Buscar

Gestão da Qualidade de Produtos e Processos (DISSERTATIVA)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Gestão da Qualidade de Produtos e Processos (EPR10)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637290) ( peso.:4,00)
	Prova:
	20278747
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	De acordo com Juran (2009), cada empresa deve apresentar uma relação dos treinamentos indispensáveis para sua equipe. No entanto, com o intuito de evitar que os treinamentos sejam reflexos das ideias de somente uma pessoa, algumas empresas formam grupos para elaborar esta relação. Estes grupos são, normalmente, compostos por gestores da empresa e representantes de diversas áreas. Descreva as tarefas desse grupo com relação à lista de treinamentos a serem aplicados na empresa.
FONTE: JURAN, J. M. A qualidade desde o projeto: novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviços. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
	Resposta Esperada:
Esse grupo é responsável pelo desenvolvimento e apresentação de uma proposta de treinamentos a serem realizados durante o ano, que deverá ser aprovada pelo Conselho da Qualidade. Para isso, inicialmente, essa força-tarefa buscará identificar qual a necessidade de treinamentos para cada área da organização. A partir dessas informações, o grupo determinará uma lista de treinamentos que atenda de forma satisfatória a essas necessidades. Em uma etapa consecutiva, busca-se identificar quais treinamentos podem ser de fonte interna ou externa, gerando orçamentos e também um cronograma para a execução. Esses dados comporão a proposta de treinamentos.
	2.
	O método Taguchi, desenvolvido pelo Dr. Genichi Taguchi e que inclui o conceito de "Engenharia Robusta", envolve ações para a melhoria de processos e produtos com foco na identificação e ajuste dos fatores controláveis. De fato, alguns fatores que influenciam na qualidade dos produtos podem ter um maior efeito sobre o resultado final (perdas). Com a quantificação da influência desses fatores no resultado, podemos atuar de forma direcionada para melhorar a qualidade percebida pelo cliente. Os níveis dos fatores que influenciam no percentual de perdas podem ser levantados através de análises estatísticas de dados experimentais, coletados no processo de forma planejada. O gráfico a seguir ilustra o conceito desenvolvido por Taguchi. Responda com base no gráfico os itens a seguir:
a) De acordo com os conceitos de Taguchi, qual é a chave para a redução das perdas?
b) Se todos os produtos que se encontram dentro do intervalo de tolerância (entre os limites de especificação) são aprovados, o que diferencia, de acordo com Taguchi, os produtos com valores no ponto A dos produtos com valores em B e C?
c) Como podemos melhorar a qualidade de um produto através da aplicação desses conceitos?
FONTE: Adaptado de: BROCKA, Bruce; BROCKA, M. Suzanne. Gerenciamento da Qualidade. São Paulo: Makron Books, 1994.
	
	Resposta Esperada:
a) A chave para a redução das perdas, de acordo com o Taguchi, consiste em reduzir a variância estatística ou variabilidade com relação ao valor ?alvo? de especificação.
b) Os produtos que se encontram muito próximos aos limites de tolerância apresentam um elevado potencial de geração de perdas, de forma semelhante aos produtos que estão ligeiramente fora das especificações. Assim, os produtos que se encontram nas posições B e C estão mais distantes do valor alvo e, portanto, apresentam-se mais suscetíveis a gerarem perdas do que os produtos na posição A. Essas perdas não se resumem somente àquelas verificadas no processo de fabricação, mas também no uso contínuo do produto pelo cliente.
c) Ao reduzirmos a variabilidade do processo e do produto, é possível estreitar continuamente os limites de aceitação do produto, o que, por consequência, reduz a possibilidade de geração de perdas. Essa redução de variabilidade é conseguida através de melhorias no projeto do produto e no processo.
Parte inferior do formulário

Continue navegando