Buscar

Prévia do material em texto

PROCESSO PRODUTIVO DE SALGADOS 
GRUPO ÁGUIA
PRODUTO
A empresa oferece salgados que possuem 30g por unidade e com uma variedade de sabores, visando atender os distintos desejos de clientes.
Nosso principal objetivo é fornecer os salgados congelados para buffets, restaurantes, lanchonetes etc..., assim nossa meta é vender por atacado com pedidos acima de 500 unidades por cliente.
TIPOS DE SALGADOS OFERTADOS:
As opções variadas de salgados por nós ofertadas são cinco, sendo elas:
· Coxinha de Frango
· Bolinha de Queijo
· Rissole
· Croquete de Carne 
· Bolinho de Bacalhau
PROCESSO PRODUTIVO 
Nossa fabrica irá trabalhar com uma linha de produção automatizada, onde com isso iremos reduzir o número de pessoas trabalhando no processo. Os insumos, serão armazenados em um estoque critico, cujo será reabastecido mensalmente, visto que as matérias-primas são pericíveis. 
Em maior parte da confecção dos salgados, teremos a formadora Formanza 20.0. O equipamento tem a capacidade de manter dados estasticos indepedente do tipo de salgado e agilizado o processo de modelagem dos salgados. O uso de máquinas auxiliam a manutenção do padrão desejado, já que na grande maioria das vezes, oferecem maior precisão do que o trabalho manual. 
ETAPAS DE PRODUÇÃO
Para a fabricação, possuímos etapas cruciais que precisam ser seguidas para produzir nossos salgados com eficiência. Essas etapas são:
Escolha de ingredientes, fornecedores e estocagem
Iremos selecionar os ingredientes em fornecedores de matéria prima que sejam localizados próximos, isso possibilitara um atendimento com maior agilidade e diminuindo os custos com transporte consideravelmente, aumentando assim nosso poder de barganha.
Idealizamos comprar diretamente da fonte a grande maioria dos insumos, pois nosso CNAE será de indústria e com isso conseguiremos adquirir a compra direto do produtor sem passar por atravessadores.
Exemplos da compra diretamente da fonte:
	INSUMO
	FORNECEDOR
	Leite
	Selita
	Queijo
	Selita
	Requeijão
	Selita
	Trigo
	Número 1
	Ovos
	KerOvos
	Frango
	Kajori
Alguns produtos teremos que comprar de revendedores, pois não contamos com a presença na região e não temos fábricas que trabalham com esse tipo de produto, ex: azeite e bacalhau. Outros com atravessadores /distribuidores na CEASA, ex: Temperos.
Após o recebimento da matéria prima, iremos ter um espaço adequado para armazenar os alimentos perecíveis e não perecíveis.
Pesagem de ingredientes para massa e recheio
Para definição das quantidades de ingredientes, teremos um software responsável por informar as quantidades precisas de cada produto necessária para atender a demanda. Nossos funcionários irão realizar a separação e a pesagem correta das quantias informadas para cada tipo de insumo. A variação na quantidade de um tempero ou farinha pode alterar o sabor ou textura do recheio ou da massa.
Transformação da matéria-prima
Após colocados no equipamento, teremos empregados responsáveis por assistir e gerir o processo de transformação dos ingredientes na massa do salgado dentro da formadora. O mesmo se repete para o os recheios, tanto para os frios e cozidos. Eles possuirão um timer para estabelecer e registrar o tempo de preparo para cada processo no equipamento. 
O próprio equipamento possui uma modeladora embutida, que após a massa já preparada, poderá padronizar a modelagem dos salgados junto aos recheios.
Rotulagem e Armazenamento
Após os salgados já preparados e embalados, eles serão separados e colocados dentro das bandejas com capacidade de 100 unidades cada, cada bandeja será inserida a informação da data de produção e lote para que possamos ter controle na produção e evitar que os produtos fiquem muito tempo armazenados, e serão transportados para o congelamento no estoque com auxílio de carrinho industrial. A temperatura do freezer de armazenamento será de -10°C.