Buscar

Didática, Gestão e Políticas Públicas Educacionais

Prévia do material em texto

Exercício do Conhecimento: Didática, Gestão e Políticas Públicas Educacionais
Segundo Sampaio (2009), em 1834 a partir do ato adicional à Constituição, fica estabelecido que as províncias deveriam criar e custear escolas públicas. De acordo com a autora, quais as consequências desse ato adicional?
A -
Apenas duas províncias não conseguiram suprir a demanda de vagas.
B -
As vilas ou pequenas províncias tiveram pouca oferta de matrículas enquanto que as províncias mais desenvolvidas ampliaram suas ofertas e para dar conta da demanda, surge o setor privado para dar conta da demanda.
C -
O setor privado surge com as escolas confessionais ou empresariais, que começam a fazer concorrência com as escolas gratuitas.
D -
Repetiu-se o processo de descentralização e foram criados impostos sobre a industrialização e comercialização de cada região.
E -
Todas as províncias conseguiram suprir a demanda de vagas.
A didática é um ramo da ciência pedagógica que tem como finalidade ensinar métodos e técnicas que possibilitam a construção da aprendizagem por parte do professor. Assinale a alternativa correta onde consta o objetivo da didática, que possibilita a construção da aprendizagem por parte do professor:
A -
Corrigir avaliações;
B -
Ensinar métodos e técnicas;
C -
Fazer planos de aula;
D -
Propiciar à aprendizagem;
E -
Reproduzir saberes;
Em 29 de Outubro de 1948 foi encaminhado ao Congresso Nacional a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, porém só foi apreciado e discutido em 29 de Maio de 1957, após esta discussão no congresso podemos afirmar que resultou em: Assinale a alternativa correta.
A -
LDB: Nº 4.024 em 1961.
B -
LDB: Nº 4.025 em 1962.
C -
LDB: Nº 4.026 em 1963.
D -
LDB: Nº 4.027 em 1964.
E -
LDB: Nº 4.028 em 1965.
O financiamento educacional ao longo da história do Brasil passa por diversas transformações no que se refere à arrecadação.  Em qual momento, a União reforçou sua participação no financiamento da educação básica e como foi esse reforço?
A -
A partir da aprovação da Emenda Constitucional n.º 24/83, do Senador João Calmon em 1.º de dezembro de 1983.
B -
A partir da constituição de 1946, através dos repasses de impostos ampliados para o Fundo de Participação dos Estados e Fundo de Participação dos Municípios, em que eram exigidos que 20% fosse destinado a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino.
C -
Com a Proclamação da República e a Constituição Liberal de 1891 que conferiram mais à família que ao Estado os compromissos com a Educação.
D -
Em 1964, a partir da Lei n.º 4.440/64, com a criação do salário-educação.
E -
Todas as respostas estão corretas.
A escola é local de apropriação dos instrumentos conceituais para a compreensão da realidade. Como instituição social, é parte de um sistema maior, mais amplo e complexo, a sociedade, da qual depende e é dependente, ao mesmo tempo e na mesma medida em que a serve e influencia.  Nesse contexto, marque a alternativa que mostra como o autor Arroyo (2004, p. 206) define escola:
A -
é local de contradições, lutas, lutas de classes, portanto também luta para que o esmagamento social não continue fatalmente em um igual esmagamento escolar – e o que quero dizer é a participação da alegria na luta de classes na escola;
B -
enquanto integrante de um sistema educacional, desenvolve-se relacionada a um sistema maior, o sistema social.;
C -
O chão da educação, onde não só germinam os conhecimentos, fruto do processo de ensino-aprendizagem, como os valores da cultura e as forças sociais, o poder político;
D -
possui o compromisso social de propiciar a todos os seus alunos os conteúdos aos quais eles têm direito e que resultarão na efetiva aprendizagem.
E -
uma instituição, são práticas, valores, condutas, modos de relacionamento e convívio, são rituais e símbolos institucionalizados;
Saviani (1992), propõe a seguinte divisão quanto às teorias educacionais: de um lado, estariam as pedagogias não críticas (tradicional, nova e tecnicista), e de outro, as pedagogias crítico-reprodutivistas (teoria da escola como violência simbólica, teoria da escola como aparelho ideológico de Estado e teoria da escola dualista). A seguir, marque a alternativa que conceitua a Pedagogia Tradicional, segundo Saviani:
A -
A educação é concebida como um processo de ideologização da sociedade. Em uma sociedade capitalista, por exemplo, a escola seria um poderoso instrumento de reprodução da expropriação dos trabalhadores pelos donos dos meios de produção, tentando fazer com que isso seja aceito como perfeito e natural.
B -
Compreende a ação pedagógica como imposição arbitrária da cultura (também arbitrária) dos grupos ou das classes dominantes aos grupos ou classes dominadas. Essa imposição se dá pela autoridade pedagógica, isto é, por um poder arbitrário de imposição que, sendo desconhecido, é reconhecido como autoridade legítima.
C -
Movimento que critica a escola tradicional. Esboça um método em que o professor é estimulador e orientador das aprendizagens, cujas iniciativas cabem exclusivamente aos alunos, sujeitos do processo.
D -
O elemento principal é a organização racional dos meios para ensinar: professor e alunos passam a ser executores de um processo cuja concepção, planejamento, coordenação e controle ficam a cargo de especialistas supostamente habilitados, neutros, objetivos e imparciais. A função da escola é a formação de indivíduos eficientes para aumento da produtividade é o “aprender a fazer”.
E -
Segundo essa pedagogia, o papel da escola é transmitir autoritariamente os conhecimentos acumulados pela humanidade e sistematizados logicamente, ou seja, difundir a instrução. O professor, sujeito do processo, transmite os conhecimentos por meio de lições e exercícios; aos alunos, cabe assimilá-los, atenta e disciplinadamente. O foco está no “aprender”. 
Para responder às exigências de qualidade e produtividade da escola, é fundamental que as políticas públicas voltadas à gestão da educação reconheçam o direito da população a um ensino de qualidade. É nessa direção que se desenvolvem as ações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, responsável pela realização de estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro. </p>\n<p> Sobre a função do Inep, é correto o que se afirma em.
A -
avaliar como os alunos absorvem as informações passadas nas aulas.
B -
Indicador de qualidade educacional calculado a partir do desempenho dos estudantes ao final do quinto e nono anos do ensino fundamental e terceiro ano do ensino médio, nas provas realizadas por ocasião da Prova Brasil, exame padronizado que resulta em informações sobre o rendimento escolar;
C -
ofertar a todos os cidadãos brasileiros um ensino de qualidade é um dos principais objetivos do Inep;
D -
servir como referência para a destinação de recursos federais na área educacional, além de ser o principal indicador para verificação do cumprimento das metas fixadas no Termo de Adesão ao Compromisso Todos pela Educação;
E -
subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e equidade;
A aula tem que ser vista e pensada não apenas como um momento em que se segue um currículo, em horários pré-determinados e com planos de aula a serem seguidos, mas como um momento de encontro entre os conteúdos de ensino e os próprios sujeitos da ação: os alunos. Marque a alternativa que cita o objetivo principal da aula:
A -
A sala de aula é um espaço complexo, deve ser neutro, não levando em consideração as relações estabelecidas.
B -
É na aula que a construção do conhecimento vai se dar, através de um processo rígido, que não leva em consideração as peculiaridades de cada indivíduo.
C -
O objetivo principal da aula é promover a educação não formal do cidadão.
D -
O objetivo principal da aula é sempre o ensino e a aprendizagem de conteúdos de ensino, porém para que esse processo possa acontecer efetivamente, é necessário que a prática pedagógica sejaconstruída com muita rigidez, não considerando a situação econômica, social e política de cada sujeito ali envolvido.
E -
O objetivo principal da aula é sempre o ensino e a aprendizagem de conteúdos de ensino. Para que esse processo possa acontecer efetivamente, é necessário que a prática pedagógica seja contextualizada e que se considere a situação econômica, social e política de cada sujeito ali envolvido.
Com a ausência de professores para atender a demanda do ensino primário e os problemas financeiros da colônia, foi criado um novo imposto na própria colônia. No entanto, tendo em vista que outros tributos já eram cobrados, segundo Pinto (2000) era preciso cobrar impostos sobre produtos que fossem comuns a todo o território brasileiro. Dessa forma foi criada a Lei do Subsídio Literário. Do que se tratava essa lei e qual seu objetivo?
A -
A Lei do subsídio literário era a taxa cobrada apenas pelos escravos (considerados produtos na época).
B -
A Lei do Subsídio Literário tratava-se da cobrança de uma taxa sobre as vendas de aguardente de cana-de-açúcar e da carne, com o objetivo de manter o ensino primário.
C -
Essa Lei previa o pagamento de tributos sobre todos os produtos que fossem comercializados nos territórios brasileiros e seu objetivo era evitar a sonegação de impostos secundários.
D -
Lei do Subsídio Literário era a taxa cobrada pelos escravos, açúcar, metais preciosos e charque, com o objetivo de suprir a educação secundária.
E -
Lei do Subsídio Literário era uma taxa cobrada com o objetivo de controlar a comercialização dos produtos no Brasil.
Após a queda do General João Baptista Figueiredo  o governo federal voltou a legislar sobre a carreira docente, que resultou por meio de dois decretos federais. De acordo com o texto acima. Assinale a alternativa que corresponde a estes decretos.
A -
Decreto federal nº 91779/1985.
B -
Decreto federal nº 91780/1986.
C -
Decreto federal nº 91781/1985.
D -
Decreto federal nº 91782/1986.
E -
Decreto federal nº 91783/1985.
Existe por trás do discurso do professor distinções relacionadas aos conteúdos estudados e os utilizados em sua sala de aula, mesmo que estes já tenham sido pré-estabelecidos pela escola. Contudo, a transmissão destes fica a seu critério quando não há intervenções. É nesse momento que o docente decide que tipo de pedagogia irá utilizar para planejar suas aulas. Segundo Saviani (1992), “Há uma divisão na pedagogia histórico-crítica: de um lado, estariam as pedagogias não críticas, e de outro, as pedagogias crítico-reprodutivistas” (Livro da Disciplina, Cap. I). Assinale as pedagogias não críticas:
I – Escola Estruturalista e Inatista
II – Pedagogia tradicional, Pedagogia nova ou escolanovismo e Pedagogia tecnicista.
III – Escola como violência simbólica, Escola como aparelho ideológico de Estado e Escola dualista.
IV – Escola Behaviorista e Interacionista
Leia atentamente as questões acima e marque a alternativa correta:
A -
Apenas a alternativa I está correta.
B -
Apenas a alternativa II está correta.
C -
Apenas a alternativa III está correta.
D -
Apenas a alternativa IV está correta.
E -
Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
Quando falamos sobre a reconfiguração da cidadania, o instrumento é definido como unificação e nivelamento dos indivíduos como sujeitos jurídicos, criando uma igualdade formal. Segundo Afonso (2001) essa igualdade serviu para ocultar e legitimar a permanência de outras desigualdades:
I. De classe.
II. De raça.
III. De gênero.
IV. De grau.
Assinale a alternativa correta.
A -
Está correta apenas a afirmativa IV.
B -
Está correta apenas a alternativa III.
C -
Estão corretas apenas as alternativas I, II e III.
D -
Nenhuma das afirmativas.
E -
Todas as afirmativas estão corretas.
Considerando o financiamento educacional a partir de 1988, é correto afirmar que as fontes financiadoras mais expressivas após 1988, para a MDE, nas três esferas federativas são somente as receitas de impostos?
A -
A principal fonte para o financiamento da educação básica a partir de 1988 é somente os impostos próprios dos municípios.
B -
Não, no Brasil a principal fonte para o financiamento da educação básica é o salário-educação.
C -
Não, pois, as fontes mais expressivas após 1988, para a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino, nas três esferas federativas não são somente as receitas de impostos, também e principalmente o salário-educação.
D -
Sim, no Brasil, as fontes para o financiamento da Educação, após a Constituição de 1988 e a Lei 9494/96 são as receitas de impostos próprios da União, dos estados e municípios, as receitas provenientes de transferências que tenham como origem o recolhimento de impostos.
E -
Sim, pois os impostos próprios da União, se tornaram fontes de financiamento da Educação Básica.
O projeto político-pedagógico é o planejamento estratégico das ações que deverão ser realizadas, ao longo de um período, pelos membros da equipe escolar, para que os objetivos da instituição sejam atingidos. Marque a alternativa a qual conceitua o Projeto político Pedagógico:
A -
é a capacidade de os indivíduos e as organizações regerem-se por meio de regras que decorrem das relações sociais acordadas entre os cidadãos.
B -
O PPP deve ser pensado antes, durante e depois de sua aplicação, para que haja um processo de continuidade na revisitação e manutenção do que está previsto;
C -
O PPP não deve ser uniforme e decidido globalmente, mas deve ser adequado às diferentes situações existentes na escola;
D -
Pressupõem decisões coletivas que manifestam diferentes lógicas e interesses – políticos, profissionais, pessoais e pedagógicos;
E -
Se dá pela construção de um ambiente propício à participação da comunidade escolar nas decisões locais, buscando soluções responsáveis e criativas, por meio de um processo de negociação rumo à efetivação dos objetivos educacionais.;
O sistema de avaliação existe na sociedade há mais de 3.000 anos. Um dos meios de avaliação considerados mais antigos é o exame para entrar no exercito. A avaliação no sistema educacional não se limita somente avaliar o aluno em um momento, período educacional a avaliação deve ser algo continuo, ou seja, deve ser feita todos os dias e pode ser refletida em três diferentes concepções de educação. Identifique a sequência correta que aborda as concepções educacionais.
A -
Avaliação inicial, concepção autoritária e somatória.
B -
Avaliação inicial, formativa e somatória.
C -
Concepção autoritária, Concepção espontaneístas e Concepção democrática.
D -
Pedagogia Tradicional, Pedagogia nova e Pedagogia Tecnicista.
E -
Registro e Reflexão e Replanejamento.
A formação docente é importante e deve ser um processo contínuo de aprendizagens e desenvolvimento profissional. (LIMA, 2013, p. 34). Assinale a alternativa correta que está relacionada com a importância da formação docente:
A -
Com as interações sociais nos processos de ensinar e aprender.
B -
Com o aperfeiçoamento de habilidades e com a aquisição de novos conhecimentos, de modo a melhorar a qualidade do ensino.
C -
Com o modo como os conteúdos são trabalhados e quais competências são privilegiadas.
D -
Com o processo que possa acontecer efetivamente, é necessário que a prática pedagógica seja contextualizada.
E -
Com saberes que mobilizam novas respostas para as vivências da sala de aula.
De acordo Com a Constituição Federal de 1988 e a LDB 9394.95 o Ensino Fundamental é de responsabilidade do Município e também oferecido por instituições privadas. Independente se o ensino é ofertado em instituição pública ou particular, o currículo e objetivos do nível de ensino são iguais. Nesse contexto, identifique a sentença que fundamenta os eixos estabelecidos para o ensino fundamental.
A -
Cognitivo, pessoal e social;
B -
Favorecer a autonomia dos alunos e Buscar diferentes fontes.
C -
investigação, planejamento, pesquisa, registro, conclusão e apresentação;
D -
Princípios éticos e Planejamento de ações.
E -
Sensibilização dos alunos, mostre os resultados e Avalie o projeto com a Turma;
Quais os pontos que devem ser destacadasnos novos questionamentos encaminhados pela Lei 9394/96, no que se relaciona ao atendimento qualificado aos níveis e modalidades da Educação Básica?
A -
Definição constante de parâmetros que determine atuação financeira mínima da administração pública federal e uma legislação que estabelece os Estados como responsáveis por assegurar a oferta de ensino fundamental e médio.
B -
Definição das fontes financiadoras da educação básica e a contribuição de Estados e municípios.
C -
Definir a contribuição do salário-educação.
D -
Definir o que não poderá e o que poderá ser considerado manutenção e desenvolvimento do Ensino.
E -
Definir os gastos considerados como manutenção e desenvolvimento do ensino e contribuição do salário educação.
Um marco importante para a educação pública brasileira foi a vinda de D. João VI em 1808. Nos anos que permaneceu no Brasil implantou profundas mudanças nas instituições educacionais da época. De acordo com a afirmação acima assinale a alternativa que corresponde qual foi a principal criação de D. João VI para a educação no Brasil.
A -
Criação de escolas do ensino infantil.
B -
Criação de novos paradigmas para educação fundamental.
C -
Criação de turmas homogenias no ensino médio.
D -
Criação  de cursos superiores.
E -
Todas as alternativas estão corretas.
Assinale a alternativa correta que apresenta qual o objetivo da interdisciplinaridade:
A -
Ensinar e aprender se constitui pela valorização do saber do outro e pela possibilidade de construção dos espaços de trocas. Ato social e econômico;
B -
Estudar os diferentes tipos de conteúdo que podem ser trabalhados pelo professor.
C -
Promover a superação da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade;
D -
Promover a educação formal do cidadão, as trocas e as relações vão acontecer.
E -
Ter o trabalho docente na construção do conhecimento de cada educando.
Sabe-se que o professor ao lecionar em sala de aula deve ter o domínio do conteúdo da aula que ira ministrar. Além do conhecimento do conteúdo, outros fatores são importantes no processo de ensino aprendizagem e que orienta a prática pedagógica do educador que são os instrumentos metodológicos. Nesse contexto, identifique nas sequências a alternativa correta que apresentam os instrumentos metodológicos:
A -
Avaliação e planejamento;
B -
Observação e planejamento;
C -
Registro e Reflexão, Avaliação, Replanejamento, Planejamento, Observação;
D -
Registro e Reflexão;
E -
Replanejamento e Avaliação;
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9394/96, normatiza e orienta e educação nacional, sendo considerada, portanto, a Carta Magna para a educação. O projeto original da Lei de Diretrizes e Bases da Educação teve como ponto de partida um artigo escrito por Demerval Saviani a convite da Revista nº 13 da Andes. Neste artigo houve considerações e destaques que se traduziriam em avanço real para a legislação educacional. Avalie as afirmações a seguir, em relação a essas considerações e destaques.
I. a elaboração do sistema nacional da educação.
II. à mobilização da comunidade educacional em prol do tratamento que deveria
ser dado à educação.
III. a criação do Conselho Nacional de Educação com autonomia em relação ao MEC.
IV. a criação do Conselho Nacional de Educação no que diz respeito ao financiamento, o condicionamento dos recursos públicos para o pleno atendimento da escola pública.
É correto apenas o que se afirma em:
A -
I e II
B -
I e IV
C -
I, III e IV
D -
II e III
E -
II, III e IV
Viver a autonomia dentro da escola, no âmbito do projeto político- pedagógico, é ser capaz de perceber as interdependências que se apresentam na escola a cada momento. O fluxo é constante, uma instância complementa a outra. Veiga (2004, p. 42) cita quatro tipos de autonomia na criação da identidade da escola.  Autonomia administrativa, autonomia jurídica, autonomia financeira e autonomia pedagógica:
Autonomia pedagógica consiste na liberdade de ensino e pesquisa.                                                                             
 
                                          PORQUE
 
Está diretamente ligada à identidade da escola, à sua função social, à organização curricular, às formas de avaliação, bem como aos resultados e, portanto, à essência do projeto pedagógico da escola.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A -
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B -
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C -
As asserções I e II são proposições falsas.
D -
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
E -
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
O FUNDEF e a Resolução nº 03/1997 do CNE com a reforma administrativa do Estado Brasileiro foi construída a emenda constitucional nº 14 de 12 de Setembro de 1996 alterando o art. 208 inciso II: progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio. Sendo assim com a emenda supracitada, o inciso II foi substituído para qual texto? Assinale a alternativa correspondente.
A - Progressiva atualização do ensino médio gratuito.
B - Progressiva atualização do ensino médio particular.
C - Progressiva universalização do ensino médio CEEBJA.
D - Progressiva universalização do ensino médio gratuito.
E - Progressiva universalização do ensino médio particular.
O Ensino fundamental é um dos níveis da Educação Básica e é obrigatório e gratuito, atendendo as crianças a partir dos 6 anos de idade. Segundo a LDB 9394.95 o fundamental tem a finalidade de desenvolver a leitura, escrita, cálculo, contato com a tecnologia e artes. Nesse sentido, identifique a sentença correta que apresenta as habilidades a serem desenvolvidas no ensino fundamental.
A - Aprender conhecer; Aprender a Fazer; Aprender a Viver e Aprender a ser.
B - Avaliação inicial, formativa e somatória;
C - Compromisso Político; Princípios Éticos; Planejamento das ações;
D - Observação e planejamento;
E - Registro e Reflexão e Replanejamento;
Os princípios que nortearam a elaboração do parecer nº 02/97 da Camara de Educação básica (CEB) do CNE resgataram e organizaram o que havia sido construído pelo Fórum Permanente de Valorização do magistério e qualidade da educação básica, em torno de três eixos: Assinale a alternativa que corresponde aos três eixos.
A - A educação como direito da elite; os princípios para a atuação profissional; baseados na valorização e qualificação profissional.
B - A educação como direito dos empresários; os princípios para a formação dos funcionários; baseados na valorização do ensino médio.
C - A educação como direito dos mais abastados socialmente; os princípios para a alfabetização de todos; baseados na valorização dos alunos.
D - A educação como direito estatal; os princípios para a demanda de alunos; baseados na quantidade de turmas que ministra.
E - A educação como direito social; os princípios para a carreira; baseados na valorização e qualificação profissional.
Com o evento da Proclamação da República foram surgindo os primeiros passos em direção a um modelo de educação para todo o território nacional, já que o Brasil não possui um sistema de educação articulado. A educação só começava a se impor como condição fundamental para o desenvolvimento do país, quando o quadro social, político e econômico do início deste século começa a ser desenhado. Até então, o Brasil apresentava uma educação...
Considerando as afirmativas acima, marque a alternativa que completa a figura da educação nessa época.
A - dualista e excludente, sendo a educação considerada um problema nacional.
B - na qual a prioridade era apenas para crianças com idade entre 7 a 14 anos de idade.
C - na qual os investimentos eram muito restritos, ou seja, apenas para a educação básica.
D - onde o ensino primário era integral e de frequência obrigatória extensivo aos adultos;
E - que visava a articulação e ao desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis.
Em junho de 1989, após ter sido submetidoà apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, o Projeto de Lei n. 1.158-A/88, fixando as diretrizes e bases da educação nacional, obteve parecer favorável. Após o processo de negociação e votação na Comissão de Educação, Cultura e Desporto, na Câmara de Deputados, em junho de 1990, o projeto foi aprovado e transformou- se no substitutivo da Comissão. Considerando o conteúdo acima, marque a alternativa que indica as palavras corretas que completam o seguinte conteúdo: “O substitutivo Jorge Hage, como ficou conhecido, foi além do projeto inicial, com o Título XVII, referente aos ....... da educação, dividido em duas seções: a primeira versou sobre a ......... e a segunda sobre a ......., especificamente.”
A - docentes/docência/carreira.
B - funcionários/educação/coordenação.
C - professores/formação/especialização
D - profissionais/carreira/formação.
E - profissionais/formação/carreira.
O plano de aula se constitui como um mapa em que estão organizadas as coordenadas do trabalho. O mesmo possui certas formalidades, elementos que devem estar presentes na sua organização. São eles: Cabeçalho, Objetivos, conteúdos, Procedimentos metodológicos, Recursos didáticos, Metodologias de avaliação e Referências. Assinale a alternativa correta sobre os elementos do plano de aula.
A - Apesar desse detalhamento a situação didática concreta de aula nem sempre é realizada conforme o planejado.
B - Dentro dos elementos, o planejamento decide a cerca dos objetivos a ser alcançados pelos alunos, conteúdo programático adequado para o alcance dos objetivos, estratégias e recursos que vai adotar para facilitar a aprendizagem e critérios de avaliação.
C - Essa organização nem sempre considera o conhecimento das instituições de ensino, o perfil dos alunos e o projeto pedagógico da instituição.
D - O plano de aula organizado por temática, objetivos, tempo, estruturação didática não organiza os procedimentos metodológicos, recursos e avaliação.
E - O plano de ensino ou programa da disciplina não precisa conter os dados de identificação da disciplina, ementa, objetivos, conteúdo programático, metodologia, avaliação e bibliografia básica e complementar da disciplina.
No contexto escolar, agir com autonomia não significa agir segundo vontade própria. É um princípio que deve necessariamente ser desenvolvido de forma positiva por todos os profissionais da escola e comunidade, exigindo uma responsabilização competente, que não permite o espontaneísmo e a anarquia. Para Barroso (1996, p. 17), o conceito de autonomia está relacionado à ideia de autogoverno, em que os sujeitos se regulam por regras próprias. Nesse contexto, marque a alternativa que mostra a concepção do autor Barroso (1996, p. 19) com relação a autonomia da escola:
A - é a capacidade de os indivíduos e as organizações regerem-se por meio de regras que decorrem das relações sociais acordadas entre os cidadãos.
B - Não deve ser uniforme e decidida globalmente, mas deve ser adequada às diferentes situações existentes;
C - não significa independência, mas, sim, interdependência. Nesse sentido, a construção de identidade pressupõe a participação de todos os atores que interagem entre si;
D - pressupõem decisões coletivas que manifestam diferentes lógicas e interesses – políticos, profissionais, pessoais e pedagógicos;
A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394/96) foi aprovada pelo Congresso Nacional em 17 de dezembro de 1996, promulgada em 20 de dezembro e, posteriormente, publicada no Diário Oficial da União, em 23 de dezembro de 1996. A LDB constituise, então, na norma legal, no campo da educação mais importante do país e, com suas legislações complementares, define os rumos das políticas educacionais. A organização da educação nacional está assegurada no Título IV da LDB (Artigo 8º – Artigo 20). Marque a alternativa que identifica o que preconiza este título.
A - Aborda as condições de trabalho dos profissionais da educação.
B - Dispõe sobre os profissionais da educação, a Lei emana garantias mínimas para as carreiras.
C - Por um lado, as decisões mais importantes são centralizadas no Ministério da Educação ao passo que as despesas com a manutenção e desenvolvimento do ensino são descentralizadas para os demais entes federados (estados, municípios e distrito federal).
D - São descritos os níveis e etapas e modalidades da educação nacional.
E - Também ficou definido que recursos públicos poderão ser aplicados em instituições comunitárias, confessionais e filantrópicas.
E - se dá pela construção de um ambiente propício à participação da comunidade escolar nas decisões locais, buscando soluções responsáveis e criativas, por meio de um processo de negociação rumo à efetivação dos objetivos educacionais.;
Segundo a lei 11738/2008, nenhum professor poderá receber menos que o valor do piso definido anualmente pelo ministério da Educação em conformidade com a lei do Fundeb. No art. 2º da lei supracitada define quem são profissionais do magistério. Assinale a alternativa que corresponde a esses profissionais.
A - Coordenação educacional, secretaria e direção.
B - Direção, serviços gerais e supervisão.
C - Merendeira, serviços gerais e secretaria.
D - Professor, coordenador e direção.
E - Supervisão, orientação e coordenação educacionais.
Segundo uma concepção de educação, concebe-se o ato de ensinar e aprender de diferentes formas, mas toda ação educativa envolve intervir, encaminhar e devolver. Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de concepção de educação que descreve o seguinte: “... podemos afirmar que o primeiro movimento da construção da aula é a intervenção; o segundo é o encaminhamento, e o terceiro é a devolução. (Freire apud LIMA, 2013, p.54).
A - Democrática;
B - Pedagógica;
C - Planejada;
D - Popular;
E - Tradicional;
Para efetivação do processo democrático no interior das instituições escolares, faz-se necessário conhecer e discutir alguns conceitos fundamentais no que se refere à participação social, como: igualdade, participação, autonomia e cooperação.
A respeito da igualdade avalie as afirmações a seguir:
I - tem sua origem no Iluminismo e se consolida com a Revolução Francesa
II - Esse ideal está contemplado na Constituição Federal, Artigo 3º, que dispõe sobre os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, considerando a igualdade de direitos, raças, gêneros, etnias e orientação sexual.
III - Existe uma grande necessidade em ampliar o debate da desigualdade e do desenvolvimento
social, com foco em questões que afetam diretamente a sala de aula, com relação à exclusão e à discriminação, bem como à relação da escola com a comunidade local.
IV - A instituição escolar que tem a sua gestão amparada no trabalho coletivo, com entendimento da importância da inclusão comunitária na percepção desse trabalho, certamente está primando pelo princípio da igualdade, o qual se apresenta como um pressuposto fundamental para a consolidação e efetivação de uma escola mais qualitativa e, consequentemente, igualitária.
É correto apenas o que se afirma em:
A -
I e II
B -
I, II, III, IV
C -
II e III
D -
II, III e IV
E -
III e IV
Por tratar-se do momento em que a escola reavalia todas as ações propostas que foram realizadas no planejamento inicial, o replanejamento tem como objetivo garantir a aprendizagem dos alunos, bem como, as conquistas de metas propostas no inicio do ano letivo. Sobre o Replanejamento pode-se afirmar que:
A - Analisa o fluxo de cada unidade escolar discutindo suas práticas pedagógicas.
B - É a retomada do ano letivo é o momento propício para analisar as ações realizadas ao longo do primeiro semestre e recoloca-las em práticas.
C - É de extrema importância, pois é um processo de elaboração e organização da ação docente envolvendo problemas de contexto social atual.
D - É o momento onde professores se reúnem para discutir sobre práticas pedagógicas, bem como, reorganizar e adequar suas práticas com as exigências do contexto de sociedade atual.
E - No âmbito escolar, o replanejamento é uma açãopedagógica continua e semestral que favorece a integração de estudantes por meio dos professores, gestores, pais e funcionários.
Por ser o processo de ligação entre as disciplinas, a interdisciplinaridade estabelece uma sequência organizada na comunicação do saber, integrando e comunicando as mesmas. Porém, para entendermos a interdisciplinaridade precisamos, também, compreendermos determinados conceitos. Um deles é o de disciplina, como ciência, que é entendida como:
I – Um conjunto específico de conhecimento de características variadas, que produz um conhecimento superficial;
II – Do latim, matéria (substância física), é qualquer coisa que possui massa, é tudo que tem volume, podendo se apresentar no estado sólido, líquido ou gasoso. "Matéria" são as "disciplinas" que fazem parte do currículo dos estabelecimentos de ensino, que têm o objetivo de instruir e formar os alunos;
III – Disciplinas são os conhecimentos específicos que se ensinam em cada cadeira de um estabelecimento escolar e que formam um plano de estudos;
IV – Um conjunto específico de conhecimento de característica própria, obtido por meio de método analítico, linear e atomizador da realidade, que produz um conhecimento aprofundado, correspondente a um saber especializado, que permite ao homem o conhecimento da realidade.
Leia atentamente as questões acima e marque a alternativa correta:
A - A alternativa IV está correta.
B - Apenas a alternativa I está correta.
C - Apenas a alternativa II está correta.
D - Apenas a alternativa III está correta.
E - Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
Por ser um dos caminhos da integração, a interdisciplinaridade ocorre quando os componentes curriculares possibilitam a construção do conhecimento, permitindo mudanças nos métodos de ensino e praticas pedagógicas. Sendo assim, a interdisciplinaridade permite que as disciplinas sejam estudadas e relacionadas umas com as outras. Dessa maneira questiona-se: Qual o objetivo da interdisciplinaridade?
I – Estabelecer relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento;
II- Promover a superação da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade, resgatando concomitantemente a centralidade do homem na realidade e na produção do conhecimento, de modo a permitir, ao mesmo tempo, melhor compreensão da realidade e do homem como ser determinado e determinante;
III – Ser comum a duas ou mais disciplinas;
IV – É utilizar apenas uma disciplina para trabalhar determinado conteúdo.
Leia atentamente as questões acima e marque a alternativa correta:
A - A alternativa IV está correta.
B - Apenas a alternativa I está correta.
C - Apenas a alternativa II está correta.
D - Apenas a alternativa III está correta.
E - Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
A Constituição Federal de 1988 foi promulgada em 5 de outubro e, em dezembro do mesmo ano, o deputado Octávio Elísio (PSDB/MG) apresentou à Câmara Federal o Projeto de Lei n. 1.158-A/88, fixando as diretrizes e bases da educação nacional (BRASIL, 1988b).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
O momento de construção do projeto da LDB consagrou uma experiência democrática nunca vista na elaboração de legislações educacionais.
PORQUE
Foi fundamental a participação de mais de trinta entidades que compunham o Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública na LDB.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
B - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
C - As asserções I e II são proposições falsas.
D - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
E - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.