Buscar

Acerca dos recursos- simulado


Continue navegando


Prévia do material em texto

Acerca dos recursos, considere: I. O recorrente comprovará, quando da interposição do recurso, o respectivo preparo, incluindo o porte de remessa e retorno, ainda que se trate de autos eletrônicos. II. A renúncia ao direito de recorrer é dependente da aceitação da outra parte quando a sentença houver resolvido o mérito. III. O recorrente pode desistir do recurso a qualquer tempo, ainda que sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes. IV. O prazo para interpor os recursos e para lhes responder é de 15 dias, salvo nos embargos de declaração. Está correto o que se afirma APENAS em
		
	 
	III e IV.
	
	I e IV.
	
	I e III.
	
	II e III.
	
	II e IV.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201705635610)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, a respeito do princípio da fungibilidade recursal, é INCORRETO afirmar que:
Parte superior do formulário
\
		
	
	a) A aplicação do princípio da fungibilidade recursal é possível nas hipóteses em que exista dúvida objetiva, fundada em divergência doutrinária ou mesmo jurisprudencial acerca do recurso a ser manejado em face da decisão judicial a qual se pretende impugnar.
	
	e) o princípio da fungibilidade indica que um recurso, mesmo sendo incabível para atacar determinado tipo de decisão, a partir de uma dúvida considerada razoável.
	 
	c) Contra a decisão que nega seguimento a recurso especial interposto contra acórdão em conformidade com tese firmada em sede de recurso repetitivo cabe agravo interno, mas a interposição de agravo em recurso especial no seu lugar constitui hipótese de aplicação do princípio da fungibilidade recursal.
 
	
	b) O conceito de dúvida objetiva, para a aplicação do princípio da fungibilidade recursal, pode ser relativizado, excepcionalmente, quando o equívoco na interposição do recurso cabível decorrer da prática de ato do próprio órgão julgador.
	
	d) A interposição de agravo interno contra decisão colegiada constitui erro grosseiro, sendo inviável a aplicação do princípio da fungibilidade recursal para o recebimento do recurso como embargos de declaração.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201705742749)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Para que o mérito de uma demanda seja julgado, o juiz precisa anteriormente analisar os pressupostos processuais e as condições da ação, considerados genericamente como pressupostos de admissibilidade do julgamento de mérito. No âmbito recursal, existe o mesmo fenômeno, devendo o órgão julgador fazer uma análise de aspectos formais do recurso para só então, superada positivamente essa fase, analisar o mérito recursal. Sobre o juízo de admissibilidade e o juízo de mérito dos recursos, assinale a opção incorreta:
		
	
	O juízo de mérito pressupõe e é dependente do juízo de admissibilidade.
	
	O julgamento dos recursos encontra-se dividido em duas fases. Na primeira, denominada juízo de admissibilidade, verifica-se a existência dos requisitos de admissibilidade dos recursos, isto é, verificam-se as condições impostas pela lei para que o órgão possa apreciar todo o conteúdo da postulação.
	 
	O efeito substitutivo dos recursos será observado mesmo no caso de o juízo de admissibilidade ser negativo.
	
	O juízo de admissibilidade será sempre preliminar ao juízo de mérito, pois, caso o recurso seja considerado inadmissível, não será conhecido o mesmo e, consequentemente, não existirá a segunda fase do julgamento.
	
	Admitido o recurso pelo órgão a quo, o órgão ad quem faz novo exame da admissibilidade do recurso. Proferida a admissibilidade do recurso pelo órgão ad quem, apenas se viabiliza o juízo de mérito, sendo preliminar a este, sem significar que, quando da análise do mérito, a parte terá seu pleito reconhecido.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703656085)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O Juiz estadual, no exercício da competência federal da área de sua jurisdição, decidiu uma questão. Não se conformando, uma das partes recorreu. Esse recurso será julgado pelo
		
	 
	Tribunal Regional Federal respectivo.
	
	Tribunal Regional do Trabalho
	
	Tribunal de Justiça respectivo.
	
	Supremo Tribunal Federal.
	
	Superior Tribunal de Justiça
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201705684395)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	São pressuposto de admissibilidade de recurso, a opção que apresenta todos no requisito intrínseco:
		
	 
	A) Cabimento, o interesse recursal, a Legitimidade Recursal e a inexistência de ato impeditivo ou extintivo do direito de recorrer.
	
	D) Regularidade Formal, Infungibilidade e Tempestividade.
	
	E) Complementariedade, Consumação e Recurso Adesivo.
	
	C) Regularidade Formal, Legitimidade e Cabimento.
	
	B) Tempestividade, Preparo, Regularidade Formal.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201705539120)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A interposição de um recurso, segundo o CPC, implica uma série de consequências, conhecidas como efeitos legais. Acerca dos efeitos, assinale a assertiva correta:
		
	
	Efeito suspensivo ativo consiste na possibilidade de o juiz a quo, liminarmente,conceder a tutela antecipada da pretensão recursal
	 
	A apelação é o único recurso dotado, como regra, de efeito suspensivo
	
	O efeito regressivo a aptidão de alguns recursos cuja eficácia pode ultrapassar os limites objetivos ou subjetivos previamente estabelecidos pelo recorrente.
	
	O efeito devolutivo refere-se à aptidão que os recursos em geral têm de permitir ao órgão ad quem examinar de ofício matérias de ordem pública,  conhecendo-as ainda que não integrem o objeto do recurso.
	
	O efeito devolvutivo consiste em devolver ao conhecimento do juizo a quo o conhecimento da matéria impugnada.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201703308604)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em relação ao preparo recursal, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado pessoalmente para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.
	 
	São dispensados de preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, os recursos interpostos pelo Ministério Público, pela União, pelo Distrito Federal, pelos Estados, pelos Municípios, e respectivas autarquias, e pelos que gozam de isenção legal.
	
	No ato de interposição do recurso, o recorrente comprovará, quando exigido pela legislação pertinente, o respectivo preparo, sob pena de deserção, com exceção do porte de remessa e retorno.
	
	A insuficiência no valor do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, implicará deserção se o recorrente, intimado na pessoa de seu advogado, não vier a supri-lo no prazo de 10 dias.
	
	É dispensado o recolhimento do porte de remessa e de retorno no processo em autos eletrônicos, salvo nas cartas precatórias.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201705621755)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Considere as disposições do código de processo civil e assinale a alternativa correta sobre os efeitos do recurso de apelação. 
		
	
	A apelação interposta da sentença que julgar procedente o pedido de instituição de arbitragem será recebida no efeito suspensivo.
	
	A apelação interposta da sentença que não confirmar a antecipação dos efeitos da tutela não será recebida no efeito devolutivo.
	 
	A apelação interposta da sentença que rejeitar liminarmente embargos à execução não será recebida no efeito suspensivo.
	
	A apelação será sempre recebida no efeito suspensivo.
	
	A apelação interposta da sentença que homologar a divisão ou a demarcação será recebida no efeito suspensivo.