Buscar

5 Metodologia

Prévia do material em texto

5 . METODOLOGIA
O Método Montessori consiste em um conjunto de teorias, práticas, atividades e materiais didáticos elaborados inicialmente pela educadora, psiquiatra e pedagoga Maria Montessori. A questão mais importante de acordo com a criadora é a possibilidade de liberar a verdadeira natureza dos indivíduos, para que a partir disso seja possível observa-los e compreendê-los, tendo como horizonte o pleno desenvolvimento e evolução de cada criança.
Os 6 Pilares do Método Montessori 
1 . Autoeducação: é a capacidade inata da criança de aprender. Ela gosta de observar o mundo a sua volta e busca compreendê-lo. Para isso o ideal é proporcionar um ambiente adequado e oferecer materiais interessantes para que a criança possa se desenvolver de acordo com seu ritmo e interesse. 
2 . Educação como ciência: neste pilar o professor utiliza o método cientifico de observações, teorias e hipóteses para entender a melhor forma de ensinar cada criança.
3 . Educação Cósmica: trata-se da melhor forma de ajudar a criança a entender o mundo. Cosmos significa ordem, o educador que utiliza o método Montessori precisa passar o conhecimento à criança de forma organizada, sempre estimulando sua imaginação. 
4 . Ambiente Preparado: o local de aprendizagem deve estar adaptado e servir as exigências físicas e psicológicas das crianças, mobília de tamanho adequado e materiais de desenvolvimento para a livre utilização das crianças.
5 . Adulto Preparado: o adulto preparado é um observador que confia na criança e busca nos atos dela as indicações de suas necessidades, com objetivo de guiar a criança em seu desenvolvimento, de forma que este se dê nas melhores condições possíveis. 
6 . Criança Equilibrada: é qualquer criança em seu desenvolvimento natural. Utilizando um ambiente adequado e com a ajuda de um adulto preparado, a criança tem espaço para se expressar e aprender livremente.
6 . RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO
	O professor não é mais o centro, mas o mediador do processo de ensino aprendizagem. Sendo assim, ele torna-se responsável em criar um ambiente democrático em sala de aula, afim de retratar a vida em sociedade.
	É interessante destacar que, a menos que a criança diga o contrário, o educador não costuma tocá-la, ele não leva a criança pela mão até onde se acha que ela deve chegar mas auxilia na trajetória que ela mesma vai delineando à medida que descobre seus interesses e vencer desafios.