Buscar

HIGIENE E LEGISLAÇÃO DOS ALIMENTOS AVALIANDO 1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201804476497)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A temperatura de risco de contaminação alimentar e de:
		
	 
	> 15°c e < 60°c
	
	< 10°c e < 60°c
	
	> 15°c e > 60°c
	 
	> 10°c e < 60°c
	
	< 10°c e > 60°c
	Respondido em 25/09/2019 06:50:16
	
Compare com a sua resposta: - Metal: porém não pode ser oxidativo. pois se enferrujar pode ser um problema para estes utensílios e equipamentos. - Materiais sintéticos: Devem ser de alta qualidade. Do contrário seriam pouco estáveis ao calor e à fricção, podendo soltar pedaços nos alimento. Também, poderia soltar pedaços no alimento e as fissuras retêm resíduos contaminantes. -Deve-se evitar o uso de qualquer equipamento de madeira. São bastante absorventes e de difícil higienização. Perdem sua estrutura rapidamente e promovem o acúmulo de microrganismos patogênicos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804476551)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale as afirmativas abaixo e marque a incorreta.
		
	
	A maioria dos microrganismos, cuja patogenicidade no homem depende da sua presença, sob a forma viável, nos alimentos, são relativamente sensíveis às altas temperaturas e, por isso, são perfeitamente destruídos pela cozedura adequada dos alimentos, eventualmente contaminados, ou pelos processos de pasteurização.
	 
	Micotoxinas são toxinas produzidas por algumas espécies de bactérias. Doenças de origem alimentar podem ser provocadas por diversos grupos de microrganismos, como bactérias, fungos e vírus, e protozoários. As bactérias, pela sua diversidade e patogenia, constituem o grupo microbiano mais importante e associado às doenças transmitidas por alimentos.
	
	A capacidade de crescimento e de sobrevivência dos microrganismos patogênicos nos alimentos depende não só das características físicas e nutricionais dos alimentos, como também de um conjunto de fatores extrínsecos e intrínsecos ao próprio alimento, tais como: temperatura, pH, atividade de água e potencial redox, cada uma dos quais pode ser manipulado convenientemente, de modo a impedir a contaminação e o crescimento de microrganismos patogênicos.
	
	A temperatura influencia de forma decisiva o crescimento microbiano nos alimentos. A conservação de alimentos a temperaturas de refrigeração é suficiente para inibir o crescimento de algumas espécies causadoras de infecção alimentar.
	
	Quanto menor a atividade de água, menor é a capacidade de multiplicação de microrganismos nos alimentos.
	Respondido em 25/09/2019 06:51:08
	
Compare com a sua resposta: F - Hipoclorito não pode ser utilizado para higienização das mãos e alimentos cozidos V V V F - as latas de lixo não podem estar próximas aos alimentos e, preferencialmente, fora da cozinha,
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201804476658)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Cabe a Vigilância Sanitária a fiscalização de todos os produtos no mercado, cabendo a ela notificar e/ou apreender quando apontarem não conformidades. Para a comercialização de produtos de origem animal, devem conter os seguintes registros de inspeção. Marque a resposta correta:
		
	 
	SIF para a comercialização entre estados e/ou para exportação
	
	IMA para a comercialização dentro de Minas Gerais
	
	SIE para a comercialização entre municípios do mesmo estado.
	 
	Todas as respostas acima estão corretas.
	
	SIM para a comercialização dentro do município
	Respondido em 25/09/2019 06:56:20
	
Compare com a sua resposta: Verdadeira, pois esses tres fatores são um dos principais fatores para a contaminação dos alimentos
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805265187)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Clostridium Botulinum é uma bactéria que acarreta sérias consequências para a saúde humana, sobretudo pode causar doença transmitida por alimentos, o botulismo. Sobre essa DTA é CORRETO afirmar que:
 
		
	
	O congelamento e a refrigeração são considerados os melhores métodos para destruição desse microrganismo.
	 
	Os principais alimentos envolvidos são conservas caseiras pouco ácidas; palmito em conserva, carne enlatada, carne conservada, pescados enlatado e mel.
	
	O Período de incubação varia de 12 a 38 horas, não dependendo da quantidade ingerida.
	
	É causada por uma bactéria anaeróbica, gram-positiva, termolábel e que não produz toxinas.
	
	Inicia-se com diarréia, tontura, visão dupla ou turva, boca seca, mas não apresenta dificuldade para falar ou engolir.
	Respondido em 25/09/2019 06:56:55
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805314534)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O texto abaixo foi retirado da revista EXAME de 04/03/2019.
¿A Unilever anunciou nesta manhã que deverá retirar do mercado as 96 unidades do Ades Maçã de 1.5L. Segundo a empresa, os produtos alterados foram distribuídos em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. O problema aconteceu devido uma falha no processo de higienização do maquinário, que resultou no envase de embalagens contaminadas com solução de limpeza. Segundo a Unilever, os produtos remanescentes nos estoques da companhia foram retidos e os que já foram ao mercado estão sendo recolhidos.¿
Tendo em vista o texto acima, como deveria ser classificada a contaminação do alimento:
		
	 
	Química
	
	Biológica
	
	Química e Biológica
	
	Fisico-química
	
	Física
	Respondido em 25/09/2019 06:58:06

Continue navegando