Buscar

Função eter

Prévia do material em texto

Química	Funções orgânicas	Alípio Amaral
Função Éter
Conceito  é uma função orgânica oxigenada, isto é, apresenta o elemento químico oxigênio, além de carbono e hidrogênio..
Características: Essa função possui como principal característica estrutural a presença de dois radicais orgânicos ligados a um átomo de oxigênio Quanto ao estado físico à temperatura ambiente: quando o éter apresenta de quatro a mais átomos de carbono em sua composição, apresenta-se no estado líquido;
 O ponto de fusão e ao ponto de ebulição: quando comparados com outros compostos orgânicos de massa molar aproximada, possuem ponto de fusão semelhante ao dos alcanos e menor que o restante dos compostos orgânicos; Sua densidade: são compostos que apresentam uma densidade pequena quando comparados à água; Quanto às forças de interação: os éteres são compostos com baixa polaridade, interagindo entre si por uma fraca interação dipolo permanente. Com a água e com os alcoóis, os éteres possuem a capacidade de interagir por meio de ligações de hidrogênio. Sua polaridade são compostos que apresentam geometria angular, assim, são polares. Quanto à característica organoléptica: são substâncias que exalam um odor muito agradável, porém sua inalação pode provocar dependência.
Grupo funcional: —O—
Nomenclatura dos éter: Prefixo que indica o número de carbonos do menor radical + OXI + radical nome do hidrocarboneto correspondente ao maior radical.
 
Exemplos:
01 – Determine a nomenclatura 
:
a) metóxibutano.
b) isobutóxipentano.
c)

Continue navegando