Buscar

Psicologia E Cultura Organizacional - Exercicios de Fixação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia E Cultura Organizacional - Exercícios de Fixação
1. Conhecer as contribuições dadas pela Filosofia à Psicologia é importante para o entendimento da cultura organizacional, porque as organizações são compostas por pessoas cujas interações se manifestam pelos seus comportamentos. Esta área do conhecimento reconhece que o comportamento é determinado pela mente. Por isso:
Escolha uma:
a. Entender a mente e o comportamento é um desafio que acompanha os homens e facilita o entendimento das políticas comerciais da organização.
b. Entender a mente e o comportamento é um desafio que acompanha os homens e facilita o entendimento do marketing e sua abordagem.
c. Entender a mente e o comportamento é um desafio que acompanha os homens e facilita o entendimento da cultura organizacional.
d. Entender a mente e o comportamento é um desafio que acompanha os homens e facilita o entendimento da estratégia das organizações.
e. Entender a mente e o comportamento é um desafio que acompanha os homens e facilita o entendimento das políticas de relacionamento com o consumidor.
Resposta: C - Entender a mente e o comportamento é um desafio que acompanha os homens e facilita o entendimento da cultura organizacional. Página 10.
2. Para explicar a importância da motivação por meio de critérios psicológicos e sociais, Maslow desenvolveu um esquema explicativo sobre as necessidades humanas, que apresenta também os fatores motivacionais do comportamento humano. Com isso, descreveu os motivos que levam as pessoas à ação. Esse esquema é formado por cinco tipos de necessidades, hierarquizadas e divididas em dois grupos, o das necessidades primárias, e o das necessidades secundárias. O atendimento dessas necessidades tem, de acordo com Maslow, a capacidade de impulsionar as pessoas no cumprimento de suas tarefas dentro da organização. Assim, organiza as necessidades humanas em cinco categorias hierárquicas. São elas:
Escolha uma:
a. Biológicas, afetivas, sociais, econômicas e laborais.
b. Fisiológicas, afetivo-sociais, familiares, de autor realização e laborais.
c. fisiológicas, afetivo-familiares, sociais, laborais e de relacionamento.
d. fisiológicas, de segurança, afetivo-sociais, de estima e de autor realização.
e. biológicas, econômicas, afetivo-sociais, familiares e de autor realização.
Resposta: D - Gabarito comentado: De acordo com a hierarquia das necessidades de Maslow, são essas as cinco categorias de necessidades humanas, capazes de impulsionar as pessoas para a ação. As demais alternativas são incorretas sob esta perspectiva, visto que não contemplam este conjunto de necessidades. (Página 49 a 51 do livro base da disciplina, Psicologia e Cultura Organizacional- Tema: Comportamentalismo na Administração - Motivação) Capítulo 1.
3. A arquitetura organizacional pode ser entendida como o conjunto de padrões estruturais de uma empresa. Esses padrões estruturais são orientados pelo modo como os princípios organizacionais são aplicados. Independentemente do método utilizado para empregar os princípios organizacionais, sempre estão presentes na arquitetura de uma organização:
Escolha uma:
a. A flexibilidade, a hierarquização, a generalização e a capacitação.
b. A racionalização, a hierarquização, a especialização e a formalização.
c. A alteridade, a divisão do trabalho, a cadeia de comando e a gestão.
d. A subjetividade das decisões, a regulação do trabalho, as áreas de produção e a flexibilidade.
e. A tomada de decisão, a gestão, a estrutura e a formalização.
Resposta: B - A Racionalização, a hierarquização, a especialização e a formalização – páginas 66 e 67.
4. Na Grécia antiga, podemos identificar averiguações acerca dos aspectos essenciais da mente e no modo de agir dos homens. Aristóteles, em sua obra Ética a Nicômaco, buscou explicar a formação do consciente e do subconsciente humano. Para isso, aprofundou-se nos estudos: 
Escolha uma:
a. Da ética, da moral, das virtudes e da justiça.
b. Das virtudes, da justiça, do trabalho e da economia.
c. Da ética, da moral, da política e da filosofia.
d. Da política, da ética, das virtudes e da razão.
e. Do trabalho, da economia, da razão e das virtudes.
Resposta: A - Da ética, da moral, das virtudes e da justiça. – Página 11.
5. A Teoria Comportamental da Administração buscou propostas centradas nas pessoas. Entre os conceitos apresentados, destaca-se o da motivação humana, que, relacionada à atividade produtiva, é uma preocupação da Administração. A motivação humana nas teorias comportamentalistas parte de premissas sociais e psicológicas para motivar os funcionários. Com relação a este tema, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A motivação é um conjunto de forças internas e externas que influenciam na escolha de um determinado caminho.
b. A motivação é um processo humano simples; bastam ações organizacionais padronizadas para obtenção dos resultados esperados.
c. A origem da motivação está no meio externo, por isso, as organizações têm total influência sobre esse fator.
d. Para a obtenção dos resultados, o gestor deve direcionar as atividades sem levar em conta as necessidades e os desejos dos empregados.
e. As organizações devem utilizar padrões de estímulo para obter os resultados motivacionais esperados.
Resposta: A - Gabarito comentado: De acordo com as premissas das teorias comportamentalistas, o ser humano possui um conjunto de necessidades, e os ambientes, uma capacidade de supri-las, e a motivação se dá a parir de aspectos intrínsecos e extrínsecos que envolvem cada indivíduo. As demais alternativas são incorretas sob esta perspectiva, visto que não contemplam os dois aspectos, sociais e psicológicos. (Páginas 49 a 51 do livro base da disciplina, Psicologia e Cultura Organizacional- Tema: Comportamentalismo na Administração) Capítulo 1.
6. As principais contribuições da Psicanálise referem-se, especialmente, aos problemas de comportamento relacionados às disparidades entre consciente e inconsciente. A psicanálise propôs uma nova composição para a mente humana, a Teoria Estrutural da Mente, onde Freud afirma que:
I. O id, o ego e o superego funcionam em diferentes níveis de consciência, tendo como resultante desses três fatores a chamada psique.
II. O modelo de composição da mente é dividido em três regiões: o sistema consciente, o sistema pré-consciente e o sistema inconsciente.
III. O superego é a parte da mente responsável pelo desenvolvimento de valores morais e éticos e das noções de bem e mal. É parcialmente consciente e inconsciente.
Com relação à composição da mente humana, segundo Freud, está correto o que consta em:
Escolha uma:
Resposta: E - Gabarito comentado: As afirmativas I, II e III, correspondem todos os aspectos da composição da mente, segundo Freud. As demais respostas não podem ser consideradas corretas, por excluir um ou mais dos aspectos relacionados. (Páginas 32 e 33 do livro base da disciplina, Psicologia e Cultura Organizacional- Tema: Escolas, teorias e metodologias da Psicologia- Psicanálise) Capítulo 1.
7. Não há como pensar as organizações de trabalho e todos os processos envolvidos na dinâmica institucional sem considerar de forma significativa as pessoas que trabalham nas empresas. São elas que dão vida à organização, definindo os rumos da mesma através da forma como conduzem seus processos de trabalho, pois sem elas a empresa não existiria. Desta forma, o perfil das pessoas que compõem a instituição merece ser considerado por influenciar diretamente os processos decisórios da organização, indicando os rumos que esta irá tomar e consequentemente seu sucesso ou fracasso (BAUCAUI; PATROCÍNIO; QUELHAS, 2004; BRIDGES, 1998; PLONKA, 1998). Têm-se hoje alguns instrumentos de avaliação tipológica, como o Myers-Briggs Types Indicator (MBTI). A teoria que dá embasamento a essa tipologia é:
Escolha uma:
a. Comportamentalismo (John Broadus Watson)
b. Psicanálise (FREUD)
c. Gestalt (Christian von Ehrenfels)
d. Psicologia Analítica (JUNG)
e. Psicometria (Cattell)
Resposta: D - Gabarito comentado: A tipologiabaseada no psiquismo humano é apresentada pela Psicologia Analítica, de Carl Gustav Jung. Sua teoria dos tipos psicológicos nasceu de observações na prática clínica. Atualmente, além da clínica, a tipologia junguiana vem sendo aplicada nas organizações de trabalho. As demais afirmativas não correspondem a este tipo de aplicação. (Página 33 do livro base da disciplina, Psicologia e Cultura Organizacional- Tema: Escolas, teorias e metodologias da Psicologia- Psicologia Analítica) Capítulo 1.
8. A Psicologia é ciência que tem por objetivo explicar como o ser humano pode conhecer e interpretar a si mesmo e como pode interpretar e conhecer o mundo em que vive. A Psicologia estuda o homem desde o nascimento até a idade adulta, buscando os princípios que expliquem suas características no campo mental, comportamental e emocional e que permitem o estudo do homem em sua complexidade. A Psicologia tem como objeto de estudo:
a. A mente e o comportamento humano
b. Cultura e sociedade
c. Mente e consciência humana
d. Interações humanas e sociais
e. A capacidade de aprender e gerar conhecimento
Resposta: A - Gabarito comentado: De acordo com o livro da disciplina, a produção teórica de uma ciência está relacionada com a noção de conceito. O objetivo de um conceito é fornecer explicações acerca de um objeto de estudo. Como o objeto de estudo da Psicologia é a mente e o comportamento, os conceitos apresentados por ela buscam explicar questões relacionadas a esses fatores. As demais alternativas podem apresentar alguns aspectos envolvidos nos estudos da Psicologia, mas que não se constituem no objeto central de seu campo de estudo. (Página 21 do livro base da disciplina, Psicologia e Cultura Organizacional- Tema: Conceitos da Psicologia aplicados à cultura organizacional) Capítulo 1.
9. A abordagem de Psicologia como uma ciência, foi dada por Wundt, que analisou a consciência, conectando o que havia sido desenvolvido pela Filosofia com seus estudos de fisiologia sensorial. Os estudos empreendidos pelo Laboratório Wundt, na Alemanha influenciaram também os estudos de psicometria desenvolvidos por Cattell e que envolvem:
I. Medição de processos mentais e mensuração das capacidades mentais;
II. Observação do comportamento humano e de sua correlação com os outros animais
III. Origem dos testes de QI e de aptidão profissional utilizados no recrutamento de pessoal
Com relação à evolução e influência da psicometria, está correto o que consta em:
a. I e II, apenas
b. I, apenas
c. I, II e III.
d. II e III, apenas
e. I e III, apenas
Resposta: E - Gabarito comentado: As afirmativas I e III, mencionam os estudos iniciais de psicometria, desenvolvidos por Cattell e sua influência no desenvolvimento de testes utilizados atualmente. A afirmativa II é falsa, não havendo relação com a psicometria, mas a um estágio da psicologia comparada. (Página 19 do livro base da disciplina, Psicologia e Cultura Organizacional- Tema: Pioneiros da Psicologia) Capítulo 1.
10. A abordagem que buscou colocar o comportamento como o ponto central dos estudos e pesquisas na Psicologia, e que considera que o homem tem um conjunto de necessidades, e os ambientes, uma capacidade de supri-las, é denominada:
Escolha uma:
a. Psicologia nas Organizações
b. Comportamentalismo
c. Neuropsicologia
d. Funcionalismo
e. Psicologia ambiental
Resposta: B - Gabarito comentado: De acordo com o Comportamentalismo, o ser humano possui um conjunto de necessidades, e os ambientes, uma capacidade de supri-las. Desse dualismo entre as necessidades do homem e as condições do ambiente, surgem as diferentes formas de comportamento. As demais respostas são falsas, visto que o funcionalismo aborda as funções desempenhadas numa sociedade e a neuropsicologia é um ramo da psicologia dedicado ao estudo das atividades e reações cerebrais ligadas ao comportamento humano. As demais alternativas não correspondem a uma abordagem relacionada ao comportamento. (Página 34 e 35 do livro base da disciplina, Psicologia e Cultura Organizacional- Tema: Escolas, teorias e metodologias da Psicologia- Comportamentalismo) Capítulo 1.

Continue navegando