Buscar

AVALIAÇÃO DISCURSIVA-FUND. E MET. DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DISCURSIVA – Fundamentos e Metodologia do Ensino de História e Geografia
	Iniciado em
	Segunda, 9 Set. 2019, 11:50
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	Segunda, 9 Set. 2019, 12:04
	Avaliar
	Ainda não avaliado
Parte superior do formulário
Questão 1
Completo
Marcar questão
Texto da questão
QUESTÃO A
Por várias décadas as aulas de história e geografia no nosso país foram permeadas pela mera repetição dos mesmos conteúdos criando um padrão de ensinar essas disciplinas. Mesmo as inovações produzidas no conhecimento histórico ou a corrente da geografia crítica, que tem intuito criar cidadãos críticos, as quais poderiam proporcionar estímulo à reflexão em nossas aulas, encontraram barreiras para serem introduzidas no cotidiano escolar.
Segundo a literatura apresentada nos livros da disciplina, quais são as principais características da geografia crítica e quais os três grandes desafios ao ensino da história e da geografia?	
QUESTÃO B
Por várias décadas as aulas de história e geografia no nosso país foram permeadas pela mera repetição dos mesmos conteúdos criando um padrão de ensinar essas disciplinas. Mesmo as inovações produzidas no conhecimento histórico ou a corrente da geografia crítica, que tem intuito criar cidadãos críticos, as quais poderiam proporcionar estímulo à reflexão em nossas aulas, encontraram barreiras para serem introduzidas no cotidiano escolar. Porém, o fácil acesso à informação nos últimos anos nos levou a uma nova realidade. Hoje podemos ensinar história e geografia de uma forma muito dinâmica e crítica, mediada pelas novas tecnologias de informação e comunicação.
Considerando este cenário e com base na teoria da geografia crítica, como um professor do 2º ano do ensino fundamental poderia trabalhar a questão da desigualdade social e do problema de moradia em sua cidade, com base no processo histórico geográfico da sua região? (Lembre-se de que, sendo os alunos crianças do 2º ano, essas questões precisam ser tratadas de forma simples, porém crítica).
QUESTÃO A - A análise do espaço cultural (construído pelo homem) e de todas as relações sociais (campo x cidade, cultura, economia, guerras, etc.), assim como o conhecimento sobre a natureza (relevo, clima, vegetação, etc.); ou seja, valoriza o conhecimento sobre a natureza, analisando simultaneamente com os aspectos sociais e ver o aluno como um ser social detentor da capacidade de construção e reconstrução dos saberes através da cidadania, pensantes críticos e atentos ao que acontece no mundo, levando-os a refletir, debater e buscar o conhecimento para compreender os problemas sociais e ambientais que ocorrem no espaço geográfico (regional, nacional e mundial). Os desafios no ensino de História são os avanços das pesquisas em torno do ensino de história; às contribuições dessas pesquisas para a formação inicial e continuada dos docentes de história do Ensino Fundamental e às condições materiais para uma formação continuada de qualidade. No ensino de Geografia são a Geografia como ciência versus a sociedade (Tecnologia X Meio ambiente) e suas relações com a natureza (união da mesma como ciência e a sociedade); e o propiciar ao aluno a evolução da consciência (reflexão) que o mesmo é um indivíduo ativo na sociedade (direta ou indiretamente).
QUESTÃO B - Pode ser trabalhada através da Interdisciplinaridade (onde são usadas as cooperações entre as disciplinas envolvidas no processo) ou mediante Temas Transversais. Ensinando os alunos a ler fotografias ou imagens (Datashow, TV, etc.) de época e atuais de sua região. Em seguida, levando a turma pela sua cidade para que fotografem os mesmos locais vistos nas fotografias anteriores para refletirem sobre a transformação ocorrida no decorrer dos anos em sua região, para que possam perceber que os cenários modificados ocorreram por fatores sociais, acarretando nos problemas de moradia e resultando no processo de mudanças histórico-geográfico do ambiente ao seu redor. Instigue-os através de perguntas como: Por que esses lugares são assim? Qual a diferença entre as fotografias e as imagens? Como era a situação antes e hoje? E assim, levando-os a perceber que somos seres históricos e temos influência em tudo que ocorre na sociedade e no ambiente, ensinando-os a indagar, pesquisar e comparar, ou seja, aprender a observar e interpretar a realidade e assim, interferir na mesma, e compreender que o espaço e o tempo vivido por cada geração faz com que possamos compreender a nossa realidade.
QUESTÃO 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O pesquisador alemão Jorn Rüsen (1992a, p. 28-29) explica a aprendizagem da história como sendo um processo de mudança estrutural na consciência histórica, que opera como um modo específico de orientação em situações reais da vida presente. Essa orientação só é possível mediante a compreensão das experiências passadas, mas não significa permanecer no passado. A compreensão do passado deve “iluminar” a realidade e os movimentos de mudança do presente. Os movimentos e mudanças do presente também sofrem as influências das expectativas de futuro, que por sua vez são balizadas e sinalizadas pelas mudanças e permanências da vida prática diária, dotando o presente de uma marca e matriz temporal. As ideias do autor Jorn Rüsen, reproduzidas acima, propõem uma reflexão destacando que é possível observar a mudança estrutural da consciência histórica. Essa mudança acontece de que maneira? Escolha uma das opções apresentadas a seguir para responder à questão levantada, no enunciado.
Escolha uma:
a. Pensando historicamente em contribuir para o aprimoramento de sua consciência histórica.
b. Possibilitando entender que o ensino de história deve considerar o aluno como sujeito da própria história.
c. Encaminhando o ensino a partir daquilo que é significativo para sua vida em sociedade.
d. Analisando as ocorrências que primam pelas atrocidades humanas.
e. Observando o desenvolvimento de suas competências narrativas: as competências da experiência, de interpretação e de orientação.
A competência narrativa da experiência se manifesta pela habilidade com que a pessoa resgata a qualidade e a importância das experiências vividas no passado e as diferencia do presente. Uma pessoa é tanto mais experiente quanto mais apurada for a sua sensibilidade histórica. A competência narrativa de interpretação se manifesta pela habilidade que uma pessoa desenvolveu em diferenciar os tempos: passado, presente e futuro, suas dimensões e mudanças, sem perder a perspectiva de totalidade da temporalidade. É a habilidade que uma pessoa tem de ver e perceber as mudanças e as permanências. A competência narrativa da orientação se manifesta pela habilidade em utilizar o conteúdo da experiência e da interpretação para guiar as ações na vida presente, articulando a identidade humana com o conhecimento histórico em uma realidade de mudança temporal.
Feedback → A resposta correta é: Observando o desenvolvimento de suas competências narrativas: as competências da experiência, de interpretação e de orientação.
QUESTÃO 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com Simielli (2006, p. 95), a cartografia constitui-se um recurso visual que pode ser trabalhado em três níveis. Esses níveis precisam ser desenvolvidos segundo os conceitos já apropriados pelo educando. Trata-se de um encaminhamento gradativo acompanhando o conteúdo da geografia e o desenvolvimento natural da criança. Diante dos fundamentos apresentados, analise as alternativas destacando aquelas que apresentam os níveis corretos da cartografia e suas principais características:
I. Localização e análise – envolve análise da localização e distribuição de fenômenos isoladamente.
II. Isso significa que as atividades envolvendo espaços mais distantes e análises de mapa-múndi, possam eventualmente ser encaminhadas.
III. Correlação – permite a combinação de dados representados em duas ou mais representações cartográficas.
IV. Síntese – relação entre duas ou mais representações cartográficasbuscando uma síntese dos fenômenos geográficos nelas representados.
É correto no que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas I, III e IV são corretas.
A cartografia constitui-se um recurso visual que pode ser trabalhado em três níveis. Localização e análise – envolve análise da localização e distribuição de fenômenos isoladamente. Correlação – permite a combinação de dados representados em duas ou mais representações cartográficas. Síntese – relação entre duas ou mais representações cartográficas buscando uma síntese dos fenômenos geográficos nelas representados.
b. Apenas a IV é correta.
c. Apenas a II e IV estão corretas.
d. Todas as alternativas são falsas.
e. Todas as alternativas são corretas;
Feedback → A resposta correta é: Apenas I, III e IV são corretas.
QUESTÃO 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A tarefa de ensinar história para crianças, jovens e adultos em tempos de uma sociedade em transição do capitalismo industrial para um capitalismo pósindustrial ainda emergente, apresentase como um desafio para professores com formação e licenciatura na área de história. A trajetória do ensino de história no Brasil, segundo Schmidt (2009, p. 22), “evidencia o embate entre o que foi chamado de ‘aprendizagem tradicional’ e ‘aprendizagem crítica’ da história”. Essas aprendizagens não têm conseguido suprir os anseios das crianças, dos jovens e dos adultos da sociedade do conhecimento, lançando novos desafios ao ensino de história, extensivos ao ensino como um todo. Três desafios apresentam-se como fundamentais. Marque a alternativa que destaca corretamente as características de cada desafio de ensino da história e da formação do professor.
Escolha uma:
a. O primeiro e o segundo desafios referem-se às contribuições dessas pesquisas para a formação inicial e continuada dos professores de história do Ensino Fundamental.
b. O primeiro desafio refere-se às contribuições dessas pesquisas para a formação inicial e continuada dos professores de história do Ensino Fundamental. O segundo, específico do ensino de história, refere-se aos avanços das pesquisas em torno do ensino de história. E o terceiro desafio refere-se às condições materiais para uma formação continuada de qualidade. Essa qualidade relaciona-se à capacitação e instrumentalização para a reflexão sistemática sobre a natureza de sua profissão e sobre elementos fundamentais de sua prática;
c. O primeiro, específico do ensino de história, refere-se aos avanços das pesquisas em torno do ensino de história. O segundo desafio refere-se às contribuições dessas pesquisas para a formação inicial e continuada dos professores de história do Ensino Fundamental. E o terceiro desafio refere-se às condições materiais para uma formação continuada de qualidade. Essa qualidade relaciona-se à capacitação e instrumentalização para a reflexão sistemática sobre a natureza de sua profissão e sobre elementos fundamentais de sua prática;
Três desafios apresentam-se como fundamentais, o primeiro, específico do ensino de história, refere-se aos avanços das pesquisas em torno do ensino de história. O segundo desafio refere-se às contribuições dessas pesquisas para a formação inicial e continuada dos professores de história do Ensino Fundamental. E o terceiro desafio refere-se às condições materiais para uma formação continuada de qualidade. Essa qualidade relaciona-se à capacitação e instrumentalização para a reflexão sistemática sobre a natureza de sua profissão e sobre elementos fundamentais de sua prática.
d. O primeiro desafio refere-se às condições materiais para uma formação continuada de qualidade. Essa qualidade relaciona-se à capacitação e instrumentalização para a reflexão sistemática sobre a natureza de sua profissão e sobre elementos fundamentais de sua prática, o segundo desafio refere-se às contribuições dessas pesquisas para a formação inicial e continuada dos professores de história do Ensino Fundamental, e o terceiro, específico do ensino de história, refere-se aos avanços das pesquisas em torno do ensino de história;
e. O primeiro desafio refere-se aos questionamentos que se realiza em função da profissão e, desta forma, pode-se agir e alterar a forma de trabalhar. O segundo desafio refere-se às opções que o professor pode ter para analisar se há necessidade de formação continuada ou não e, o terceiro, específico do ensino de história, refere-se aos avanços das pesquisas em torno do ensino de história.
Feedback → A resposta correta é: O primeiro, específico do ensino de história, refere-se aos avanços das pesquisas em torno do ensino de história. O segundo desafio refere-se às contribuições dessas pesquisas para a formação inicial e continuada dos professores de história do Ensino Fundamental. E o terceiro desafio refere-se às condições materiais para uma formação continuada de qualidade. Essa qualidade relaciona-se à capacitação e instrumentalização para a reflexão sistemática sobre a natureza de sua profissão e sobre elementos fundamentais de sua prática.
QUESTÃO 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O que caracteriza as narrativas como relatos é a ênfase na cronologia, ou seja, a ordenação dos acontecimentos no tempo, sendo necessários ao menos dois eventos seguidos para que seja possível descrever e estruturar um relato.
PORQUE
O que caracteriza a narrativa como quadro é a definição de uma temática central, de uma época, de atores e de episódios, para construção de uma narrativa particular dentro de uma narrativa maior, a história.
Escolha uma:
Escolha uma:
a. As duas são alternativas verdadeiras e, a segunda, é uma justificativa correta da primeira.
b. As duas são verdadeiras e, a primeira, não é uma justificativa correta da primeira.
c. A primeira é uma alternativa verdadeira e a segunda falsa.
#Gabarito: A resposta correta é: A primeira é uma alternativa verdadeira e a segunda falsa. O que caracteriza as narrativas como relatos é a ênfase na cronologia, ou seja, a ordenação dos acontecimentos no tempo, sendo necessários ao menos dois eventos seguidos para que seja possível descrever e estruturar um relato e o que caracteriza a narrativa como quadro reside na forma como a história é exposta, uma exposição que privilegie as particularidades que conferem unidade e coerência entre acontecimentos e situações, podendo ser exemplificado pelas análises de conjunturas que reúnem uma pluralidade de acontecimentos contemporâneos que se interligam, dando-lhe contornos de totalidade.
d. As duas são alternativas falsas.
e. A primeira é uma alternativa falsa e, a segunda, verdadeira.
Feedback → A resposta correta é: A primeira é uma alternativa verdadeira e a segunda falsa.
QUESTÃO 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Ao analisar as relações de interdisciplinaridade entre a geografia e as demais ciências, Santos (2008, p. 104) afirma que esse processo vai além da mera colaboração entre disciplinas, ele precisa ser o resultado da integração entre elas, o que é possível somente por meio de uma superposição parcial dos olhares de cada uma delas sobre o que está sendo estudado.
Na perspectiva do texto acima, avalie as seguintes asserções:
O autor em seu entendimento diz que significa utilizar as contribuições de cada uma das disciplinas envolvidas no processo para entender, em uma perspectiva de totalidade, o que está sendo estudado.
Porque
Assim, são utilizadas as possíveis contribuições de cada disciplina para a resolução ou análise de um determinado problema ou fenômeno.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. A primeira asserção é uma proposição verdadeira e, a segunda, uma proposição falsa.
b. As duas asserções são proposições verdadeiras e, a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Como se pode observar na página indicada, Ao analisar as relações de interdisciplinaridade entre a geografia e as demais ciências, Santos (2008, p. 104) afirma que esse processo vai além da mera colaboração entre disciplinas, ele precisa ser o resultado da integração entreelas, o que é possível somente por meio de uma superposição parcial dos olhares de cada uma delas sobre o que está sendo estudado.
O autor em seu entendimento diz que significa utilizar as contribuições de cada uma das disciplinas envolvidas no processo para entender, em uma perspectiva de totalidade, o que está sendo estudado. Assim, são utilizadas as possíveis contribuições de cada disciplina para a resolução ou análise de um determinado problema ou fenômeno.
c. A primeira asserção é uma proposição falsa e, a segunda, uma proposição verdadeira.
d. As duas asserções são proposições falsas.
e. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Feedback → A resposta correta é: As duas asserções são proposições verdadeiras e, a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 Estado tado
	 Nota / 3,5 Noa / 3,5
	R Revisão eviso
	Finalizada
Enviada (s) segunda, 9 Set. 2019, 12:04
	 3,5
	 Revisão
 Parte inferior do formulário

Continue navegando