Buscar

DISCURSIVAS FINAIS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E DO CONHECIMENTO

Prévia do material em texto

DISCURSIVA FINAL 1:
QUESTÃO:
O sucesso de uma empresa está baseado no desempenho de sua equipe de profissionais, sendo que o desempenho profissional está associado ao conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que os profissionais possuem. São as pessoas que podem agregar valor às organizações com o seu conhecimento, suas habilidades e atitudes. Diante disso, descreva a importância do CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes) para o desempenho profissional.
RESPOSTA ESPERADA:
Conhecimento é o saber que adquirimos ao longo de nossa vida através de estudos. Antes de realizar algo, temos que ter o conhecimento teórico acerca disso. Quanto mais conhecimento possuímos, mais flexíveis para mudança nos tornamos e, com isso, mais conhecimento nos permitimos adquirir. 
Habilidade é o saber fazer. Não basta termos o conhecimento, temos que saber colocá-lo em prática. Ter habilidade para realizar algo surge com a prática, com o treino, errando e aprendendo e, com isso, alcançamos o desempenho desejado.
Atitude está ligada à ação ou querer fazer. Não adianta ter conhecimento e habilidade e não ter atitude. Muitos profissionais estão pouco dispostos a ter atitudes de mudança. Atitudes são necessárias para se mudar paradigmas.
DISCURSIVA FINAL 2:
QUESTÃO:
Uma das ações que muitas empresas integram no seu dia a dia e que está relacionada à gestão do conhecimento é a chamada inteligência competitiva. A inteligência competitiva é muito importante para que as empresas estejam em vantagem em relação aos concorrentes. Diante disso, disserte sobre a inteligência competitiva.
RESPOSTA ESPERADA:
Inteligência competitiva trata-se de um processo sistêmico de coleta e análise da informação sobre atividades dos concorrentes e tendências gerais dos negócios, visando a atingir as metas da empresa. A inteligência competitiva serve de apoio para a tomada de decisão estratégica do negócio.
DISCURSIVA FINAL 3:
QUESTÃO:
O conhecimento é criado por meio da aprendizagem. É necessário que a aprendizagem apresente resultados, caso contrário não obteremos o conhecimento. Em uma organização, as pessoas podem expandir e compartilhar seus conhecimentos, ocasionando mudanças de comportamento para elas e para toda a organização. Diante disso, disserte sobre a aprendizagem.
RESPOSTA ESPERADA:
Aprendizagem é um processo que proporciona experiências, elevando nossa capacidade. A aprendizagem nos leva à mudança de comportamento, além de alterar nossa percepção e atitude com relação ao ambiente em que estamos inseridos.
DISCURSIVA FINAL 4:
QUESTÃO:
Burocracia, custo, falta de apoio da alta direção, ausência de visão sistêmica. São algumas das dificuldades que as organizações encontram para a implementação da gestão por competência, porém há premissas que podem auxiliar no sucesso para essa implementação. Disserte sobre as premissas que devem estar presentes nas organizações para o sucesso da implementação de um modelo de gestão por competência.
RESPOSTA ESPERADA:
Para uma implementação de sucesso de um modelo de gestão por competência, é importante ter ciência que cada tipo de negócio necessitará de pessoas com um perfil específico; assim como os diferentes tipos de função também devem ser ocupados por profissionais que tenham as competências compatíveis com a função; os profissionais que atuam em funções gerenciais são responsáveis pela oportunidade de aquisição de novas competências ou para o seu desenvolvimento.
DISCURSIVA FINAL 5:
QUESTÃO:
Quando falamos em capital intelectual, falamos em conhecimento. O capital intelectual que está na mente das pessoas é considerado o recurso mais importante que uma organização pode ter. Disserte sobre o que é capital intelectual.
RESPOSTA ESPERADA:
O capital intelectual compõe o conhecimento, informação, propriedade intelectual, experiência que pode ser usada para gerar riqueza. São os elementos intangíveis existentes em uma organização e que geram valor para a organização. É um dos principais recursos das organizações mais competitivas.
DISCURSIVA FINAL 6:
QUESTÃO:
Para implementar um modelo de gestão por competência, muitas vezes, a organização enfrenta dificuldades, seja de planejamento, problemas técnicos, culturais, entre outros. Caso a organização consiga superar essas dificuldades, o modelo de gestão por competência gera vantagens e resultados para a organização. Descreva cinco vantagens ou resultados gerados pela gestão por competência. 
RESPOSTA ESPERADA:
Vantagens para a empresa 
- O RH passa a envolver-se mais com as estratégias e objetivos organizacionais. 
- Potencial interno. 
- Maior preocupação com treinamento e desenvolvimento de acordo com a necessidade. 
- Descrição, avaliação dos cargos. 
- Avaliação das competências. 
- Remuneração e benefícios por competências.
Resultados obtidos pela implantação da gestão por competências: 
- Escolha de profissionais dentro dos perfis desejados. 
- Influência na mudança da cultura organizacional. 
- Redução de custos com treinamento. 
- Estímulo ao aprimoramento e ao desenvolvimento individual. 
- Feedback profissional, em que o colaborador recebe o resultado individual sobre sua atuação. 
- Monitoramento da evolução do desenvolvimento dos colaboradores. 
- A área de gestão de pessoas torna-se estratégica e agregadora de valores ao negócio.

Continue navegando