Buscar

atividade discurssiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Analisando os estudos referentes à língua e linguagem, foi possível constatar que não podemos trabalhar de forma separada e que há diferentes formas de estudar esses objetos, e para isso vamos recorrer à teoria de Lev Vygotsky e ao teórico Saussure que foi de grande importância para o estudo da cultura.
	A linguagem é um elemento de extrema importância, que compreende um dos elementos de construção da vida, pois, é de plena importância em relação à comunicação, de forma que possibilita harmonia entre povos com culturas, valores e concepções de forma geral.
	A língua corresponde a um ato individual e social, definida como parte social da linguagem e que só um ser, não é capaz de muda-la, sendo um sistema convencional coletiva e social, que com o decorrer do tempo pode sofrer algumas mudanças.
	É de fundamental importância frisar, que língua e linguagem jamais podem ser trabalhadas de forma isolada e que não há existência de pensamento sem linguagem e língua.
2- 
	Produzir não é uma tarefa simples, porém, é possível formarmos produtores competentes, e para isso, podemos contar com as diversas práticas de ensino, que visam formar um bom produtor de texto, conforme nos disponibiliza os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e dentre tais práticas vamos falar sobre situações de criação.
	Situações de criação permitem ao aluno, um momento propício de criação de seus próprios textos, podendo ser apoiados em outros textos que já conhecem, com isso faz uso de repertórios qualitativos, pois, sabemos que nada se cria do zero e que é através de boas referências, que vão criar e recriar suas produções textuais de forma coerente.
	É importante lembrar, que é de fundamental importância, o acompanhamento do professor nesse processo de produção, pois, é ele quem vai orientar em relação aos ajustes necessários e ao mesmo tempo, ajudar o aluno a expor suas dificuldades e revisar suas produções.
	
 
	Acadêmico:
	Marília Lemos do Nascimento (2630522)
	
	Disciplina:
	Linguística Aplicada à Língua Portuguesa (LET37)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:512326) ( peso.:4,00)
	Prova:
	16983390
	Nota da Prova:
	7,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Lev Vygotsky foi um psicólogo que contribuiu para o campo da linguagem e educação ao propor o conceito de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Disserte sobre a compreensão de linguagem desse autor e sua relação com a compreensão de língua saussureana.
	Resposta Esperada:
Vygotsky retoma a tese de Saussure da não existência de pensamento sem linguagem, o que implica dizer que o pensamento só se realiza por meio da linguagem. Vygotsky também enfatiza outro aspecto em Saussure (apesar de pouco destacado): a língua é um fenômeno social e a fala uma realização particular, por isso a língua é ao mesmo tempo um fenômeno individual e social.
	2.
	Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa propõem diversas práticas de escrita que visam à formação de bons produtores textuais, dentre as quais se destacam: projetos, textos provisórios, produção de apoio, e situações de criação. Disserte sobre as situações de criação.
	Resposta Esperada:
As situações de criação referem-se à disposição escolar de permitir ao aluno criar seus próprios textos, ensaiar suas questões individuais, mapear seus interesses, todas elas guiadas e avaliadas pelo professor, que passa a chamar a atenção para determinados aspectos, ajudando o aluno a expor suas preferências e dificuldades.
Parte inferior do formulário