Buscar

AVA2 - Teorias da Personalidade Consultoria de RH: Perfil e Personalidade indicados para cargos de liderança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Veiga de Almeida
Aluna: Núbia Marly de Oliveira Teixeira 
Matrícula: 20202300870
AVA 2 – Teorias da Personalidade
As empresas estão passando por constantes mudanças e variações. Muitas vezes essas mudanças ocorrem nos relacionamentos entre a organização e o colaborador, e para que se possa acompanhar tais mudanças, faz-se necessário os estudos das personalidades.
Ao recrutar um líder, é primordial que seja feita uma análise de sua personalidade, e caso essa questão não seja levada em conta, graves problemas tendem a acontecer.
Como vemos no caso de Mirela, ela possuía um ótimo currículo e indicação, porém a partir do momento em que assumiu o cargo, foi acusada de práticas graves como racismo, assédio e arrogância, e em 60 dias a empresa estava com a produção reduzida em 50%. 
O erro inicial foi quando a recomendação da gerente de RH, de que fosse aberto um processo de seleção interno, foi ignorado. Então Kinon Aimazaki marcou uma reunião com Mirela, que ao seu ver era uma excelente profissional. Se neste momento tivesse ocorrido um estudo a respeito da sua personalidade, ela não teria assumido o cargo.
Para que um líder obtenha sucesso com a sua equipe, ele precisa ter algumas competências, sendo elas: Um bom relacionamento interpessoal, ser flexível, saber ouvir, saber mediar possíveis conflitos, ser humilde, saber reconhecer etc.
Mirela não conseguiu lidar bem com a pressão do novo cargo e não conseguia reconhecer suas falhas, depositando assim a culpa sobre os demais colaboradores. Ela não levou em conta as colaborações dos funcionários e só sabia impor, fazendo com que os mesmos se sentissem ameaçados.
Na aula 3 foi dito “É papel das lideranças e da área de recursos humanos conhecer os motivadores e estressores dos colaboradores para definir soluções aos problemas de desempenho, performance e comportamento e para garantir a saúde ocupacional.” Sendo assim, Mirela deveria estar atenta aos fatores que desencadearam a insatisfação dos colaboradores, e deveria ter buscado maneiras para reparar os erros. O ideal seria que ela fosse encaminhada ao profissional responsável, no caso, psicólogo, para que ela pudesse tomar consciência de seus atos e reconhecer seus erros. Caso não surtisse o efeito esperado, infelizmente a opção seria afastá-la do cargo e fazer um processo que seleção interna para encontrar um perfil que melhor se encaixasse nos requisitos da vaga.

Continue navegando