Buscar

Novo Template Seminario_IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
Acadêmicos¹ 
 Antonia Jeovana Gonçalves de Carvalho
 Bruno da Silva Lima
 Manoel Messias de Sousa Lima
 Leonardo Veras Lopes
 Tutor Externo²
 Janine Mourão Ulguim
1. INTRODUÇÃO
A Crise econônica gerada pela pandemia do covid19, fez com que muitas empresas tivessem que fazer mudanças em sua forma de funcionamento, tratar os clientes e funcionários, mudar a forma de estocar seus produtos e no custeio de produtos e serviços e assim se sobressair e crescerem mesmo com a crise estaladada no pais.
 O trabalho vem apresentar a importância da gestão de custos e as ferramentas utilizadas , no intuído de proporcionar melhor compreensão dos custos e serviços para que a empresa tenha uma gestão financeira organizada e saiba o modo certo de aplicar os preços de venda.
 Sera analizado CLV e um estudo da taxa de lucratividade da empresa sobre seus produtos, margem de contribuição a diferença entre receita de venda custos e despesas, margem de segurança, ponto de equilíbrio e formação de preços, o objetivo e explanar a influencia dos custos na formação do preço de venda.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Dentro do âmbito empresarial, a analise de CLV (custo, lucro e volume) e uma ferramenta poderosa no planejamento e na tomada de decisão, ela e utilizada pelos gerentes para examinar o comportamento das receitas e custos totais, questões que envolva o lucro, modificações nos preços e volumes de vendas.
 Margem de contribuição e a diferença entre receitas custo e despesas variáveis de cada produto, com ela sera possível determinar o volume máximo e mínimo de vendas de uma empressa para que não venha sofre prejuiços Segundo Silva e Lins ( 2013,p. 129 ):
Por definição, o conjunto de margem de contribuição representa o valor que cada produto entrega para a empressa depois de cobertos todos os custos que efetivamente ocorrem nun processo de produção e venda. Essas contribuições e calculada pela diferença entre o preço e os custos e despessas variáveis .
 Ponto de equilíbrio também conhecido como breakeven mostra o momento em que a empresa aprensetar um total de receitas igual a soma dos custos e despesas. Vanderberk e Nagy (2002, p.415) define o ponto de equilíbrio como “ [...] o ponto no qual a receita de vendas e adequada para cobrir todos os custos de manufatura e vender o produto, mas sem obter o lucro”.
 Ele pode ser dividido em tres o contábil, financeiro e econômico :
· Ponto de equilíbrio contábil: e mas utilizado no meio gerencial ele representa o volume físico ou mometario de vendas necessária para que o resultado seja nulo.
· Ponto de equilíbrio financeiro: busca evidenciar apenas gastos e desembolsos representa o volume de vebdas necessária para que a empressa honre com seus compromissos.
· Ponto de equilíbrio econômico: representar o volume de vendas nescessaria não só para cobrir os custos e despesas mas também para gerar o lucro da empressa.
 O ponto de equilíbrio constitu-se em uma ferramenta de grande utilidade no processo de gestão empresarial .
 As empresas modernas e que se preocupam com o processo de gestão bem desenvolvido necessitam de uma estrutura organizacional bem delineada para a sua sobrevivência. E para isso precisamos enteder da contabilidade de custos que nos ajudara na identificação de informações que farão a diferença no âmbito empresarial trata-se de custos fixos e custos variáveis.
 Os Custo fixos são denominados por não variarem, quando há um aumento ou diminuição na quantidade produzida, eles não são afetados pelas alterações isso vale para qualquer atividade desempenhada , exemploa hoteraria que independentemente da ocupação os custos permanecem inalterados. Já os custos variáveis são aqueles que variam de acordo com a produção.
 Margem de segurança: e a diferença entre as vendas normais e as vendas do ponto de equilíbrio de que maior a margem, maior sera as negociações de preço. Pode ser calculada em quantidade, em valor ou em pencetual.
 Formaçao de preço: Para define o preço de um produto ou serviço o empresário tem que considera dois aspectos o mercadológico (externo) o preço de venda devera esta próximo do praticado pelos seus concorrentes, outros fatores como o tempo de mercado, volume de vendas e influencia também ajudar bastante já o aspecto finasceiro (interno) devera cobrir os custos diretos da mercadoria, as despesas e custos fixos ( aluguel, água funcionários etc.) e a sobra sera o lucro liquido. 
 De acordo com (Bernadi, 2010) Os empreendedores estão se sentido totalmente prejudicados por conta dos preços das mercadorias, que atualmente estão sendo repassados com preços pre estabelecidos onde impossibilitam os empreendedores de formarem seus próprios preços, no qual poderia aumenta sua margem de lucro. 
 Uma das maneiras mais simplificada para alcançar o preço de venda e a partir da utilização do método Mark-up, pois e aplicado ao total de custos de um bem ou serviços somente pelos custos variáveis ou sobre os custos totais (ou integras). Tais como impostos, despesas fixas, custos indiretos e também o lucro desejado, ele pode ser ainda multiplicador ou divisor.
 Pode se notar a preocupação dos gestores com a formação de preços de seus produtos e serviços, pois com o elevado crescimento da concorrência o aumento de garantir recursos a fim de custear suas operações e remunerar seus integrantes.
3. METODOLOGIA
A pesquisa teve o objetivo de estudo foi o surpemecado dois irmãos da cidade de ipueiras onde foi falado sobre a gestão de custos. A pesquisa cientifica visa orientar o pesquisado nas busca por respostas apresentado no problema, e caracterizada como destritiva. Para esse tipo de pesquisa Silva (2008, p. 59) afirma que tem como objetivo principal a descrição das características de determinada população ou fenômeno, estabelecendo relações entre as variáveis. Que caso tratou-se da contabilidade de custos diante o processo de criação de preço e método de custeio.
 O trabalho ainda se da de forma bibliográfica pois explica e discute o tema com base em referencias teóricas em livros, revistas e artigos científicos. Quanto a abordagem se trata da pesquisa qualitativa que visa uma analise mas profunda onde foi realizada uma atividade de coleta e análice de dados.
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Apresenta-se os resultados obtidos na referida empressa, conforme apresentado na metodologia dos dados. Uma empressa que trabalha com varejo fácil de dispõe do auxilio de outras empresas para ajudar a resolver os problemas 
 Utiliza-se sempre o balanço patrimonial na qual através dele podem se apresentados os bens direitos e serviços pertencentes a empressa. Sua politica esta voltada para o bom atendimento aos clientes, dando a ele todo o conforto e atendimento necessário para que ele saia sempre satisfeito e também foca muito na organização , colocando produtos em pontos estratégicos e em locais fácil de acesso.
 Conta também com uma equipe de descêsseis pessoas em cada uma das sete empresas existentes na região no qual todos eles são ardualmente treinados e preparados para o melhor atendimento. O estoque e analizado diariamente com o intuito de verificar o que esta faltado e rapidamente fazer a reposição, além disso não trabalha comnenhuma linha de credito ate o presente momento trabalha so com o avista e cartão de credito .
REFERÊNCIAS
BERNADI, Luiz Antõnio. Manual de formação de preços: politicas, estratégias e fundamentos. 4. Ed. São Paulo: Altas, 2010.
SILVA, Raimundo Nonato Souza; LINS, Luiz dos Santos. Gestão de Custos: contabilidade, controle e análise. 2 ed. São Paulo: Altas, 2013.
SILVA, Antonio Carlos Ribeiro. Metodologia da pesquisa aplicada à contabilidade: orientações de estudos, projetos, artigos, relatórios, monografias, dissertações, teses. 2. ed. São Paulo: Altlas, 2008.
VANDERBECK, E. J.; NAGY, C. F. Contabilidade de custos. 11. Ed. São Paulo: Pioneira, 2002.
Ferramentas para Gestão de Custos
1 Nome dos acadêmicos : Jeovana Gonçalves, Bruno Lima, Messias Sousa e Leonardo Veras
2 Nome do Professor tutor externo: Janine Mourão ULguim
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Adiministração (1780) – Seminário interdiciplinar- 20/06/20

Continue navegando