Buscar

AVALIAÇÃO PARCIAL 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A respeito do papel do professor no ensino da língua materna dentro dos atuais objetivos que recomendam os PCN´s, a única opção INCORRETA é:
		
	 
	Formar o cidadão com plena competência linguística na comunicação oral, na compreensão da leitura e na produção textual, levando em consideração somente os princípios que regem a gramática normativa do registro considerado padrão.
	
	Formar o cidadão com plena competência linguística na comunicação oral, na compreensão da leitura e na produção textual em várias modalidades de gêneros discursivos, levando em consideração as variantes dos dialetos .
	
	Formar o cidadão com plena competência linguística na comunicação oral, na compreensão da leitura e na produção textual em várias modalidades de gêneros discursivos, levando em consideração os aspectos psicolinguísticos e sociolinguísticos.
	
	Compreender o papel fundamental do domínio da Língua Portuguesa, oral e escrita, como instrumento de interação social, nas mais diversas situações da vida.
	
	Levar o aluno à participação integral no mundo letrado como exercício de cidadania no mundo contemporâneo.
	Respondido em 25/10/2019 09:21:36
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201910271298)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No texto "O que ensinar em Língua portuguesa", consta a afirmação da professora Maria Teresa Tedesco que ressalta: "O aluno precisa entrar em contato com dificuldades progressivas do conteúdo. Desse modo, desenvolve competências e habilidades diferentes ao longo dos anos". Outro a discutir questões do ensino da língua materna, o professor Sírio Possenti afirma, à Revista Presença Pedagógica (Nov./Dez. - 2014). A partir dessa concepção, que "Antes, pedia-se que os alunos destacassem paroxítonas no texto. Hoje, é melhor investigar outras propriedades, como textos racistas, machistas, técnicos, ideológicos, gírias, regionalismos etc., para mostrar sua relevância para o texto. Tendo em vista estas duas afirmativas, analise os itens abaixo e classifique-os como verdadeiras (V) ou falsas (F) os em relação às situações didáticas que favoreçam as competências e habilidades necessárias aos alunos na contemporaneidade. I - Trabalhar com diferentes tipos e gêneros textuais, para que o aluno perceba diferenças de estrutura e objetivos; II - Favorecer reflexão acerca de palavras e expressões usadas em determinado texto (ou textos), percebendo que o contexto produz o sentido; III - Recomendar cópia de textos literários de modo sistemático, como forma de apreender o modelo padrão da língua materna. A análise correta está na seguinte opção
		
	
	Apenas os itens I e III são corretos.
	 
	Apenas os itens I e II são corretos.
	
	Apenas o itens III é correto.
	
	Apenas o item I é correto.
	
	Apenas o item II é correto.
	Respondido em 25/10/2019 09:23:37
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201909489968)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O homem tem necessidade expressar suas ideias e de se fazer entender e transmitir ideias. Essa característica fez com que ele se distanciasse dos outros animais por ser capaz de se comunicar, de expressar sensações, emoções, sentimentos e ideias de modo organizado e, cada vez mais, coerente na interação com o outro. Considerando os conceitos de LÍNGUA e de LINGUAGEM, qual das alternativas a seguir é INCORRETA?
		
	
	A língua é uma criação social, parte social da linguagem e representa um conjunto de palavras usadas por um grupo social.
	
	Linguagem é um conjunto de representações que a atividade humana construiu através de uma organização de símbolos verbais ou não verbais.
	
	A linguagem é construída através de símbolos e de signos que se organizaram dando sentido à comunicação humana.
	 
	Linguagem é a capacidade que todos os indivíduos possuem de pensar de modo único para que a comunicação oral possa acontecer e fazer sentido.
	
	Através da linguagem, os homens criam valores e dão sentido a todas as coisas.
	Respondido em 25/10/2019 09:32:29
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201909825526)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a Linguagem é correto afirmar que:
		
	
	a linguagem não-verbal é a forma mais eficiente de comunicação entre os seres humanos.
	
	trata-se de modelo exclusivamente escrito da comunicação humana em sociedade.
	
	é a capacidade de se expressar unicamente por meio da escrita e de signos verbais.
	
	é um sistema linguístico acabado, garantindo a sua compreensão pelos locutores de uma comunidade.
	 
	é objeto de interação humana, como o lugar de constituição de relações sociais.
	Respondido em 25/10/2019 09:24:55
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201910221397)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Indique a resposta ERRADA quanto às afirmações sobre os tipos de gramática.
		
	
	A gramática descritiva não se volta somente para o padrão culto da língua.
	
	A gramática normativa prescreve o que é considerado correto e errado de acordo com as normas da variante culta.
	 
	A gramática implícita descreve e registra as unidades,categorias e mecanismos de uma determinada língua.
	
	A gramática histórica estuda a origem e a evolução de uma língua.
	
	A gramática normativa é reconhecidamente a gramática tradicional.
	Respondido em 25/10/2019 09:33:23
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201909511818)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia o texto. Falar é um trabalho (certamente menos cansativo que outros). Ler e escrever são trabalhos. A escola é um lugar de trabalho. Ler e escrever são trabalhos essenciais no processo de aprendizagem. Mas, não são exercícios. Se não passarem de exercícios eventuais, apenas para avaliação, certamente sua contribuição para o domínio da escrita será praticamente nula. Para se ter uma ideia do que significaria escrever como trabalho, ou significativamente, ou como se escreve de fato ¿na vida¿, basta que verifiquemos como escrevem os que escrevem: escritores, jornalistas. Eles não fazem redações. Eles pesquisam, vão à rua, ouvem os outros, leem arquivos, leem outros livros. Só depois escrevem, leem e releem, e depois reescrevem, e mostram para colegas ou chefes, ouvem suas opiniões, e depois reescrevem de novo. A escola pode muito bem agir dessa forma... desde que não pense só em listas de conteúdos e em avaliação ¿objetiva¿. Sírio Possenti. Por que (não) ensinar gramática na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2000, (com adaptações). Assinale a alternativa que NÃO corresponde à prática metodológica proposta pelo autor.
		
	 
	Propor a elaboração de uma dissertação sobre um tema apresentado pelo professor como oportunidade para os alunos refletirem sobre a prática da escrita, e posterior avaliação do uso correto das normas gramaticais
	
	visando à prática escrita , sugerir pesquisa em jornais e entrevistas com moradores, sobre os problemas da cidade tais como abastecimento de água, transporte público, entre outros, para a elaboração de notícias para o jornal da escola.
	
	Visando à prática da escrita, apresentar aos alunos textos de gêneros diversos para leitura e criação de seus próprios textos com base na leitura realizada.
	
	Criar situações de interlocução em que os alunos expressem e compartilhem ideias apreendidas nas experiências de leitura.
	
	Selecionar tema de interesse dos alunos e sugerir entrevistas com pessoas da comunidade para apresentação de reportagens visando o desenvolvimento da oralidade;
	Respondido em 25/10/2019 09:37:09
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201910274531)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Assinale a afirmação correta.
		
	 
	Os trabalhos da Sociolinguística incidem sobre a diversidade linguística, estudando variações linguísticas determinadas por fatores como idade, sexo, geografia, origem étnica e situações de uso (formal/informal).
	 
	Conforme a Sociolinguística, a diversidadeé inerente à língua. Portanto, podemos considerar que exista uma língua única que seja usada de maneira homogenia por todos os sujeitos.
	
	Para a Sociolinguística, a língua constitui-se a partir de um conjunto de elementos que se organizam através de regras estruturadas a partir de suas relações internas. Neste sentido, a língua deve ser estudada desconsiderando a realidade cultural e diversificada em seu contexto social.
	
	Sociolinguística, vertente da Linguística que tem a língua como campo de estudo, afirma que não há relação entre língua e sociedade. Portanto, a língua deve ser estudada desconsiderando a realidade cultural e diversificada em seu contexto social.
	
	Embora a língua esteja inserida em um contexto sociocultural específico, não há relação entre língua e sociedade.
	Respondido em 25/10/2019 09:40:46
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201910086786)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Apesar de falarmos a língua portuguesa, sabemos que esta se apresenta de maneiras diferentes na fala de nosso povo. Leia atentamente o trecho abaixo e classifique-o quanto ao tipo de variação linguística:
"Eles não tinha mais grana pra banca as prestação."
		
	 
	Variação situacional
	
	Variação de postura
	
	Variação histórica
	
	Variação geográfica
	 
	Variação sociocultural
	Respondido em 25/10/2019 09:41:37
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201909336919)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a opção mais adequada que completa a frase abaixo: Atualmente, ainda encontramos vários estudantes que afirmam: "a língua portuguesa é muito difícil". Esse conceito perdura como um mito porque:
		
	 
	Muitos professores priorizam o ensino da gramática normativa desvinculada das práticas da linguagem oral e escrita, não levando em consideração a diversidade linguística das várias regiões brasileiras.
	
	Muitos professores não priorizam o ensino da gramática normativa desvinculada das práticas da linguagem oral e escrita , levando em consideração a diversidade linguística das várias regiões brasileiras.
	
	Muitos alunos não se envolvem nos estudos gramaticais por causa da cobrança inadequada de muitos professores em relação às regras da norma culta.
	
	Muitos professores e alunos se prendem somente à leitura de vários textos de gêneros diferentes.
	
	Muitos alunos se envolvem nos estudos gramaticais , mas não conseguem adequar-se à cobrança que a escola faz do uso da língua de maior prestígio.
	Respondido em 25/10/2019 09:45:59
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201909336923)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As opções abaixo apresentam afirmativas sobre o papel da escola com relação ao preconceito linguístico. Assinale a afirmativa quese opõe ao atual papel perante a variação linguística:
		
	
	As variedades linguísticas das classes de menos prestígio não devem ser consideradas como inferiores ou erradas.
	
	É papel da escola ensinar a língua padrão, mas sempre com respeito às variedades linguísticas de todos os alunos.
	
	O problema do preconceito disseminado na sociedade em relação às falas dialetais deve ser enfrentado, na escola, como parte do objetivo educacional mais amplo de educação para o respeito à diferença.
	
	Linguisticamente, não há erro se o que é falado serve para a comunicação. Pode ser uma forma diferente de outra variedade. Existem, no entanto, formas adequadas e inadequadas para determinados contextos.
	 
	O papel da escola é consertar a fala dialetal do aluno considerada errada para evitar que ele escreva errado e seja um cidadão desconsiderado socialmente.

Continue navegando