Buscar

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL(exercício 4)

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	CEL0379_A4_201701046423_V1
	
	
	
	
	
	
	
		Aluno:
	Matr.:
	Disc.: AVAL INSTITUCIONAL 
	2020.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Dadas as afirmativas em relação à avaliação da aprendizagem, I. A avaliação envolve necessariamente uma ação que promova a melhoria da aprendizagem. II. Na avaliação, o professor assume o papel de investigador, de esclarecedor e de organizador de experiências significativas. III. A avaliação mediadora confronta os objetivos pretendidos e os alcançados com o objetivo de classificar os estudantes. verifica-se que está(ão) correta(s)
	
	
	
	I, apenas.
	
	
	III, apenas.
	
	
	I, II e III.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
Explicação:
Apenas a afirmativa I é verdadeira, pois o professor nao tem o papel mencionado na opção 2 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Nas assertivas abaixo ficam caracterizadas a forma como a União cumpre a sua função de avaliar a educação brasileira através do SINAES. Escolha a opção que melhor retrata a diferença existente entre a avaliação institucional externa e interna
	
	
	
	a avaliação interna é feita como um processo formativo-regulador para garantir a qualidade da educação e a avaliação externa é realizada durante o semestre, pelo coletivo da instituição, para a orientação da equipe gestora no sentido da melhoria da qualidade da formação oferecida.
	
	
	a avaliação externa é realizada por uma Comissão Externa, designada pelo MEC, para autorização, reconhecimento ou saneamento de irregularidades e a avaliação interna é um processo contínuo, realizado durante o semestre, sob a supervisão de uma Comissão Própria de Avaliação, onde participam todos os sujeitos sociais da instituição;
	
	
	a avaliação externa tem a função predominante de regular o sistema de ensino através de visitas e do exame nacional e a interna tem a função de organizar o Plano Pedagógico do Curso, contar com o Corpo Docente capacitado e garantir a qualidade da formação oferecida ao aluno;
	
	
	a avaliação externa é realizada por visitas e exames, mediante a contratação de empresas ou de professores das universidades, portanto por sujeitos sociais estranhos aos cursos avaliados, e a interna é realizada pelos professores da instituição;
	
	
	a avaliação externa tem a função de realizar os exames nacionais de cada curso, para identificar o rendimento do aluno e a avaliação interna deve identificar as fragilidades do ensino ministrado e organizar estratégias pontuais, como oficinas, para garantir um melhor desempenho do aluno nos exames;
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Podemos dizer que existem nas escolas basicamente duas concepções de avaliação que marcam duas posições antagônicas na educação, são elas:
	
	
	
	conservadora e tradicional;
	
	
	construtivista e diagnóstica;
	
	
	conservadora e diagnóstica.
	
	
	tradicional e progressista;
	
	
	classificatória e diagnóstica;
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Leia o fragmento a seguir e marque a alternativa que traduz o pensamento do autor sobre a competência para o controle da qualidade do ensino.
"O ideal seria caminhar no sentido de uma profissionalização suficiente da profissão, para que o controlo sobre a qualidade do ensino fosse exercido pelos colegas, no seio da equipa pedagógica e para que o estabelecimento de ensino funcionasse segundo o modelo da auto-avaliação" (PERRENOUD, Philippe. Não mexam na minha avaliação! Para uma abordagem sistêmica da mudança pedagógica. Lisboa: Educa, 1992, p. 165).
	
	
	
	O mais importante para a qualidade do ensino seria avaliar apenas a aprendizagem institucional.
	
	
	A qualidade do ensino depende somente da competência dos professores para avaliar a educação.
	
	
	O ideal de uma profissionalização dos professores pouco contribuiria para a qualidade do ensino na auto-avaliação.
	
	
	O mais importante para a qualidade do ensino seria avaliar apenas a aprendizagem dos alunos.
	
	
	A auto-avaliação exercida pelos professores, provando a sua competência, imprimiria maior qualidade ao ensino.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A Avaliação da Educação Superior foi proposta pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o SINAES. Esse sistema foi criado para:
	
	
	
	Fazer com que as instituições elaborem o seu Plano de Desenvolvimento Institucional.
	
	
	Apenas estabelecer as diretrizes para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.
	
	
	Estabelecer critérios de concorrência entre as instituições de Ensino Superior.
	
	
	Consolidar o processo de avaliação de instituições de ensino superior com base na avaliação externa e avaliação interna das instituições que constitui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
	
	
	Constituir a CPA ¿ Comissão Própria de Avaliação que avalia a aprendizagem dos alunos do ensino superior.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Sobre a avaliação Interna, podemos afirmar:
I- observa, analisa e reflete sobre desempenho dos processos educativos desenvolvidos
dentro da escola.
II-  Geralmente é aplicada em Larga escala.
III-  Tem como referência as práticas pedagógicas e as condições gerais da escola.
	
	
	
	Apenas I está correta
	
	
	Apenas II está incorreta
	
	
	I, II e III estão corretas
	
	
	I e II estão corretas
	
	
	Apenas III está incorreta
	
Explicação:
Apenas II está incorreta, pois a avaliação Interna não é aplicada em larga escala, e sim em pequena escala, dentro das unidades escolares.  A avaliação interna observa, analisa e reflete sobre desempenho dos processos educativos desenvolvidos dentro da escola, tendo como referência as práticas pedagógicas e as condições gerais da escola.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		(Aplicada em: 2017- UTFPR-Prova: Pedagogo) As opções a seguir apresentam diretrizes sobre a avaliação no Ensino Fundamental, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Deve promover, facultativamente, períodos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo.
( ) Deve utilizar instrumentos e procedimentos adequados à faixa etária e ao desenvolvimento do aluno.
( ) Deve possibilitar a aceleração de estudos para os alunos com defasagem entre a idade e a série.
( ) Deve assumir um caráter processual, formativo e participativo.
( ) Deve subsidiar decisões sobre a utilização de estratégias a abordagens pedagógicas.
Assinale a sequência correta.
	
	
	
	V-V-F-F-F;
	
	
	V-V-F-F-F;
	
	
	F-V-V-V-V.
	
	
	F- F V-V-V;
	
	
	V-V-V-F-V;
	
Explicação:
 Deve utilizar instrumentos e procedimentos adequados à faixa etária e ao desenvolvimento do aluno.
Deve possibilitar a aceleração de estudos para os alunos com defasagem entre a idade e a série.
Deve assumir um caráter processual, formativo e participativo.
Deve subsidiar decisões sobre a utilização de estratégias a abordagens pedagógicas.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		É fato que a educação escolar e a avaliação não podem estar dissociadas pois é através dessa relação dinâmica existente entre ambas e a multiplicidade de elementos constitutivos que cada uma carrega é que levam o aluno a tornar-se sujeito do processo de aprendizagem. Com base nessa perspectiva democrática do processo educativo, os conhecimentos devem ser:
	
	
	
	a) Continuamente avaliados, considerando o processo como um todo, conforme as atividades desenvolvidas e a atuação dos sujeitos nelas envolvidos, fornecendo subsídios à condução do processo ensino-aprendizagem.
	
	
	c) Exaustivamente medidos através de avaliaçõesescritas ou orais ao final de cada conteúdo ministrado, quantificando-os através de notas ou conceitos.
	
	
	d) Através da autoavaliação verificados, , de forma a medir o nível de necessidades dos alunos e o domínio de conteúdos, visando detectar os problemas surgidos no processo de ensino.
	
	
	b) Formalmente avaliados através de instrumento predominantemente objetivos e neutros, possibilitando a manipulação matemática dos resultados.
	
	
	e) Observados por um processo de classificação e hierarquizado que está fundamentado na homogeneidade e competitividade.
	
Explicação:
A avaliação precisa ser elemento que contribui para a consecução dos objetivos educativos, fornecendo dados que permitam intervenções que aprimorem o processo. Jamais ser apenas medida classificatória!

Continue navegando