Buscar

GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES

Prévia do material em texto

MAPA - GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES
QUESTÃO 1
O que as empresas precisam e os chefes não têm
 
O perfil dos profissionais que atuam em cargos de liderança em empresas no Brasil está bem longe do idealizado por eles mesmos. É o que aponta uma pesquisa do Hunter Consulting Group, realizada com 300 executivos de grandes empresas com atividade no país.
 
A competência dos líderes mais citada como desejada pelos executivos, por exemplo, foi a capacidade de desenvolver pessoas (88%). No entanto, apenas 31% deles admitem que suas equipes possuem esta habilidade.
 
O estudo levou em conta três quesitos: as competências exigidas para cargos de liderança dentro das companhias em que os respondentes trabalham, o perfil que eles consideram ideal para um líder e as características verificadas na liderança atual dessas corporações.
 
Entre as competências exigidas, apontadas livremente pelos entrevistados, a primeira que aparece é o foco em resultados. Em segundo lugar, vem a gestão de pessoas, seguida pela orientação estratégica e o bom relacionamento. Por fim, foram citados o comprometimento, a confiança e a flexibilidade como alguns pontos necessários.
 
Em relação às diferenças entre os perfis ideais e os reais, uma habilidade que chama atenção é a de "inspirador". A característica foi a terceira mais citada entre as ideais, com 79%, mas entre as encontradas atualmente, aparece em penúltimo lugar, com apenas 15%.
 
“Esse é um dado preocupante porque indica que as empresas estão indo na contramão do que é tendência no mercado hoje: garantir a retenção de talentos, ter resultados adicionais ao grupo”, diz a presidente da Hunter, Ana Paula Zacharias. “A inspiração vinda da liderança leva a diversos comportamentos que desdobram o negócio: inovação, criatividade, engajamento e empreendorismo”, completa.
 
Disponível em: https://exame.abril.com.br/gestao/noticias/o-que-as-empresas-precisam-e-os-chefes-nao-tem. Acesso em: 9 mar. 2020.
De acordo com o texto, na condução da equipe de trabalho, o profissional de ADS/SI precisa buscar inspirar as pessoas de modo a desenvolverem engajamento com os objetivos que estão selecionados para o time. Sendo assim, atribua (exemplifique), em todos os graus da Teoria das Necessidades de Maslow, como poderia ser uma atitude inspiradora.
​COSTA, W. S. da. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes. Maringá: Unicesumar, 2017. Reimpressão, 2019.
Atenção
Você deverá utilizar um documento do Word para desenvolver e enviar sua atividade.
Não será permitido plágio nos trabalhos. Caso seja identificado por nossos programas ou tutores de correção, seu MAPA será zerado, e você não terá como enviar novamente.
Ao enviar, certifique-se de que anexou o arquivo correto, pois é possível enviar apenas uma vez.
De acordo com Periard, a Teoria das Necessidades de Maslow, para alcançar a satisfação profissional de um funcionário e/ou equipe, pressupõe-se que os funcionários estejam estimulados com o emprego.
Com isso, faz-se necessário que a empresa instigue seus funcionários a buscar sempre os melhores resultados, como: pausa de alguns minutos de descanso em uma área de lazer disponibilizada pela empresa, sala de jogos e/ou convivência com outros funcionários da equipe ou até mesmo de outro setor, salário adequado para a função designada ao funcionário, incentivando-os com reconhecimento, bonificações a cada meta alcançada pelo mesmo ou até mesmo subir o funcionário de cargo, ter uma boa relação entre chefe e equipe, dando-lhe autonomia para tomada de decisões que possam contribuir e melhorar o crescimento da empresa.
Desta maneira terá uma empresa com baixo índice retenção de funcionários e como resultado terá funcionários mais satisfeitos e engajados nas atividades e políticas da empresa.
Referência
PERIARD, Gustavo. A Hierarquia de Necessidades de Maslow - O que é e como funciona. Disponível em: <http://www.sobreadministracao.com/a-piramide- hierarquia-de-necessidades-de-maslow/>. Acessado em: 01 de Mai 2020.

Continue navegando