Logo Passei Direto
Buscar

UNIP - Nutrição clinica avançada

User badge image
Amanda Helena

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

As dietas de muito baixa caloria podem ser utilizadas em pacientes obesos com algumas restrições, considerando que essas permitem perda de peso rápida e necessidade de manutenção constante, contudo essas dietas englobam:
Qual das alternativas abaixo descreve corretamente as dietas de muito baixa caloria?
A) dieta com até 1200 calorias, sendo a escolha preferencial para início do tratamento de pacientes com IMC > 30 kg/m2.
B) dieta com menos de 800 calorias, que devem ser iniciadas após adaptação com valor calórico total maior e somente para aqueles com IMC > 32 kg/m2.
C) dieta com até 1200 calorias que podem ser prescritas a pacientes em sobrepeso ou obesidade.
D) dieta com 800 calorias podendo ser utilizadas em paciente com sobrepeso ou obesidade.
E) dieta com 200 a 800 calorias e nunca deve ser utilizada por ser extremamente desbalanceada.

A realidade mundial revela que, paradoxalmente, enquanto milhares de pessoas sofrem falta de alimentação, com carência de macro e micronutrientes, outras são vítimas da superalimentação e obesidade. Em relação à obesidade em adultos, podemos afirmar que:
Qual das alternativas abaixo é correta?
A) O risco de doença cardiovascular aumenta proporcionalmente ao aumento do IMC acima de 30 Kg/m²
B) Um adulto obeso e hipertenso, sem apresentar dislipidemias, não possui risco para doença cardiovascular
C) A distribuição de gordura corporal é menos eficaz na determinação do risco cardiovascular do que o IMC isolado
D) Um adulto do sexo masculino apresentando circunferência abdominal medindo 95 cm ainda não apresenta risco de complicações metabólicas associadas à obesidade
E) A obesidade ginóide relaciona-se com alto risco cardiovascular

A obesidade em adultos é considerada um problema de saúde pública no Brasil por aumentar o risco de desenvolvimento de comorbidades como hipertensão arterial, dislipidemia e diabetes tipo 2. A cirurgia bariátrica é uma alternativa que deve ser avaliada para pacientes que tiveram insucessos em diversos tratamentos para perda de peso e apresentam Índice de Massa Corporal superior a:
Qual das alternativas abaixo é correta?
A) 40 e sem co-morbidades associadas.
B) 35 e sem co-morbidades associadas.
C) 33 e co-morbidades associadas.
D) 32 e sem co-morbidades associadas.
E) 30 e co-morbidades associadas.

A principal intervenção no tratamento da obesidade é a orientação alimentar. Para assegurar uma perda de peso adequada, a alimentação normal deve ser modificada da seguinte forma:
Qual das alternativas abaixo descreve corretamente a modificação da alimentação?
A) Diminuir o valor energético da dieta, mantendo a proporção de proteína, reduzindo a de gordura, principalmente saturada, e aumentando a de carboidrato;
B) Diminuir o valor energético da dieta, reduzindo a proporção de carboidratos, mantendo a de proteína e aumentando a de gordura, principalmente de polinsaturada;
C) Diminuir o valor energético da dieta, mantendo a proporção de carboidratos, proteínas e gorduras, inclusive as poli e monoinsaturadas e saturadas;
D) Diminuir o valor energético da dieta, mantendo a proporção de carboidratos e gordura, principalmente saturada, e aumentando a de proteína;
E) Diminuir o valor energético da dieta, mantendo a proporção de carboidrato, aumentando proteína e reduzindo a gordura, principalmente a polinsaturada.

A obesidade infantil vem aumentando de forma significativa e é determinante de várias complicações na infância e na idade adulta. Na infância, o manejo pode ser ainda mais difícil do que na fase adulta, pois está relacionado a mudanças de hábitos e disponibilidade dos pais, além de uma falta de entendimento da criança quanto aos danos da obesidade.
Qual das afirmacoes abaixo pode ser feita corretamente baseada nas informações descritas?
A) A paciente MIP se encontra em eutrofia nutricional, pois o índice de percentil para a altura/idade e sexo é igual a 50.
B) Os dados fornecidos são insuficientes para uma análise qualitativa da dieta, porém é possível fazer uma avaliação da adequação de macronutrientes.
C) O diagnóstico nutricional da paciente MIP, baseado na antropometria, é de obesidade.
D) A dieta das últimas 24h é hipercalórica, hiperglicídica e hiperprotéica, devendo ser substituído o açúcar pelo edulcorante aspartame e diminuída a quantidade de leite para reduzir a proteína da dieta.
E) Há um baixo consumo de frutas e verduras, em contraponto ao elevado consumo de fontes de lipídeos e açúcares simples.

Um homem com 45 anos de idade foi encaminhado para realizar cirurgia bariátrica devido ao quadro clínico de obesidade grau III e comorbidades, além de uma longa história de excesso de peso e várias tentativas frustradas de tratamento. Considerando essas informações e o paciente em estado pós-operatório, avalie as afirmações a seguir.
É correto apenas o que se afirma em:
I. O reganho de peso após o segundo ano de cirurgia é considerado esperado, e deve ser monitorado na avaliação nutricional do paciente.
II. Após a ingestão de alimentos ricos em proteína, pode ocorrer a síndrome de Dumping, definida clinicamente pela combinação de sintomas gastrointestinais como cólicas abdominais, náuseas, vômitos, diarreia e sintomas como taquicardia, tontura, entre outros.
III. No pós-operatório imediato, a dieta do paciente deve conter alimentos com mínimo estímulo, consistência líquida, de cores claras, em temperatura ambiente e sem adição de gordura e açúcar, além de ser ofertada em pequeno volume e frequentemente.
IV. As necessidades nutricionais, no pós-operatório tardio, devem ser consideradas conforme a idade, o sexo e a situação fisiológica atual do paciente, no entanto, o principal cuidado é o de se evitar as deficiências de vitaminas e minerais.
A) I e III
B) II e III
C) III e IV
D) II, III e IV
E) I, III e IV

São benefícios da Cirurgia Bariátrica (CB): I - Melhora das comorbidades relacionadas à obesidade, do estado psicossocial e da qualidade de vida. II - Melhora de diabetes melito tipo 2, hipertensão arterial e função cardíaca, perfil lipídico, função respiratória, doenças do sono, e refluxo gastroesofágico. III - Melhora do perfil lipídico e da função respiratória, inclusive asma. Estudos apenas não comprovam melhorias nas doenças do sono. IV – Melhora do refluxo gastroesofágico e da síndrome dos ovários policísticos.
Qual das alternativas abaixo descreve corretamente os benefícios da CB?
A) As assertivas I e II descrevem corretamente os benefícios da CB.
B) As assertivas I e III descrevem corretamente os benefícios da CB.
C) As assertivas II e III descrevem corretamente os benefícios da CB.
D) As assertivas I, II e III descrevem corretamente os benefícios da CB.
E) As assertivas I, II e IV descrevem corretamente os benefícios da CB.

Mourão et al 2011, em seu artigo de revisão afirma que o início da suplementação do polivitamínico/mineral ou da reposição de ferro de forma isolada têm sido recomendados logo após a alta hospitalar, em pacientes submetidos a cirurgia bariátrica. Sendo que a prevenção pode ocorrer de várias formas como: intramuscular, endovenosa e oral. Sendo que o nutricionista deve ter uma atenção especial a B1, B12 e B9.
Qual das alternativas abaixo é correta?
A) A questão acima está totalmente correta.
B) A questão acima está correta somente em relação as Vitaminas B1, B12 e B9.
C) A questão acima está totalmente errada, pois não se indica a via intramuscular para reposição de vitaminas.
D) A questão acima está parcialmente correta, pois a suplementação em pacientes com cirurgia bariátrica só ocorre no pré-operatório.
E) A questão não está relacionada as atribuições do nutricionista, visto que o mesmo não pode prescrever suplementos nutricionais que não sejam de uso exclusivo em dietas enterais.

Durante a consulta de um paciente que apresente sobrepeso ou obesidade, é fundamental avaliar as causas que levaram ao excesso de peso, bem como investigar possíveis morbidades associadas. Sabe-se que a etiologia da obesidade é complexa e multifatorial e em relação à ela é INCORRETO afirmar:
Qual das alternativas abaixo é INCORRETA?
A) O estilo de vida moderno também favorece o ganho de peso por diversos fatores que interferem na ingestão alimentar: a necessidade de se realizar refeições em curto espaço de tempo atrapalha os mecanismos de saciação, e atividades de lazer podem resultar em alterações comportamentais relacionadas ao hábito alimentar em que o sistema de prazer e recompensa (não homeostático) se sobrepõe ao sistema regulador homeostático.
B) Avaliar a história pregressa da trajetória do peso não possui nenhuma relevância para avaliação e/ou tratamento da obesidade.
C) Pode ser útil perguntar sobre a história familiar de obesidade, o peso ao nascimento, a variação do peso na gestação materna, o uso de medicamentos pregressos, fumo, horas de sono, horas de trabalho mudanças na rotina, e exposição a estresse.
D) O risco de obesidade quando nenhum dos pais é obeso é menor que 10%, enquanto que um dos genitores é obeso este risco eleva-se para 50%, atingindo 80% quando ambos são obesos.
E) Sintomas de estresse, tais como ansiedade, depressão, nervosismo e o hábito de se alimentar quando problemas emocionais estão presentes são comuns em pacientes com sobrepeso ou obesidade, sugerindo relação entre estresse, compulsão por comida palatável, transtorno de compulsão alimentar e obesidade. O estresse pode ser uma consequência da obesidade devido a fatores sociais, à discriminação e, alternativamente, a causa da obesidade.

Em relação ao tratamento da obesidade sabe-se que: I - Considera-se sucesso no tratamento da obesidade a habilidade de atingir e manter uma perda de peso clinicamente útil, que resulte em efeitos benéficos sobre doenças associadas, como diabetes tipo 2, hipertensão e dislipidemia. Uma perda de peso de 5% mantida é um critério mínimo de sucesso, pois leva a melhora das doenças associadas. II - Perda maior que 5%-10% do peso corporal é útil e benéfica, e resultará em redução de pressão arterial, melhora de colesterol HDL e LDL, diminuindo a necessidade de medicamentos para controle de pressão arterial, glicemia, lípides, levando a reduções ainda maiores dos triglicérides, da glicemia, da hemoglobina glicada e do risco de diabetes tipo 2. III - O tratamento farmacológico deve ser usado obrigatoriamente além das outras medidas não farmacológicas. IV - É provavelmente recomendado indicar a cirurgia bariátrica em pacientes com IMC entre 30 e 39,9 kg/m² com cardiomiopatia dilatada e osteoartroses com sintomas, veias varicosas e doença hemorroidária secundária à obesidade com sintomas, e casos nos quais a disfunção erétil ou a infertilidade sejam secundárias à obesidade e não sejam responsivas a tratamento.
Qual das alternativas abaixo é correta?
A) Somente as assertivas I e II estão corretas
B) Somente as assertivas I e III estão corretas
C) Somente as assertivas I, II e IV estão corretas
D) Somente as assertivas I, III e IV estão corretas
E) Todas as assertivas estão corretas

Atualmente a cirurgia bariátrica é considerada a ferramenta mais eficaz no controle e no tratamento da obesidade. Os benefícios da cirurgia incluem resolução ou melhora acentuada de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e hiperlipidemia. Entretanto, é preciso salientar que o tratamento cirúrgico da obesidade não se resume ao ato cirúrgico. Em relação a hipovitaminose e falta de minerais, Mourão et al 2011, em seu artigo de revisão: cirurgia bariátrica como e por que suplementar afirmam que:
Qual das alternativas abaixo é correta?
A) A redução do estômago altera a absorção de Magnésio e Ferro, pela diminuição da produção do ácido clorídrico e fator intrínseco respectivamente.
B) Na retirada do jejuno vitaminas lipossolúveis podem estar comprometidas.
C) Cálcio e vitamina D devem ser oferecidos de forma intramuscular.
D) Com a redução da superfície do estômago minerais como Ferro, Cálcio, Fósforo, Magnésio e Ácido Fólico sofrem alteração.
E) A deficiência de vitamina B9 tem sido frequentemente relatada após a cirurgia tipo SLIM, variando entre 12% a 75%.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

As dietas de muito baixa caloria podem ser utilizadas em pacientes obesos com algumas restrições, considerando que essas permitem perda de peso rápida e necessidade de manutenção constante, contudo essas dietas englobam:
Qual das alternativas abaixo descreve corretamente as dietas de muito baixa caloria?
A) dieta com até 1200 calorias, sendo a escolha preferencial para início do tratamento de pacientes com IMC > 30 kg/m2.
B) dieta com menos de 800 calorias, que devem ser iniciadas após adaptação com valor calórico total maior e somente para aqueles com IMC > 32 kg/m2.
C) dieta com até 1200 calorias que podem ser prescritas a pacientes em sobrepeso ou obesidade.
D) dieta com 800 calorias podendo ser utilizadas em paciente com sobrepeso ou obesidade.
E) dieta com 200 a 800 calorias e nunca deve ser utilizada por ser extremamente desbalanceada.

A realidade mundial revela que, paradoxalmente, enquanto milhares de pessoas sofrem falta de alimentação, com carência de macro e micronutrientes, outras são vítimas da superalimentação e obesidade. Em relação à obesidade em adultos, podemos afirmar que:
Qual das alternativas abaixo é correta?
A) O risco de doença cardiovascular aumenta proporcionalmente ao aumento do IMC acima de 30 Kg/m²
B) Um adulto obeso e hipertenso, sem apresentar dislipidemias, não possui risco para doença cardiovascular
C) A distribuição de gordura corporal é menos eficaz na determinação do risco cardiovascular do que o IMC isolado
D) Um adulto do sexo masculino apresentando circunferência abdominal medindo 95 cm ainda não apresenta risco de complicações metabólicas associadas à obesidade
E) A obesidade ginóide relaciona-se com alto risco cardiovascular

A obesidade em adultos é considerada um problema de saúde pública no Brasil por aumentar o risco de desenvolvimento de comorbidades como hipertensão arterial, dislipidemia e diabetes tipo 2. A cirurgia bariátrica é uma alternativa que deve ser avaliada para pacientes que tiveram insucessos em diversos tratamentos para perda de peso e apresentam Índice de Massa Corporal superior a:
Qual das alternativas abaixo é correta?
A) 40 e sem co-morbidades associadas.
B) 35 e sem co-morbidades associadas.
C) 33 e co-morbidades associadas.
D) 32 e sem co-morbidades associadas.
E) 30 e co-morbidades associadas.

A principal intervenção no tratamento da obesidade é a orientação alimentar. Para assegurar uma perda de peso adequada, a alimentação normal deve ser modificada da seguinte forma:
Qual das alternativas abaixo descreve corretamente a modificação da alimentação?
A) Diminuir o valor energético da dieta, mantendo a proporção de proteína, reduzindo a de gordura, principalmente saturada, e aumentando a de carboidrato;
B) Diminuir o valor energético da dieta, reduzindo a proporção de carboidratos, mantendo a de proteína e aumentando a de gordura, principalmente de polinsaturada;
C) Diminuir o valor energético da dieta, mantendo a proporção de carboidratos, proteínas e gorduras, inclusive as poli e monoinsaturadas e saturadas;
D) Diminuir o valor energético da dieta, mantendo a proporção de carboidratos e gordura, principalmente saturada, e aumentando a de proteína;
E) Diminuir o valor energético da dieta, mantendo a proporção de carboidrato, aumentando proteína e reduzindo a gordura, principalmente a polinsaturada.

A obesidade infantil vem aumentando de forma significativa e é determinante de várias complicações na infância e na idade adulta. Na infância, o manejo pode ser ainda mais difícil do que na fase adulta, pois está relacionado a mudanças de hábitos e disponibilidade dos pais, além de uma falta de entendimento da criança quanto aos danos da obesidade.
Qual das afirmacoes abaixo pode ser feita corretamente baseada nas informações descritas?
A) A paciente MIP se encontra em eutrofia nutricional, pois o índice de percentil para a altura/idade e sexo é igual a 50.
B) Os dados fornecidos são insuficientes para uma análise qualitativa da dieta, porém é possível fazer uma avaliação da adequação de macronutrientes.
C) O diagnóstico nutricional da paciente MIP, baseado na antropometria, é de obesidade.
D) A dieta das últimas 24h é hipercalórica, hiperglicídica e hiperprotéica, devendo ser substituído o açúcar pelo edulcorante aspartame e diminuída a quantidade de leite para reduzir a proteína da dieta.
E) Há um baixo consumo de frutas e verduras, em contraponto ao elevado consumo de fontes de lipídeos e açúcares simples.

Um homem com 45 anos de idade foi encaminhado para realizar cirurgia bariátrica devido ao quadro clínico de obesidade grau III e comorbidades, além de uma longa história de excesso de peso e várias tentativas frustradas de tratamento. Considerando essas informações e o paciente em estado pós-operatório, avalie as afirmações a seguir.
É correto apenas o que se afirma em:
I. O reganho de peso após o segundo ano de cirurgia é considerado esperado, e deve ser monitorado na avaliação nutricional do paciente.
II. Após a ingestão de alimentos ricos em proteína, pode ocorrer a síndrome de Dumping, definida clinicamente pela combinação de sintomas gastrointestinais como cólicas abdominais, náuseas, vômitos, diarreia e sintomas como taquicardia, tontura, entre outros.
III. No pós-operatório imediato, a dieta do paciente deve conter alimentos com mínimo estímulo, consistência líquida, de cores claras, em temperatura ambiente e sem adição de gordura e açúcar, além de ser ofertada em pequeno volume e frequentemente.
IV. As necessidades nutricionais, no pós-operatório tardio, devem ser consideradas conforme a idade, o sexo e a situação fisiológica atual do paciente, no entanto, o principal cuidado é o de se evitar as deficiências de vitaminas e minerais.
A) I e III
B) II e III
C) III e IV
D) II, III e IV
E) I, III e IV

São benefícios da Cirurgia Bariátrica (CB): I - Melhora das comorbidades relacionadas à obesidade, do estado psicossocial e da qualidade de vida. II - Melhora de diabetes melito tipo 2, hipertensão arterial e função cardíaca, perfil lipídico, função respiratória, doenças do sono, e refluxo gastroesofágico. III - Melhora do perfil lipídico e da função respiratória, inclusive asma. Estudos apenas não comprovam melhorias nas doenças do sono. IV – Melhora do refluxo gastroesofágico e da síndrome dos ovários policísticos.
Qual das alternativas abaixo descreve corretamente os benefícios da CB?
A) As assertivas I e II descrevem corretamente os benefícios da CB.
B) As assertivas I e III descrevem corretamente os benefícios da CB.
C) As assertivas II e III descrevem corretamente os benefícios da CB.
D) As assertivas I, II e III descrevem corretamente os benefícios da CB.
E) As assertivas I, II e IV descrevem corretamente os benefícios da CB.

Mourão et al 2011, em seu artigo de revisão afirma que o início da suplementação do polivitamínico/mineral ou da reposição de ferro de forma isolada têm sido recomendados logo após a alta hospitalar, em pacientes submetidos a cirurgia bariátrica. Sendo que a prevenção pode ocorrer de várias formas como: intramuscular, endovenosa e oral. Sendo que o nutricionista deve ter uma atenção especial a B1, B12 e B9.
Qual das alternativas abaixo é correta?
A) A questão acima está totalmente correta.
B) A questão acima está correta somente em relação as Vitaminas B1, B12 e B9.
C) A questão acima está totalmente errada, pois não se indica a via intramuscular para reposição de vitaminas.
D) A questão acima está parcialmente correta, pois a suplementação em pacientes com cirurgia bariátrica só ocorre no pré-operatório.
E) A questão não está relacionada as atribuições do nutricionista, visto que o mesmo não pode prescrever suplementos nutricionais que não sejam de uso exclusivo em dietas enterais.

Durante a consulta de um paciente que apresente sobrepeso ou obesidade, é fundamental avaliar as causas que levaram ao excesso de peso, bem como investigar possíveis morbidades associadas. Sabe-se que a etiologia da obesidade é complexa e multifatorial e em relação à ela é INCORRETO afirmar:
Qual das alternativas abaixo é INCORRETA?
A) O estilo de vida moderno também favorece o ganho de peso por diversos fatores que interferem na ingestão alimentar: a necessidade de se realizar refeições em curto espaço de tempo atrapalha os mecanismos de saciação, e atividades de lazer podem resultar em alterações comportamentais relacionadas ao hábito alimentar em que o sistema de prazer e recompensa (não homeostático) se sobrepõe ao sistema regulador homeostático.
B) Avaliar a história pregressa da trajetória do peso não possui nenhuma relevância para avaliação e/ou tratamento da obesidade.
C) Pode ser útil perguntar sobre a história familiar de obesidade, o peso ao nascimento, a variação do peso na gestação materna, o uso de medicamentos pregressos, fumo, horas de sono, horas de trabalho mudanças na rotina, e exposição a estresse.
D) O risco de obesidade quando nenhum dos pais é obeso é menor que 10%, enquanto que um dos genitores é obeso este risco eleva-se para 50%, atingindo 80% quando ambos são obesos.
E) Sintomas de estresse, tais como ansiedade, depressão, nervosismo e o hábito de se alimentar quando problemas emocionais estão presentes são comuns em pacientes com sobrepeso ou obesidade, sugerindo relação entre estresse, compulsão por comida palatável, transtorno de compulsão alimentar e obesidade. O estresse pode ser uma consequência da obesidade devido a fatores sociais, à discriminação e, alternativamente, a causa da obesidade.

Em relação ao tratamento da obesidade sabe-se que: I - Considera-se sucesso no tratamento da obesidade a habilidade de atingir e manter uma perda de peso clinicamente útil, que resulte em efeitos benéficos sobre doenças associadas, como diabetes tipo 2, hipertensão e dislipidemia. Uma perda de peso de 5% mantida é um critério mínimo de sucesso, pois leva a melhora das doenças associadas. II - Perda maior que 5%-10% do peso corporal é útil e benéfica, e resultará em redução de pressão arterial, melhora de colesterol HDL e LDL, diminuindo a necessidade de medicamentos para controle de pressão arterial, glicemia, lípides, levando a reduções ainda maiores dos triglicérides, da glicemia, da hemoglobina glicada e do risco de diabetes tipo 2. III - O tratamento farmacológico deve ser usado obrigatoriamente além das outras medidas não farmacológicas. IV - É provavelmente recomendado indicar a cirurgia bariátrica em pacientes com IMC entre 30 e 39,9 kg/m² com cardiomiopatia dilatada e osteoartroses com sintomas, veias varicosas e doença hemorroidária secundária à obesidade com sintomas, e casos nos quais a disfunção erétil ou a infertilidade sejam secundárias à obesidade e não sejam responsivas a tratamento.
Qual das alternativas abaixo é correta?
A) Somente as assertivas I e II estão corretas
B) Somente as assertivas I e III estão corretas
C) Somente as assertivas I, II e IV estão corretas
D) Somente as assertivas I, III e IV estão corretas
E) Todas as assertivas estão corretas

Atualmente a cirurgia bariátrica é considerada a ferramenta mais eficaz no controle e no tratamento da obesidade. Os benefícios da cirurgia incluem resolução ou melhora acentuada de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e hiperlipidemia. Entretanto, é preciso salientar que o tratamento cirúrgico da obesidade não se resume ao ato cirúrgico. Em relação a hipovitaminose e falta de minerais, Mourão et al 2011, em seu artigo de revisão: cirurgia bariátrica como e por que suplementar afirmam que:
Qual das alternativas abaixo é correta?
A) A redução do estômago altera a absorção de Magnésio e Ferro, pela diminuição da produção do ácido clorídrico e fator intrínseco respectivamente.
B) Na retirada do jejuno vitaminas lipossolúveis podem estar comprometidas.
C) Cálcio e vitamina D devem ser oferecidos de forma intramuscular.
D) Com a redução da superfície do estômago minerais como Ferro, Cálcio, Fósforo, Magnésio e Ácido Fólico sofrem alteração.
E) A deficiência de vitamina B9 tem sido frequentemente relatada após a cirurgia tipo SLIM, variando entre 12% a 75%.

Prévia do material em texto

Exercício 1:
As dietas de muito baixa caloria podem ser utilizadas em pacientes obesos com algumas
restrições, considerando que essas permitem perda de peso rápida e necessidade de
manutenção constante, contudo essas dietas englobam:
 
A)
dieta com até 1200 calorias, sendo a escolha preferencial para início do tratamento de
pacientes com IMC > 30 kg/m2.
 
B)
dieta com menos de 800 calorias, que devem ser iniciadas após adaptação com valor
calórico total maior e somente para aqueles com IMC > 32 kg/m2.
 
C)
dieta com até 1200 calorias que podem ser prescritas a pacientes em sobrepeso ou
obesidade.
 
D)
dieta com 800 calorias podendo ser utilizadas em paicnete com sobrepeso ou obesidade.
 
E)
dieta com 200 a 800 calorias e nunca deve ser utilizada por ser extremamente
desbalanceada.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
B) Resposta certa 
Exercício 2:
A realidade mundial revela que, paradoxalmente, enquanto milhares de pessoas sofrem p� falta de alimentação, com carência de
macro e micronutrientes, outras são vítimas da superalimentação e obesidade. Em relação à obesidade em adultos, podemos afirmar
que:
 
A)
O risco de doença cardiovascular aumenta prop�cionalmente ao aumento do IMC acima de 30 Kg/m²
 
B)
Um adulto obeso e hipertenso, sem apresentar dislipidemias, não possui risco para doença cardiovascular
 
C)
A distribuição de g�dura c�p�al é menos eficaz na determinação do risco cardiovascular do que o IMC isolado
 
D)
Um adulto do sexo masculino apresentando circunferência abdominal medindo 95 cm ainda não apresenta risco de complicações
metabólicas associadas à obesidade
 
E)
A obesidade ginóide relaciona-se com alto risco cardiovascular
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) Resposta certa 
Exercício 3:
A obesidade em adultos é considerada um problema de saúde pública no Brasil p� aumentar o risco de desenvolvimento de co-
m�bidades como hipertensão arterial, dislipidemia e diabetes tipo 2. A cirurgia bariátrica é uma alternativa que deve ser avaliada
para pacientes que tiveram insucessos em diversos tratamentos para perda de peso e apresentam Índice de Massa C�p�al superi� a:
 
A)
40 e sem co-m�bidades associadas.
 
B)
35 e sem co-m�bidades associadas.
 
C)
33 e co-m�bidades associadas.
 
D)
32 e sem co-m�bidades associadas.
 
E)
30 e co-m�bidades associadas.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) Resposta certa 
Exercício 4:
A principal intervenção no tratamento da obesidade é a �ientação alimentar. Para assegurar uma perda de peso adequada, a
alimentação n�mal deve ser modificada da seguinte f�ma: 
 
A)
Diminuir o val� energético da dieta, mantendo a prop�ção de proteína, reduzindo a de g�dura, principalmente saturada, e
aumentando a de carboidrato;
 
B)
Diminuir o val� energético da dieta, reduzindo a prop�ção de carboidratos, mantendo a de proteína e aumentando a de g�dura,
principalmente de polinsaturada;
 
C)
Diminuir o val� energético da dieta, mantendo a prop�ção de carboidratos, proteínas e g�duras, inclusive as poli e monoinsaturadas
e saturadas;
 
D)
Diminuir o val� energético da dieta, mantendo a prop�ção de carboidratos e g�dura, principalmente saturada, e aumentando a de
proteína;
 
E)
Diminuir o val� energético da dieta, mantendo a prop�ção de carboidrato, aumentando proteína e reduzindo a g�dura,
principalmente a polinsaturada.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
A) Resposta certa 
B) Resposta certa 
C) Resposta certa 
Exercício 5:
“A obesidade infantil vem aumentando de f�ma significativa e é determinante de várias complicações na infância e na idade adulta.
Na infância, o manejo pode ser ainda mais difícil do que na fase adulta, pois está relacionado a mudanças de hábitos e disponibilidade
dos pais, além de uma falta de entendimento da criança quanto aos danos da obesidade.” Me�o ED et al. Obesidade infantil: como
podemos ser eficazes? J Pediatr (Rio J). 2004;80(3):173-82.
Caso: MIP, 10 anos, sexo feminino, estudante, percentil 90 de IMC/idade/sexo e percentil 75 de altura/idade/sexo (referência OMS,
2007), vem à consulta nutricional relatando desejo de emagrecer. O rec�datório de 24 h�as evidencia um consumo calórico de 3358
Kcal (50% carboidratos, 28% de lipídios e 22% de proteínas). Qual das afirmações abaixo pode ser feita c�retamente baseada nas
inf�mações descritas.
 
A)
A paciente MIP se encontra em eutrofia nutricional, pois o índice de percentil para a altura/idade e sexo é igual a 50.
 
B)
Os dados f�necidos são insuficientes para uma análise qualitativa da dieta, p�ém é possível fazer uma avaliação da adequação de
macronutrientes.
 
C)
O diagnóstico nutricional da paciente MIP, baseado na antropometria, é de obesidade.
 
D)
A dieta das últimas 24h é hipercalórica, hiperglicídica e hiperprotéica, devendo ser substituído o açúcar pelo edulc�ante aspartame e
diminuída a quantidade de leite para reduzir a proteína da dieta.
 
E)
Há um baixo consumo de frutas e verduras, em contraponto ao elevado consumo de fontes de lipídeos e açúcares simples.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
A) Resposta certa 
B) Resposta certa 
Exercício 6:
Um homem com 45 anos de idade foi encaminhado para realizar cirurgia bariátrica devido ao
quadro clínico de obesidade grau III e comorbidades, além de uma longa história de excesso
de peso e várias tentativas frustradas de tratamento. Considerando essas informações e o
paciente em estado pós-operatório, avalie as afirmações a seguir.
I. O reganho de peso após o segundo ano de cirurgia é considerado esperado, e deve ser
monitorado na avaliação nutricional do paciente.
II. Após a ingestão de alimentos ricos em proteína, pode ocorrer a síndrome de Dumping,
definida clinicamente pela combinação de sintomas gastrointestinais como cólicas
abdominais, náuseas, vômitos, diarreia e sintomas como taquicardia, tontura, entre outros.
III. No pós-operatório imediato, a dieta do paciente deve conter alimentos com mínimo
estímulo, consistência líquida, de cores claras, em temperatura ambiente e sem adição de
gordura e açúcar, além de ser ofertada em pequeno volume e frequentemente.
IV. As necessidades nutricionais, no pósoperatório tardio, devem ser consideradas conforme
a idade, o sexo e a situação fisiológica atual do paciente, no entanto, o principal cuidado é o
de se evitar as deficiências de vitaminas e minerais.
É correto apenas o que se afirma em
 
A)
I e III
 
B)
II e III
 
C)
III e IV
 
D)
II, III e IV
 
E)
I, III e IV
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
A) Resposta certa 
B) Resposta certa 
C) Resposta certa 
D) Resposta certa 
E) Resposta certa 
Exercício 7:
Em relação ao processo de diagnóstico da obesidade é correto afirmar que:
I - A medida de massa corporal mais tradicional é o peso isolado ou peso ajustado para a
altura. Mais recentemente, tem-se notado que a distribuição de gordura é mais preditiva de
saúde. A combinação de massa corporal e distribuição de gordura é, provavelmente, a melhor
opção para preencher a necessidade de avaliação clínica.
II - O IMC (calculado através da divisão do peso em kg pela altura em metros elevada ao
quadrado, kg/m²) é o cálculo mais usado para avaliação da adiposidade corporal. O IMC é um
bom indicador, mas não totalmente correlacionado com a gordura corporal. O IMC é o cálculo
mais indicado pois não reflete a distribuição da gordura corporal.
III - A medida da distribuição de gordura é importante na avaliação de sobrepeso e obesidade
porque a gordura visceral (intra-abdominal) é um fator de risco potencial para a doença,
independentemente da gordura corporal total.
IV - A associação da medida da circunferência abdominal com o IMC pode oferecer uma
forma combinada de avaliação de risco e ajudar a diminuir as limitações de cada uma das
avaliações isoladas, mas no rastreamento inicial (prevenção primária), o IMC pode ser usado
isoladamente.
 
A)
Somenteas assertivas I e II estão corretas
 
B)
Somente as assertivas I e III estão corretas
 
C)
Somente as assertivas I, II e III estão corretas
 
D)
Somente as assertivas I, III e IV estão corretas
 
E)
Todas as assertivas estão corretas
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
A) Resposta certa 
B) Resposta certa 
C) Resposta certa 
D) Resposta certa 
Exercício 8:
São benefícios da Cirurgia Bariátrica (CB):
I - Melhora das comorbidades relacionadas à obesidade, do estado psicossocial e da
qualidade de vida.
II - Melhora de diabetes melito tipo 2, hipertensão arterial e função cardíaca, perfil lipídico,
função respiratória, doenças do sono,  e refluxo gastroesofágico.
III - Melhora do perfil lipídico e da função respiratória, inclusive asma. Estudos apenas não
comprovam melhorias nas doenças do sono.
IV – Melhora do refluxo gastroesofágico e da síndrome dos ovários policísticos
 
A)
As assertivas I e II descrevem corretamente os benefícios da CB.
 
B)
As assertivas I e III descrevem corretamente os benefícios da CB.
 
C)
As assertivas II e III descrevem corretamente os benefícios da CB.
 
D)
As assertivas I, II e III descrevem corretamente os benefícios da CB.
 
E)
As assertivas I, II e IV descrevem corretamente os benefícios da CB.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
A) Resposta certa 
B) Resposta certa 
C) Resposta certa 
D) Resposta certa 
E) Resposta certa 
Exercício 9:
Mourão et al 2011, em seu artigo de revisão afirma que o  início da suplementação do
polivitamínico/mineral ou da reposição de ferro de forma isolada têm sido recomendados
logo após a alta hospitalar, em pacientes submetidos a cirurgia bariátrica. Sendo que a
prevenção pode ocorrer de várias formas como: intramuscular, endovenosa e oral. Sendo que
o nutricionista deve ter uma atenção especial a B1,B12 e B9 .
 
A)
A questão acima está totalmente correta .
 
B)
A questão acima esta correta somente em relação as Vitaminas B1.B12 e B9 
 
C)
A questão acima está totalemnte errada, pois não se indica a via intramuscular para
reposição de vitaminas .
 
D)
A questão acima está parcialmente correta , pois a suplementação em pacientes com cirurgia
bariátrica só ocorre no pré operatório.
 
E)
A questão não está relacionada as atribuições do nutricionista, visto que o mesmo não pode
prescrever suplementos nutricionais que não sejam de uso exclusivo em dientas enterais . 
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) Resposta certa 
Exercício 10:
Durante a consulta de um paciente que apresente sobrepeso ou obesidade, é fundamental
avaliar as causas que levaram ao excesso de peso, bem como investigar possíveis
morbidades associadas. Sabe-se que a etiologia da obesidade é complexa e multifatorial e
em relação à ela é INCORRETO afirmar:
 
A)
O estilo de vida moderno também favorece o ganho de peso por diversos fatores que
interferem na ingestão alimentar: a necessidade de se realizar refeições em curto espaço de
tempo atrapalha os mecanismos de saciação, e atividades de lazer podem resultar em
alterações comportamentais relacionadas ao hábito alimentar em que o sistema de prazer e
recompensa (não homeostático) se sobrepõe ao sistema regulador homeostático.
 
B)
Avaliar a história pregressa da trajetória do peso não possui nenhuma relevância para
avaliação e/ou tratamento da obesidade.
 
C)
Pode ser útil perguntar sobre a história familiar de obesidade, o peso ao nascimento, a
variação do peso na gestação materna, o uso de medicamentos pregressos, fumo, horas de
sono, horas de trabalho mudanças na rotina, e exposição a estresse.
 
D)
O risco de obesidade quando nenhum dos pais é obeso é menor que 10%,, enquanto que um
dos genitores é obeso este risco eleva-se para 50%, atingindo 80% quando ambos são
obesos.
 
E)
Sintomas de estresse, tais como ansiedade, depressão, nervosismo e o hábito de se
alimentar quando problemas emocionais estão presentes são comuns em pacientes com
sobrepeso ou obesidade, sugerindo relação entre estresse, compulsão por comida palatável,
transtorno de compulsão alimentar e obesidade. O estresse pode ser uma consequência da
obesidade devido a fatores sociais, à discriminação e, alternativamente, a causa da
obesidade.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
A) Resposta certa 
B) Resposta certa 
Exercício 11:
Em relação ao tratamento da obesidade sabe-se que:
I - Considera-se sucesso no tratamento da obesidade a habilidade de atingir e manter uma
perda de peso clinicamente útil, que resulte em efeitos benéficos sobre doenças associadas,
como diabetes tipo 2, hipertensão e dislipidemia. Uma perda de peso de 5% mantida é um
critério mínimo de sucesso, pois leva a melhora das doenças associadas.
II - Perda maior que 5%-10% do peso corporal é útil e benéfica, e resultará em redução de
pressão arterial, melhora de colesterol HDL e LDL, diminuindo a necessidade de
medicamentos para controle de pressão arterial, glicemia, lípides, levando a reduções ainda
maiores dos triglicérides, da glicemia, da hemoglobina glicada e do risco de diabetes tipo 2.
III - O tratamento farmacológico deve ser usado obrigatoriamente além das outras medidas
não farmacológicas.
IV - É provavelmente recomendado indicar a cirurgia bariátrica em pacientes com IMC entre
30 e 39,9 kg/m² com cardiomiopatia dilatada e osteoartroses com sintomas, veias varicosas
e doença hemorroidária secundária à obesidade com sintomas, e casos nos quais a
disfunção erétil ou a infertilidade sejam secundárias à obesidade e não sejam responsivas a
tratamento. 
 
A)
Somente as assertivas I e II estão corretas
 
B)
Somente as assertivas I e III estão corretas
 
C)
Somente as assertivas I, II e IV estão corretas
 
D)
Somente as assertivas I, III e IV estão corretas
 
E)
Todas as assertivas estão corretas
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) Resposta certa 
Exercício 12:
Atualmente a cirurgia bariátrica é considerada a ferramen ta mais eficaz no controle e
no tratamento da obesidade se vera. Os benefícios da cirurgia incluem resolução ou me ‐
lhora acentuada de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e hiperlipidemia.
Entretanto, é preciso salientar que o tratamento cirúrgico da obesidade não se resume
ao ato cirúrgico.Em relação a hipovitaminose e falta de minerais, Mourão et al 2011, em
seu artigo de revisão:cirurgia bariátrica como e por que suplementar afirmam que:
 
A)
A redução do estomago altera a absorção de Magnésio e Ferro, pela diminuição da produção
do ácido clorídrico e fator intrínseco respectivamente.
 
B)
Na retirada do jejuno vitaminas lipossolúveis podem estar comprometidas.
 
C)
Cálcio e vitamina D devem ser oferecidos de forma intramuscular
 
D)
Com a redução da superfície do estomago minerais como Ferro, Cálcio, Fósforo, Magnésio e
Ácido Fólico sofrem alteração.
 
E)
A deficiência de vitamina B9 tem sido frequentemente re latada após a cirurgia tipo
SLIM , variando entre 12% a 75%.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
A) Resposta certa 
B) Resposta certa

Mais conteúdos dessa disciplina