Buscar

AP 12

Prévia do material em texto

GRUPO 6 DE FICHAMENTO
Acadêmico: José Luiz de Jesus; Mary Anne Ribeiro; Matheus Vinícius; Thiago Matos e Venícius Rabelo. 
PERGUNTA:
06) Quais as práticas que eles já vêm promovendo que fazem sentido e que podem ser disseminadas para os demais professores?
A obra “Metodologias para o ensino: teoria e exemplos de sequências didáticas”, organizada por Marcelino (2018), apresenta em seu capítulo primeiro reflexões acerca da importância do professor e da escola na contemporaneidade. São expostos alguns aspectos que devem ser levados em consideração na prática docente e na atuação da escola na atualidade. São eles: a importância da formação continuada enquanto ferramenta que possibilita ao docente compreender as necessidades propostas no atual contexto; a intrínseca relação com a realidade do discente para que esse se sinta motivado em aprender; a abordagem tecnológica, visto que meios como a internet caracterizam a sociedade atual. No entanto, esse último aspecto vai de encontro com um fator também elencado pelo autor, a persistência de um ensino com forte orientação tradicional, o qual influencia diretamente nos avanços das práticas educacionais.
José Luiz de Jesus Santos: 3º Período – Ciências Biológicas, noturno.
- O que é Metacognição?
A metacognição é a aprendizagem acerca do próprio aprendizado. Ou seja, ele busca estudar como o sujeito o próprio sujeito aprende relacionando conteúdos com recursos internos.
- Você como aluno pratica a Metacognição?
A metacognição é um processo de autoconhecimento, que busca identificar potencialidades e fragilidades do próprio indivíduo para que por conseguinte ele possa abstrair o que “vem de fora”. Sim, pratico metacognição, mesmo sem usá-la de modo teórico e atendendo parâmetros científicos. 
- Você enquanto professor, como fazer com que seu aluno desperte a Metacognição?
O processo de metacognição é fundamental também em aspectos psíquicos e sentimentais, ela lembra a ideia de Sócrates do “conhece a ti mesmo”. Enquanto professor, é importante desenvolver atividades que possibilitem o autoconhecimento, como trabalhar com textos que tratem de sentimentos e autorreflexões, dinâmicas que permitam a identificação de fragilidades e potencialidades além daquelas que priorizam a autoestima.

Continue navegando