Buscar

educação ambiental unopar

Prévia do material em texto

Sistema de Ensino Presencial Conectado
HISTÓRIA EAD
JAVAN CARLOS JESUS DOS SANTOS 
POlo de itabuna ba 
produção interdisciplinar
EDucação ambiental 
 Trabalho de História apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média no 2º semestre disciplina de História 
 Orientador: Pro Okçana Battini, Natalia Germano G.diaz Natalia gomes dos santos, Márcio Gutuzo Saviani Mayara Campos Frâncica Mari clair moro nascimento. 
Gandu Ba
2017
autor 
javan carlos jesus dos santos 
educação ambiental 
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL
SEGUNDO SEMESTRE
Trabalho de Educação Ambiental apresentado à Universidade Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média do 2º semestre na disciplina de História.
Orientador: Prof. Okaçana Battini, Natalia Germano G. diaz, Natália Gomes Dos Santos, Marcio Gatuzo Saviani, Mayra Campos Frâncisca, Mari Clair Moro Nascimento.
Gandu - Ba
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	3
2 DESENVOLVIMENTO	4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6
4 REFERÊNCIAS.........................................................................................................7
01
01 - INTRODUÇÃO 
Atualmente falam-se muito nos problemas ambientais, porém poucas ações práticas vêm sendo desenvolvidas, principalmente na escola que é um espaço inserido no contexto social e formador de pessoas, de mudança; 
Assim, deve-se pensar em estratégias permanentes de educação ambiental escolar, com ações práticas capaz de transformar a escola de causadora de impactos para uma unidade que contribua com a redução dos problemas;
Um ambiente propício à formação de novas atitudes, de novos comportamentos e valores, através do aprendizado voltado as questões ambientais. É importante que os debates sobre educação ambiental sejam realizados de maneira interdisciplinar, pois caracterizam antes de tudo ato de pensar, de construir a partir de decisões tomadas pelo grupo, pois o ser humano necessita compartilhar com os outros suas experiências;
Cabe aos professores trabalharem unidos aos seus alunos na busca de soluções para os problemas por eles detectados; 
É necessário que a interdisciplinaridade seja entendida como um processo tanto individual quanto coletivo e que a solução dos problemas aconteça principalmente na relação com os outros. 
Educação ambiental e interdisciplinaridade
Interdisciplinaridade - caracteriza a colaboração existente entre disciplinas diversas, é o processo que envolve a integração e engajamento de educadores num trabalho em conjunto, objetivando a formação integral dos alunos afim de que os mesmos possam exercer criticamente a cidadania.
Português – Textos em sala de aula relacionados ao meio ambiente; 
História – Leitura reflexiva dos acontecimentos ecológicos do passado e presente, comparando-os; 
Matemática – interpretação de dados estimulando a aquisição de novos hábitos de desenvolvimento sustentável como economia, reutilização e reciclagem dos recursos naturais; 
Física – fenômenos que hoje vêm ocorrendo com muito mais intensidade na natureza 
Química – questão do uso indiscriminado de agrotóxico 
Artes – Através de diversificadas expressões, teatro, musica, pintura sensibilizando para um ambiente de qualidade. 
A educação ambiental tem caráter permanente, desperta a consciência e ganha-se um aliado para a melhoria das condições de vida do planeta. Há necessidade de uma educação que tenha como finalidade a formação de cidadãos ambientalmente cultos ´´ a sobrevivência das pessoas depende da saúde da natureza, e a sobrevivência depende da saúde das pessoas´´ 
Através de enfoques interdisciplinares e de uma participação ativa e responsável de cada indivíduo na coletividade onde todos atuem como agentes do desenvolvimento sustentável especialmente na: Reorientação da educação escolar básica como uma das condições essenciais ao desenvolvimento socioeconômico e a conservação do ambiente.
Ampliação da consciência politica das comunidades para ciarem responsabilidade pessoal e coletiva e participarem na solução dos problemas ambientais.
Alguns dos principais pontos da Educação ambiental a ser muito trabalhado:
 desenvolvimento da cidadania, valores éticos e cooperativos, promover a compreensão da existência e da importância da interdependência econômica, social política e ecológica. induzir novas formas de conduta nos indivíduos e na sociedade. A respeito do meio ambiente. Proporcionar a todas as pessoas capacidade de adquirir conhecimentos necessários para protegerem e melhorarem o meio ambiente. 
Importante citar as (Problemáticas da educação ambiental) para sabermos pontos a serem melhorados. 
. Processo continuo – Falta de reciclagem – Falta de qualificação – Falta de formação – Desconhecimento dos problemas ambientais locais –Desconhecimento do conceito de desenvolvimento sustentável- Desconhecimento de tratados- ausência de participação ativa social na decisão local e regional – crença de que os problemas ambientais devem ser solucionados pelas autoridades. 
É necessário que haja formação de educadores ambientais para atender a objetivos como: Ampliação da sensibilização – Ampliação do conhecimento – ampliação da percepção – Formação de valores e atitudes- aquisição de habilidades- adoção de novos padrões de comportamento e estilo de vida. 
02
02- Desenvolvimento 
Como vimos na primeira seção podemos definir educação ambiental como um processo de reconhecimento de valores e de classificação de conceitos com vista a apreciar as inter-relações entre o homem, a sua cultura e o seu envolvimento biofísico. A educação ambiental implica também a necessidade de praticar a tomada de decisões tendo em vista a formulação de um código de comportamentos rígidos para a qualidade e para o ambiente.
Acredito que os educadores e pessoas em geral que trabalham visando à conscientização da Educação Ambiental tem como objetivo fazer com que cada cidadão esteja consciente do ambiente global e seus problemas e que tenha o conhecimento, a motivação, o envolvimento e as competências necessárias para trabalhar individual e coletivamente nas soluções para a resolução dos problemas atuais e prevenção de futuros problemas.
Esperamos ver o processo de educação ambiental ser inserido nas escolas e na vida das pessoas por meio de propagandas e engajamento dos profissionais da área e que a mesma se torne um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomem consciência da importância de cuidar do meio ambiente e adquiram conhecimentos experiência e a determinação que os torna aptos a agir individualmente e coletivamente a resolver problemas ambientais.
Planejando e construindo um mundo sustentável.
A reciclagem é um dos pontos fortes da Educação Ambiental, o (Papel) é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do cotidiano, quando não está sendo mais utilizado, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do papel reciclado. O papel reciclado tem praticamente todas as características do papel comum, porém sua cor pode variar de acordo com o papel utilizado no processo de reciclagem. A reciclagem do papel é de extrema importância para o meio ambiente. Como sabemos, o papel é produzido através da celulose de determinados tipos de árvores. Quando reciclamos o papel ou compramos papel reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois árvores deixam de ser cortadas fora que a reciclagem de papel gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam principalmente em cooperativas de catadores e recicladores de papel. 
03
Atividade
Tema: Educação Ambiental
01- De acordo com todo que já foi trabalhado sobre o tema, defina o que você entende por Educação Ambiental.
R - Podemos definir educação ambiental como um processo de reconhecimento de valores e de classificaçãode conceitos com vista a apreciar as inter-relações entre o homem, a sua cultura e o seu envolvimento biofísico.
02- De que forma o processo de educação ambiental pode ser inserido nas escolas e na vida das pessoas?
R - acredito que por meio do engajamento dos profissionais da área e de propagandas a educação ambiental pode ser transformada num processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomem consciência do seu meio ambiente e além de agir individualmente busquem a coletividade visando resolver os problemas ambientais. 
03 – Dê exemplo de educação ambiental sustentável. 
R - A reciclagem é um bom exemplo de ação de educação ambiental sustentável o (Papel) é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do cotidiano, quando não está sendo mais utilizado, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do papel reciclado. Alguns tipos de plásticos e alumínios também são reaproveitados.
04 - Elabore um texto de no mínimo seis linhas sobre a relação do homem e a natureza dentro da Educação Ambiental. 
R - A educação ambiental tem como base a conscientização e educação do homem sobre a importância de conservar o meio ambiente e os recursos naturais, pois a contradição nas relações homem-natureza consiste principalmente nos problemas dos processos industriais criados pelo homem. Esse processo é visto como gerador de desenvolvimento, empregos, conhecimento e maior expectativa de vida. Porém, o homem se afastou do mundo natural, como se não fizesse parte dele. Com todo esse processo industrial e com a era tecnológica, a humanidade conseguiu contaminar o próprio ar que respira, a água que bebe, o solo que provém os alimentos, os rios, destruir florestas e os habitats animais. Todas essas destruições colocam em risco a sobrevivência da Terra e dos próprios seres humanos. Elevado índice de consumo e a consequente industrialização esgotam ao longo do tempo os recursos da Terra, que levaram milhões de anos para se recompor, é um desenvolvimento sem limites protagonizado pelo homem em prol de sus objetivos próprios. Por muitos anos esse foi o tipo de relação entre o homem e a natureza, até que a mesma passasse a dar sinal de alerta.
A educação ambiental tem como base melhorar o relacionamento homem x natureza visa conscientizar e criar uma relação sustentável entre ambos.
04
Conclusão 
Considerações Finais
Trabalhar com o tema educação ambiental é de grande relevância para o educador, haja vista que é um tema que visa conscientizar as pessoas sobre a importância de se preservar o meio ambiente algo às vezes deixado de lado por vivermos em uma sociedade altamente capitalista, tudo que é extraído da natureza em larga escala e é recomposto em pequena escala, naturalmente torna-se insustentável e causará um dano, daí a importância de conscientizar a sociedade num todo sobre a educação ambiental, levar o tema para sala de aula é de grande relevância para formar uma geração mais consciente.
Campanhas de preservação ao meio ambiente, Não a poluição, reciclagem, artesanato criado com objetos que iriam para o lixo, são exemplos de campanhas existentes em sala de aula que visa educar e conscientizar os alunos sobre a importância do tema.
Considero este trabalho de grande relevância para o educador, pois é um ótimo tema a ser trabalhado em sala de aula aborda a conscientização da necessidade de proteger o meio ambiente de forma individual e coletiva. 
É a escola ajudando a construir um mundo melhor.
 05
REFERÊNCIAS
http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos
https://pt.wikipedia.org/wiki/Educação_ambiental
Educação ambiental (Brasil Escola)
Mundo Educação
mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/educacao-ambiental.htm
Educação ambiental e desenvolvimento sustentável - Portal Educação
https://www.portaleducacao.com.br ›

Continue navegando