Buscar

Instituição, instituído e instituinte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Síntese: Do efeito Muhlmann ao principio de falsificação: Instituinte, Instituído, Institucionalização.
 
 A institucionalização é o processo pelo qual a instituição se produz, tanto de forma positiva como negativa, também podemos dizer que, a institucionalização tem muitos significados e mais de um sentido. O processo de institucionalização faz com que a forma social de grupo passe para a forma de organização e consequentemente a instituição. 
 Segundo Authier as instituições são freqüentemente o produto de encontro de inúmeras instituições que descobrem que existe uma fenda no tecido institucional em relação às necessidades sociais, essa instituição parte da idéia da obra a ser realizada, e é de forma afetiva, ideológica e organizacional que nasce os movimentos sociais. A base material da instituição é a instituinte.
 O Instituído são formas e o instituinte são processos, eles analisam as situações de institucionalização quando chamados para intervir nas organizações e grupos. O instituinte por sua vez, se define como aquilo que vai contra o que é instituído, criticando-o, para mostrar a forma mais eficaz e atual de ensinar. Segundo Lourau a análise institucional possui forças, qualidade de instituinte entrando em contradição com o já instituído produto de uma imobilidade a ser quebrada com tal intervenção. 
 A análise institucional propõe a criação de dispositivos para que o coletivo se reúna e discuta, visando o processo de auto-analise e autogestão. A instituição é como um todo e se materializa pelas organizações através de ideias, propostas, onde os experts podem estar a serviço dos instituídos, pessoas, organizadas, e sofrem ação com o que tem que ser feito, já o instituinte são organizantes, e o funcionamento passa a ser sua demanda. 
 Um exemplo, a Constituição Federal de 1988, em um movimento instituinte de concretizar o direito social á saúde dos cidadões como dever do estado, institui o Sistema Único de saúde (SUS). Essa abordagem integral nas ações e serviços de saúde encontrou sujeitos implicados no desejo de mudança, demonstrando que toda a instituição vive um processo contínuo de transformação. Assim, quando uma idéia é comprovada, damos-lhe a forma social, e a institucionalizamos.

Outros materiais