Buscar

Engenharia da Qualidade (EPR07) - Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A sigla MSA - Measurement Systems Analysys - que no português é chamada de Análise de Sistema de Medição, é um importante método para avaliação da qualidade dos sistemas de medição. Este método de análise é dividido em quatro estudos básicos. Para cada um dos estudos, é disposto um plano experimental e uma base para o processamento e avaliação dos resultados. Sobre o exposto, descreva os quatro tipos de estudos realizados para a análise de sistemas de medição.
	Resposta Esperada:
Estudo de estabilidade: é a discrepância total nas medidas coletadas de um sistema de medida aplicado sob o mesmo padrão ao item ou produto.
Estudo de tendência: é a disparidade entre a média de um grupo de medições de um mesmo atributo de um mesmo item e o valor verdadeiro normalizado do mesmo atributo.
Estudo de linearidade: pode ser compreendida como a discrepância linear da tendência com relação à dimensão medida.
Estudo de repetitividade e reprodutibilidade: é a variação das medições obtidas com um instrumento de medição, usado várias vezes por um mesmo operador.
	2.
	Uma empresa fabricante de componentes de precisão para indústria de telefones celulares está localizada no estado do Rio Grande do Sul e começou a fornecer seus produtos para uma montadora de celulares localizada no Ceará, entretanto, começou a receber reclamações com relação ao comprimento de uma peça fornecida, o componente "A13". Segundo o cliente, as peças deveriam ter um comprimento de 100 mm, mas os lotes recebidos apresentam peças que variam seu comprimento entre 100 a 108 mm. Depois de várias análises e mudanças no processo de fabricação sem sucesso, a empresa desconfia que a temperatura pode estar afetando o dimensionamento desse componente. Para isso, realizou vários testes no produto variando a temperatura. Segue a tabela com 20 testes realizados. Com base no exposto, responda:
a) Com relação à suspeita da empresa, existe alguma relação entre variação do comprimento e a temperatura? Explique.
b) Monte o gráfico de correlação dos dados (Comprimento X Temperatura).
Resposta Esperada:
Com relação à suspeita da empresa, existe relação entre a variação do comprimento e a temperatura. Neste caso, é uma correlação forte e positiva, isto é, quanto maior a temperatura maior a possibilidade do componente aumentar seu tamanho, da mesma forma, se a temperatura for baixa o componente pode apresentar retração. 
O gráfico deve estar conforme figura apresentada:

Mais conteúdos dessa disciplina