Buscar

Seminário 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCHS
 Disciplina: SEMINÁRIO PRÁTICAS EDUCATIVAS 6 Coordenadora: Profª Adjunta IV Dra. Maura Esandola Tavares Quinhões Professores Tutores: Profº Especialista Marcelo Vidal e Profª Drª Adriana Assumpção
 UNIRIO/CEDERJ
	Nome: Cindy Batista da Rosa Neves
	Matrícula: 
	Polo: Santa Maria Madalena
Cindy Batista da Rosa Neves
Conceição de Macabu - RJ
Setembro - 2019.2
 Violência na Escola 
Vivemos em um país onde a violência na escola a cada dia aumenta. Todos os dias podemos ver ou ouvir fatos, acontecimentos de violência seja ela física ou psicológica entre alunos x alunos, professores x alunos e demais funcionários do ambiente escolar. Durante o período de estudo e estágio, nunca presenciei algum tipo de violência que tivesse me chamado atenção, o que não me impediu de ter conhecimento de fatos que aconteceram em outras escolas. 
Um bom exemplo de violência seria a violência psicológica, que muito acontece nas escolas, conhecida como bullying , afeta tanto alunos quanto professores. Vemos também a falta de valorização ao trabalho do docente, a falta de disciplina, alunos humilhando o professor rasgando as atividades frente ao mesmo, causando tumulto e alvoroço em sala de aula, fazendo chacota, o não reconhecimento do ambiente escolar como um local para formação, seja ela acadêmica de ética e moral.
Um acontecimento que posso mencionar é o que aconteceu em uma escola próxima a minha casa. Onde um menino disse algo para sua colega de classe na saída da escola e ela deu um tapa no rosto do mesmo. Ao ver a situação outras crianças ficaram ao redor como se estivessem torcendo para que a confusão continuasse.
Na época a diretora da escola, chamou os pais para uma reunião e explicou o ocorrido. Na tentativa de diminuir esse tipo de atitude, a mesma organizou com todas as turmas um dia de interação, com várias atividades, palestras, teatros, onde o assunto era a integração com o próximo, direitos e deveres, trabalhados de forma lúdica, despertando o interesse dos alunos. Incentivando na luta contra qualquer tipo de violência, principalmente no ambiente escolar, pois é nesse ambiente que deve ser formado cidadãos críticos, capazes de lutar pelos seus direitos sem agredir ou violar o direito do outro e principalmente por um país melhor.
Vi com bons olhos a atitude desta diretora ao envolver toda a escola nessa interação, trabalhando inclusive com as atividades citadas acima, de forma bem elaborada, trazendo de forma implícita o conhecimento dos direitos e deveres da criança e do adolescente. Tendo em vista que a criança muitas vezes reflete na escola as frustrações de seu cotidiano.

Continue navegando