Buscar

história e antropologia da nutrição - avaliando aprendizado

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Sobre o fato de que as guerras têm sido um fator importante de mudanças dietéticas, considere as seguintes afirmativas:
I - As guerras provocam carências e fomes.
II - As guerras não provocam mudança de hábitos e adoção de novos tipos de alimentação.
III - Novas tecnologias em relação à produção de alimentos são também consequências das guerras.
IV - A guerra sempre destrói os sistemas alimentares locais.
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I e II
	
	I e IV
	
	II e IV
	
	III e IV
	 
	I e III
	Respondido em 12/05/2020 11:23:57
	
Compare com a sua resposta:
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	É comum, entre os diferentes setores de nossa população, a crença das qualidades (positivas ou negativas) adquiridas graças à transmissão genética. "Tenho a física no sangue" - dizia uma aluna que pretendia mudar a sua opção de ciências sociais para a de física, invocando o nome de um ancestral. "Meu filho tem muito jeito para a música, pois herdou esta qualidade do seu avô". É este um outro exemplo comum. O perigo desses tipos de explicações é que facilmente associam-se com tipos de discriminações raciais e sociais, numa tentativa de justificar as diferenças sociais. Assim, até mesmo o sucesso empresarial passa a ser explicado como uma forma de determinação genética e é ilustrado com a enumeração das diferentes dinastias de industriais ou empresários.
A partir da leitura do texto acima, dos seus conhecimentos sobre o conceito de CULTURA, avalie as afirmativas a seguir:
 I - Os rótulos dados a determinados grupos sociais são ações por pessoas ou segmentos da sociedade, não existe fundamentação científica que sustente que esse ou aquele grupo, que essa ou aquela pessoa tenha habilidades melhores, maiores ou inferiores em função de "heranças" comportamentais genéticas;
II - As habilidades de cada indivíduo são fruto da herança genética dos seus pais ou das pessoas que os criaram;
III - O sucesso de determinados grupos empresariais está intimamente ligado ao legado biológico que é transmitido dentro da família das pessoas que gerem esses grupos;
IV - Uma prova da relação entre herança genética e comportamento é o fato dos alemães terem mais habilidade para a mecânica que os demais povos;
V - O sucesso ou insucesso de um povo está diretamente ligado à herança genética que este carrega.
É correto o que se afirma em
		
	
	I e II, apenas
	
	II, apenas
	
	II, IV e V
	 
	I, apenas
	
	III e IV apenas
	Respondido em 12/05/2020 11:27:42
	
Compare com a sua resposta:
Os alimentos e práticas que devem estar descritos nesta resposta se contrapõem ao estilo fast-food e devem ser avaliados como corretos quando a explicação envolver longo tempo de preparo ou de consumo. Se a resposta contemplar uma reflexão que esse tempo é simbólico, ou seja, que nem sempre o tempo longo é do relógio, muitas vezes a sensação é que é de um tempo longo, por exemplo em práticas de consumo comercial quando comemos feijoada (longo tempo de preparo) em um modelo de restaurante com comida a quilo (breve tempo de consumo), ou um sanduíche (curto tempo de preparo) em lanchonetes onde se enfrenta longas filas pra comprar e pra conseguir mesa pra consumir (longo tempo para consumo).
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Leia atentamente o texto abaixo:
60,5% modificaram hábitos de consumo de alimentos nos supermercados
Novembro 25, 2014
Fonte: http://www.investimentosenoticias.com.br/noticias/negocios/60-5-modificaram-habitos-de-consumo-de-alimentos-nos-supermercados
O Sincovaga (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de S. Paulo) foi novamente a campo tentar entender como o consumidor tem reagido à evidente retração de consumo, já captada por muitos indicadores. Com a renda crescendo menos do que o que ocorria nos últimos anos e com a confiança em baixa, por conta de prognósticos ruins para o médio prazo, era natural que os consumidores se tornassem mais conservadores. Isso ocorreu por decisão, ou imposição, e o reflexo é evidente. Carrinhos com novas marcas ou com menos produtos já são comuns nos supermercados de São Paulo.
Abaixo um detalhamento um pouco maior dos resultados, em pesquisa feita com 200 consumidores de renda entre 0 e 5 S.M., portanto, renda mais baixa, entre os dias 5 e 7 de novembro.
Uma grande parcela dos consumidores não chegou, em nenhum momento, a comprar tudo que desejava nos supermercados. Mais de 40% dos consumidores estão nessa condição. Porém, outra parcela significativa conseguiu durante 1, 5 ou até mais de 10 anos comprar o que queria. Claro, as faixas de renda mais baixas amargam uma proporção maior, de quase 67% de consumidores que nunca compraram tudo o que desejavam. Nas faixas de renda maiores, subsequentemente, essa proporção foi de 40% e 27% respectivamente para renda entre 1 e 3 S.M. e de 3 a 5 S.M.
O texto acima trata de qual abordagem dos sistemas alimentares?
		
	
	Cultural
	
	Nutricional
	
	Psicológica
	 
	Econômica
	
	Social
	Respondido em 12/05/2020 11:36:18
	
Compare com a sua resposta:
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Quando nos referimos a hábitos alimentares, os tabus e as crenças fazem parte da construção dos costumes de diversos povos, inclusive dos brasileiros. Sobre os tabus e as crenças, leia as frases abaixo, marque verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa CORRETA de acordo com o código:
( ) Considerados como aversões os tabus dificultam o funcionamento dos sistemas sociais.
( ) Todas as sociedades existentes possuem tabus alimentares.
( ) As crenças funcionam como marcadores sociais que diferenciam indivíduos e grupos.
( ) As crenças envolvem obrigatoriamente uma fé religiosa.
( ) A crença é parte de uma convicção íntima, envolvendo a ação de crer em algo.
		
	
	V, V, F, F, F
	 
	F, V, V, F, V
	
	F, F, V, F, V
	
	F, V, V, V, F
	
	V, F, V, V, F
	Respondido em 12/05/2020 11:37:28
	
Compare com a sua resposta:
¿comida não é apenas uma substância alimentar, mas é também um modo, um estilo e um jeito de alimentar-se. E o jeito de comer define não só aquilo que é ingerido, como também aquele que o ingere¿ (Da Matta, 1986:56). Sendo assim, pode-se inferir que a comida ou a alimentação, sendo um elemento cultural, pode se constituir em algo que marca a identidade de um povo.
 História e antropologia da nutrição / Carolina Coelho   Rio de Janeiro: SESES, 2015. p52                           
        
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A escolha dos alimentos envolve uma diversidade de fatores, entre eles os aspectos simbólicos da alimentação. Diante disto, considere as assertivas abaixo:
I - Os homens escolhem os alimentos somente em função dos seus nutrientes.
II - Nem sempre o que é biologicamente ingerível é culturalmente comestível.
III - Enquanto onívoro o homem só pode ingerir alimentos vivos.
IV - Nos diferentes tipos de sociedade as escolhas alimentares são padronizadas.
V - Fatores como gosto, influência da mídia e a disponibilidade dos alimentos influenciam o processo de escolha dos alimentos.
Estão corretas as assertivas:
		
	 
	II e V
	
	III e V
	
	II e III
	
	I e II
	
	III e IV
	Respondido em 12/05/2020 11:33:38
	
Compare com a sua resposta:
(do grego rheum = fluido viscoso) é utilizado para classificar o grau de segurança dos animais selvagens e domésticos para o consumo (Moran, 1974; Smith, 1979). A reima é caracterizada por um sistema classificatório de alimentos perigosos (reimosos) e não perigosos (não reimosos), sendo aplicado às pessoas em estados físicos e sociais de liminaridade ou estados de representação ritual e simbólica de transição ou passagem10, como enfermidades, menstruação e pós-parto (Murrieta, 1998). Nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil, a expressão reimoso costuma ser substituída por carregado, que pressupõe uma série de supostos atributos como carne forte, gordurosa, capaz de causar inflamações em pessoas com doenças e ferimentos (Begossi,1992; Rodrigues, 2001).

Continue navegando