
Na mediação, não existe processo judicial, é a busca pela resolução do conflito começa antes mesmo de se formar um processo, de forma preventiva, ou seja, uma forma de tentar solucionar os conflitos na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, promove o diálogo entre as partes, para que elas estabeleçam a melhor solução para o problema.
O mediador pode ponderar, comentar, juntamente com as partes, com a intenção encontrar melhor opção para resolver o problema. Sua função é tão somente a de favorecer o diálogo, para a resolução dos conflitos que diz respeito às próprias partes, que a viabilizarão.
A conciliação ela pode ser aplicada na esfera extrajudicial e judicial é uma técnica consensual de resolução do conflito. Sendo a conciliação extrajudicial esta ocorre em sessão de conciliação na qual as partes concordam com que foi ajustando da forma mais conveniente, assinam o termo do acordo e encaminham petição ao Judiciário com pedido de homologação do acordo para que o Juiz analise.
A conciliação judicial, o processo já existe, mas o juiz pode intimar as partes para a conciliação na fase pré-processual, seja antes da citação ou entre a citação e o provimento jurisdicional.
Quanto as distinções da mediação e da Conciliação somente é correto afirmar que:
	
	
	
	A principal distinção entre os dois mecanismos reside nas partes  e devem ser levadas ao Poder Juciaiário para homologação.
 
 
	
	
	A distinção é que a mediação não precisa de um terceiro para auxiliar e solucionar o conflito mas a conciliação sim.
	
	
	A principal distinção entre os dois mecanismos  reside em seus dirigentes, mas sim no método adotado: enquanto o conciliador manifesta sua opinião sobre a solução justa para o conflito e propõe os termos do acordo, o mediador atua com um método estruturado em etapas seqüenciais.
	
	
	A principal distinção entre os dois mecanismos não reside em seus dirigentes, mas sim no método adotado: enquanto o conciliador manifesta sua opinião sobre a solução justa para o conflito e propõe os termos do acordo, o mediador atua com um método estruturado em etapas seqüenciais.
 
	
	
	Os dois métodos se distinguem pois o primeiro sempre se dará na esfera municipal e o segundo na esfera federal.
	
Explicação:
A principal distinção entre os dois mecanismos não reside em seus dirigentes, mas sim no método adotado: enquanto o conciliador manifesta sua opinião sobre a solução justa para o conflito e propõe os termos do acordo, o mediador atua com um método estruturado em etapas seqüenciais, conduzindo a negociação entre as partes, dirigindo o `procedimento¿, mas abstendo-se de assessorar, aconselhar, emitir opinião e depropor fórmulas de acordo.
A mediação e conciliação por diversas vezes se assemelham, mas existem distinções entre esses dois conceitos. A grande diferença entre esses métodos é a forma em que o terceiro atua um intervindo mais na busca de soluções, ou seja, conciliando e o outro com operação de forma mais sutil, abrindo caminho para que as próprias partes estabeleçam o entendimento, mediando.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Analise a afirmação a seguir: ¿Dada a ineficácia do Estado na prestação jurisdicional, o cidadão e seus grupos começaram a preferir soluções negociadas das controvérsias, nas quais pudessem se envolver por sua própria iniciativa. Se não obtido um consenso, um terceiro isento, encomendado pelos contendores, deveria decidir a questão¿. (ALVARES DA SILVA, Antonio. A desjuridicização dos conflitos trabalhistas e o futuro da justiça do trabalho no Brasil, p. 259). Assinale qual das opções abaixo não se encaixa na afirmação.
	
	
	
	Negociação
	
	
	Mediação
	
	
	Conciliação
	
	
	Arbitragem
	
	
	Adjudicação
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A Cláusula Compromissória é um dos instrumentos utilizados na Arbitragem. É incorreto afirmar sobre a Cláusula Compromissória:
	
	
	
	Estabelece um compromisso de submeter à arbitragem os litígios que surgirem.
	
	
	Não há esta cláusula na Arbitragem
	
	
	Está inserida em um contrato e é redigida após o início do conflito.
	
	
	É redigida antes do início do conflito
	
	
	Está inserida em um contrato
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Marque a resposta correta:
Dentre os objetivos da conciliação, NÃO se encontra:
	
	
	
	apaziguar as diferenças entre os participantes
	
	
	apontar vantagens da conciliação e desvantagens da sentença judicial
	
	
	controlar as negociações entre as partes
	
	
	sugerir e formular propostas para as partes
	
	
	transformar o padrão de comunicação dos envolvidos
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A Mediação é um meio alternativo de solução de controvérsias, litígios e impasses, na qual um terceiro, imparcial, de confiança das partes (pessoas físicas ou jurídicas), por elas livre e voluntariamente escolhido, intervém entre elas (partes) agindo como um ¿facilitador¿, um catalisador, que, usando de habilidade e arte, leva as partes a encontrarem a solução para as suas pendências. Assim, são características do método de mediação, à exceção de:
	
	
	
	O acordo tem a genuína autoria das partes.
	
	
	As partes têm liberdade de expressar suas opiniões e criar soluções para o conflito
	
	
	Busca a confirmação das diferenças.
	
	
	É confidencial.
	
	
	O mediador não opina, não sugere e não oferece parecer técnico de qualquer natureza.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		"Já estava prevista em nossas leis há muito tempo, mas ganhou força apenas em 1996, quando foi editada a Lei n.º 9.307. É um meio privado e alternativo de solução de controvérsias extrajudiciais de direito patrimonial disponível nas áreas cível, comercial e trabalhista, na qual um terceiro é escolhido pelas partes para decidir o conflito. Ela pode ser usada para resolver problemas jurídicos sem a participação do Poder Judiciário. É um mecanismo voluntário: ninguém pode ser obrigado a se submeter a ele contra sua vontade". Este conceito corresponde a:
	
	
	
	uma mediação
	
	
	uma arbitragem
	
	
	uma negociação
	
	
	uma conciliação
	
	
	um conflito
	
Explicação:
A arbitragem já estava prevista em nossas leis há muito tempo, e, segundo alguns autores, ganhou força apenas em 1996, quando foi editada a Lei 9.307 ¿ Lei de Arbitragem. Através da arbitragem as partes escolhem um terceiro para solucionar o conflito entre elas.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		"Essa forma de solução é o caminho natural para resolução dos conflitos das relações humanas. Identifica-se como sendo a relação que estabelecem duas ou mais pessoas a respeito de um assunto determinado, visando encontrar posições comuns e chegar a um acordo que seja vantajoso para todos". Este conceito corresponde a:
	
	
	
	uma arbitragem
	
	
	um conflito
	
	
	uma mediação
	
	
	uma conciliação
	
	
	uma negociação
	
Explicação:
A negociação é uma forma de solução de conflitos que consiste em uma relação que duas ou mais pessoas estabelecem a respeito de um assunto, visando encontrar posições comuns e chegar a um acordo que seja vantajoso para todos. A todo momento, em nossas vidas, temos algumas questões para serem resolvidas dessa forma sendo, portanto, um caminho natural nas relações humanas.
	
	
	
	
	
		1.
		Marco procura o Núcleo de Prática Jurídica da Universidade X e informa que tem enfrentado alguns problemas com a Tinturaria Lava Tudo, pois há cerca de 1 mês deixou seu terno branco para lavar e quando foi buscar verificou que a tinturaria manchou o terno inteiro. Marco entendeu os argumentos do dono da loja quanto a um problema que teve na máquina que faz as lavagens da loja, entretanto, ainda não conseguiu ser reembolsado pelo prejuízo que teve. Marco afirma no Núcleo que não tem interesse em propor ação judicial e que gostaria que uma terceira pessoa pudesse intervir no caso para aproximar as partes, controlar as negociações e sugerir e formular propostas, apontando as vantagens e desvantagens de se fazer um acordo. Neste sentido, qual dos meios alternativos de resolução de conflitos abaixo deve ser indicado pelo Núcleo de Prática Jurídica para ajudar Marco ?
	
	
	
	Mediação
	
	
	Negociação
	
	
	Arbitragem
	
	
	Conciliação
	
	
	Adjudicação
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Negociação pode ser conceituada como: (SENASP/MJ, 2009)
	
	
	
	Equilíbrio entre emoção e razão.
	
	
	Confiabilidade e sagacidade.
	
	
	Sofisticadas técnicas destinadas a aperfeiçoar resultados.
	
	
	Arte da dissimulação
	
	
	A composição das pretensões e expectativas de todos nós.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		"É um meio alternativo de solução de controvérsias, litígios e impasses, na qual um terceiro, imparcial, de confiança das partes (pessoas físicas ou jurídicas), livre e voluntariamente escolhido por elas, intervém, agindo como um ¿facilitador¿, um catalisador, que, usando de habilidade e arte, as leva a encontrar a solução para as suas pendências.". Este conceito corresponde a:
	
	
	
	uma conciliação
	
	
	uma arbitragem
	
	
	um conflito
	
	
	uma mediação
	
	
	uma negociação
	
Explicação:
Na mediação as partes têm total controle do procedimento, mantendo a autonomia para decidir os aspectos em questão. O mediador, como terceiro imparcial, usando de habilidade e arte, leva as partes a encontrar a solução para as suas pendências.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A arbitragem, regulado pela Lei nº 9.307/96, é uma forma de solução de conflitos:
	
	
	
	Judicial e o seu título é executivo extrajudicial.
	
	
	Extrajudicial e o seu título é executivo extrajudicial.
	
	
	Extrajudicial e o seu título é executivo judicial.
	
	
	Extrajudicial e o seu título não constitui título executivo.
	
	
	Judicial e o seu título é executivo judicial.
	
Explicação:A arbitragem é uma forma de solução de conflitos extrajudicial, em que as partes escolhem um terceiro, o árbitro, que ao final do processo expedirá uma decisão, que constitui título executivo judicial, ou seja, a sentença arbitral têm os mesmos efeitos da sentença judicial.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Na disciplina Mediação de conflitos, entendemos a necessidade de se compreender o diálogo entre as pessoas como:
	
	
	
	uma possibilidade de encaminhamento para o Judiciário
	
	
	uma avaliação do tipo de ação a ser proposta
	
	
	uma questão de manutenção do poder de uma das pessoas envolvidas
	
	
	uma forma de pacificação social entre as pessoas envolvidas
	
	
	uma possibilidade de julgar o conflito entre as partes
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Quanto ao processo, a mediação é:
	
	
	
	Dissimulação
	
	
	Conciliação.
	
	
	Arbitragem.
	
	
	Enquadramento do fato ao tipo penal.
	
	
	Participativa e flexível.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		"É uma forma de resolução de conflitos administrada por um terceiro imparcial (investido de autoridade ou indicado pelas partes), a quem compete: aproximar as partes, aparar as arestas, sugerir e formular propostas, apontar vantagens e desvantagens. O objetivo desse terceiro é sempre o de estabelecer uma composição do litígio pelas partes". Este conceito corresponde a:
	
	
	
	um conflito
	
	
	uma arbitragem
	
	
	uma conciliação
	
	
	uma mediação
	
	
	uma negociação
	
Explicação:
Na conciliação há a administração do conflito por um terceiro imparcial, que é o conciliador. Este tem a prerrogativa de poder sugerir um possível acordo, após a avaliação das vantagens e desvantagens que tal proposição traria a ambas as partes.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Analise a afirmação a seguir:
Trabalha com uma determinada porção do conflito, no âmbito da disputa, não tem como objetivo melhorar a qualidade da relação entre as partes. A técnica permite a intervenção e sugestão de propostas e acordos, indicação de vantagens e desvantagens, haverá sempre como objetivo principal a composição do litígio. Esta definição corresponde ao conceito de qual dos institutos abaixo ?
	
	
	
	Mediação
	
	
	Negociação
	
	
	Arbitragem
	
	
	Conciliação
	
	
	Jurisdição
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	
		1.
		Em relação aos métodos alternativos de solução de conflitos, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	A arbitragem é um meio privado, alternativo e voluntário de solução de controvérsias extrajudiciais de direitos patrimoniais disponíveis, comerciais e trabalhistas. Porém a decisão do árbitro é submetida ao Poder Judiciário;
	
	
	Na conciliação, o conciliador tem como objetivo restaurar o diálogo entre as partes, levando-as a encontrarem a solução para as suas controvérsias;
	
	
	A arbitragem não é considerada um meio alternativo voluntário de solução de conflitos, pois o árbitro decide a controvérsia;
	
	
	O mediador tem função ativa na solução das controvérsias existentes entre as partes, podendo propor soluções e apresentar propostas, visando sempre a solução do conflito;
	
	
	Na mediação, as partes não devem ser entendidas como adversárias, o mediador atua como facilitador da comunicação, não podendo induzir as partes ao acordo. O acordo é consequência da real comunicação entre as partes;
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A evolução da sociedade brasileira nos últimos 100 anos foi tamanha, na medicina percebemos a cura de diversas doenças, na política a quebra de alguns regimes e ascensão de outros, temos o surgimento do computador, do aparelho celular, da internet, entretanto, as mudanças no Poder Judiciário não acompanharam o ritmo da evolução geral. Neste sentido, percebe-se que ainda temos como regra geral para a resolução dos conflitos o juiz, terceiro imparcial, resolvendo o conflito, impondo uma sentença. Quais as outras opções para resolução dos conflitos, que não seja pela via judicial ?
	
	
	
	Negociação, conciliação, mediação e arbitragem
	
	
	Jurisdição, conciliação, arbitragem e negociação
	
	
	Mediação, conciliação e adjudicação e autodefesa
	
	
	Negociação, adjudicação, arbitragem e autodefesa
	
	
	Conciliação, mediação, arbitragem e adjudicação
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A interferência em uma negociação ou em um conflito de uma terceira parte aceitável, tendo poder de decisão limitado ou não-autoritário, e que ajuda as partes envolvidas a chegarem voluntariamente a um acordo aceitável com relação às questões em disputa, é denominada
	
	
	
	resolução
	
	
	arbitragem
	
	
	conciliação.
	
	
	contenda 
	
	
	Mediação.
	
Explicação:
Mediação: é o processo de gestão de controvérsias no qual um profissional - o mediador - intervém de forma imparcial e neutra, ou seja, sem poder de decisão, facilitando a comunicação entre os envolvidos, com vistas à solução da disputa.
O Mediador não decide, ele ajuda as partes a chegarem a um consenso.
 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A principal característica do processo de mediação é a
	
	
	
	comunicação
	
	
	competição.
	
	
	linguagem
	
	
	técnica.
	
	
	discordância.
	
Explicação:
GABARITO: E - comunicação.
A mediação possui algumas características e princípios peculiares, entre os quais se destacam:
* Voluntariedade / Liberdade das partes
* Confidencialidade / Privacidade
* Participação de terceiro imparcial
* Economia financeira e de tempo
* Informalidade / Oralidade
* Reaproximação das partes
* Autonomia das decisões / Autocomposição
* Não-competitividade
O mediador facilita a comunicação, estimula o diálogo, auxilia na resolução de conflitos, mas não os decide.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Preencha o espaço abaixo com a resposta correta:
A __________ é pontual e trabalha na superfície do problema. Não objetiva uma melhora na qualidade da relação das partes e tem suas próprias características. É um meio de administração pacífica da disputa, por um terceiro que tem a prerrogativa técnica de intervir e sugerir um possível acordo, após uma criteriosa avaliação das vantagens e desvantagens que sua proposição traria às partes.
	
	
	
	Negociação
	
	
	Conciliação
	
	
	Supervisão
	
	
	Arbitragem
	
	
	Mediação
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A Arbitragem é :
	
	
	
	um encontro entre advogados e partes
	
	
	uma conciliação entre as partes
	
	
	um procedimento voluntário
	
	
	uma avaliação informal do problema
	
	
	um julgamento judicial
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Helena adquiriu um secador de cabelos, nas Lojas A & B. Cerca de uma semana após a compra, o aparelho passou a apresentar uma série de defeitos, tornando-se impróprio ao uso. Dirigiu-se, então, a loja, relatou o problema ao gerente, que informou a consumidora que não poderia efetuar a troca sem um laudo da assistência técnica autorizada, que atestasse que o defeito era de fabricação e não de mau uso. Dias depois, portando o laudo técnico e o aparelho defeituoso, a consumidora voltou à lojae o gerente do estabelecimento cumpriu o prometido. O conflito estabelecido pelas partes foi solucionado pela método de resolução de conflito denominado
	
	
	
	conciliação
	
	
	judicial
	
	
	mediação
	
	
	negociação
	
	
	arbitragem
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A negociação pode ser explicada como :
	
	
	
	determinar decisões para estabelecer um acordo
	
	
	uma estratégia para que uma opinião seja a aceita
	
	
	avaliar decisões de uma das pessoas na discussão
	
	
	um terceiro que decide as questões do conflito
	
	
	encontrar posições comuns para chegar a um acordo
	
	Gabarito
Coment.
	
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		A Cláusula de Mediação em um contrato:
	
	
	
	Determina a obrigatoriedade da mediação judicial. 
	
	
	Determina a obrigatoriedade da mediação extrajudicial
	
	
	Obriga as partes a comparecer em uma primeira reunião de mediação e não a permanecer no processo de mediação.
	
	
	Não vincula as partes.
	
	
	vincula as partes
	
Explicação:
GABARITO A = Obriga as partes a comparecer em uma primeira reunião de mediação e não a permanecer no processo de mediação.
Previsão da Lei 13.140/15 
Art. 2o,
§ 1o Na hipótese de existir previsão contratual de cláusula de mediação, as partes deverão comparecer à primeira reunião de mediação. 
§ 2o Ninguém será obrigado a permanecer em procedimento de mediação.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A conciliação envolve:
	
	
	
	um julgamento estabelecido pelo árbitro
	
	
	uma arbitragem realizada no Judiciário
	
	
	uma negociação feita pelo mediador
	
	
	uma disputa de poder entre as partes
	
	
	um pacto social entre as partes
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A arbitragem é um meio privado e alternativo de solução de controvérsias extrajudiciais de direito patrimonial, disponível nas áreas cível, comercial e trabalhista. Desta forma podemos dizer que ela é utilizada para
	
	
	
	resolver problemas jurídicos sem a participação do Poder Judiciário
	
	
	estabelecer acordos que serão julgados pelo Poder Judiciário
	
	
	analisar soluções propostas pelo Poder Judiciário
	
	
	atualizar decisões do Poder Judiciário
	
	
	criar soluções para serem discutidas no Poder Judiciário
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		As habilidades que os negociadores utilizam depende do tipo de negociação que será realizada, do método e das estratégias empregadas. No entanto, existem algumas habilidades que todo negociador deve ter, independente da situação. Indique qual item NÃO corresponde a uma dessas habilidades.
	
	
	
	Intransigência
	
	
	Excelente comunicação
	
	
	Capacidade de observação
	
	
	Criatividade
	
	
	Flexibilidade
	
Explicação:
A intransigência é contrária ao próprio espírito da negociação. As partes devem estar dispostas a ouvir, ponderar os argumentos e propostas da outra parte e, se for o caso, estar dispostas a ceder em determinados pontos para que todos saiam satisfeitos com a negociação.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A mediação não é recomendada quando:
	
	
	
	As partes querem conservar o controle sobre o resultado.
	
	
	A disputa não convém a ninguém e nenhuma delas deseja entrar com uma ação na Justiça.
	
	
	Não existe grande desequilíbrio de poder.
	
	
	Se quer resolver o conflito rapidamente.
	
	
	Existe delito de ação pública ou violência ou maus tratos.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		São características do método de mediação, à exceção de:
	
	
	
	As partes têm liberdade de expressar suas opiniões e criar soluções para o conflito
	
	
	O acordo tem a genuína autoria das partes.
	
	
	O mediador não opina, não sugere e não oferece parecer técnico de qualquer natureza.
	
	
	Busca a confirmação das diferenças.
	
	
	É confidencial.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Os Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos ganharam grande relevância com a Emenda Constitucional 45/2004 e cada vez mais exercem um importante papel na sociedade contemporânea, apesar da resistência da cultura positivista, agregada ao formalismo. Nesse sentido, as principais características da Mediação são:
	
	
	
	b) Não é instituto jurídico; É uma técnica de solução alternativa de conflitos; participação de um terceiro; aproxima as partes; procura identificar os pontos controvertidos; facilita o acordo sem fazer sugestões
	
	
	e) Formal; inflexível; sem participação de um terceiro; conduzido unicamente pelas partes.
	
	
	d) Tem previsão legal; participação de um terceiro (árbitro); inflexível e de longa duração
	
	
	c) Tem previsão legal (legislação esparsa); participação de um terceiro ; facilita o acordo com a prerrogativa de poder sugerir um possível acordo; participação ativa das partes envolvidas
	
	
	a) Procedimento dinâmico na busca de um acordo; concessões mútuas; conduzido unicamente pelas partes; flexível; centrado na ética e na moral das partes;
	
Explicação:
De acordo com o enunciado, a única alternativa correta é:
	Não é instituto jurídico; É uma técnica de solução alternativa de conflitos; participação de um terceiro; aproxima as partes; procura identificar os pontos controvertidos; facilita o acordo sem fazer sugestões.
	
As demais alternativas têm incorreções.
Na alternativa Procedimento dinâmico na busca de um acordo; concessões mútuas; conduzido unicamente pelas partes; flexível; centrado na ética e na moral das partes,  a incorrreção está no fato de ser conduzido unicamente pelas partes. Há o mediador, afinal.
Na alternativa Tem previsão legal (legislação esparsa); participação de um terceiro ; facilita o acordo com a prerrogativa de poder sugerir um possível acordo; participação ativa das partes envolvidas, a incorreção está no fato de que o terceiro, o mediador, não sugere um possível acordo.
Na alternativa Tem previsão legal; participação de um terceiro (árbitro); inflexível e de longa duração, o que torna incorreta a afirmativa é ser inflexível e de longa duração. Pelo contrário, o que se espera é celeridade e flexibilidade entre as partes.
Na alternativa Formal; inflexível; sem participação de um terceiro; conduzido unicamente pelas partes, as incorreções estão no caráter formal, na inflexibildade, tendo participação de terceiros.
 
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Assinale a alternativa correta em relação ao conceito de CONCILIAÇÃO:
	
	
	
	Forma de resolução de controvérsias na relação de interesses, administrada por um conciliador, a quem compete aproximar as partes, controlar as negociações, aparar as arestas, sugerir e formular propostas.
	
	
	A conciliação é um meio alternativo de composição de controvérsias, não adversarial e pacífico, através do qual o conciliador decidirá o conflito.
	
	
	A conciliação é um meio adversarial de solução de conflitos, através do qual o conciliador decidirá o conflito.
	
	
	A conciliação é um meio voluntário,não adversarial e pacífico de resolução de conflitos, através do qual o mediador atua como facilitador do diálogo entre os envolvidos.
	
	
	Conciliação é um meio involuntário, adversarial e litigioso de resolução de conflitos, através do qual as partes chegam a um acordo sobre o conflito.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.

Continue navegando