Buscar

relatorio de gestão 2019

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
�
SUMÁRIO
3INTRODUÇÃo:	�
51	DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	�
72	CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	�
103	DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES	�
134	PLANOS DE ESTAGIO EM GESTÃO EDUCACIOAL	�
18CONSIDERAÇÕES FINAIS	�
19REFERÊNCIAS	�
�
** Após concluir o seu relatório, será necessário atualizar a paginação do sumário. Para isso, clique sobre algum dos itens acima, com o botão direito do mouse, selecione a opção “atualizar campo” e, depois, “atualizar apenas os números de página”. Não inclua qualquer outro item ao relatório, seguindo à risca as orientações do Manual de Estágio. **
�
INTRODUÇÃo:
Em base na pesquisa realizada no campo teve o propósito de cumprir os requisitos do curso de Pedagogia, no estágio 
Gestão Educacional, através de algumas pesquisas de campo e cunho exploratório que se buscou a transcrever vivências e algumas observações na escola notando o funcionamento e suas peculiaridades.
O objetivo foi conhecer aspectos administrativos, financeiro e pedagógico, considerando como princípios de gestão escolar, e como a participação da comunidade em apoio ao desenvolvimento, contribuindo, com os fazeres e saberes da organização escolar. 
Neste artigo foi relatado como foi o estágio, e as contribuições acrescentadas. A importância deste desafio para a carreira acadêmica. Organizar e pesquisar de forma a entender como será o funcionamento gestor de uma escola, através de análise de documentos, observações e anotações das conversações com os sujeitos que atuavam no ambiente escolar. As pessoas abordadas como os membros de direção, professores, coordenação pedagógica, pais e alunos e funcionários.
O estagiário trabalhou e aprofundou no conceito da qualidade na educação em relação ao conceito da democracia, apresentando alguns resultados na pesquisa levantada sobre a função da escola e seu papel pedagógico na qualidade de ensino. Levado em busca dessa qualidade na instituição que relaciona com a educação escolar e com a democratização das relações interior e a medida da estrutura organizacional. 
A educação escolar é uma extensão baseado na cidadania. Poder perceber e garantir a permanência do aluno na escola. Deve ser protegido por lei todo direito que o ordena que o Estado venha promover as ações publica e políticas que possibilitem o acesso ao aluno.
Então a escola deve propor ações e fazer reconhecer os direitos dos alunos para que sejam tratados sem discriminação, cumprindo a Constituição Federal de 1988, em seu art. 3º, inciso IV, “liberdade, e segurança, bem-estar, e desenvolvimento, a igualdade”, bem como os valores supremos da sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer formas de discriminação.
A gestão de uma Escola parceira tem amparado no trabalho coordenado de todos agentes comprometido no procedimento educacional. 
O conhecimento da inclusão comunitária na perspicácia do processo educacional é onde afeta grande desafio da gestão democrática, pois a compreender os instrumentos para criação do processo e potencial para difusão no sentimento de pertencimento e integração na escola e comunidade.
PLANO DE ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL
DADOS DA INSTITUIÇÃO
Nome da Instituição: APM EM Drº Paulo Koelle
Razão social:
Município: Rio Claro
Endereço: Rua 12 nº 867 Bairro: Centro CEP: 13500-110
E-mail:
Mantenedora da Instituição:
	(
	) Empresa, grupo empresarial do setor privado ou pessoa física.
	
	
	(
	) Sindicatos de trabalhadores ou patronais, associações, cooperativas.
	
	
	(
	( ) Organização não governamental ou Instituições sem fins lucrativos – Terceiro Setor.
	
	
	(
	) Sistema S (SESI, SENAI, SESC, outros)
	
	(X) Poder público: municipal, estadual ou federal.
	
	
	Conveniada com o Poder:
	
	
	
	
	
	(
	) Federal
	( ) Estadual
	( x) Municipal
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A Escola Municipal “Dr. Paulo Koelle” esta localizada na Rua 12 entre as avenidas 05 e 07 n°867 Centro de Rio Claro/ São Paulo.
O prédio foi construído no ano 1970, em alvenaria, sem barreiras.
As salas que atendem crianças com necessidades educacionais e especiais possuem um numero reduzido de alunos.
Em relação ao prédio, há uma preocupação em atender as crianças com deficiência. O portão de acesso um deles e plano, e ha uma rampa.
No projeto de ampliação da escola foram solicitados banheiros adaptados para os cadeirantes.
 A escola e toda murada a frente possuem alambrado, dois portões sedo um para entrada e saída das crianças e outro para atendimento ao publico.
Na lateral da escola há também, uma porta que do acesso ao refeitório, utilizada para o recebimento da merenda escolar e das crianças que utilizam transporte escolar.
O abastecimento de água e esgoto e realizado através da rede pública e a coleta de lixo e coletiva. 
Para atendimento as crianças a escola possui 12 salas de aulas todas bem iluminadas, arejadas e forradas.
Todas as salas possuem TV, DVD e aparelho de som.
Na administração as salas são lajotadas, com piso frio, bem arejado, com mobílias adequadas.
Ao todo são: sala da direção, sala dos professores, secretaria, sala da professora coordenadora e sala de recursos. No mesmo espaço possuem dois banheiros. Há na escola um consultório dentário equipado para atendimento aos alunos. O refeitório da escola mede 14,75m de comprimento e 7,5m de largura. Conta com duas portas de acesso para maior conforto e segurança das crianças e funcionários.
No fundo do refeitório há um pequeno almoxarifado. A cozinha possui fogão industrial com forno, refrigerador, armário embutido.
Em relação aos banheiros são quatro dois femininos e dois masculinos com chuveiros e sanitários individuais.
A escola possui também um salão grande para apresentações e também para pratica de educação física e palco matérias pedagógicos 
A escola possui uma extensa varanda com toldo que do acesso a todas dependência internas.
A escola não tem sala de leitura especifica para H.T.P.I
A escola conta com um carrinho de super mercado com livros que circula ate as salas de aulas e estantes com livros a disposição dos professores e funcionários.
Há uma casa de boneca com cômodos, cortinas, tapete, sofá, cama e brinquedo em geral. Uma ampla área livre com mini campo de futebol, mini quadro de esportes, dois parques e duas piscinas.
Todos esses espaços são utilizados diariamente pelos professores a partir de um horário previamente organizado no inicio do ano letivo. 
A escola dispõe de vários equipamentos que são utilizados diariamente. Na cozinha dois fogões industriais (um com três e um com seis bocas). Geladeira industrial. Dois refrigeradores horizontais. 14 salas de aulas, 1sala de professores, 66 funcionários, sala de diretoria, Sala de professores, Sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE) Quadra de esportes descoberta.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A Escola Municipal “Dr. Paulo Koelle” esta localizada na Rua 12 entre as avenidas 05 e 07 n°867 Centro de Rio Claro/ São Paulo.
O prédio foi construído no ano 1970, em alvenaria, sem barreiras.
A escola foi criada através da lei Municipal nº 1187 de novembro de 1970 com a denominação parque infantil modelo através do Decreto lei nº 1900 de 29 de janeiro de 1971 passou a denominar-se parque infantil Municipal
Dr. Paulo Koelle.
Patrono da escola. Dr. Paulo Koelle dedicou grande parte de sua vida a educação participando ativamente das atividades do Colégio Koelle fundado por seu pai Sr Theodor Koelle no dia 3 de dezembro de 1883 O prédio escolar foi construído em 1970, em alvenaria sem barreiras
O atendimento de filhos de imigrantes alemães e suíços que haviam se radicado na região de Rio Claro a partir de 1852 justificou a vinda de seu pai ao brasil. e sua permanência no pais deu- se pelo casamento com a senhora Julia Zink filha do missionário João Zink e o interesse em desenvolver um trabalho educacional de qualidade. 
Níveis de Ensino e/ou Projetos de Ensino. 
 A escola atende 495 alunos na faixa etária entre 2 anos e 5 meses a 6 anos.
Atualmente, a Unidades Educacional conta com 28 professores sendo 23 professores das salas regulares de ensino 1 sala de Projeto Recriando. 3 de Educação Física, 1 da sala de recursos
O quantitativo do corpo docente, juntamente com a formação especifica de cada um encontra-se em anexo Sendo que a maioria do corpo docente possui formação de pedagogia.
As professoras de educação física possuem formação especifica na área. As professoras da sala de recursos têm formação em pedagogia e especialização na área de educação Especial.
As salas que atendem crianças com necessidades educacionais especiais possuem um numero reduzido de alunos ou no caso da impossibilidade de atender uma quantidade menor, há monitora de ensino para acompanhar a professora no dia-a–dia escolar. Tal procedimento e uma orientação da Secretaria Municipal da Educação. Percebemos também grande participação dos pais nos horários de entrada e saída das crianças da escola. Neste momento que o vinculo escola – família e fortalecido.
As reuniões são realizadas de acordo com calendário escolar, reuniões de pais, reuniões da associação de pais e mestres e conselho de escola.
A equipe Gestora e composta por uma diretora substituta, uma vice diretora substituta e uma professora coordenadora,
As atribuições gerais do diretor de escola implicam em responsabilizar-se por atividades de pesquisa, planejamento, assessoramento, controle e avaliação do processo educacional, bem como da direção administrativa da Unidade Educacional.
A vice diretora da escola responde pela direção da Unidade nos períodos de sua responsabilidade e na ausência do diretor.
A professora coordenadora tem a atribuição de coordenar, acompanhar, avaliar e propor alternativas de solução do processo pedagógico no âmbito da Unidade Educacional.
O núcleo de apoio e composto por 9 agentes educacionais que dividem-se em diferentes funções na escola. As salas de maternal e projeto recriando tem acompanhamento constante assim como as salas que possuem casos de inclusão
O núcleo de apoio conta com 4 agentes de serviços gerais que cuidam da limpeza e manutenção do prédio.
Há também um agente operacional responsável por pequeno reparo na escola, manutenção do prédio, jardinagem, para melhor conservação da Unidade Educacional.
Na cozinha tem 3 agentes de serviços de alimentação. Todas estatutárias.
Análise do Regimento Escolar.
Educação Infantil
Analisando o processo pedagógico do ano de 2017 verificou se que o trabalho foi desenvolvido a contendo, pois priorizamos o atendimento as crianças oportunizando momentos em que puderam se desenvolver dentro dos três princípios que norteiam o projeto pedagógico da Unidade Educacional, referendados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação infantil observou que muito ainda precisa ser feito pelas crianças a cada ano, novas turmas são formadas e que o trabalho pedagógico se realiza de forma continua. Encontrado na equipe escolar a vontade de realizar uma educação de qualidade e o querer fazer melhor pelas crianças, mesmo fatores internos e externos impossibilitem esta ação. Quando a participação dos pais no processo pedagógicos, ressaltamos que muitos são participativos e colaboram com o aprendizado das crianças ao longo de todas as etapas da educação infantil. Destacando que 80% das metas proposta, em 2017, foram satisfatoriamente atingidas. Os períodos de adaptação diferenciada foram colocados em pratica, auxiliando a permanência da criança na escola, sem traumas e seqüelas. Quantas informações aos pais sobre os direitos e deveres das crianças e responsáveis, constatado ainda algumas barreiras no entendimento e aceitação de regras e comportamento, devido a formação na escolaridade e meio social em que estão inseridos..
Quanto ao desenvolvimento dos alunos foi percebido que as crianças entraram na Educação Infantil com muita imaturidade e dependência da figura adulta e que, durante o ano, dentro do processo do ensino aprendizado demonstraram crescimento, desenvolvimento e maturidade para atingir cada objetivo especificam e superar os desafios propostos.
Análise da Legislação de Ensino.
O trabalho aprestando e resultado de analise que envolve a política educacional que tem o objetivo de apresentar as evoluções adquiridas no contexto de discussão das Diretrizes Curriculares Nacional para Educação Infantil (DCNEI - Brasil (2010)) e de breve apontamento ao BNCC.
No texto as mudanças são apresentadas no conceito da Educação Infantil e crianças presentes na legislação brasileira e conseqüência das atividades pedagógicas no período do cotidiano escolar.
A elaboração deste estudo foi tirada de um percurso histórico, iniciando pela Constituição Federal de 1988 que encaminha a educação como um direito de todos, conforme o art. 205 perpassado pela promulgação do ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente, dentre outras contribuições legais que foi conquistado em três década.
No ponto de vista metodológico se utilizam como uma revisão de documento e na bibliografia de Carvalho (2005), e Kisimoto (2016)
A pesquisa referente as conquistas legais que refere na ampliação dos direitos das crianças nos espaço escolar onde e destinado uma qualidade da Educação Infantil e melhorias necessária. 
DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES e Organização da Secretaria
1º Observação
O envolvimento com a Escola Parceira foi muito agradável, pois houve a vivência da experiência de juntar a teoria com prática. A direção da escola acolheu de forma agradável o trabalho de Estágio de Gestão Escolar, permitindo o acesso às dependências da escola nos horários estipulados para realização, e permitindo assim o acesso às documentações disponível e seu Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar. O profissional responsável pelo estagiário foi a Coordenadora Pedagógica competente e conhecedora do funcionamento pedagógico e de gestão escolar. Foi observado que na escola não possui sala para reuniões e os encontros de H.T.P.I são feitos em salas de aulas ou no refeitório dos funcionários.
Os espaços utilizados compõem o ambiente e a partir dele que acontece o desenvolvimento da prática pedagógica. Podendo constituir variadas possibilidades, e limites. Tanto no ato do ensinar e de aprender exige as condições específicas ao bem-estar docente e discente. Conforme Lima:
O espaço material é um “pano de fundo” onde as sensações se revelam e produzem marcas profundas que permanecem mesmo quando as pessoas deixam de serem crianças. Tornando-se, assim, não apenas a condição de espaço físico, mas sim ambiente. (LIMA 1989.p 127)
Consentimos com Lima sobre a questão de ser um espaço físico na escola e muito importante, para assim
adquirir práticas de vivências e conhecimentos entre os Na Secretaria da escola, encontra se no arquivo físico as documentações de todos os alunos ativos, que estão matriculados e os atuantes, Os arquivos dos alunos passivos e aqueles que se formaram ou desistiram da escola, também estão disponíveis. Preencher dados ou fichas, arquivar documentos de rotina dividindo-os em ativos ou passivos, participar de reuniões, atenderem à comunidade escolar, é necessário interpretar e compreender os sujeitos e situações, pois ao elaborar planos para facilitar as rotinas administrativas o secretário participa também da gestão da escola, auxiliando sua proposta político-pedagógica. É fundamental que todos representantes da comunidade estejam sempre presentes para discutir sobre o estudo, definir metas e elaborar em conjunto, seguindo as regras de convivência, e calendário escolar organizado, participar de assembléias com a comunidade e de forma correta sanar as situações-problema e discutir idéias para o melhor andamento. Sendo definida as essas regras, devem ser aplicadas sem exceção, pois decisões conjuntas com a comunidade correspondem ao Projeto Político Pedagógico e Regime Escolar.
2º Observação
A Coordenação Pedagógica é considerada por está em contato permanente com alunos e professores.
Na escola parceira, a Coordenação Pedagógica funciona em uma sala próximo à sala dos professores facilitado o acesso ao profissional que está ali para apóia lo e orientá-los.
é também um espaço aberto aos alunos quando necessitam de alguma questão no processo do ensino e aprendizagem.
Percebe-se, que durante o decorrer do dia, os alunos e professores têm acesso a este setor sendo muito bem recebidos e orientados pela Coordenadora Pedagógica que tem a disposição e preocupação em acompanhar para apoiá-lo na área do ensino para que estejam sempre integradas entre si para que sejam avaliados de forma correta e honesta em relação ao progresso individual do aluno, preparando para a vida pelo seu aprendizado.
As pedagogas responsáveis na coordenação agem de forma a estabelecer o diálogo, e mantendo sempre atentas às mudanças no espaço escolar e fora dele, promovendo relações a reflexão sobre transformações escolares e a prática pedagógica, estabelecendo vínculos e relações interpessoais na escola e ao desenvolver múltiplas atividades que qualifica a função. 
Para Freire,
É na realidade mediatizadora, na consciência que dela tenhamos educadores e povo, que iremos buscar o conteúdo programático da educação. O momento de este buscar é o que inaugura o diálogo da educação como prática da liberdade. É o momento em que se realiza a investigação do que chamamos Universo Temático do povo ou o conjunto de seus temas geradores. A dialogicidade é a essência da educação como prática da liberdade, pois é tratado como fenômeno humano que se revela através da palavra. (FREIRE, 2005, p.101).
Neste sentido, foi observado a situações do cotidiano da escola 
Entre algumas funções desempenhadas pela Coordenação Pedagógica, está o acompanhamento do planejamento dos professores, junto com as atividades realizadas por eles; planejar e realizar atividades de forma continuada, sempre com o propósito de alcançar algo em que apresentam dificuldades no desempenho da docência; Acompanhar o rendimento de cada aluno e suas dificuldades e potencialidades. 
3º Observação
Durante os três dias de observação, pode-se adquirir mais conhecimento nas atividades administrativas e pedagógicas, neste tempo, foi observada a organização da escola e dos profissionais. A relação entre os mesmos, em sua maioria, saudável e tranqüila. Pode se notar que alguns graduados e até graduandos, apóiam seus colegas em formação, trabalhos e pesquisas, dispondo de tempo livre para tarefa de solidariedade e amizade.
Em poucos casos, em um especial, existe pessoa que não ajuda ninguém, mas que por várias vezes chegou pedir e foi ajudada. O indivíduo não se atualiza e pensa que seu limitado conhecimento do mundo é compêndio de sabedoria achando ate que atualização é para “burros” ou “desocupados”, e supostamente é um ser de grande e inteligência e elevação que não necessita dela.
Em aspecto abrangente, todos profissionais se torna perseguidores da atualização. Jornada pedagógica, Cursos e seminários possuem uma presença maior dos profissionais da Escola. Ainda no ambiente escolar, são realizadas reuniões pedagógicas de quinze em quinze dias, nelas tratam-se dados, exposições de trabalhos, e propostas para outros.
A gestão administrativa e pedagógica da escola valoriza e proporciona todo tipo de conhecimento, intensificando a cultura de cada um, permitindo a troca de conhecimento e realização de debates. Coordenação de forma mediadora do trabalho no momento de reflexões e estudos, e ações. O papel fundamental de estar lado a lado com professor nos espaços ocupados por ele, especialmente em sala de aula, sendo articuladora do ensino e aprendizagem. Planejamento, ação, reflexão e proposição e como uma ordem na Coordenação Pedagógica, focando sempre à aprendizagem dos alunos.
PLANOS DE ESTAGIO EM GESTÃO EDUCACIOAL
 
 Programas e projetos especiais.
Os trabalhos realizados com os alunos com deficiência foram significativos.
Os docentes responsáveis fizeram um trabalho comprometido sempre visando melhorar o desempenho e a aprendizagem das crianças. Em suas metodologias pode se observar que a utilização de caixas com materiais que estimulavam a atenção foram de grande eficácia para o avanço na aprendizagem dos alunos que apresentaram laudo de deficiência e para aqueles que eram atendidos de forma particular por profissionais da área, mas não apresentaram laudo.
Os trabalhos diferenciados realizados pelos professores da sala de recurso a cada aluno, na especificidade da sua deficiência foram de grande ajuda no desenvolvimento do mesmo em sala de aula.
Os professores puderam desenvolver atividades e até mesmo avançar na aprendizagem, com a ajuda dos agentes educacionais e proporcionar aos alunos momentos de descobertas.
Avançado na estimulação da aprendizagem dos alunos com instrumentos, jogos e brinquedos, mesmo aqueles que não possuem laudo ou estão passando pelo processo de investigação. Conseguimos, através de depoimentos e muita convicção, convencerem os pais responsáveis pela criança que a busca por parcerias com outros profissionais ligados a área da saúde só vem a contribuir com o desenvolvimento do aluno. Os pais responsáveis também foram comprometidos em trazer as crianças para o atendimento em horário agendado.
Mesmo tendo avançando na conscientização dos pais e responsáveis quanto 
A grande ajuda dos profissionais de outras áreas o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e os encaminhamentos feitos ainda têm dificuldades com alguns pais e responsáveis quanto a aceitação da possível deficiência do Aluno e a negação de realizar o encaminhamento mesmo que seja publico ou particular.
Rotina administrativa.
A secretária auxilia nas tarefas burocráticas da escola. Foi feito um cronograma para não se perderem com tantos papeis fotos, Arquivo e pessoal. O que seria da escola sem secretárias, pois elas são as co-responsáveis pelo andamento da escola. Todos os sistemas online que e necessário alimentar e documentos
a criar, receber dar destino. Para assim dar conta das demais ações na escola.
.
Todos os dias nesse “mundo de papéis”, com resoluções, ofícios e memorandos, cada qual com suas especificidades. E foi pensando nessa situação que foi criado o organograma que auxiliam em datas para os afazeres diferenciados e, assim, garantindo o bom funcionamento da escola. Esse norteador de trabalho muito tem ajudado.
No Período de inscrição para transferências de escolas após organizar as séries e anos e período, e feito o atendimento aos pais que requer ou desejam fazer a transferência para outra escola ou vice-versa.  Cadastro de alunos novos, retido e promovidos do sistema da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, ande a base de dados tem informações de todos os alunos dos municípios paulistas. E verificamos todos os dias para estarem sempre atualizado as informações, fazer liberação e transferências pedir liberação de novas matrículas.
E elaborado os documentos, com nome dos alunos, data de nascimento, registro da matrícula (RM), registro dos alunos (RA), nome do professor, período que o aluno foi promovido ou retido na série-ano.
No final do mês iniciam a construção dos históricos escolares de todos os alunos.
E arquivado os papéis recebido ou enviados para escola no ano letivo anterior.
E organizamos documentos e guardados para futura consulta, se necessário como os prontuário de alunos que foram transferidos, cadernetas de chamadas, resoluções e se precisar de alguns trechos destacados do Diário Oficial.
 Organização do Sistema de Gestão Integrada na Rede de Ensino e alimentado em base de dados municipal com as informações administrativas da escola. 
e feito cadastramos dos professores em suas respectivas classes e período no sistema Prodesp sendo sempre atualizado o cadastros dos alunos.
 Finalizando este documento que foi criado pelas escolas da rede municipal de ensino 
E Solicitado o preenchimentos dos documentos para renovação de matrícula e inscrição dos novos alunos, e feito a atualização de cadastro escolar e matrículas dos novos alunos.
E feito o cadastros de todos os alunos nos sistemas, e todos que foram promovidos ou retidos na série-ano. Por final e conferidos e organizados os preenchidos e consolidados pelos professores.
Têm também as rotinas mensais que são preenchidas e enviadas por cada mês os documentos solicitados pela Secretaria de Educação São entregues a solicitação dos materiais escolar e limpeza para o setor de almoxarifado. E enviamos o atestado de freqüência (AF) de todos os funcionários da escola. E mandado também o mapa de merenda com os indicadores de estoque e consumo de alimentos. E feito o levantamos e as faltas dos alunos que possuem Bolsa Família para ser preenchido corretamente o formulário emitido pelo setor responsável.
Administração da Instituição de Ensino.
Proporcionar a limpeza, cronograma e matérias didáticos para organização da área externa escolar para realização das atividades,
Realizar formação para os profissionais do magistério em HTPIs e HTPCs
Analisar a postura dos profissionais envolvidos e sua atuação em cada área externa
Incentivar os profissionais do magistério a participar de cursos e palestras na Secretaria Municipal da Educação;
Convidar outros profissionais da área educacional para dar formação em HTPCs, na Unidade Educacional.
Fornecer os matérias didáticos pedagógicos necessários para a realização dos trabalhos com as crianças.
Observar se os profissionais do magistério têm interesse em participar das formações e se houver mudanças significativas na postura de trabalho.
Dar continuidade ao projeto Escola de Pais em reunião e palestras organizadas pela Unidade Educacional.
Promover a participação ativa dos pais nos órgãos colegiados e nas instituição escolares.
Continuar administrando de forma transparente.
Delegar responsabilidades envolvendo os pais nos trabalhos pedagógicos e administrativos.
Relacionamento entre Gestores e demais colaboradores.
Os diretores da escola possuem diversas responsabilidades. Zelar pela qualidade pedagógica e de gestão e também administração, são algumas das relações com a comunidade que faz com que se torne mais saudável para o desenvolvimento das funções e manter um bom relacionamento com professores. Pois alem de contribuir para aperfeiçoar e facilitar algumas ações promovidas pelo diretor. 
A relação do diretor com o professor não precisa ser vertical. É importante que ambos consigam planejar em equipe. O que inclui o respeito e limitações da função para contribuir para o crescimento da instituição.
Por isto, são imprescindíveis que desenvolva competências gerenciais diversificadas. 
 Dentre elas, rotinas motivadoras, disciplinadas e que transpareçam melhores resultados e desafios, de forma agradável e saudável. 
 Deve apresentar habilidades que passem confiança e motive a equipe escolar. Por isso, e necessário que se tenha uma boa visão democrática e que seja um bom mediador de conflitos e demonstre que gosta de manter o contato com os demais, em relações interpessoais e esteja sempre aberto para os desafios. Necessário demonstrar prazer no desenvolvimento de seu ofício.
 As reuniões formais ajudam como boas aliadas para desenvolvimento institucional. Na os encontros periódicos com professores, coordenadores pedagógicos e diretores que e muito importante. 
Análise do Calendário feito pelo Pedagogo.
o calendário escolar é um documento oficial e muito importante que a escola deve submeter à Diretoria de Ensino da região. Para definir este calendário cuidadosamente, não é uma prática interna para organizar as atividades mas,pode se disser que e uma obrigação legal mantê-la regularizada junto ao órgão de fiscalização do trabalho.
Como o calendário escolar apresenta os dias letivos, ele é uma ferramenta indispensável para que a família possa ser orientada e se organizar, evitando faltas desnecessárias, e assim se torna mais fácil identificar os períodos de feriados, recessos e férias.
Para completar, o calendário e permitido para os pais e responsáveis participem das atividades com os alunos. Saber as datas é ficar por dentro dos primeiro passos para despertar na família o interesse na participação. Como alguns dos pais trabalham fora, e necessário que se programe para estarem presentes em uma apresentação ou competição dos seus filhos ou até nas reuniões de pais.
E isso só é possível quando o calendário escolar é preparado e entregue com antecedência aos pais e responsáveis. Tem escolas que não divulgam de forma correta, mas os pais têm direito de solicitá-lo. Comunicando à escola quais são as expectativas. Para que o calendário seja cada vez mais aprimorado.
Por meio do calendário escolar, a família e as escolas podem trabalhar de maneira colaborativa para discutir o projeto para formação dos alunos. Quanto mais completo for o calendário escolar, mais positivo será.
O planejamento do calendário e sua execução são de muita importância para o perfeito funcionamento da escola, ou seja, indispensável caso haja qualquer alteração no decorrer do ano letivo, para que os pais e responsáveis dos alunos sejam informados. 
A escola deve ser clara na explicação, para manter a boa  relação de confiança com a família.
Órgãos
auxiliares da Instituição.
 Associação de Pais e Mestres – APM, instituição auxiliar da escola é pessoa jurídica de direito privado e para seu exercício pleno necessita de estar, primeiramente, registrada junto a Cartório de Registro Civil de Pessoa Jurídica, com CNPJ próprio.
Constituída pela Assembléia Geral, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal tem a finalidade de "mobilizar" os recursos humanos, Diretoria Executiva, materiais financeiros da comunidade, para auxiliar a escola, no que diz a respeito à:
Arrecada mensalmente, semestralmente doações com objetivo de promover as melhorias e manutenções que a unidade escolar precisar. Melhoria do ensino. Conservação e manutenção do prédio, máquinas e equipamentos; Programação das atividades de lazer e culturais Sua natureza, finalidade e atribuições estão discriminadas em Estatuto Padrão.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Na etapa de observação, a co-participação foi desafiadora e estimulante é claro que os desafios foram notados, mas quem tomava as providências necessárias era a equipe diretiva, utilizando-se dos seus conhecimentos adquiridos em suas atualizações e experiências do dia-a-dia, tratando todos como iguais. A hierarquia é percebível, porém não é levada a “ferro e fogo”, mas sim dialogada e com senso.
Esta foi uma prática como todas as outras atividades que esclareceu vários pontos de vista e deixou mais claro em relação a pratica do gestor. Pois como se diz, a prática é sempre melhor do que na teoria.
Nenhuma dificuldade foi constatada no decorrer do estágio. Em todos os momentos a escola foi solícita e atendia prontamente aos meus questionamentos e dúvidas. Apenas alguns casos que acontecem em qualquer escola, pelo fato de alguns alunos sentirem ou serem desinteressados e influenciar os demais.
Concluindo que esta foi uma ótima experiência de estágio, ao menos a mim, após a prática, pareceu que acertei a opção correta. 
Pode-se notar a forma para melhorar a maneira de se solucionar um problema, pois muitas das vezes não é repreensão ou prova surpresa, mas dialogar e necessariamente contar com a presença dos pais, quebrar os paradigmas e acima de tudo, ter uma escola atrativa ao aluno, devemos assim transformar o que é estranho em novidade.
As praticas atuais da educação e gestão tem muito para somar, não devemos deixar de lado o que aconteceu no passado, em relação à gestão ou docência, pois nem tudo o que é novo é perfeito, e a evolução e transformação da educação é um processo continuado enquanto existir a educação, pois toda atualização e para mudar para melhor e essas mudanças deve ser constantes.
Atividades realizadas foram de muita importância uma futura prática como supervisor, se deparando com o lado bom e o ruim dirigir uma escola que possuirá conflitos e outros motivos do gênero, pois é da ciência comum e confirmada por Vigotsky que o saber que não vem da experiência não é realmente saber.
REFERÊNCIAS
https://escoladainteligencia.com.br/por-que-a-gestao-pedagogica-e-imprescindivel-para-o-ambiente-escolar/
https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10731577/inciso-iv-do-artigo-3-da-constituicao-federal-de-1988
PPP escolar DR. Paulo Koelle
http://www2.uefs.br:8081/sitientibus/pdf/31/espaco_escolar.pdf
http://www.ice.edu.br/TNX/storage/webdisco/2008/12/19/outros/bad879e8d37e495bf4c18d9720689fb2.pdf
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/lev-vygotsky/51698
https://ndi.ufsc.br/files/2012/02/Diretrizes-Curriculares-para-a-E-I.pdf
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#estrutura
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
https://www.jusbrasil.com.br/topicos/1241734/artigo-205-da-constituicao-federal-de-1988
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm
https://www.escavador.com/sobre/3841413/tizuko-morchida-kishimoto
https://horario.com.br/blog/como-e-definido-o-calendario-escolar/
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
MARTA ALVES GONZAGA DA SILVA
RA: 7871531515
RELATÓRIO DO
ESTAGIO EM GESTÃO EDUCACIOAL
RIO CLARO
2019
MARTA ALVES GONZAGA DA SILVA
RA: 7871531515
RELATÓRIO DO
ESTAGIO EM GESTÃO EDUCACIOAL
Relatório apresentado à Anhanguera-Uniderp, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina Estágio de gestão educacional, do Curso de Pedagogia.
Docente supervisor: Prof.ª Luciane Aparecida de Oliveira 
Tutor a Distância: Ila Figueira.
RIO CLARO 
2019

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais