Buscar

Fermentação e Metabolismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O que é fermentação, e como ocorre ?
É um processo de respiração anaeróbico(sem oxigênio) em que as células obtem energia química para suas atividades normais do seu metabolismo. 
A fermentação ocorre no CITOSOL, inicialmente ocorre a glicose em que sera degrada em 2 piruvatos, cada um com 3 carbonos com saldo de 2 ATP E 2 NADH. Na fermentação a glicose é degradada parcialmente a ausência de oxigênio em substancias mais simples como ácido lático e álcool etílico.
O que são alimentos fermentados? 
São aqueles alimentos sujeitos à ação de microorganismos ou enzimas, para que ocorra alterações bioquímicas desejáveis. Pela fermentação os alimentos tornam-se mais nutritivos, apresentam menos substancias toxicas, podem ser de origem animal (pescado, embutidos) ou vegetal (chucrute, café, azeitona).
Quais as áreas de aplicação dos fermentados na indústria de alimentos?
Podem ser aplicados em: massas fermentadas(pão), carnes fermentadas(salame), bebidas fermentadas(vinho e cerveja) e destiladas ( conhaque), leite fermentado ( iogurte e queijo), enzimas ( proteases, amilases, glicose oxidase), condimentos (vinagre), aminoácidos e polissacarídeos. 
Como ocorre a fermentação aeróbica e anaeróbica ? 
Aeróbica: ocorre na presença de oxigênio do ar EX: fermentação do ácido cítrico e penicilina.
Anaeróbica: Ocorre na ausência de oxigênio. EX. fermentação do vinagre, vinho, cerveja, iogurte, até em câimbras( acido lático)
Explique os tipos de fermentação
F. LÁTICA: é uma oxidação anaeróbica parcial de carboidratos tendo com a produção final de ácido lático, nesse processo o piruvato é reduzido a lactato pela ação da enzima lactata-desidrogenase, no qual utiliza-se os íons de hidrogênio proveniente da reoxidação do NADH² formado na glicólise. 
Utiliza-se bactérias anaeróbias e microaerofilas e fungos por via fermentativa. PRODUZ: iogurte, coalho e queijo.
F. ALCOOLICA: processo em que certos carboidratos (sacarose, glicose e frutose) serão transformados em álcool etílico. Nesse processo, o piruvato é convertido a acetaldeído através da ação do piruvato descarboxilase, gerando CO² e NADH E reoxidando o NADH, através do álcool desidrogenase o acetaldeído é convertido em alcool etílico.
Utiliza-se bactérias e leveduras. PRODUZ: Vinho, cerveja e pão.
F. ACETÍCA: Consiste na oxidação parcial aeróbica do álcool e com produção de ácido acético. é utilizado na produção de vinagre, deterioração de bebidas de baixo teor alcoolico e de certos alimentos.
F. Cítrica: é obtidos por oxidação parcial aeróbica de carboidratos e pela ação de certos fungos. É utilizado na indústria de alimentos, refrigerantes, medicamentos e tinturas. 
EXPLIQUE O PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO VINHO.
Quais os objetivos dos bioprocessos/fermentadores
A multiplicação de microrganismo para a obtenção de biomassa;
A obtenção de produtos microbiano
A conversão de um substrato em outro pela ação do microrganismo ou enzimas
A purificação de um solvente.
EXPLIQUE METABOLISMO 1° E 2°
Metabolismo é o conjunto de reações químicas de degradação (catabolismo) e de síntese (anabolismo) de substancia em um organismo. As primeira liberam energia, as outras consome. 
Os metabolismo ² são composto orgânicos que não estão diretamente envolvidos nos processos de crescimento, desenvolvimento e reprodução do organismo. No qual se originam do resultado de complexas interações entre a biossíntese transporte e degradação. 
Os metabolitos 1° estão relacionados com o crescimento dos microrganismo e a transformação de nutrientes em biomassa(etanol, acido láctico), os metabolitos 2° msm não sendo essenciais, ele permitem a sobrevivência em ambientes extremamente competitivos e com escassos nutrientes. (antibióticos)
Quais as fases de crescimento microbiano
1° FASE LAG: tem-se um intenso metabolismo, onde os microrganismos sintetizam enzimas e constituintes celulares, porem não ocorre a multiplicação
2° FASE LOG: a população cresce de maneira exponencial, no qual apresenta intensa atividade metabólica, sendo sintetizados numerosos metabolitos 1°
3° FASE ESTACIONARIA: devido ao esgotamento de nutrientes, ocorre a morte de algumas células, enquanto outras se dividem. Assim ao final da fase log e inicio da fase estacionaria começam a ser sintetizados os metabolitos 2° 
4° FASE DE DECLINIO: sem a renovação dos nutrientes, ocorre a morte das células em tempo variável.

Outros materiais