Buscar

Aula prática 1 - TD avançada (3)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS – EaD
TÉCNICA DIETÉTICA AVANÇADA
	
AULA 01
	
	
	DATA:
29/02/2020
VERSÃO:01
	NOME: Alcilene Indio do Brasil Sales
	MATRÍCULA: 01258685
	CURSO: Nutrição
	POLO: Belém - PA
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Yamilla
		TEMA DE AULA: CARDÁPÍO SELF-SERVICE 
1. Resumo sobre o tema abordado em aula.
A professora Yamilla nos falou sobre a importância na elaboração do cardápio self-service, pois precisamos ter opções variadas e que as mesmas apresentem ser uma boa opção, ou seja: comida nutritiva, qualitativa e quantitativa, econômica, rápida, colorida e saborosa, ficha técnica para cada prato, para que haja um padrão. Usar métodos de substituição de alimentos calóricos por alimentos saudáveis
2. Descrever as técnicas adequadas para a elaboração de um cardápio Self-service.
Professora Yamilla disse que para elaboração de um cardápio self-service devemos levar em conta em nosso planejamento os seguintes itens: população/perfil, nível socioeconômico, sociocultural, hábitos alimentares e regionais, informação demográfica, atividades econômicas, equipamentos disponíveis, há facilidade de abastecimento, temos mão de obra qualificada, o número de funcionários existentes, o ambiente e espaço disponível, horário de funcionamento, qual orçamento será disponibilizado, espaço disponível para armazenamento dos alimentos e ingredientes, ter opções variadas, modo de preparo também variado, ser nutritiva, qualitativa e quantitativa, proporcionando flexibilidade para substituições no prato de cada comensal. Um cardápio diferente todos os dias da semana. 
3. Expor as técnicas dietéticas para melhor preservação dos nutrientes.
O objetivo geral foi obter uma preparação equilibrada e saudável, na óptica nutricional, podendo ser utilizada em cardápio do dia a dia, com uma ótima aceitação pelos comensais que se servem de suas refeições fora de seus lares.
Os objetivos específicos foi conservar de forma apropriada todos os nutrientes constituintes. Foi utilizado as técnicas de: temperos, marinada, refrigeração e cocção 
		
Foi preparado Lombinho ao molho madeira.
Preparamos da seguinte forma: esfregamos com as mãos o lombo com 3 ramos de alecrim, 2 fls. De louro, 3 dentes de alho picados, sal e pimenta do reino a gosto, 1 xicara de vinho tinto e azeite a gosto, foi colocado no saco plástico todos os ingredientes, lacramos e deixamos marinando por uma hora na geladeira, preservando os nutrientes. Depois cocção por 40 min (lombo e temperos), adicionando água quando necessário. Após esse tempo retiramos fatiamos, reservamos, coamos o caldo do cozimento, adicionamos o molho tipo madeira com champignons fatiados e meio copo de água, fervemos tudo, então regamos o lombo com esse suculento e saboroso molho, salpicamos salsinha para finalizarmos o prato que ficou incrivelmente delicioso, saboroso, macio...
		TEMA DE AULA: EXECUÇÃO DE CARDÁPIOS DE UAN
1. Resumo sobre o tema abordado em aula.
A professora Yamilla, falou sobre a execução de cardápio de uma UAN, de suas peculiaridades, os cuidados que devemos ter/observar, assim como da importância de um cardápio elaborado corretamente em conformidade com a instituição/público alvo.
2. Descrever as técnicas adequadas para a elaboração e execução de cardápios para uma UAN institucional.
Yamilla nos disse que: os cardápios de uma UAN, devem estar em compatibilidade com a disponibilidade financeira, hábitos alimentares, disponibilidade de mão de obra, assim como de espaço físico e equipamentos, condições socioeconômicas da clientela e peculiaridades de cada unidade, tais como: número e habilitação dos comensais, pensar nos métodos de cocção, etc.
				 Nos mostrou a estrutura do cardápio institucional brasileiro: Entrada (fria/quente); Prato Principal (proteína), opção ao prato principal; Guarnição; Prato Base (feijão e arroz); Sobremesa e Bebidas. Essa elaboração deve obedecer às Leis: Alimentação, Quantidade, Qualidade, Adequação, Harmonia e o Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB).
	 	Variações de receitas diferentes quando os alimentos iguais, visual colorido, padronização de receitas e utensílios. O cardápio necessita atingir as expectativas/desejos dos comensais.
	 O número de refeições, pode haver uma variação muito pequena. 
3. Narrar os benefícios que um cardápio elaborado corretamente traz para uma UAN.
Um cardápio elaborado corretamente só traz benefícios, pois essas refeições tem o objetivo de manter/recuperar/melhorar a saúde dos comensais, aumentando a qualidade de vida, equilíbrio entre macro e micronutrientes, no caso de empresa diminui a rotatividade e absenteísmo, aumenta a integração empregado-empresa, aumenta a produtividade e, nos hospitais entra como coadjuvante no tratamento/recuperação/manutenção da saúde do paciente, etc. 
O cardápio é um instrumento gerencial-administrativo e, é a partir dele que é iniciado o processo produtivo em uma Unidade de Alimentação e Nutrição-UAN.
Também ajuda diminuir os desperdícios, ajuda no planejamento das compras, no gerenciamento da UAN, etc.
Bom, esses foram os assuntos abordado/apresentados e discutidos na sala de aula.
Referências:
Aula Prática
Técnica dietética II / organizadora Viviane Belini Rodrigues. – São Paulo : Pearson Education do Brasil, 2016.

Continue navegando