Buscar

REVISÃO DE POT Np1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

REVISÃO DE POT Np1
QUAL A FUNÇÃO DO PSICÓLOGO DO TRABALHO?
Profissional que aplica seus conhecimentos em psicologia no contexto do trabalho, exerce atividades como recrutamento, seleção, orientação, aconselhamento e treinamento profissional. Aplica testes e questionários, realiza entrevistas, acompanha e faz avaliações de desempenho a fim de melhorar a satisfação dos sujeitos no trabalho e garantir aos seus contratantes que o pessoal contratado é adequado para determinada função. Podem atuar no planejamento de gestão de pessoas, seleção de profissionais, orientação de carreira, programas de qualidade de vida, entre outros. 
O QUE É POT? Área do conhecimento que estuda as relações do homem com o trabalho.
DESAFIOS: Atender simultaneamente às demandas da organização e dos trabalhadores; Dever e compromisso ético do psicólogo para com a saúde mental do trabalhador dentro da organização, transformando o sofrimento psíquico em sofrimento criativo. 
NOVAS ÁREAS DE POT:	
CONSULTORIA: Tem como objetivo o recrutamento e seleção e a admissão de pessoas, o psicólogo dá suporte nas atividades desenvolvidas no papel de recrutador, atua também no contexto estratégico. 
COACHING: são técnicas usadas pelo profissional a fim de desenvolver ou aprimorar habilidades a nível individual e organizacional através de procedimentos usados em determinado grupo. Produz crescimento profissional a partir das necessidades individuais. 
SAÚDE MENTAL NO TRABALHO: o enfoque é na saúde psíquica dos trabalhadores da organização. Sendo o trabalho parte da construção da subjetividade do indivíduo, os impactos do mesmo sobre esse sujeito refletem em sua saúde mental. Atua, por exemplo, na formulação das práticas e das políticas adotadas, na proteção da saúde do trabalhador, no estilo de gestão usado para lidar com os funcionários, entre outros. Buscando entender, as demandas da organização e dos trabalhadores, atuando como um mediador. 
PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS: 
O planejamento de RH consiste no processo de identificação e análise da necessidades organizacionais dos recursos humanos, e no desenvolvimento das políticas, programas, sistemas e atividades que satisfaçam essas necessidades. Como objetivo de assegurar a realização das estratégias do negócio, dos objetivos da empresa e de sua continuidade sob condições de mudança. É um trabalho estratégico o que demanda a integração de várias partes da empresa. 
 
QUAL A FUNÇÃO DO PLANEJAMENTO NO RH? Ligar as ações planejadas as consequências para que o objetivo da empresa seja alcançado.
O QUE É VANTAGEM ECONÔMICA SUSTENTÁVEL? É o propósito diferenciado de cada empresa, que agregue valor à organização e que sejam únicos entre a concorrência, que não podem ser substituíveis ou imitáveis facilmente por outras empresas. Deriva de uma visão da organização baseada em recursos (capital físico, humano e organizacional). 
RECRUTAMENTO:
INTERNO: preencher as vagas com funcionários que já pertencem a empresa, promovendo ou transferindo. Valoriza os recursos internos e coloca em prática o plano de sucessão da empresa. Os funcionários podem se sentir mais motivados e valorizados, incentiva os demais a se capacitarem e buscar excelência em suas atividades, além de trazer a sensação de justiça no processo. É um processo mais rápido e econômico promovendo um espírito de autodesenvolvimento. A desvantagem seria o possível descontentamento dos funcionários não selecionados e o reduzido número de candidatos. 
INSTRUMENTOS: Treinamento, Avaliação de desempenho e potencial, planejamento pessoal…
EXTERNO: Recrutar funcionários de fora da empresa, o que trás a renovação de ideias para a organização. Muitas vezes no recrutamento interno, os funcionários da empresa detêm para um novo cargo mas não possuem experiência, o que pode ser resolvido com o recrutamento externo. Como desvantagem encontra que mesmo a contratação do melhor candidato externo não garante que o mesmo tenha um bom desempenho, visto que dependerá de outras variáveis ligados, por exemplo, a sua adaptação na empresa. O novo funcionários também pode trazer características de trabalho próprias que podem se chocar com as da empresa. 
INSTRUMENTOS: Recrutamento, Entrevista de seleção, provas de conhecimento, testes, entrevista com o gestor…
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: 
Sistema de avaliação capaz de acompanhar o crescimento das pessoas. Consiste na Identificação, Mensuração e Administração do desempenho humano nas organizações. Analisa-se o desenvolvimento, o esforço e o comportamento do funcionário. 
(1ra FASE) - Tem como finalidade aferir o grau em que o empregado atende aos padrões de comportamentos exigidos para o seu cargo.
(2da FASE) - Estimular o funcionários a melhorar os resultados de seu trabalho, desenvolver-se e merecer as oportunidade e compensações que a empresa pode oferecer. 
FUNÇÕES: descobrir empregados com potencial a ser desenvolvido, estimular melhor desempenho e produtividade, melhorar a relação entre chefes e subordinados… 
AVALIAÇÃO: Fazer julgamento sobre algo a partir de um referencial anterior.
DESEMPENHO: Atuação do empregado diante do cargo ocupado, tendo em vista suas responsabilidades, atividades e tarefas a ele atribuídas, bem como os resultados esperados do mesmo. É o resultado da soma de 4 aspectos: O saber (conhecimento), O saber fazer (habilidade), O querer fazer (motivação) e o poder fazer (meios). 
TIPOS: Autoavaliação, Avaliação da equipe, Escala gráfica (tradicional), Avaliação 360 (mais completo/ utiliza todos envolvidos com a empresa), Escolha forçada, Avaliação por competência (Conhecimento, Habilidade, Atitude), Metas e resultados (quantitativa; se o avaliando atendeu as expectativas da empresa), Avaliação do líder 
PROBLEMAS: A dificuldade dos gestores de conversar com seus subordinados sobre seus pontos fortes e fracos.

Outros materiais