Buscar

Aap3 - Legislação Social e Trabalhista

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aap3 - Legislação Social e Trabalhista
1) Nascimento (2009, p. 1039) observa que: "Sendo a contraprestação do trabalho efetivamente prestado, o salário pode, em diversos casos, não ter este caráter contraprestativo, uma vez que há interrupções do contrato individual de trabalho durante as quais o empregador é obrigado a pagar salários, como nas férias do empregado".
A partir disso, analise as seguintes afirmativas:
V I. Por terem caráter remuneratório, as gorjetas incidirão no cálculo do 13º salário, das férias, do FGTS, da contribuição previdenciária (INSS).
V II. O pagamento do adicional de insalubridade e o de periculosidade tem por intenção compensar um eventual prejuízo à saúde do trabalhador.
V III. As atividades insalubres são aquelas atividades que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados, em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.
F IV. A Reforma Trabalhista (Lei  467/2017), que alterou a CLT, estabeleceu a possibilidade de a gestante se afastar do trabalho insalubre, para exercer suas funções em local salubre, quando deixará de receber o adicional de insalubridade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:
Alternativas:
	a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
	b) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
	c) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	d) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
	e) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
2) Segundo o art. 189 da CLT, as atividades insalubres são aquelas atividades que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados, em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos. 
Trabalho perigoso é quando o trabalhador tem contato com substâncias inflamáveis, explosivos, energia elétrica ou ainda está exposto a roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial.
 
 
Acerca do descrito acima, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
 
( F ) O  trabalhador  que  labora em  condições  insalubres  terá  direito  à  percepção  de  um adicional  de  periculosidade.
( F ) A insalubridade é outro importante instituto que se relaciona com a saúde e integridade física do trabalhador sendo devida nos casos de contato com substâncias inflamáveis, explosivos, energia elétrica, exposição  a  roubos  ou  outras  espécies  de  violência  física  e o trabalhador em motocicleta.
(   ) O adicional de insalubridade é de, no mínimo, 50%, conforme determina o texto constitucional, sendo pago sobre o valor da hora do empregado.
( V ) O adicional de periculosidade é de 30%, e será pago sobre o salário básico do empregado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
	a) V – V – V – V.
	b) F – F – F – F.
	c) V – F – F – V.
	d) F – F – F – V.
	e) V – V – F – F.
3) Sobre o tema "remuneração e salário", complete as lacunas a seguir:
Além da ____________, o artigo 461 da CLT (BRASIL, 1943) impõe mais requisitos para  a  ____________  que  podem  ser  assim  resumidos: a)  trabalho  para  ____________; b) no ____________ (inovação trazida pela Reforma Trabalhista); c) entre empregados da ____________; d) com a diferença de tempo de função ____________;  e)  com  a  diferença  de  tempo  na  empresa  ____________ (inovação  trazida  pela Reforma Trabalhista); f) que exerçam o trabalho com a ____________; g) que tenham a ____________; g) entre empregados contemporâneos no cargo ou na função.
Agora, assinale a alternativa que completa o texto apresentado anteriormente:
Alternativas:
	a) diferença de função e tarefas, equiparação salarial, empregador distinto, mesmo estabelecimento, mesma função, superior a 2 anos, não  superior  a  4  anos, mesma produtividade, mesma perfeição técnica.
	b) identidade de função e tarefas, equiparação salarial, o mesmo empregador, mesmo estabelecimento, mesma função, superior a 3 anos, superior  a  4  anos, mesma produtividade, mesma perfeição técnica.
	c) identidade de função e tarefas, equiparação salarial, o mesmo empregador, mesmo estabelecimento, mesma função, não superior a 2 anos, não  superior  a  4  anos, mesma produtividade, mesma perfeição técnica.
	d) identidade de função e tarefas, igualdade salarial, o mesmo empregador, mesmo estabelecimento, mesma função, não superior a 2 anos, não  superior  a  4  anos, produtividade distinta, mesma perfeição técnica.
	e) isonomia de função e tarefas, elevação salarial, o mesmo empregador, estabelecimento diverso, função distinta, não superior a 1 anos, não  superior  a  3  anos, mesma produtividade, perfeição técnica distinta.
4) Conforme aponta Coimbra (2016), "O tempo tem grande relevância para o Direito, pois, ainda que não seja um fato jurídico, por ser de outra dimensão, o seu transcurso integra, com muita frequência, suportes fáticos, como ocorre com a duração do trabalho, sendo que, quando previsto expressamente pela norma, é considerado elemento de suficiência para a configuração do fato jurídico respectivo. A energia despendida e alienada pelo trabalhador subordinado é limitada e precisa ser renovada por meio de repousos regulares como forma de restabelecer e manter sua energia física e mental e se relacionar com a família e a comunidade".
Considerando o contexto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
F I. Embora possa definir o período das férias do trabalhador, o empregador deve se atentar para a disposição do parágrafo terceiro, do art. 134, da CLT. Ele dispõe que as férias podem se iniciar no período de dois dias que antecede o feriado  ou  dia  de repouso semanal remunerado
PORQUE
V II. A Reforma  Trabalhista  também  promoveu  modificações  no  que  diz  respeito  ao fracionamento das férias. A nova redação do parágrafo 1º, do art. 134, dispõe que  elas podem ser fracionadas em até três períodos (um deles não poderá ser inferior a quatorze dias corridos e os demais não poderão ser inferiores a cinco dias corridos, cada um).  Além disso, o  empregador  deverá  comunicar  o  trabalhador,  por  escrito,  com antecedência  mínima  de  trinta  dias,  a  época  em  que  as  férias  poderão  ser  usufruídas. Ao contrário do que muitos imaginam, quem define o momento do ano em que este descanso será gozado é o empregador, de acordo com sua conveniência. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
	a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
	c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	e) As asserções I e II são proposições falsas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando