Buscar

Ad1 Pratica 1- Respostas

Prévia do material em texto

AD1- Prática de Ensino I- 2020.1
1° Questão
A) A didática pode ser definida como um meio facilitador do processo de ensino e aprendizagem, pois ela usa meios teóricos, científicos, metodológicas e praticas para a investigação e elaboração da pratica educativa. Ou seja, a didática na busca investigativa por respostas para o desenvolvimento de uma pratica de ensino, que alcance os discentes, de modo facilitado com menos teoria e mais atividades desafiadoras que despertem o gosto e o interesse pelo aprendizado. Ela ajuda o docente a selecionar da melhor forma os conteúdos e métodos a serem trabalhados em favor do aprendizado. Assim, a didática, além de nortear a elaboração da pratica educativa, ajuda na relação entre discente e docente fazendo com que esta seja mais humanizada, valorizando a carga de experiência de ambos em detrimento da relação de poder que detinha o docente. 
B) Um professor com didática é aquele que busca relacionar o ensino e o aprendizado com o meio que cerca o aluno, ele investiga o processo e elabora praticas educativas que utilizem métodos mais humanizados para transmitir o ensino, ou seja, ele procura elaborar atividades com relação ao meio em que os discentes estão inseridos, pensa no conteúdo a ser trabalhado de uma forma que o aprendizado seja prazeroso, assim desperta a vontade do discente a aprender e participar desse processo. Por exemplo, um professor de Biologia precisa trabalhar o conteúdo relacionado ao meio ambiente, cuidados, preservação e o que a falta desses causam no meio, assim ele elabora atividades extracurriculares como passeios em campos e nos centros urbanos para que os alunos vejam e sintam o impacto. É muito mais prazeroso depois de passar o conteúdo teórico, o discente ter contato com a realidade fora dos livros, pois tendo a experiência real o aprendizado é consolidado de forma satisfatória, e cria uma corrente de conscientização sobre a necessidade da preservação do meio ambiente para a manutenção de vidas no planeta. Ao mesmo tempo, um mesmo professor sem didática, chegará à sala de aula sem propostas e orientações para uma melhor forma transmitir o ensino, ele “despejará” todo o conteúdo teórico sem espaço para uma reflexão sobre a realidade e o meio. Um professor sem Didática soma para um ensino tradicional onde o centro da atenção é o professor e o conteúdo a ser repassado, fazendo do seu alunado seres passivo. 
2° Questão 
A relação entre a formação docente e sua ação pedagógica depende muito sobre o próprio docente e o modo como sua educação foi orientada e de como foi o seu processo de aprendizado. É provável que um docente que teve sua formação orientada por um aprendizado tradicional irá tornar sua ação pedagógica pelo mesmo caminho, já que foi dessa forma que ele foi formado e “educado” para tal. Enquanto que um docente que tenha sido orientado em sua formação por praticas educativas baseada em disciplinas com cunho pedagógico, terá sua ação pedagógica mais humana, saberá ouvir seus discentes, saberá elaborar melhor a forma de trabalho em sala de aula, os conteúdos e saberá como usar da melhor forma atividades que os levem ao aprendizado satisfatório. Dessa forma, há docentes que prezam pelo efetivo aprendizado, buscando auxiliar seus discentes, enquanto que há docentes que não se importam se o aprendizado será alcançado, já que seu “dever” é repassar os conteúdos teóricos.
3° Questão
A) E
B) E
C) C
D) C
E) C 
 4° Questão
A) A tendência Escola Nova diretiva com a preocupação em valorizar os conhecimentos dos alunos e estimular os alunos “diferentes”, onde o professor seja facilitador do aprendizado e estimulador do desenvolvimento dos mesmos. Tendência Libertadora que busca a conscientização politica do aluno, mostrando a realidade que os cercam visando sua transformação social, assim aluno e professor são sujeitos do conhecimento onde o professor orienta e adapta os debates no grupo e o aluno é plenamente ativo nesse grupo. 
B) Optei por essas duas tendências por elas serem inclusivas tanto na questão dos alunos diferentes quanto na inclusão social e debatedora da realidade que os cerca, valorizando a participação ativa dos alunos, buscando uma relação entre docente e discente mais próxima, criando laços não só de dever, mas também orientação e companheirismo, uma relação que os ajude a refletirem sobre a realidade social e o meio em que estão inseridos. Que a sala de aula seja um lugar de debates produtivos e também de aconchego, que cada um saiba seu papel e respeite as diferenças em todos os sentidos, assim busco uma pratica docente baseada numa relação de respeito, amizade e cumplicidade entre figuras docente e discente.