Buscar

ATIVIDADES DISCURSIVAS- currículos e programas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MARIA DEUZANIRA GONZAGA DA SILVA
Acadêmica do Curso Graduação em Pedagogia do Centro Universitário INTA – UNINTA.
De acordo com Bloom (1993), a avaliação do processo ensino aprendizagem apresenta três tipos de funções: diagnóstica, formativa e somativa. Cada modalidade de avaliação se distingue pela forma como é realizada, do que se espera alcançar com a realização das mesmas.
Na avaliação diagnóstica o professor deve analisar o conhecimento dos alunos, a fim de que, possa dar continuidade à inserção de novas aprendizagens , isto é, como cada aluno possui em sua bagagem saberes já adquiridos , a escola deve oferecer acompanhamento contínuo ao que já vem junto a cada educando, para que o mesmo possa inserir-se em meio à sociedade, pois essa, avaliação trabalha no educando identificando a realidade do mesmo, verifica se apresenta habilidades e identifica a causa de possíveis dificuldades na aprendizagem, tudo isso com a finalidade de formar cidadãos com conhecimentos amplos de aprendizagem.
Já a avaliação formativa ocorre durante todo o processo do período letivo, age com a finalidade de verificar se os alunos estão atingindo resultados previstos, ou seja, ela avalia se o aluno consegue dominar cada etapa da aprendizagem conforme seus conhecimentos adquiridos. É através da avaliação formativa que o aluno toma ciência dos erros e acertos, buscando alcançar resultados nos objetivos propostos, essa avaliação permite também que o professor detecte, identifique deficiências na forma em que está ensinando, fazendo com isso uma reformulação em sua metodologia e aperfeiçoe a mesma caso haja necessidade. 
A avaliação somativa é realizada com o intuito de classificar os alunos conforme os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos, dentro dessa modalidade de avaliação existem dois tipos, que são: avaliação somativa interna e avaliação somativa externa. A primeira ocorre bimestralmente com a finalidade de contemplar o nível de aprendizagem alcançado pelo educando, já a segunda é realizada através de exames nacionais ou provas externas, ambas com o intuito de verificar o resultado do rendimento alcançado pelo aluno.
Essas três formas de avaliação contribuem positivamente na prática pedagógica dos professores, pois, através dessa organização os docentes podem conhecer o aluno desde o início, passando pelo decorrer e no término do curso, bem como, conhecer-se a si próprio, analisando se necessita de mudanças para alcançar os objetivos propostos e poder ensinar aos seus alunos.
Nesse sentido entende-se que as três formas de avaliação devem ser vinculadas, ou seja, trabalhadas juntas de forma que possa garantir a eficiência no processo ensino aprendizagem.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando