Buscar

DESENVOLVIMENTO CRIANÇA E ADOLESCENTE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DESENVOLVIMENTO CRIANÇA E ADOLESCENTE
A teoria do desenvolvimento psicossocial, proposta por Erikson, apresenta uma diferença fundamental em relação à psicanálise, proposta por Freud. Qual seria esta diferença? 
 
R: Erikson entende o desenvolvimento como moldável, de modo que poderíamos alterar os resultados finais; Freud, por sua vez, é determinista, pois afirma que o que ocorre na infância determina a idade adulta da pessoa. 
	
Segundo nos mostra Papalia (2000), a ideia de que o desenvolvimento continua depois da infância é relativamente nova. Hoje, a maioria dos cientistas do desenvolvimento reconhece que o desenvolvimento ocorre durante toda a vida. Esse conceito de um processo vitalício de desenvolvimento que pode ser estudado cientificamente é conhecido como:
R: DESENVOLVIMENTO DO CICLO VITAL
O estudo do desenvolvimento humano, engloba as formas de relacionamento familiar e as interfaces entre os aspectos individuais, sociais e do grupo familiar. Todos esses grupos são interpretados como influenciadores no desenvolvimento da criança. A Figura abaixo traz a relação da estrutura familiar com os problemas significativos nas crianças. Observando a Figura é correto afirmar
R: A família reconstruída, onde a criança passa a conviver com a relação pai/madrasta, é a maior causadora de conflitos na criança.
Estudos têm indicado que o bem-estar emocional dos pais é um fator de relevante importância nas práticas educacionais parentais, as quais trazem implicações significativas sobre o próprio desenvolvimento infantil. Considerando a influência do sistema familiar no desenvolvimento pleno e saudável da criança, considere as afirmações a seguir:
I - Pais que buscam um maior controle do comportamento dos filhos podem se aproximar de condutas mais ríspidas, e por vezes abusivas, em suas práticas educativas. Além de haver uma tendência de transmissão intergeracional deste tipo de prática educativa no ambiente familiar.
II - Algumas variáveis socioeconômicas têm sido frequentemente associadas ao bem-estar emocional. Condições de pobreza, de baixa escolaridade, de desemprego, entre outras, têm caráter determinante na atmosfera familiar, no sentido de provocar necessariamente efeitos negativos e irreparáveis neste ambiente e na relação entre pais e filhos.
III - Pesquisas apontam que os fatores como estresse de sobrecarga de tempo e depressão influenciam na atmosfera familiar e no bem-estar emocional parental. Consequentemente, este clima familiar influenciará a qualidade do relacionamento entre pais e filhos.
É correto apenas o que se afirma em:
R: I e III.
A partir das aulas expositivas e leitura do fascículo: Desenvolvimento Humano I - A criança em Desenvolvimento, podemos afirmar que para ocorrer o desenvolvimento em crianças e adolescentes, se faz necessário, exceto:
R: Estabelecer, de forma unilateral, quais as mudanças devem ocorrer.
A Psicologia do Desenvolvimento investiga vários aspectos do desenvolvimento dos indivíduos. Assinale a alternativa que não corresponde a um aspecto considerado por esta ciência.
R: Desenvolvimento vocacional
Na psicologia do desenvolvimento utiliza-se o termo " HARSH Parenteng" para descrever um tipo de exercício do papel parental que consiste na seguinte descrição
R: Varia em um contínuo entre interações ásperas, com uso de estratégias coercitivas e punição corporal até o emprego sistemático e extremo de punição física e crueldade com as crianças.
Filhos biológicos criados de forma semelhante apresentam significativas diferenças de personalidade. Estudos sobre desenvolvimento da personalidade informam que há influências da herança genética assim como do ambiente que as pessoas compartilham. O ambiente familiar é muito importante e sabe-se que os pais tendem a tratar seus filhos de modo semelhante com os mesmos valores religiosos e morais. Essas são as chamadas influências ambientais compartilhadas e são tão ou mais importantes que os genes na explicação de semelhanças entre irmãos. Vários autores destacam também as chamadas influências ambientais não compartilhadas: experiências que acabam por distinguir umas pessoas das outras. Selecione a alternativa que exemplifica a influência ambiental não compartilhada:
R: Posição de nascimento
		
FREUD
De acordo com a teoria psicanalítica formulada por Sigmund Freud, a personalidade se forma na infância, ou seja, até os sete anos aproximadamente, mas ao ser revisitada por Erikson, este discorda e ressalta que a personalidade sofre influencias do ambiente e se modifica durante toda a vida. O texto acima descrito é verdadeiro ou falso; 
 
R – Verdadeiro
 Freud acredita que as doenças psíquicas seriam tratadas a partir da psiquiatria, que seria a cura pela fala. 
R: DA Psicanálise, que seria a cura pela fala. 
Sigmund Freud após um tempo de estudo, observando os conflitos de seus pacientes, decide ordenar as estruturas da psique em três componentes básicos: o id, o ego e o superego. Relacione as características abaixo com suas devidas estruturas, colocando "I" para ID, "E" para EGO e "S" para SUPEREGO:
( E ) estabelece o equilíbrio entre as estruturas da personalidade; 
( I ) busca o prazer, ou seja, satisfazer seus desejos;
( E) representa a moralidade; 
( I ) contém a energia psíquica básica, a libido; 
(S ) obedece o principio da realidade, da racionalidade, existe para ajudar ao ID a satisfazer seus instintos; 
( I ) representa as paixões, o irracional; 
(S ) responsável por inibir a completa satisfação do ID. 
R: (V) E I E I S I S 
PIAGET
A partir da teoria piagetiana, numere a coluna e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
1. Crescimento biológico dos órgãos. 
2. Funcionamento dos esquemas e órgãos que implica a formação de hábitos. 
3. Aquisição de valores, linguagens, costumes e padrões culturais e sociais. 
4. Processo de autorregulação interna do organismo. 
(2) Exercitação. 
(4) Equilibração. 
(1) Maturação. 
(3) Aprendizagem social. 
R: 2, 4, 1, 3. 
Marque a alternativa que responde corretamente ao conceito do mecanismo de adaptação, tendo como referência teórica a obra de Jean Piaget. 
 
R: Acontece através dos mecanismos de Assimilação e Acomodação
Jean Piaget determinou os estágios do desenvolvimento Cognitivo. Sobre o Estágio pré-operacional é correto afirmar que 
Ocorre o egocentrismo
Nesse estágio a criança desenvolve a capacidade de usar de usar símbolos.
 Ainda não existe uma distinção entre fantasia e realidade, algo que só será possível no estagio posterior. 
Pode-se afirmar que está (estão) correta(s) as afirmativas: 
 R: Todas estão corretas 
As abordagens ao estudo do desenvolvimento podem ser divididas em quatro grandes grupos (Biológica, Aprendizagem, Psicanalítica e Cognitiva Desenvolvimental). Jean Piaget é um representante de qual dessas abordagens?
R: Cognitiva Desenvolvimental
Assinale a alternativa que contenha o principal representante da aprendizagem cognitivista:
R: J. Piaget;
Piaget (1970) nos informa em seus estudos sobre o desenvolvimento humano e estágios de desenvolvimento que, mais importante do que as idades cronológicas de referência dos períodos, o fundamental é compreender que o estágio nos revela a forma como cada indivíduo entende e lida com a realidade. Assim sendo, uma pessoa que apresenta egocentrismo intelectual, ou seja, que só consegue raciocinar a partir do seu próprio ponto de vista, mesmo que tenha 40 anos, apresenta um raciocínio pré-operatório. Diante desta perspectiva teórica, se consideramos um indivíduo com capacidade de lidar mentalmente com hipóteses, ainda que tenha 10 anos de idade, ele se encontra no estágio de desenvolvimento denominado por Piaget de:
 R: Operatório formal
Vygotsky
O autor cuja construção teórica teve por base o desenvolvimento do indivíduo como
resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem através da interação com o meio, chama-se:
R: L. S.Vygotsky
Ensinar para Vygotsky significa :
R: mediar o conhecimento, a partir do potencial da criança
A escola Gente Nova está promovendo uma seleção para a contratação de professores para atuarem junto às turmas do segundo ano do ensino fundamental, como professores regentes. Como pré-requisito para a contratação, são exigidos formação em pedagogia e experiência com docência de pelo menos 2 anos. Além disso, é necessário conhecimento da teoria de Lev Vygotsky, pois a escola está fundamentada no sociointeracionismo como concepção de conhecimento que fundamentará a atuação docente. Das respostas abaixo, qual é a única que não faz parte dos pressupostos teórico-metodológicos da concepção sociointeracionista? 
 
R: O desenvolvimento da criança e sua aprendizagem são resultantes das pressões do meio sobre a criança, na medida em que todo o conhecimento só poderá fazer parte da estrutura cognitiva da criança se for transmitido por uma pessoa mais experiente
Marta é uma educadora da região metropolitana de São Paulo e recebeu Tadeu - um aluno portador de uma síndrome genética rara que causa déficit cognitivo e atraso em todo o desenvolvimento psicomotor. Tadeu com 7 anos de idade tem demonstrado evolução bastante positiva do seu quadro cognitivo e abre a possibilidade de reflexão sobre a importância do ambiente e das interações sociais para o desenvolvimento humano. 
Como Vygotsky poderia nos explicar o sucesso do desenvolvimento deste menino tendo como base a teoria sociocultural? 
R: Para Lev Vygotsky, mesmo tendo nascido com uma síndrome que levasse a prejuízo no desenvolvimento, Tadeu poderia se desenvolver graças às interações que acontecem em sua vida e a riqueza do seu ambiente cultural. 
Sobre as teorias do desenvolvimento de Piaget e Vygotsky, marque a alternativa CORRETA:
R: Vygotsky propõe que o desenvolvimento só ocorre quando situações de aprendizagem o provocam
BANDURA
As abordagens teóricas do estudo do desenvolvimento humano podem ser divididas em quatro grupos: biológica, aprendizagem, psicanalítica e cognitivo desenvolvimental. Albert Bandura é um representante de qual destas abordagens?
R: Aprendizagem
Ao procurar uma escola construtivista para matricular seu filho na Educação infantil, Maria encontrou em seu bairro o colégio Archê. Um colégio pequeno, mas com uma proposta de trabalhar com projetos e fazer muita pesquisa. Recebeu uma carta com os 10 princípios que norteiam o projeto político-político pedagógico do colégio e ouviu a diretora explicar que ali todos respeitavam a criança enquanto alguém que terá seu tempo e sua organização interna para construir seus conhecimentos com a ajuda do professor. Das respostas abaixo, marque a única que não condiz com as premissas que são refletidas na educação que se pretende construtivista. 
 
R: A construção do conhecimento é um processo em que os mais capazes terão melhores rendimentos, pois no construtivismo o sujeito constrói o seu conhecimento sozinho e é encorajado a compreender os princípios da meritocracia.
APEGO:
o apego ou vinculo emocional, é formado nos seres humanos ao longo de muitas horas de inteção, durante os quais os bebes e os pais constroem uma estreita relação. Como consequência do apego inseguro, desenvolvido através de relações onde os bebes nem sempre tem suas necessidades satisfeitas, temos crianças cujo comportamentos se apresentam:
 
R- Medrosas e ansiosas com relação à sua própria segurança.
Sobre a teoria do APEGO, responda marcando a alternativa CORRETA:
R: Alguns psicanalistas criticam Bolwby por esse, supostamente, não ter dado ênfase aos fatores psicossexuais envolvidos no desenvolvimento do sujeito.
ADOLESCENCIA 
De acordo com o DESENVOLVIMENTO FÍSICO na Adolescência, analise as colocações abaixo:
I. Os adolescentes contraem menos doenças agudas do que crianças, mas mortes por acidentes são mais verificadas nesta fase.
II. As mudanças físicas na adolescência são desencadeadas por um conjunto complexo de mudanças hormonais iniciadas por volta dos 8 ou 9 anos.
III. Ocorrem entre os adolescentes: suicídio e doenças de caráter alimentar.
É correto o que se afirma em:
R: I; II;III
	
Sobre a puberdade e a adolescência, af irma –se
( v)	II A puberdade caracteri za-se pelas evidências fís icas definidas, o que não ocorre na adolescência. 
( v)	 I Nem sem pre o início da segunda coincide com o da prim eira. 
( v) 	 IV A adolescência tem características peculiares c onform e o meio sociocultural 
(v)	 III O fenômeno da pub erdade é da natur eza do seu hum ano 
(F ) V A adolescência tem seu térm ino na menina com a chega da da menarca
VVVVF
A disciplina vem do próprio aluno que, se percebendo como sujeito ativo na construção do 
conhecimento, tem um compromisso próprio com o estudo. 
O erro não é visto como uma falha do aluno, mas como uma forma de raciocinar que está relacionada com a lógica do conhecimento que está sendo construído por ele. 
R: A formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade, assim o aprendizado é necessariamente mediado ¿ e isso torna o papel do ensino e do professor mais ativo e determinante. 
Carla explicou aos familiares que vieram à reunião pedagógica que a avaliação, numa concepção construtivista de estruturar o cotidiano educativo, não está centrada apenas naquilo que o aluno aprendeu, mas também na avaliação, da participação do aluno, de todo o processo de construção do conhecimento. Das questões abaixo qual complementa essa explicação da professora de forma correta? 
R: A avaliação é feita diariamente, pois o foco é o processo de construção de conhecimento e a participação do aluno nele. A nota é um indicador quantitativo de uma observação qualitativa, feita diariamente.
 
Na reunião inicial para planejamento do ano letivo a orientadora educacional trouxe uma reflexão para os docentes: Qual é o seu sentimento quando o seu aluno não aprende? Diante da fala de muitos colegas, a orientadora apresentou um importante Transtorno de Aprendizagem que acomete mais 6% da população brasileira no ensino fundamental: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Alguns professores disseram que este transtorno não existe, pois todas as crianças são hiperativas e precisam é de limites e boa 
educação. Para apresentar as características do transtorno e ensinar aos professores e a conhecer as dificuldades pelas quais essas crianças passam, ela organizou um slide em que apareceram como principais sintomas do quadro: 
R: Inquietude, déficit de atenção e dificuldade nas funções executivas
Preocupa-se com os processos de pensamento e com o comportamento que reflete tais processos. 
R: Perspectiva cognitiva 
A distância entre o nível de desenvolvimento real (que se costuma determinar através da solução independente de problemas) e o nível de desenvolvimento potencial (determinado através d a solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com colegas m ais capazes) é denominada: 
R: zona de desenvolvimento proximal 
A concepção de que o indivíduo é resultado da combinação de seus fatores internos e seu contexto histórico, sócio-econômico e cultural é entendê-lo como sendo:
R: Construído socialmente
Teoria que aborda os conceitos: a mãe suficientemente boa, holding, o verdadeiro e falso self:
R: Donald W. Winnicott

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando