Buscar

Resumo do Livro - Introdução ao Lazer IBMR 2019 Prof: Luciana Costa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Capítulo 1:
 O lazer deve ser encarado como fenômeno social moderno, configurado no quadro das tensões entre as classes sociais; constitui-se como um direito social e um motivo de intervenção de políticas públicas; mesmo sendo uma preocupação recente e ainda alvo de atenção secundária, há uma clara tendência de crescimento de ações governamentais ao seu redor.
 Há ao redor do lazer configurado um campo acadêmico, inserido em uma longa tradição de estudos e pesquisas, embora ainda careça de completo reconhecimento no âmbito das universidades; a temática se caracteriza pelo caráter multidisciplinar.
 O lazer se configura como um campo de negócios relativamente recente, mas fértil e promissor; é um mercado ainda não definido por completo e com grandes lacunas a serem preenchidas.
 Com tantas variáveis e polêmicas e tamanha presença social, parece claro que, mais do que nunca, é imprescindível estarmos atentos às questões relacionadas ao lazer, garantindo a continuidade das discussões, refletindo sobre as possibilidades de intervenção nesse âmbito e tentando estimular a conscientização por parte da população e dos poderes públicos constituídos. Um último debate parece ser necessário. Se a emergência do lazer é uma ocorrência histórica, como vimos, é configurada a partir de uma série de mudanças, entre as quais uma nova dinâmica econômica, a conformação da indústria como principal lugar de trabalho – o que levou a uma artificialização dos tempos sociais –, pode ser que estejamos em pleno período de mudança conceitual, algo que somente teremos mais clareza no futuro.
 Devemos lembrar que o modo de produção fabril tem sido paulatinamente substituído, passando a conviver com outros modelos laborais, muitos dos quais já não têm tão claras as rígidas separações entre trabalho e não trabalho. Pode ser que isso tenha impacto na gestação de uma nova dinâmica da diversão, da mesma forma que houve no século XVIII. Não podemos prever os desdobramentos disso e ainda podemos considerar o atual conceito de lazer como válido. Mas vale a pena estar atento para o que está por vir.
Capítulo 2:
 Abordado o conceito de cultura, é chegada a hora de definir lazer, fundamental para a melhor compreensão das possibilidades de intervenção profissional. Lazer é um fenômeno que emerge no conjunta de mudança que marcam a construção do ideário e imaginação da modernidade.
 Nesse processo formataram-se equívocos que tem se perpetuado historicamente até hoje ativos.
. O lazer seria mais importante que o trabalho, socialmente considerado a dimensão mais importante da vida.
. O Lazer numa suposta escala hierárquica de necessidade humanas, seria menos importante que a educação, a saúde, e outras urgência sociais
. Lazer é um momento de não fazer nada, de ficar parado, em momento fuga da realidade.
Capítulo 3: 
 Os interesses culturais se dividem em: físicos, artísticos, manuais, intelectuais e sociais. O Interesse Físico é a busca pelo bem-estar por meio da movimentação do corpo, embora o grau de movimentação varie entre as atividades. Já o interesse artístico tem como objetivo que cada participante potencialize o seu prazer e suas descobertas pelo contato diferente com outras manifestações artísticas. Os interesses manuais consistem naqueles cujo o prazer se encontra fundamentalmente na manipulação de objetos. Em função da sua natureza essas atividades são, muitas vezes confundidas com trabalho. As atividades onde a ênfase central está diretamente ligada às atividades relacionadas ao raciocínio são denominados interesse intelectual. E o interesse onde o elemento motivador é a promoção de encontros como: festas, encontro em bares, restaurantes, programas noturnos, passeios e atividade turística em geral.
Capítulo 4:
 Pode-se identificar que a prática de lazer está ligada à cultura enfatizando também que é um conjunto de valores, normas e hábitos ainda assim também se compreende como representações relacionadas à vida em sociedade. Apresenta também interesses como, por exemplo, os físicos, onde como manifestação cultural, o esporte tem maior atenção, pois conseguem englobar uma série de procedimentos de posturas e produtos capazes de identificar cada grupo relacionado à sua área da prática de esporte. Já quando se fala de interesses artísticos o profissional de lazer tem a possibilidade de agregar o mercado de entretenimento onde faz com que seja despertado nos indivíduos o interesse por produções artísticas. Os interesses manuais diferentes de hobbies têm o intuito de provocar no indivíduo o prazer à manipulação de objetos. Os interesses intelectuais estão totalmente ligados à prática de um raciocínio exigido em atividades propostas. Dos interesses sociais compreende-se a promoção de encontros formalizando a vida em sociedade compartilhada.
Capítulo 5:
 Apesar dos desafios que o profissional do lazer tem nos dias atuais maioria das partes dos mesmos não teve a oportunidade de um acesso à formação sólida as várias denominações que usam para o profissional do lazer. Uma das dificuldades encontradas em obter uma boa formação é a compreensão sem fundamentos de que atuar em tal área, está relacionada a características pessoais como, por exemplo, um carisma ou uma desenvoltura em lidar com público de varias faixas etária diferentes ou até mesmo saber aplicar brincadeiras a um grupo de pessoas. Não é levada em conta a 
multidisciplinaridade que tem a temática.

Continue navegando

Outros materiais