Buscar

Prévia do material em texto

PAGE 
Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
ROGÉRIO CARDOSO DE OLIVEIRA
proposta de abertura de uma empresa de calçados sustentáveis
São Paulo
2019
rogério cardoso de oliveira
proposta de abertura de uma empresa de calçados sustentáveis
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos para as disciplinas:
Empreendedorismo
Prof. Indiara Beltrame
Gestão de Projetos
Prof. Alessandra Petrechi de Oliveira
Homem Cultura e Sociedade 
Prof. Marcio Gutuzo Saviani
Modelos de Gestão
Prof. Henry Tetsuji Nonaka
Legislação Social e Trabalhista 
Prof. Luana da Costa Leao
Seminário de Projeto Integrado I 
Prof. Hadassa de Oliveira Gomes Gabillaud
São Paulo
2019
SUMÁRIO
31
INTRODUÇÃO
42
DESENVOLVIMENTO
53
EMPREENDEDORISMO
53.1
MODELO DE CANVAS
64
HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE
64.1
IMPACTOS POSITIVOS E NEGATIVOS QUE UMA EMPRESA DE CALÇADOS SUSTENTÁVEIS PROVOCA EM UMA COMUNIDADE LOCAL
64.2
COMO EVITAR OS IMPACTOS NEGATIVOS
75
GESTÃO DE PROJETOS
75.1
DECLARAÇÃO DE ESCOPO
86
MODELOS DE GESTÃO
86.1
IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO DENTRO DA EMPRESA
86.2
AÇÕES DE INCENTIVO A INOVAÇÃO
97
LESGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA
97.1
ACORDO COLETIVO DE TRABALHO
108
CONCLUSÃO
11REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
Nesse projeto, coloco em prática um investimento para abrir uma empresa no ramo de calçados sustentáveis. A fórmula para que esse projeto se desenvolva é gerar um produto que se destaque dentro do mercado em elo com a sustentabilidade, promovendo a conscientização e utilização de matérias primas sustentáveis.
Ao longo deste artigo, serão aplicados conceitos e fundamentos discutidos dentro das disciplinas apresentadas neste 1º semestre.
2 EMPREENDEDORISMO
2.1 MODELO DE CANVAS
	PRINCIPAIS
	ATIVIDADES
	PROPOSTA DE
	RELAÇÃO COM 
	SEGMENTO DE
	PARCEIROS
	PRINCIPAIS
	VALOR
	OS CLIENTES
	CLIENTES
	Terceirizados
	
	 Marketing
	 
	 
	 
	 Direta
	 
	 Jovens
	 
	 Industrias
	 
	 Financeiro
	 
	 Capital Aberto
	 
	 Pós Venda
	 
	 Adultos
	 
	 
	 
	 Produção
	 
	 
	 
	 SAC
	 
	 MA/FE
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	RECURSOS
	 
	 
	CANAIS
	 
	 
	 
	 
	PRINCIPAIS
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 Mão de Obra
	 
	 
	 
	 Intensivo
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 Seletivo
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 Direto
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 Indireto
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	ESTRUTURA DE CUSTOS
	FONTE DE RECEITAS
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 Instalações
	 
	 
	 
	 
	 Redes Sociais
	 
	 
	 
	 
	 Matéria-Prima
	 
	 
	 
	 
	 Anexos
	 
	 
	 
	 
	 Capital Humano
	 
	 
	 
	 
	 Diversificação
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
3 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE
3.1 IMPACTOS POSITIVOS E NEGATIVOS QUE UMA EMPRESA DE CALÇADOS SUSTENTÁVEIS PROVOCA EM UMA COMUNIDADE LOCAL
Com esse novo modelo de empresa sustentável de sapatos, podemos causar impacto positivo movimentando a economia local, gerando assim mais empregos diretamente e indiretamente, já que esta irá precisar de mão de obra para produção dos produtos, aumentaria a empregabilidade nos centros de reciclagem, e na venda dos produtos em comércios locais. 
Como impacto negativo teríamos a poluição, se a empresa não descartar os resíduos de maneira correta, assim podendo acarretar problemas de saúde a população.
3.2 COMO EVITAR OS IMPACTOS NEGATIVOS
Como foi visto, os impactos negativos seriam quase nulos, fechar parceria com empresas especializadas em retirada de tais resíduos, evitaria que os mesmos ocorressem. Fazer o descarte correto de resíduos, mostraria aos colaboradores a importância de zelar o meio ambiente. 
Já que mais de 70% da matéria prima utilizada na confecção dos produtos vem dos rejeitos, podemos afirmar que a empresa pode agregar uma boa imagem perante a sociedade cuidando do seu ambiente interno, causando impactos positivos no ambiente externo.
4 GESTÃO DE PROJETOS
4.1 DECLARAÇÃO DE ESCOPO
Descrição do escopo do produto: Calçados e chinelos confortáveis com matéria prima retirada de pneus e garrafas PET. Podendo assim reduzir os danos que esses materiais causam ao meio ambiente.
Critérios de aceitação do produto: Ser confortável para o consumidor, disponibilizado em diversos modelos e cores, com um preço mais acessível com relação a concorrência.
Entregas do projeto: Portfólio para demonstração de cada modelo, planejamento de distribuição dos produtos dentro do mercado, plano de marketing, materiais de divulgação impressos e em mídia digital.
Exclusões do projeto: Treinamentos e capacitações dos colaboradores, reuniões ordinárias com roteiros.
Restrições do projeto: Não ultrapassar o prazo estabelecido para apresentação de cada item do projeto, o valor não poderá sobrepor acima de 10% do que foi estabelecido pelas partes interessadas.
Premissas do projeto: Não haverá a ausência de capital humano na execução e produção do produto, todos os produtos terão garantia de qualidade e durabilidade, todos os produtos listados entrarão para venda no mercado.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
5 MODELOS DE GESTÃO
5.1 IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO DENTRO DA EMPRESA
Com o aumento da competitividade no cenário empresarial, é preciso buscar uma proposta de inovação que, ao contrário do que muitos pensam, não necessariamente possui relação com a tecnologia, pode ser uma novidade no mercado ou apenas uma forma mais ágil de realizar um processo. O importante é sempre estar inovando, saindo da zona de conforto. Assim, em pouco tempo, os bons resultados aparecerão sejam eles de curto, médio ou a longo prazo.
No mercado atual um produto atraente pode conquistar clientes de variados nichos para a sua cadeia de fidelizados, mas não veja inovação como atribuição de uma nova tecnologia ou o simples fato de adotar um produto novo, a mudança nos processos e no modelo de gestão pode resultar em um avanço para o sucesso da organização.
Vale lembrar que a empresa obtém mais ganhos se o funcionário estiver satisfeito com o processo, liderança e visão atual, mas se houver insatisfação do funcionário, é necessário uma mudança para o bem estar de ambos.
5.2 AÇÕES DE INCENTIVO A INOVAÇÃO
Muitas vezes a inovação não acontece na primeira tentativa, é necessário cumprir normas e metas para que se obter êxito no objetivo.
Contratar colaboradores com conhecimentos diversos e que sejam protagonistas em suas tarefas, dando-lhes liberdade de expor suas ideias, sendo elas aplicáveis ao negócio, pode ser um bom incentivo. Oferecer a qualidade exigida pelo cliente. 
6 LESGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA
6.1 ACORDO COLETIVO DE TRABALHO
1) Não. A empresa não poderá estipular a licença maternidade em 90 dias com o sindicato, pois o artigo 7º, XVIII, da Constituição Federal de 88 estabelece que em regra sejam 120 dias de licença-maternidade.
2) Incorreto. Uma empresa não poderá impor normas menos protetivas em relação a controle de incêndio, pois estas regras estão regulamentadas na NR 23 - Proteção contra incêndio, que trazem todas as medidas protetivas contra incêndio no ambiente.
3) Incorreto. Após a reforma trabalhista, o intervalo intrajornada pode ser reduzido, respeitando o intervalo mínimo de 30 minutos para jornada acima de 6 horas. A empresa poderá definir este intervalo mediante acordo coletivo ou convenção coletiva, mas para as jornadas acima de 6 horas. 
4) Se a empresa celebrasse o acordo coletivo nestes termos, não estaria cumprindo a sua função social. Porque está estabelecendo regras/ normas que vão contra a legislação vigente, indo contra as leis vigentes e prejudicando o direito do empregado. Esta tentativa de acordo torna-se negativa para o empregado à medida que tenta reduzir o tempo de licença maternidade, impor regras menos protetivas em relação ao controle de incêndio, redução de intervalos intrajornadas sem levar em conta da carga horária diária.
7 CONCLUSÃO
Diante do que foi apresentado, observamos que a mudança organizacional e um bom planejamento,é fundamental para a criação de uma empresa. 
Para se destacar no mercado atual, é necessário mais do que ideias, e sim ações pessoais que sejam claras e objetivas. O trabalho em equipe e a comunicação, se tornam elementos importantes quando se há uma ligação entre todos dentro do ambiente de trabalho, com métodos motivadores, reuniões dinâmicas e treinamentos.
O conteúdo aplicado nos agregou um vasto conhecimento em novas metodologias para gerenciar um empreendimento, nos colocando em uma situação diferenciada na qual a transformamos em uma organização de sucesso.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Decreto-Lei n.º 5.452, de 01 de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). Diário Oficial da União: Brasília, 9 de agosto de 1943. Disponível em: Acesso em: 01 fev. 2018.
CIZOTO, Sonelise Auxiliadora; DIÉGUES, Carla Regina Mota Afonso; PINTO, Rosângela de Oliveira. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
JULIANO, Márcio de Cassio. Empreendedorismo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A., 2016.
KOTLER, P., KELLER K. L., Administração de Marketing. 12ª Ed. - São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LIMA, Guilherme Pereira. Gestão de projetos: como estruturar logicamente as ações futuras. Rio de Janeiro: LTC, 2009. Disponível em: . Acesso em janeiro de 2019.
MOLINARI, Leonardo. Gestão de projetos: teoria, técnicas e práticas. São Paulo: Érica, 2010. Disponível em: . Acesso em 2019.
PAES, Evandro Silva. VILGA, Fermoseli. Gestão de Projetos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. Disponível em: . Acesso em janeiro de 2019.
Lourenço, A. G. & Schröder, D. S. (2003). Vale investir em responsabilidade social empresarial? Stakeholders, ganhos e perdas. Responsabilidade social das empresas: a contribuição das universidades, vol. 2. São Paulo/Petrópolis: Instituto Ethos, pp. 77-119.
MARTINEZ, L. Curso de direito do trabalho. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788553172733/pageid/0>. Acesso em: 20 dez. 2018.

Mais conteúdos dessa disciplina