Buscar

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências Naturais e Saúde Infantil 
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A subnutrição é um fator que traz muitos problemas de saúde. Essa alimentação inadequada e deficiente decorre de uma dieta alimentar baseada apenas em massas e gorduras. Sobre os problemas causados pela subnutrição, analise as sentenças a seguir: 
I- A carência de determinados alimentos pode ocasionar doenças, como raquitismo e osteoporose.
II- A subnutrição é uma doença de adulto. Nenhum país registrou até hoje a morte de crianças decorrente desta doença.
III- A falta de uma alimentação saudável pode interferir na aprendizagem das crianças.
IV- O Governo Federal, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), desenvolveu programas sociais que contribuíram com a diminuição da desnutrição e da mortalidade de crianças.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	2.
	O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) avalia o nível de ensino que é oferecido aos estudantes. O Brasil não aparece numa colocação destacada e uma das causas pelo recorrente fracasso pode estar relacionado à maneira de ensinar ciências. Quanto ao ensino de ciências nas séries do Ensino Fundamental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ao trabalhar os conteúdos de ciências, o aluno tem possibilidades de entender e interpretar os fenômenos que acontecem no mundo.
(    ) Já há muitas décadas vem sendo dada grande importância para a área de ciências e sua  incorporação no currículo. 
(    ) Antes mesmo do século XIX, o ensino de ciências já apresentava um conhecimento neutro com saberes e as verdades únicas.
(    ) A forma adequada de ensinar ciências deve estar baseada em observar e memorizar os conceitos, com a ajuda do livro didático.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	3.
	A forma de ensinar ciências ainda está muito distante da pesquisa e da investigação. É necessário que o docente modifique sua didática, proporcionando uma aprendizagem significativa. De acordo com Carvalho (2006, p. 8), ?a didática sem uma prática de ensino equivalente perde todo o significado?. Quanto à didática utilizada em sala de aula, analise as sentenças a seguir: 
I- Os cursos de formação inicial e continuada não possuem muito significado para os futuros professores, pois a forma tradicional é a melhor para a aprendizagem.
II- O professor precisa querer modificar a sua prática docente e oferecer uma aprendizagem significativa; caso contrário, a aplicação de novas propostas de ensino não apresentará resultados no trabalho em sala de aula.
III- Os problemas enfrentados em sala de aula podem estar relacionados com as práticas inadequadas que os professores tiveram na sua formação básica.
IV- As práticas pedagógicas tracionais utilizadas tanto na educação infantil quanto do Ensino Fundamental sempre apresentam resultados satisfatórios na aprendizagem.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: Formação do Sujeito Ecológico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	4.
	A escola que oferece uma alimentação balanceada consegue aos poucos levar as crianças a criar hábitos saudáveis e a perceber a importância nutricional de cada alimento. Sobre a obesidade infantil, analise as sentenças a seguir:
I- O principal problema da obesidade infantil é a questão estética, que leva a criança a sofrer bullying.
II- O problema de obesidade está mais concentrado na classe média alta, por apresentarem mais condições financeiras.
III- A obesidade está relacionada a vários fatores, como, por exemplo, a genética, a falta de atividades físicas e a defasagem nutricional.
IV- A obesidade não causa problemas de saúde nas crianças e adultos, apenas leva à baixa autoestima.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	5.
	Para atender às suas necessidades, o homem passou a fazer uso de novas tecnologias. Esse poder desenfreado com o meio ambiente trouxe efeitos colaterais e muitas consequências. Sobre a importância da educação ambiental para o planeta, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Várias conferências foram realizadas com o objetivo de estabelecer um compromisso para minimizar os impactos causados ao meio ambiente.
(    ) É urgente trabalhar a temática Educação Ambiental nas escolas. Exige-se a formação de indivíduos com novos conceitos que respeitem o meio em que vivem.
(    ) Um dos grandes desafios da Educação Ambiental é trabalhar uma prática educativa, voltada para um desenvolvimento mais sustentável.
(    ) Mesmo se o professor não tiver conhecimento sobre a temática Educação Ambiental, ele conseguirá trabalhar os conteúdos específicos e garantir, assim, o compromisso de responsabilidade nos alunos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	6.
	O professor é considerado a peça fundamental para a construção do currículo. É necessário que sua participação esteja voltada para a elaboração de um currículo mais dinâmico para ser trabalhado nas aulas de ciências. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A cultura de uma região não é um fator importante, nem é necessária ser considerada na elaboração do currículo.
	 b)
	A escola não deve se envolver nos problemas da comunidade. Ela apenas deve se preocupar com as informações repassadas aos alunos.
	 c)
	A escola é um local de troca de experiências. Nela, a pluralidade cultural está presente em todos os espaços, e essa interação contribui para a elaboração do currículo.
	 d)
	As aulas de ciências devem priorizar o ensino tradicional para se chegar a uma aprendizagem significativa.
	7.
	É voz corrente que entre a produção da pesquisa e o seu uso na sala de aula há obstáculos e entraves seríssimos. Apesar do rápido desenvolvimento da pesquisa sobre Educação em Ciências nestes últimos 40 anos, e de suas potenciais contribuições para a melhoria da sala de aula, elas não têm chegado aos professores e professoras que, de fato, fazem acontecer a educação científica em nossas escolas. Constata-se que a pesquisa educacional tem sido desenvolvida sem a participação daqueles atores. Porque estes, então, se sentiriam compromissados com a sua adoção? Muito se tem produzido e dito sobre o que os professores e professoras deveriam fazer, usar e pensar para darem "boas aulas de ciências". Do alto das estruturas acadêmicas e governamentais, prescrições têm sido propostas que, em sua maioria, são literalmente ignoradas pelo professorado ou implementadas, na prática da sala de aula, de forma bastante distinta. Na realidade, o professor tem sido afastado da pesquisa educacional porque o espaço para tal não foi criado durante a sua formação inicial e nem em sua formação continuada. Concebidos como meros executores, aplicadores de propostas e ideias gestadas por outros, os professores e as professoras têm sido ainda culpabilizados pela baixa qualidade da nossa educação (SCHNETZLER, 1998 p. 386). A partir da década de 1950, muitos objetivos foram propostos para o ensino de ciências. Grandes investimentos de recursos humanos e financeiros foram gastos pelo governo norte-americano para modernizar o ensino.Sobre as situações vivenciadas nessa época, analise as sentenças a seguir:
I- Os projetos de 1ª geração, incentivados pelo governo norte-americano, tiveram como objetivo principal a formação dos professores para atuarem em ciências. 
II- Todo o empreendimento desenvolvido nesse país baseava-se no objetivo de alcançar a hegemonia mundial.
III- A ideia do método científico, por meio de um ensino experimental, trouxe possibilidades claras aos professores de como se fazia ciências.
IV- O aumento da carga horária com a ampliação da Lei nº 4024 resolveu os problemas do ensino.
                                      
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SCHNETZLER, R.P. Contribuições, limitações e perspectivas da investigação no ensino de ciências naturais. Anais do IX
ENDIPE, p. 386, 1998.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	8.
	A educação brasileira precisa inovar sua forma de ensinar ciências. Para que isso aconteça, é necessário discutir um ensino que esteja voltado para uma prática mais investigativa. Diante disso,  classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Muitas escolas ainda promovem um ensino consolidado e as práticas científicas adotadas estão muito longe do que é produzir conhecimento.
(    ) Um ensino baseado na investigação oportuniza aos estudantes argumentarem sobre as experiências vivenciadas, construindo seus próprios conhecimentos.
(    ) Mesmo quando o docente, durante a sua formação inicial, vivenciar práticas pedagógicas diferenciadas, não conseguirá produzir conhecimentos científicos com seus alunos.
(    ) O professor de ciências tem como tarefa ensinar os conteúdos. Adquirir esses conteúdos por meio de uma formação mais tradicional são garantias de uma aprendizagem significativa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	9.
	A Revolução Industrial foi marcada por uma intensa exploração da natureza, trazendo graves problemas ambientais de forma irreversível. Após a Revolução Industrial, o mundo passou a ter uma preocupação maior com o meio ambiente e com a utilização dos recursos naturais. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O ser humano sempre utilizou o meio ambiente para prover o seu sustento, por isso não há possibilidades de realizar modificações nem alterações no seu comportamento com relação ao meio natural.
(    ) O surgimento das novas tecnologias provocaram grandes impactos na natureza. Isso possibilitou ao homem agir sobre o meio ambiente e realizar grandes mudanças, trazendo efeitos colaterais e sérias consequências.
(    ) A sociedade precisa mudar sua forma de pensar sobre o local onde vive. A história ambiental ainda está baseada em intensa destruição.
(    ) Apesar da grande exploração realizada no planeta, ainda temos muitos recursos disponíveis para atender às futuras gerações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	10.
	Os profissionais da educação têm por função auxiliar os educandos em sua melhoria intelectual. Contudo, o Estado também tem seu papel de responsabilidade quanto aos investimentos na educação. Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- O Estado deve investir numa educação de qualidade para que a escola realize sua função, que é preparar as crianças para a participação social.
II- As propostas educacionais oferecidas pelo governo devem garantir a formação de cidadãos competentes para resolverem os problemas da sociedade.
III- O docente deve ser o mediador deste movimento, proporcionando que o aluno exerça sua cidadania.
IV- Exercer a cidadania é algo apenas destinado e de responsabilidade dos agentes que representam a vida política do país. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2005) Na aula de Biologia, em uma escola de Ensino Médio, ao trabalhar um determinado assunto a partir do livro didático adotado, o professor é interpelado por um aluno sobre a atualidade daquela matéria. O aluno explicou que, tendo acessado o site de uma universidade pela internet, leu que havia novos conhecimentos sobre o conteúdo em pauta, que contrariavam o que estava no livro. Diante da situação, o professor, que sempre tivera posturas que valorizam a produção de conhecimentos pelos alunos, deve:
	 a)
	Incentivar a turma a pesquisar sobre o assunto para avaliar as novas informações trazidas pelo aluno, deslocando a discussão para uma próxima aula.
	 b)
	Recomendar à turma que estude pelo livro didático adotado, explicando que a prova terá o livro como base.
	 c)
	Acatar a informação do aluno como verdadeira, indicando à turma que esse conhecimento será objeto de avaliação.
	 d)
	Desqualificar a internet como meio de transmissão do conhecimento, informando sobre a existência de muitos sites não confiáveis.
	12.
	(ENADE, 2008) Estudantes de 9 anos de uma Escola de Ensino Fundamental estudam a distribuição de água para a população.
O professor inicia a atividade com perguntas como: 
- Toda água que sai da torneira é boa para beber?
- A água suja pode se tornar limpa? 
- Existem casas sem água boa para beber? As respostas são discutidas. 
O professor realiza em sala atividades práticas como: 
- construção de uma maquete do sistema de distribuição de água da cidade;
- experiência de decantação e filtração da água;
- excursão à estação de tratamento de água da cidade. O trabalho é ampliado para o estudo da preservação ambiental e da situação da água potável da população, que não tem acesso à rede de abastecimento de água. Refletem sobre como o poder público cuida da qualidade da água e das questões ambientais e, ainda, sobre a responsabilidade social da população e dos governantes.
A partir dessa descrição, considere as afirmações a seguir: 
I- As perguntas iniciais respondidas pelos alunos permitem ao professor fazer o levantamento do conhecimento prévio dos alunos. 
II- A contextualização dos temas ocorre durante as atividades, na inserção de aspectos do cotidiano dos alunos e da população. 
III- O conhecimento científico desautoriza o conhecimento que os alunos trazem de suas experiências de vida, em relação ao meio ambiente.
IV- As crianças devem concluir que as questões relativas ao desmatamento próximo aos mananciais de água e a distribuição de água tratada a toda a população são de responsabilidade social exclusiva dos governos.
De acordo com a descrição, são corretas APENAS as afirmações:
	 a)
	I e IV.
	 b)
	II e III.
	 c)
	I e II.
	 d)
	I e III.