Buscar

Glicogenólise: Produção de Glicose a partir do Glicogênio

Prévia do material em texto

BIOQUIMICA – 29/04/2020
Glicogenólise
· Outras duas importantes vias envolvem a produção do glicogênio a partir da glicose (glicogênese) e a produção da glicose a partir do glicogênio (glicogenólise).
· O glicogênio está presente no músculo e no fígado e pode suprir necessidades fisiológicas de glicose quando a alimentação não está disponível. Este processo é realizado por meio da glicogenólise, que envolve a participação de três enzimas: fosforilase do glicogênio, enzima desramificadora do glicogênio e fosfoglicomutase. Processo de degradação do glicogênio realizado pelo fígado e músculo.
· A primeira enzima é responsável por catalisar a reação na qual um grupo fosfato ataca a ligação glicosídica entre dois resíduos de glicose localizados nas extremidades do glicogênio, resultando na liberação de glicose-1-fosfato. Repare que esta reação (fosforólise) é diferente da hidrólise que quebra o glicogênio ingerido pela dieta. Na fosforólise parte da energia da ligação glicosídica é preservada. Esta reação possui como cofator o piridoxal fosfato.
· A fosforilase do glicogênio continua atuando até próximo a pontos de ramificação, onde sua ação é interrompida. Entra em ação, então, a enzima desramificadora do glicogênio, que após exercer sua função permite à enzima anterior continuar a produção de glicose-1-fosfato.
· A fosfoglicomutase é responsável pela conversão da glicose-1-fosfato em glicose-6-fosfato. No músculo a glicose-6-fosfato segue a via glicolítica para fornecer energia para as contrações musculares e no fígado a enzima glicose-6-fosfatase (última enzima da gliconeogênese vista anteriormente) converte a glicose-6-fosfato em glicose para que esta caia na corrente sanguínea e sirva de fonte energética para os tecidos (em especial para o cérebro).
· O processo tanto no fígado quanto no músculo é igual até atingir a molécula “glicose-6-fosfato”. Como o fígado realiza o controle da glicemia do sangue, quando o mesmo faz o processo de glicogenólise é para liberar glicose no sangue, logo a molécula de “glicose-6-fosfato” é convertida em glicose por meio da enzima “glicose-6-fosfatase” e por meio do GLUT2 vai para a corrente sanguínea. O músculo realiza o processo de glicogenólise quando precisa produzir ATP e não há glicose para isso. Logo, o glicogênio é quebrado até “glicose-6-fosfato” e direcionado à glicólise.
· Ativada: por glucagon, adrenalina, cálcio e AMP;
· Inibida: por insulina, ATP e glicose;

Continue navegando