Buscar

prava 4 libras

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PERGUNTA 1
Como uma forma de incluir cada vez mais a Libras nos meios sociais e acadêmicos o decreto Nº 5.626/05 trata da necessidade de formar professores capazes de ajudar no uso e ensinamento dessa língua. Assinale a alternativa correta no tocante à formação desse profissional.
	
	a.
	Os surdos devem ter prioridade nessa formação.
	
	b.
	Deve ser dada prioridade aos estudantes do curso de Pedagogia.
	
	c.
	Existe prioridade para pessoas que tem surdos na família.
	
	d.
	A formação deve ser ofertada exclusivamente para ouvintes.
	
	e.
	Surdos e ouvintes tem igualdade, não podendo dar preferência a nenhum grupo específico.
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
Complete às lacunas a seguir:
“São denominadas escolas ou classes de educação ______________ aquelas em que a ________________ e a ____________ da Língua Portuguesa sejam línguas de _____________ utilizadas no desenvolvimento de todo o processo _____________.”
	
	a.
	Bilíngue, Língua de Sinais Brasileira, modalidade oral, uso diário, inclusivo.
	
	b.
	Inclusiva, Língua de Sinais, modalidade escrita, uso obrigatório, educacional.
	
	c.
	Bilíngue, Libras, modalidade escrita, instrução, educativo.
	
	d.
	Bilíngue, Libras, modalidade oral, instrução, educativo.
	
	e.
	Inclusiva, linguagem de sinais, modalidade escrita, instrução, educacional.
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
Analise as afirmativas a seguir:
I – O Decreto 5626/2005 dispõe que a Libras deve ser disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores e fonoaudiologia. Nos demais cursos não é obrigatório.
II – A Libras também deve ser disciplina curricular obrigatória na educação dos surdos e ouvintes desde a educação infantil até o ensino superior.
III – As escolas e classes de educação bilíngue para os surdos usam a Libras como primeira língua e português como segunda língua.
Estão corretas:
	
	a.
	I e II
	
	b.
	Somente I
	
	c.
	Somente III
	
	d.
	I e III
	
	e.
	I, II e III
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
O decreto 5.626/05 da algumas atribuições voltadas para a educação de surdos bem como da difusão da Libras, tais atribuições estão referidas na seguinte alternativa:
	
	a.
	Regulamenta a profissão de intérprete de Libras e da autonomia a esse de interpretar, ensinar e explicar ao surdo o conteúdo proposto em sala de aula.
	
	b.
	É dever das instituições garantir a presença do interprete de Libras em sala de aula, porém o acesso à instituição deve seguir a livre concorrência e igualdade preconizada em lei, deixando o surdo sem o apoio do intérprete.
	
	c.
	É obrigação da escola promover a escolarização do aluno surdo em Libras, além de, manter uma sala de aula exclusiva para os familiares, proporcionando um ambiente inclusivo em sua casa, possibilitando um desenvolvimento linguístico pleno ao surdo.
	
	d.
	Acesso à comunicação, à informação e à educação, tanto nas seleções para ingresso quanto nas atividades e no currículo. Para tanto, deve-se promover a formação de professores no ensino e no uso da Libras, na tradução e na interpretação e no ensino de Língua Portuguesa como segunda língua.
	
	e.
	A Libras deve ser utilizada como mecanismo de comunicação entre o aluno e professor, porém as avaliações não podem considerar o uso dessa língua durante a correção das mesmas. 
0,25 pontos   
PERGUNTA 5
Após a edição das Leis, estas necessitam ser regulamentadas por Decretos. Analise as opções e escolha a resposta certa:
I) A Lei 10.436 foi regulamentada pelo Decreto 5.626.
II) O artigo 18 da Lei 10.098 foi regulamentado pelo Decreto 5.626.
III) A Lei 7.853 foi regulamentada pelo Decreto 3.298
	
	a.
	Todas estão incorretas
	
	b.
	Apenas a II está correta
	
	c.
	Todas estão corretas
	
	d.
	Somente a III está correta.
	
	e.
	Somente a I e a II estão corretas
0,25 pontos   
PERGUNTA 6
O Decreto 3956/2001 foi criado a partir da Convenção de Guatemala em 1999, com o objetivo de proteger as pessoas com deficiência contra a discriminação. De que maneira o governo pretende combater a discriminação contra as pessoas com deficiência?
	
	a.
	O combate à discriminação dar-se-á através da educação, incluindo as pessoas com deficiência em salas regulares permitindo assim que as próximas gerações tenham mais consciência e evitem a discriminação.
	
	b.
	O combate à discriminação dar-se-á por meio de divulgações nas mídias sociais sobre a importância do respeito a todas as pessoas, lembrando que a Constituição Federal determina que todos são iguais perante a Lei.
	
	c.
	O combate à discriminação dar-se-á por meio de criação de novas leis que dê punição a quem discriminar a pessoas com deficiência.
	
	d.
	O combate à discriminação dar-se-á por meio de medidas nos níveis legislativo, social, educacional e trabalhista para inclusão das pessoas com deficiência em todas as áreas, de modo que ela participe da vida em sociedade em igualdade com as demais pessoas sem deficiência.
	
	e.
	O combate à discriminação dar-se-á em parceria com as Ongs que atuam em prol das pessoas com deficiência, protegendo-as e inserindo-as no mercado de trabalho, através de cursos de capacitação, já que esse é o campo que apresenta maior índice de discriminação.
0,25 pontos   
PERGUNTA 7
A atual proposta educacional do MEC inclui a Libras como disciplina acadêmica devendo ser implantada em alguns cursos de forma obrigatória, pois são cursos que visam preparar o profissional a atuar com indivíduos surdos. Quais cursos são esses?
	
	a.
	 Formação de professores e de fonoaudiologia.
	
	b.
	Serviço social, psicologia e gestão publica.
	
	c.
	Medicina, enfermagem e fonoaudiologia.
	
	d.
	Todos os cursos de nível superior.
	
	e.
	Todos os cursos da área da saúde e humanas.
0,25 pontos   
PERGUNTA 8
Analise as afirmativas a seguir:
I- Especificamente sobre a surdez, o artigo 6º do decreto 5.296/04 defende que deve haver tratamento diferenciado para as pessoas surdas nos órgãos públicos (administração direta e indireta, além das fundações), nas empresas prestadoras de serviços públicos e nas instituições financeiras.
II- No que se refere ao tratamento diferenciado às pessoas surdas, as instituições públicas que tratam da educação precisam ter, pelo menos, um telefone de atendimento que seja adaptado para comunicação com surdos e outras pessoas com demais deficiências auditivas.
III- As escolas Bilíngues para surdos devem garantir o português como língua prioritária e a Libras como uma “ferramenta” complementar na comunicação. 
Estão corretas:
	
	a.
	Somente I
	
	b.
	I e II
	
	c.
	Somente III
	
	d.
	I e III
	
	e.
	I, II e III 
0,25 pontos   
PERGUNTA 9
As pessoas surdas têm direito a um tratamento diferenciado nos órgãos públicos, nas empresas prestadoras de serviços públicos e nas instituições financeiras. Esse tratamento está disposto no Decreto 5296/2004 e se refere a:
	
	a.
	Divulgação, em lugar visível, do direito de atendimento prioritário das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida;
	
	b.
	Mobiliário de recepção e atendimento obrigatoriamente adaptado à altura e à condição física de pessoas em cadeira de rodas, conforme estabelecido nas normas técnicas de acessibilidade da ABNT;
	
	c.
	Pessoal capacitado para prestar atendimento às pessoas com deficiência visual, mental e múltipla, bem como às pessoas idosas;
	
	d.
	Assentos de uso preferencial sinalizados, espaços e instalações acessíveis.
	
	e.
	Serviços de atendimento às pessoas surdas, prestados por intérpretes ou pessoas capacitadas em Libras e no trato com aquelas que não se comuniquem em Libras, e no atendimento das pessoas surdocegas através de guias-intérpretes ou pessoas capacitadas para esse fim.
0,25 pontos   
PERGUNTA 10
Com relação à acessibilidade da pessoa surda, existem materiais que funcionam como “ajuda técnica” cujo objetivo é superar as barreiras de comunicação. São eles:
a.
	Libras táctil
	
	b.
	Instrumentos de comunicação como pranchas e braile
	
	c.
	Veículos adaptados
	
	d.
	Aparelhos auditivos e implantes cocleares
	
	e.
	Tradutor do google

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando