Buscar

FACULDADE INTEGRADA CARAJÁS

Prévia do material em texto

FACULDADE INTEGRADA CARAJÁS 
CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO 
Ana Paula Marques
 Herica Monteiro,
Josanea Pereira De Sousa
Regina Maria Da Fonseca Cruz
ATUAÇÃO DAS ENZIMAS EM ALIMENTOS 
REDENÇÃO – PA 
2019
INTRODUÇÃO
Foi realizado em laboratório uma aula prática, ministrada pela professora Dra. Flavia Nunes, o objetivo da aula foi mostrar como funciona a atuação das enzimas nos alimentos, em nossa aula nos utilizamos como estudo algumas frutas em processos diferentes, as enzimas podem ser responsáveis pelo seu processamento e também pela sua deterioração, nos avaliamos a ação das enzimas presentes em algumas frutas e vimos como elas podem ser importantes na nossa alimentação. 
MATERIAIS E MÉTODOS 
Frutas: abacaxi, mamão, caju, maçã e limão
Gelatina 
Tábua de corte 
Faca e colher 
Liquidificador 
Peneira
Balança 
Fogão 
Geladeira 
Tubos de ensaio grandes 
Pipeta de plástico 
Béquer de 500ml e de 100ml
O processo foi realizado com uma divisão de grupos e cada grupo ficou responsável por um processo, a maçã e o limão foram lavados, a maçã cortada em 4 partes iguais, colocada em água em temperatura ambiente, depois retirados 2 pedaços e foram secados, um deles foi passado limão, e o outro apenas seco deixando os dois em temperatura ambiente. Os outros 2 pedaços foram levados a geladeira um submerso com água e outro fora. O segundo processo foi a diluição da gelatina sem sabor em 200ml de água aquecida, depois levado a geladeira para esfriar. Foi preparados sucos das frutas picadas (abacaxi, mamão e caju), utilizando o liquidificador e um pouco de água, e após batido foi peneirado. Com a sequência de tubos de ensaio devidamente etiquetados foram feitos os processos de acordo com a tabela do roteiro de aula prática. Depois de fazer as misturas e homogeneizar os conteúdos de acordo com a ordem da tabela, os tubos foram levados para o freezer por alguns minutos até haver a gelificação após isso foram analisados a viscosidade de cada tudo. 
	Tubo
	Composição 
	4 ml de gelatina + 2 ml de água 
4 ml de gelatina + 2 ml de suco de abacaxi 
4 ml de gelatina + 2 ml de suco de mamão 
4 ml de gelatina + 2 ml de suco de caju 
CONCLUSÃO 
Podemos concluir que a ação das enzimas pode alterar o escurecimento quando entra em contato com o oxigênio, podemos notar também que as enzimas estão em frutas mais verdes e são responsáveis pelo amadurecimento, em nossa análise vimos que o caju não tem enzima proteolítica. A utilização dessas enzimas proteolíticas é importante para auxiliar no processo biológico para digestão de proteínas e, portanto, na melhor absorção destas pelo organismo.
O que se deve os diferentes resultados de escurecimento obtidos com a maçã?
R: Quando cortamos a maçã ela fica exposta ao oxigênio do ar fazendo com que ative a enzima polifenoloxidase que promove o escurecimento, a acidez do limão faz com que as enzimas presentes na maçã que são proteínas desnaturem e acabam perdendo sua função químico biológica, a acidez impede o escurecimento da maçã, assim como pô-las de molho em água. 
O que são enzimas proteolíticas? Como podem auxiliar na digestão?
R: As enzimas proteolíticas, ou proteases, tem como função digerir as proteínas ajudando no processo de digestão, quebrando-as em aminoácidos.
Quais são as enzimas presentes no abacaxi e no mamão? 
R: A papaína e Bromelina
REFERÊNCIAS 
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc28/11-EEQ-6906.pdf

Continue navegando