Buscar

Contextualizada_Top Integradores1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNINASSAU
EAD PEDAGOGIA
TÓPICOS INTEGRADORES I
MÁRCIA JUSTINO DA SILVA
LUCINEIDE INEZ DA SILVA CAMPOS
PRISCILA MARQUES DE FREITAS
A disciplina Tópicos Integradores I pretende levar o futuro pedagogo a entender de que forma a interligação de novos conceitos na educação, como: políticas públicas educacionais; educação e cidadania; didática; novas tendências pedagógicas; legislação e reformulação de currículos; programas e projetos contribui para novas práticas educacionais.
Para ilustrar nossa discussão, convidamos vocês a assistirem o vídeo: Tecnologia x Metodologia: https://youtu.be/vWQ_57C1MQo
ESTUDO DE CASO
Percebemos que a professora do vídeo, necessita de ajuda para que possa acompanhar as novas políticas educacionais, as novas diretrizes e as tendências pedagógicas, mudando sua prática docente, a fim de que conduza seus alunos a uma aprendizagem significativa.
Em nossos estudos de Tópicos Integradores I, vimos que a didática “é acima de tudo uma análise reflexiva das técnicas e estratégias adotadas pelos professores para ensinar e que as mesmas podem sofrer mudanças, críticas, questionamentos e reformulações”.
Portanto, indagamos:
De que forma a professora em questão pode mudar sua prática docente, haja vista que o papel do professor no contexto da sala de aula é de mediador do saber?
Como um educador atento e compromissado pode, efetivamente, mudar a realidade e contribuir para a superação das dificuldades, construindo uma aprendizagem significativa?
Depois de assistir o vídeo, das leituras de nossos Guia de Estudos, bem como de realização de novas pesquisas, proponha estratégias que podem aprimorar a prática docente da professora protagonista, fazendo conceituações e explicando-as.
	Analisando o vídeo, é muito clara a prática do ensino tradicional, também conhecido como “educação bancária”, que é aquele ensino mecânico em que o professor é detentor do conhecimento e o aluno, “depósito” desse conhecimento. Ou seja, enquanto o professor transmitia seu saber, o aluno como ouvinte, memorizava as informações. Sendo assim, não era possível identificar se algum aluno tinha aprendido realmente o conteúdo.
	Na década de 70, com o desenvolvimento da “pedagogia progressista”, surgiu o professor mediador, o facilitador dos saberes. Período caracterizado por uma nova relação de professor-aluno e vice-versa, onde o saber deixa de ser algo imposto e passa a ser construído através do diálogo entre os envolvidos, cujo objetivo era a transformação da sociedade através de cidadãos críticos.
Na concepção de Perrenoud, para desenvolver competências, o professor deve trabalhar por problemas e projetos. Além disso, cabe a ele propor tarefas complexas e desafios que despertem a curiosidade e a vontade dos alunos de mobilizar seus conhecimentos. É o que ele chama de pedagogia ativa, e, para implementá-la, os professores precisam repensar a profissão. (PORTO, 2017)
	A efetivação da aprendizagem significativa se dá no processo de relacionar novas informações com os conhecimentos relevantes já obtidos pelo indivíduo. Ou seja, cabe ao professor instigar o aluno a observar seu cotidiano, da sociedade em que está inserido, bem como pesquisar sobre determinados assuntos despertando curiosidade nesses alunos, fazer com que interajam compartilhando essa diversidade de conhecimentos e interligar tudo ao conteúdo a ser aplicado para então construir o saber que se pretende. 
	Portanto, diante dessas concepções, a professora protagonista precisa buscar novas didáticas, renovar suas práticas pedagógicas, se aproximar mais dos alunos dando a liberdade do diálogo educador-educando e vice-versa, construir um ambiente escolar mais acolhedor e assim, desenvolver os quatro pilares da educação, que são: aprender a conhecer (adquirir instrumentos de compreensão), aprender a fazer (para poder agir sobre o meio envolvente), aprender a viver juntos (cooperação com os outros em todas as atividades humanas) e aprender a ser (conceito principal que integra todos os anteriores), para a partir de então aprender a ensinar.
REFERÊNCIAS: COSTA, E. L. Ensino Tradicional. Portal Educação. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/conteudo/ensino/11345. Acesso em: 23 nov. 2019.
MENEZES, E. T. Professor Mediador. Educabrasil, 2001. Disponível em: https://www.educabrasil.com.br/professor-mediador/. Acesso em: 23 nov. 2019.
BELTHER, J.M. Didática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.
PORTO, H. G. M. Currículos, Programas e Projetos Pedagógicos. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017.
HEIN, A. C. A. Organização e Legislação da Educação. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016.

Outros materiais